Instabilidade com Asus wl 500gP com WPA

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Instabilidade com Asus wl 500gP com WPA

Mensagempor ig37055 » Terça Jan 08, 2008 23:41

Olá,

tenho um router wireless Asus wl 500gP e não consigo configurar isto para trabalhar em modo wireless com WPA ou WPA2 activo. Desliguei o DHCP e associei o mac do portátil a um IP na configuração. O Windows XP (tem o patch do WPA2) detecta a rede, liga-se, mas segundo a segundo liga e desliga, não mantendo a ligação viva. Note-se que sem encriptação a ligação é perfeita.
A placa wireless é a Intel Pro Wireless 2200BG com os últimos drivers do site da marca. O router tem o mesmo comportamento quer com o firmware original da marca assim como o actual, a última versão do oleg.
Nas opções do router como autenthication method tenho WPA-PSK (já agora alguém de esclarece onde foi a opção do WPA2 após ter instalado o firmware do oleg? Ainda não perdi tem a procurar, se alguém souber por favor diga), o modo de encriptação é TKIP e defini uma String simples só para testar e ter a certeza que não me enganei :P
Nas configurações do xp já escolhi tanto WPA como WPA2 e nada, sempre o mesmo comportamento.
Ah, a possibilidade de a placa de rede estar com algum problema em relação à encriptação é muito remota porque já esteve a trabalhar com um DLINK G604T com WPA.

Cumprimentos e obrigado
LG LW65 Express with Ubuntu 7.10

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Chuck_norris
ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 02, 2004 21:44

Mensagempor Posturas » Terça Jan 08, 2008 23:52

Experimenta mudar para um canal diferente. Por vezes há interferências com outros equipamentos e mudar de canal ajuda muito. Já tive problemas semelhantes ao teu, não só com o wl-500gp mas com outro router, que se resolveram mudando o canal.

Quanto ao firmware do oleg, apesar de não o usar (prefiro o x-wrt), provavelmente terás de instalar um pacote à parte para ter wpa2 (pelo menos com o openwrt é necessário instalar à parte).

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quarta Jan 09, 2008 8:23

dd-wrt suporta wpa2 out-of-the-box. Tenho-o a correr nesse router sem problemas. Como disse o posturas, atenção a interferência com redes vizinhas. Tb tenho um laptop com essa placa wifi, não tenho quebras. Às vezes atrofio aquilo com o p2p, mas o gajo recupera bem no fim do download lol.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor ig37055 » Quarta Jan 09, 2008 8:48

Bom dia,

ainda não tive oportunidade de experimentar isso dos canais, só logo à noite é que poderei ver. De qualquer maneira, se fosse esse o problema, não deveria também afectar a ligação a descoberto? É que o problema só acontece mesmo com encriptação.
Já agora vocês usam esse firmware dd-wrt no mesmo router que o meu? Se sim podem indicar-me o link para o download do dito cujo?

Cumprimentos e obrigado

ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Posturas » Quarta Jan 09, 2008 9:06

Percebo pouco de códigos de redes wireless, mas na generalidade das comunicações por radio frequência a introduzação de algoritmos mais complexos de codificação que não visem a integridade dos dados, pode comprometer a qualidade do sinal.

Isto para dizer que ter o sinal aberto ou ter estar protegido por wpa2, pode ter impacto na performance wireless.

No entanto o problema pode não se dever a interferências com equipamentos terceiros. Foi apenas uma sugestão (que foi a única fonte de problemas que me lembrei).

Cumps.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quarta Jan 09, 2008 9:24

dd-wrt. Como é lógico, a utilização de custom firmware é da responsabilidade de cada um. Mas sim, a ultima versao stable funciona perfeitamente no wl500gP. Podes confirmar pela documentação do software.

Cumprimentos,

KrIaX.

Nota: Eu não dou uso à ligação usb do router.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor ig37055 » Quarta Jan 09, 2008 10:03

KrIaXPaTaLa Escreveu:dd-wrt

Nota: Eu não dou uso à ligação usb do router.

Eu também não :D

Obrigado, logo testo

ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Jan 09, 2008 21:14

Qual é a aplicação que usas para ligar a rede?Qual é o SO (XP right?)?
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor ig37055 » Quarta Jan 09, 2008 21:57

Aplicação, uso as propriedades do Windows. Sim, para já só experimentei com o XP, ainda não perdi tempo com o Linux.

Cumps

ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Jan 09, 2008 22:05

tenta reinstalar a placa e reiniciar o pc sem alteração nos drivers

tenta reiniciar o serviço Zero semfios (services.msc)

e...se possível,testar ligar a outra rede tb com WPA.

a placa sendo antiga '2200bg' pode não ser compatível com WPA mesmo que o XP tenha o update para suporte.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Jan 10, 2008 9:13

a placa sendo antiga '2200bg' pode não ser compatível com WPA mesmo que o XP tenha o update para suporte.

A 2200bg é compatível com wpa e wpa2. Ligo-me perfeitamente bem ao wl500gP com wpa2 activa, usando uma 2200bg. Mas recomendo a instalação do intel ProSet, um bom utilitário para gestão das wireless para placas intel (não explica falhas de conexão, mas permite fazer um troubleshooting mais adequado).

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Silver_Razorback » Sexta Jan 11, 2008 1:54

Em caso de dúvida volta-se ao início

"Ah, a possibilidade de a placa de rede estar com algum problema em relação à encriptação é muito remota porque já esteve a trabalhar com um DLINK G604T com WPA. "

por isso em principio a falha não está na placa...
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor omerta » Quinta Fev 07, 2008 12:42

Já alguém experimentou mudar o firmware para um não oficial??
omerta
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 05, 2005 18:01

Mensagempor ig37055 » Domingo Fev 24, 2008 19:37

Olá outra vez pessoal,

finalmente tive um tempinho para me dedicar aqui ao meu problema e eis os resultados:
- noutro portátil, com um fresh install do windows xp, a rede funciona lindamente em WPA;
- no meu com o windows xp não consegue adquirir o ip (o router está com o dhcp activo), ainda não experimentei com ip fixo. No entanto, com o ubuntu já funciona lindamente, adquiriu o ip e ligou-se à rede sem espinhas;

ideias precisam-se. alguém? não vamos por a questão de reinstalar o sistema ainda :)

cumprimentos a todos e obrigado pela ajuda

ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Segunda Fev 25, 2008 12:28

Parece-me claramente problema no sistema, instalar tudo de novo deve garantir-te que fica a funcar. Para dares a volta sem formatar, tenta instalar um software para gerir redes sem fios, como p.e. o intel proset (para placas intel).

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante