tntnt Escreveu:Forunista, desculpa lá mas tu pareces os espanhóis, que até fazem dobragens dos filmes para espanhol, só para não se sentirem inferiores. Quando na verdade, retiram o valor artistico da obra.
Os espanhóis têm muito mais dignidade que nós. Não os vês vir para Portugal ou outro país falar outra lingua. Nós nem precisamos ir a espanha para falar espanhol, quando um espanhol vem cá, falamos espanhol com ele! Não, não é por eles não nos entenderem, é porque nós temos a mania que somos mais inteligentes.
Quanto às dobragens, a minoria aqui somos nós e não outros paises. Na maioria dos paises europeus, traduzem os filmes para a lingua deles.
As dobragens não são para não se sentirem inferiores, são porque preservam a lingua nativa e se reparares, assim até os análfabetos podem ver o filme, ao contrário dos filmes legendados.
Quanto à qualidade da dobragem, é como as legendagens, já vi tanto boas como más. Também vês más legendagens em Portugal! Só para dar um exemplo de uma boa dobragem, tens o filme "O bom, o mau e o vilão" que é italiano e nem te dás conta!
tntnt Escreveu:Há coisas e expressões que se podem evitar, mas pen drive? Pá, eu nunca pediria uma "caneta"... Há coisas em que concordo contigo, tais como disco rigido. Mas outras não fazem muito sentido.
Qual é o problema de pedires uma caneta numa loja de informática ?
Se quiseres mais detalhado, pede uma caneta USB.
Onde está a falta de sentido ?
tntnt Escreveu:Pede lá que te dêm um computador com 2 Gigas de MAA (memória de acesso aleatório), um processador de duplo nucleo, com o Janelas XP, uma placa-mãe sem refrigerador, mas com tubos de aquecimento e com 4 ranhuras para a MAA em canal duplo, com 2 portas pada discos TALS (tecnologia avançada de ligação em série) e com som inserido na placa mãe.
É um exagero, eu sei. Mas é só pra dar a entender que certas expressões são universais, e fazem todo o sentido assim.
Tás a baralhar um bocado,
"Dual core" podes dizer duplo processador;
"Windows XP" não tem tradução com é óbvio! trata-se de uma marca!
Quanto às siglas, outro exemplo, nós dizemos SIDA (Síndrome de ImunoDeficiência Adquirida) e os brasileiros já dizem AIDS, como em inglês, o que acho incorrecto. Mas VIP(Very Important Person) já não dizemos PMI(Pessoa Muito Importante), o que acho incorrecto.
Como vês, AIDS para universal e não o é, tal como VIP e alguma têm tradução, outras não! Porquê ? Porque simplesmente queremos que seja assim...