O que pensam do primeiro ministro José Socrates .

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

JOSÉ SOCRATES É

O melhor ministro de todos os tempos
27
31%
O Santana faria melhor
8
9%
O Luis Felipe Menezes vai ganhar em 2009
11
13%
Dentro da porcaria toda que já tivemos n tem melhor
29
33%
O paulo portas vai ganhar em 2009
2
2%
Que saia este e venha um pior que fique este
11
13%

Total de votos : 88

Mensagempor pagc » Quarta Jan 30, 2008 23:23

Da Noticia do Correio da Manhã

O Governo vai aumentar o complemento solidário para idosos para 400 euros.... O complemento solidário para idosos, que actualmente se fixa nos 323,5 euros, terá um aumento de seis por cento.

É impressão minha, ou 323.50€+6% são 342.91€ e não 400€? E para quando? Logo se vê.
O Sócrates quando se encontra entalado, tira sempre da cartola um coelhinho para a comunicação social se entreter, até se arranjar outro que faça esquecer o anterior

Pelo que considero aquilo demagogia e como o Forunista diz, é mais uma para acalmar as coisas e ganhar tempo até se arranjar uma diversão.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor forunista » Quarta Jan 30, 2008 23:33

Em boa altura vem o assunto das pensões, ainda ontem li sobre os "aumentos" das mesmas, aqui.
Até o nº da segurança social está lá, querem mais credível que isto ?

Lá está, como disse há minutos, os dados são mostrados como convém a cada um.

EDIT:
Atenção: O que se pode ler no link é já lei aprovada o ano passado e essa reduz bastante o valor das pensões. Quanto ao que vem no correio da manhã...ainda não é, e promessas do 1º Ministro já nós as conhecemos...
Editado pela última vez por forunista em Quarta Jan 30, 2008 23:39, num total de 1 vez.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor HITMAN_FOX » Quarta Jan 30, 2008 23:35

forunista Escreveu:Em boa altura vem o assunto das pensões, ainda ontem li sobre os "aumentos" das mesmas, aqui.

Mais um link do avante ??!!!
HITMAN_FOX
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Domingo Dez 02, 2007 18:50

Mensagempor forunista » Quarta Jan 30, 2008 23:43

HITMAN_FOX Escreveu:
forunista Escreveu:Em boa altura vem o assunto das pensões, ainda ontem li sobre os "aumentos" das mesmas, aqui.

Mais um link do avante ??!!!

Ninguém te obriga a ler, assim como ninguém te obriga a pensares de maneira diferente e teres a tua própria opinião.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 31, 2008 18:56

Mamil0s Escreveu:Não, e tenho muito boas razões, para assim o achar.
Para mim, é bastante claro.

Quais?

E antes de outra, "é a minha opinião" ou "não preciso de me justificar". Só pergunto porque estamos a discutir (acho). Se não o queres fazer, diz mesmo e acaba-se.
Como já disse se é só para dizer o que achamos, acaba-se depressa.

Mamil0s Escreveu:Meu Deus...
Se houvesse acordo, não seria inconstitucional.
O que foi inconstitucional, foi a atitude do governo central, quando este chegou à conclusão de que não haveria acordo, e então, tentou usar a força.
Quantas vezes é que vou ter que explicar a mesma coisa pá?

Estás me a dizer, que o que a lei diz é que qualquer descida do orçamento para a Madeira têm que ser acordada pelos dois lados, é isso ?!

Através de um acordo político, segundo o qual, tal não seria considerado como um "corte".
Estás a perceber como funciona a política?
E eu já te disse, que no passado, isto já aconteceu, e não houve inconstitucionalidades, uma vez que o TC não foi chamado ao barulho.
Aquilo que eu disse, ao acontecer, não seria a primeira vez, nem a última.

Não é só o TC que pode dizer que algo é inconstitucional, alías foi o que aconteceu.
Sim, política é muito de fumo e espelhos. Mas, isso não quer dizer que tenhamos que engolir as tretas, e não dizer o que as coisas são mesmo.

Será que é desta que o homem percebeu?
Finalmente!!

Então porque é que continuas/constinuaste?! Porque é que não dizes/disseste algo como: Não me apetece discutir?

Exagerar? Tu é que estás a insistir nos porquês... Não sou eu.

Porque assumi que entramos numa discussão, e isso envolve algo mais elaborado que porque sims...

Porque o Jornal da Madeira é financiado com dinheiro dos impostos!
Ou seja, o dinheiro que sai para os cofres do JM, para pagar as despesas do jornal, e do seu pessoal, sai dos cofres do governo regional.
Não há dinheiro de accionistas pelo meio. É mesmo dinheiro dos impostos, como se tal fôsse uma instituição do Estado. O JM é financiado da mesma maneira que uma instituição do Estado.

Se eu me colocasse na tua perspectiva, também chegaria à conclusão de que o governo faz oposição contra si próprio na SIC, uma vez que esta faz parte do grupo Impresa, que tem acções na PT, onde o governo é também, accionista.
Também posso levantar essa suspeita, a qual não faz sentido.
São casos completamente diferentes.

Pronto, já estamos a ir a algum lado.

O JM têm como maior accionista uma empresa publica da madeira. Ou seja, tecnicamente não é do governo regional. Da mesma maneira, que a PTM não é estatal apesar de o governo central através da CGD ter o controlo da empresa se assim o desejar.
Se o JM tem só mesmo um accionista essa empresa publica, e aí que dizes que está a diferença, pronto, tens razão é diferente. No entanto vai dar ao mesmo, já que a CGD têm o controlo maioritário. A CGD têm palavra em qualquer assunto interno.

Quanto à segunda parte, não é uma questão de fazer oposição ou não (e nem quero mesmo entrar por aí) mas sim com apenas ter "posse" e ter "controlo". É apenas esse acto que digo que é o mesmo.
Como disse acima, o Jornal da Madeira, também é financiado/possuido por uma empresa pública com fundos totalmente públicos. É a mesma coisa que o governo central faz através da CGD.
Era só mesmo por aqui que comecei isto tudo, e o porquê de não se poder fazer muito. Porque o principio base é igual.

A igreja tinha bastante influência nos tribunais, e por isso, nos julgamentos...
Muitos dos juízes eram católicos, e muitos deles pertenciam a organizações da igreja e, claro, apoiavam o regime na aplicação da lei.
A própria criação de leis, era influenciada pela igreja.
Como nesse tempo se usava a estrutura inquisitória, ou seja, o facto de o arguido não ter capacidade de refutar acusações ou se defender de forma apropriada, isso só ajudava as coisas.
Por exemplo, as penas eram mais pesadas para as mulheres, do que para os homens...

Pá, isso é diferente. Se um juíz for judeu, também vais dizer que os rabis entram nas decisões desse tribunal? É que ainda hoje muitos juízes são católicos. Ter religião nunca chegou a ser atributo discriminatório no processo de formação de juízes.
Depois, não percebi bem o que estás a dizer... estás a falar da presunção de inocência? Isso manteve-se mesmo no regime do estado novo.
De resto, se alguém não se consegue defender, bem é julgado como culpado, é a mesma história agora... Se estás a dizer que o acesso à justiça, ou seja, ter advogados competentes era dificultado? Infelizmente acho que nunca saimos dessa situação, mas não o descreveria o processo como inquisitório. É menosprezar o que foi a inquisição...

Se a igreja quer tempo de antena, que o faça numa estação privada, não numa estação pública.
E o facto de a igreja católica ser a maior religião do país, não é motivo para lhe ser atribuída mais poderes que outras religiões.

Que poderes foram lhes atribuidos? Deram-lhes simplesmente um pouco de tempo antena, não é nada de grave. São figuras públicas.

A igreja católica tem meios mais que suficientes para o fazer através de empresas privadas.

Huh?

Mamil0s Escreveu:Pois claro que seria questionável... Mas quando o Sócrates vem para a televisão dar confiança aos investidores, isso aí, já é propaganda...

O quê?! De que cavalo alado saíu essa?
Pá, se vais fazer uma lei a aprovar um processo, mostrar como é esse processo é propaganda?

E mesmo o que o Sócrates veio a dizer a público, nunca disse que era propaganda, pois não?

E porquê que isso acontecia? Era porque o "rei" tinha birras com a igreja católica ou protestante?
Era assim, uma coisa que lhe dava? "Hoje vou chatear uns padres, amanhã dou-lhes um beijo na testa?"
O conflito entre católicos e protestantes dura ainda hoje...
Tu estás num país que é assolado pelo caso Maddie, onde a religião dos pais, (ligados à monarquia britânica), está envolvida...
Podes tentar minimizar os factos de forma que quiseres, mas não tens mais peso que História.

8O

Assim de memória acho que um dos primeiros reis de Portugal, por exemplo, foi excomungado por ter expropriado terras ao clero. E isto foi ainda muito tempo antes das reformas protestantes...
E explica lá melhor isso do caso Maddie ?

E outra vez, não estou a minimizar coisa nenhuma.

Vais falar com quem? Com o Duarte?
Sim, esse gajo é mesmo um perito nessas coisas...

:|

Isto é história europeia. Conheço vagamente um tipo que está a estudar para o desem... quer dizer está a estudar história.
Ou se quiseres, posso sempre tentar ver um documentário no canal história sobre a ascenção do feudalismo e a história medieval...

Só é pena que a História discorde contigo.
Olha para a História do teu país, e vê o que se passou no séc. XIX...
Mas se calhar, mesmo assim, vais tentar minimizar as coisas, como sempre.

Discorda comigo em quê ? Que o absolutismo afinal não tirava influencia do clero?

Essa não esconde o absolutismo... Estou a falar de um país europeu, que se considera não europeu.
Também já me referi a esse país, como a Cuba da direita.

O Reino Unido?! Conheces a história da guerra civil britância? Conheces a evolução da história britânica? Estás a falar do país com maior história democrática da Europa.

Porquê que essa instabilidade ocorreu?
Já tentaste saber porquê?
Tu estás num país que tem o passado (e o presente), marcado pelo obscurantismo...
Nos sécs. XIX e XX, houve uma luta ferrenha, entre os liberais e os monárquicos, que pura e simplesmente não deixava o país andar para a frente.
O problema não era a República, mas sim as sabotagens que se faziam ao liberalismo pela igreja e pela monarquia, aliadas.
A instabilidade não era fruto do facto de Portugal se encontrar, na altura, num regime republicano, mas sim da luta ideológica que se travava naquele momento.

E sim tenho noção das guerras liberais. Agora o problema foi o sistema criado no fim das guerras liberais, ter caido no rotativismo (e eram os "liberais" da altura que o dirigam, aliás os "liberais" dominaram a politica dos finais do séc XIX).
Quanto à 1.ª Republica o sistema era demasiado instavel por si. Segundo me foi ensinado em tempos, os governos podiam cair muito facilmente e caíam facilmente, pelo próprio parlamento. Não por influencias externas.
Além que os dirigentes não eram propriamente representativos do país. E nunca conseguiu acalmar os animos no país.
E sinceramente, o partido dominante, o partido republicano português, parecia uma cambada de jacobinos.
Caiu sozinho, e pouca a gente o chorou.

PS: Olhando assim no geral, pelo o que li, há 3 grandes interpretações da 1.ª Republica:
a) Era um regime progressivo, com tendencias de abertura democrática.
b) Era uma extensão dos regimes elitistas e liberais do séc. XIX em Portugal
c) Era um regime de natureza ditadurial e jacobina.

Isso não sei, mas sei o que queria Sidónio Pais e Salazar, e olha que era muito pior que os nomes dos meses do calendário.
Entre dar novos nomes aos meses e á tortura e repressão, acho que um tem mais efeito nocivo que o outro...
Mas tu lá sabes.

Sinceramente venha o diabo e escolha. E acredita que os tempos da 1.ª Republica também não eram assim pacificos...
Depois, só escrevi aquilo para demonstrar a natureza jacobina do regime. Senão me engano também proibiram feriados religiosos.

E não achas que as declarações da oposição de que não há crescimento económico, quando o há, e que o Sócrates está em baixo, quando as sondagens dizem exactamente o contrário, não são exageradas?

Sinceramente não me lembro da oposição dizer que não há crescimento economico... Nem o PCP diz isso, arrisco até que o forunista me confirma.

Depois, sei que as sondagens quanto à populariedade do governo têm de facto caído. Quanto ao PM não sei...

Mas já agora, o que é que isso têm a ver com o Sócrates não moderar o seu discurso?
Mesmo assumindo que a posição até dizia isso... ou até podemos pegar em outros exageros que a oposição possa ter dito, de que maneira é que isso justifica e desculpa o Sócrates por não moderar um pouco o discurso?

Não te faças de ingénuo...
Estamos a falar da política e na política, nem tudo o que parece, é.

LOL, aonde é que está isso com a independencia que o AJJ quer?

Pá, se o BCE tivesse perdido, as taxas já tinham descido.

E depois? O Trichet vai baixar as taxas de juro, apenas porque os bancos e as bolsas estão com problemas?
O Trichet deve actuar de acordo com a situação da economia... E a economia está a crescer, o desemprego a decrescer e a inflação está a aumentar...
A pressão é para aumentar as taxas de juro, e não descê-las.
Eu estou à espera dos primeiros dados económicos deste ano... Aí é que se vai provar se o BCE é independente ou não.
Isso é que vai revelar a independência do BCE...

E depois ?! O uso do "apenas" é menosprezar.
Neste momento está a rebentar a bolha do crédito, e quer gostes quer não, os mercados europeus foram afectados. O Trichet esperou para ver e talvez para que a calma se recomponha.
E nunca disse, que a pressão é para descê-las, já disse que concordava contigo que é mais certo subi-las que descê-las. Agora mantê-las por agora é algo justificavel.

Meu Deus do Céu, Santa Mãe...

Os bancos estão a cortar no crédito que fazem. Os investidores estão inseguros. De que maneira é que achas que isto se está a traduzir no investimento ?!

Foram só as taxas de juro a 1% durante anos? Ou também não foi o aumento brusco de 1 para 5%, só para fazer crer que estava tudo bem?
Pois... a política é tão má para a economia, quanto a religião à política...

Completamente de acordo que a política é má para economia. Mas o aumento "brusco" teve que ser feito. Pode não ter corrido como esperado, mas as taxas de juro não podiam se manter assim tão baixas durante assim tanto tempo. De uma maneira ou outra, a bolha iria rebentar.

Ele não diz que está tudo bem... Ele próprio reconhece que ainda há trabalho a fazer...
Agora, o que ele não diz, é que o país tá de tanga, que foi o que o cherne fez, e que afugentou grandes investidores do país.
Se Sócrates viesse à TV, dizer que o futuro era negro, muitos investidores iriam saír do país, e procurar outras pastangens...
É preciso ter em conta a variável humana em tudo. O factor psicológico está sempre presente, e desempenha um papel.

Ouve, eu não estou a dizer que ele precisa de fazer o discurso da tanga, nem disse isso. Aliás já nem é a primeira vez que digo isto...
Agora ele deve moderar o discurso.
Do ponto de vista economico, ele continua a dizer que a crise dos mercados não vai influenciar nada... Ou pelo menos implica isso quando diz que as projecções se mantém. Como já disse, até o Banco de Portugal já reviu essas projecções.
E sim o factor psicologico claro que influencia, mas não é factor unico. Um dia a realidade bate à porta por muito que queiramos.

Sim... porquê? Porque será?
Eheheheheheh... Não te faças de ingénuo...
Se o investimento público fôr bem feito, pode ser o motor da economia de um país, atraindo mais investimento privado.
É um sinal de confiança aos investidores privados, facilitando-lhes o acesso ao mercado nacional, e incentivado-os ao estabelecimento com carácter de permanência, no nosso solo.

Não me estou a fazer de ingénuo... :roll:
Só estou a dizer que se o investimento publico é assim tão bom, a economia não teria chegado a este ponto. Seria só injectar mais dinheiro e pronto, problema resolvido.
Se estás a falar de motor da economia na maneira de criar infraestruturas para o desenvolvimento, já disse que sim. Agora não é a sua construção sozinha que o gera, apenas canaliza riqueza de outro sitio. Será o seu uso a gerar riqueza.

Explica melhor a parte do sinal de confiança aos investidores privados.

Ah...! Pois claro...
E tendo isso em conta, o que é que faz as empresas serem melhores que o Estado?

Como assim ? Porque é que podem não divulgar a quêm ficam a dever? Bem, porque para começar são pequenas empresas privadas. Enquanto que por outro o estado é de todos nós. Se quiseres (apesar de ser um pouco diferente) encara-nos como accionistas do estado. E como accionistas que somos, temos direito a saber como estão as contas, o que inclui saber a quem deve o quê, para saber como estão as coisas.

Eu quero é ver o que vão dizer, quando este governo começar a divulgar listas de credores no futuro... De certeza que se vão queixar de outra coisa...

:roll:

Uma boa empresa, honesta e com os impostos em dia, tem sempre recursos.
Se por acaso não os tiver, abre falência.

Em que país vives ?

E já agora, isso não faz com que a empresa tenha que desviar recursos (que se calhar eram melhor empregues em outra coisa) só para ter o seu dinheiro de volta ?

Já esteve muito, mas muito pior.
Agora, pelo menos, já funciona.
Esteve tão mal, tão mal, durante tanto tempo, que 52% das empresas em Portugal tinham deixado de pagar os impostos.
Aquilo que eu acho, é que certos interesses querem voltar a esse tempo, e não é porque a DGI esteja a funcionar assim tão mal que andam a uivar por aí.

Sim, mas agora aproxima-se do outro extremo. Cobra até quêm não deve.
E melhorar o DGI é só parte da equação, um sistema de impostos o mais simples possivel também ajuda. Por exemplo, quando houve reorganização dos impostos nos finais dos 80s, houve também um aumento muito grande das receitas.

Sim, o melhor seria o outro governo do Santana Flopes, que pôs o país a crescer de forma negativa.
Isso sim, é que seria bom.

Isso quer dizer que na altura, se um defensor do Santana usasse o mesmo argumento, mas em relação a Salazar, também estava tudo bem ?
Pá, há sempre alguém pior. Mas isso não é só por si razão para comer e calar.

Nem o era quando se demitiram aqueles ministros todos no tempo de Santana Lopes... Mas na altura, certa gente não se importou com isso.

E...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Mamil0s » Sexta Fev 01, 2008 11:26

Azarael Escreveu:Quais?

E antes de outra, "é a minha opinião" ou "não preciso de me justificar". Só pergunto porque estamos a discutir (acho). Se não o queres fazer, diz mesmo e acaba-se.
Como já disse se é só para dizer o que achamos, acaba-se depressa.

Epá... Mas tu és mesmo alta melga...
Já disse algumas razões aqui e tu minimizaste o assunto...
Se eu te dissesse mais algumas coisas, farias o mesmo.
Há coisas que eu não vou dizer... E fica-te com o que eu disse atrás.

Estás me a dizer, que o que a lei diz é que qualquer descida do orçamento para a Madeira têm que ser acordada pelos dois lados, é isso ?!

Não tem de forçosamente ser acordada pelos dois lados... Mas a lei aponta para isso.
A lei num país democrático está dirigida de forma a que as partes entrem em acordo, não em conflito. A lei encoraja as duas partes a se relacionarem da melhor maneira entre si, de forma a evitar que se chegue a vias de facto.
E, pelas notícias que ando a ver, AJJ já está mais em sintonia com o governo central.
Agora, veio dizer que a última reunião que teve com um dos representantes do govenro central correu bem, e que tudo está bem e tal...
Como o homem muda... Amanhã, tá a chamar isto e aquilo aos "cubanos".

Não é só o TC que pode dizer que algo é inconstitucional, alías foi o que aconteceu.
Sim, política é muito de fumo e espelhos. Mas, isso não quer dizer que tenhamos que engolir as tretas, e não dizer o que as coisas são mesmo.

Quanto ao que chegou à inconstitucionalidade, mantenho o que disse...
Agora, o que é que achas da inconstitucionalidade que o governo regional cometeu, quando aprovou por si só, a lei da incompatibilidades, por voto da maioria na Assembleia Regional?
O TC classificou-o como inconstitucionalidade...
O que é que dizes a isso? E isto aconteceu, na semana passada...

Então porque é que continuas/constinuaste?! Porque é que não dizes/disseste algo como: Não me apetece discutir?

Não é que não me apeteça discutir... Mas há coisas que eu não vou dizer.
Nem me importo com o que pensam de mim, nem quero ter uma carga de trabalho para convencer ninguém.
Se queres descobrir se o que eu digo é verdade, vai investigar.

Porque assumi que entramos numa discussão, e isso envolve algo mais elaborado que porque sims...

Se estivéssemos num parlamento... Mas eu estou a discutir numa thread duma secção com o nome de "Conversa da Treta"...
Portanto...

Pronto, já estamos a ir a algum lado.

Faça-se luz, e que se atinja a transcendência...

O JM têm como maior accionista uma empresa publica da madeira. Ou seja, tecnicamente não é do governo regional. Da mesma maneira, que a PTM não é estatal apesar de o governo central através da CGD ter o controlo da empresa se assim o desejar.
Se o JM tem só mesmo um accionista essa empresa publica, e aí que dizes que está a diferença, pronto, tens razão é diferente. No entanto vai dar ao mesmo, já que a CGD têm o controlo maioritário. A CGD têm palavra em qualquer assunto interno.

Pareces um político a falar...
Eu não sou ingénuo... Eu sei como é a política e sei os truques que se fazem, de forma a passar certa aparência.
Eu mantenho o que disse anteriormente, e não tem nada a ver com isso que tu disseste.
Se queres acreditar ou não, isso é contigo.
Eu já disse aquilo que tinha a dizer.

Quanto à segunda parte, não é uma questão de fazer oposição ou não (e nem quero mesmo entrar por aí) mas sim com apenas ter "posse" e ter "controlo". É apenas esse acto que digo que é o mesmo.
Como disse acima, o Jornal da Madeira, também é financiado/possuido por uma empresa pública com fundos totalmente públicos. É a mesma coisa que o governo central faz através da CGD.
Era só mesmo por aqui que comecei isto tudo, e o porquê de não se poder fazer muito. Porque o principio base é igual.

Continuas a compara o governo regional da Madeira, ao governo central, minimizando a pouca vergonha que se passa na RAM.
Se eu te dissesse aqui, que na semana do desporto, na cerimónia de abertura dos jogos escolares, um grupo de alunos, vestidos de branco, fizeram uma saudação pseudo-fascista, dirigida aos membros do governo regional, tu irias dizer que o governo central tinha feito uma coisa assim parecida...
Enfim...
Mantenho o que disse.

Pá, isso é diferente. Se um juíz for judeu, também vais dizer que os rabis entram nas decisões desse tribunal? É que ainda hoje muitos juízes são católicos. Ter religião nunca chegou a ser atributo discriminatório no processo de formação de juízes.

Ou tu não estás a compreender o que eu escrevo, ou convenientemente esqueces o que eu digo.
O que eu disse é que os juízes julgavam não só de forma política, mas também religiosa. Ou seja, os princípios religiosos influenciavam as decisões.
Não tem nada a ver com o juíz ser budista ou hindu ou cristão.

Depois, não percebi bem o que estás a dizer... estás a falar da presunção de inocência? Isso manteve-se mesmo no regime do estado novo.

Oh sim... Mas é claro que sim... Aliás, pergunta isso ao Mário Soares e a outros que forma para o Tarrafal, por lhes serem imputados crimes que não tinham cometido.
A estrutura inquisitória, não é só a presunção da inocência... Mas o respeito pela integridade física da pessoa, o princípio do contraditório...
Os quais não estavam assegurados... A "defesa" trabalhava para a acusação, especialmente se o caso fosse político, usava-se a tortura para extraír confissões...
A própria PIDE, fazia os seus julgamentos, sem qualquer tipo de consideração pela pessoa, fosse ela culpada ou inocente...

De resto, se alguém não se consegue defender, bem é julgado como culpado, é a mesma história agora... Se estás a dizer que o acesso à justiça, ou seja, ter advogados competentes era dificultado? Infelizmente acho que nunca saimos dessa situação, mas não o descreveria o processo como inquisitório. É menosprezar o que foi a inquisição...

Mas tu minimizas tudo... Eu sei que aquilo que digo é verdade, porque estudei tudo o que tinha de estudar, falei com gente que passou por esses sistemas.
O regime salazarista não era fascista, a igreja é uma empresa privada como qualquer outra...
Tu és o maior pá!

Que poderes foram lhes atribuidos? Deram-lhes simplesmente um pouco de tempo antena, não é nada de grave. São figuras públicas.

Eu não concordo. Aquele "tempo de antena", foi usado para propaganda religiosa, para manipular as pessoas.
E não foi só tempo de antena. Peças jornalísticas da RTP eram claramente influenciadas pela igreja.
Lembro-me claramente de uma, que na altura dos cartoons dinamarqueses e na violência que isso gerou, a estação pública pôs uma peça a dizer (uma vez mais, de forma indirecta), que os cristãos eram melhores que os muçulmanos, e que estávamos num patamar superior.
Pelo amor de Deus pá!
Isto num Estado que deve ser laico, multicultural e com liberdade religiosa?
Que o fizessem numa estação privada.

Huh?

Não te faças de ingénuo, que é uma coisa que eu tenho a certeza que não és.

O quê?! De que cavalo alado saíu essa?
Pá, se vais fazer uma lei a aprovar um processo, mostrar como é esse processo é propaganda?

E mesmo o que o Sócrates veio a dizer a público, nunca disse que era propaganda, pois não?

Ai... Dois pesos e duas medidas...
Tu és mesmo imparcial.

8O

Assim de memória acho que um dos primeiros reis de Portugal, por exemplo, foi excomungado por ter expropriado terras ao clero. E isto foi ainda muito tempo antes das reformas protestantes...

Sempre houveram protestantes... Sempre houveram várias linhas de pensamento dentro da religião cristã, e sempre houveram monarcas com tendências que desagradavam ao Vaticano.
E também haviam problemas, desavenças políticas normais entre as partes, coisas normais de uma relação.
Aquilo que eu te disse, era para veres o que se passou no século XIX, em Portugal, nas Guerras Liberais.
Isso é apenas um dos infindáveis exemplos das alianças entre a religião e a monarquia.

E explica lá melhor isso do caso Maddie ?

Explicar o quê?
O facto de o padre anglicano ter sido dos primeiros a saber que a pequena tinha desaparecido, e ter dado a chave da capela ao casalinho, dando-lhes acesso privado e sem restrições à instalação?
O facto de os McCann terem sangue real, serem pôdres ricos, sem precisarem de doações, e apenas o fazerem para publicidade?
O facto de a propaganda estar a ser financiada pelo próprio Estado britânico, o qual usa também os seus meios políticos para o mesmo fim?
Dizer que este caso todo, é mais uma publicidade de um produto que vem sempre daquela parte do Mundo, quando querem impôr determinada ideologia, numa altura em que estão de joelhos, e que o PNAC não deu resultado?

E outra vez, não estou a minimizar coisa nenhuma.

Cá nada...
Meu, tu és o maior pá!!

:|

Isto é história europeia. Conheço vagamente um tipo que está a estudar para o desem... quer dizer está a estudar história.
Ou se quiseres, posso sempre tentar ver um documentário no canal história sobre a ascenção do feudalismo e a história medieval...

Se eu quiser? Mas quem sou eu para querer alguma coisa?
E quando me referia ao Duarte, não era ao teu amigo, mas sim a outra pessoa que diz ser rei, mas não é.
O que ele é, é um grande mentiroso.
Mas ainda bem que assim é, porque dá para ver a comédia que aquilo gera, nos círculos monárquicos.

Discorda comigo em quê ? Que o absolutismo afinal não tirava influencia do clero?

Sim.
As monarquias e as ditaduras de direita, sempre tiveram ajuda do poder religioso.

O Reino Unido?! Conheces a história da guerra civil britância? Conheces a evolução da história britânica? Estás a falar do país com maior história democrática da Europa.

:lol: :lol: :lol: :lol:

Tá boa essa!
Tu és mesmo o maior!
Adoro-te pá! Olha, eu é que te dava um beijo na testa!

E sim tenho noção das guerras liberais. Agora o problema foi o sistema criado no fim das guerras liberais, ter caido no rotativismo (e eram os "liberais" da altura que o dirigam, aliás os "liberais" dominaram a politica dos finais do séc XIX).

Mas aí é que está... Não dominaram nada. Se tivessem dominado, não teriam sucumbido às sabotagens da igreja e da monarquia.

Quanto à 1.ª Republica o sistema era demasiado instavel por si. Segundo me foi ensinado em tempos, os governos podiam cair muito facilmente e caíam facilmente, pelo próprio parlamento. Não por influencias externas.
Além que os dirigentes não eram propriamente representativos do país. E nunca conseguiu acalmar os animos no país.
E sinceramente, o partido dominante, o partido republicano português, parecia uma cambada de jacobinos.
Caiu sozinho, e pouca a gente o chorou.

Discordo. Havia sim, influências externas... Aliás, sempre houveram, até mesmo hoje em dia.

PS: Olhando assim no geral, pelo o que li, há 3 grandes interpretações da 1.ª Republica:
a) Era um regime progressivo, com tendencias de abertura democrática.
b) Era uma extensão dos regimes elitistas e liberais do séc. XIX em Portugal
c) Era um regime de natureza ditadurial e jacobina.

Pois... e uma das interpretações em relação ao salazarismo, era de que não era fascimo.
Outra era de o regime Nazi era de esquerda...
Há muitas interpretações para tudo.

Sinceramente venha o diabo e escolha. E acredita que os tempos da 1.ª Republica também não eram assim pacificos...
Depois, só escrevi aquilo para demonstrar a natureza jacobina do regime.

Venha o Diabo e escolha? Lá estás tu outra vez a compara peidos com marmelos.
Os tempos não eram pacíficos porque havia uma luta ideológica.
Muita sabotagem existia por parte da monarquia e da igreja, e isso levou a reacções extremas dos liberais.
É guerra.

Senão me engano também proibiram feriados religiosos.

E porque será que o fizeram?
Quando há guerra, há extremos.

Sinceramente não me lembro da oposição dizer que não há crescimento economico... Nem o PCP diz isso, arrisco até que o forunista me confirma.

Pois o líder do PSD disse-o, ainda esta semana.

Depois, sei que as sondagens quanto à populariedade do governo têm de facto caído. Quanto ao PM não sei...

E depois?
O governo vai governar para as sondagens, ou vai governar fazendo aquilo que está certo?

Mas já agora, o que é que isso têm a ver com o Sócrates não moderar o seu discurso?

Mas o que é que tu queres que ele diga? Que o país tá de tanga, que tá tudo numa desgraça?

Mesmo assumindo que a posição até dizia isso... ou até podemos pegar em outros exageros que a oposição possa ter dito, de que maneira é que isso justifica e desculpa o Sócrates por não moderar um pouco o discurso?

Mas o que é que tu queres que ele diga?

LOL, aonde é que está isso com a independencia que o AJJ quer?

A política é uma actividade que devia ser nobre, e não o que hoje é.
Na política, muita coisa é escondida, é mascarada, tenta parecer aquilo que não é.
AJJ tem uma linha de acção política como outros políticos quaisquer... Ele tenta pôr os madeirenses, contra o governo central, dizendo coisas estapafúrdias, mentiras e calúnias, ao mesmo tempo que os madeirenses vão comendo espetadas e bebendo vinho nos comícios do PSD-M.
Quando vem para a TV, dizer que "na Madeira, será diferente", não se refere apenas à autonomia, mas sim ao seu desejo de independência.
Ele é separatista, assim como a sua prole política, mas como os madeirenses não o são, ele vai tentando amaciar o assunto, até melhor altura.
O "povo superior", o "não sou português, sou é madeirense", a grande bandeira da RAM na iluminação de Natal (o que nunca tinha acontecido), são coisas feitas e planeadas para esse mesmo objectivo.

Pá, se o BCE tivesse perdido, as taxas já tinham descido.

Olha que a última previsão indica que a inflação parece ter subido para 3,2%, ou seja, parece que subiu 0,1%, ao mesmo tempo que se prevê uma queda no desemprego na Alemanha, pondo-o ao mínimo dos últimos 15 anos...
Descer as taxas? Achas mesmo?

E depois ?! O uso do "apenas" é menosprezar.
Neste momento está a rebentar a bolha do crédito, e quer gostes quer não, os mercados europeus foram afectados. O Trichet esperou para ver e talvez para que a calma se recomponha.
E nunca disse, que a pressão é para descê-las, já disse que concordava contigo que é mais certo subi-las que descê-las. Agora mantê-las por agora é algo justificavel.

Por isso mesmo é que eu quero ver o que o BCE irá fazer, quando se souber os dados do primeiro trimestre deste ano.

Os bancos estão a cortar no crédito que fazem. Os investidores estão inseguros. De que maneira é que achas que isto se está a traduzir no investimento ?!

Um dos maiores erros económicos, é basear as acções dos bancos centrais, naquilo que se passa na banca e nas bolsas.
A linha de acção do BCE tem sido sempre, até agora, nos efeitos reais da economia. Não nas previsões e na situação da banca e das bolsas.
O que me preocupa, é o facto de o BCE se estar a tornar numa Fed, que toma decisões tendo em conta a política, e não a realidade.

Completamente de acordo que a política é má para economia. Mas o aumento "brusco" teve que ser feito.

Porquê?

Pode não ter corrido como esperado, mas as taxas de juro não podiam se manter assim tão baixas durante assim tanto tempo. De uma maneira ou outra, a bolha iria rebentar.

Então porque é que não aumentaram as taxas de juro de forma progressiva?
Os EUA é o país mais endividado do Mundo, com taxa de pobreza que tem vindo a aumentar, desde o ano 2000...
O pessoal da Fed, ao aumentar as taxas de juro de forma brusca, parece que se esqueceram do facto do endividamento maciço das famílias nos EUA... Com o aumento brusco, a classe média e baixa deixaram de pagar, e como deixaram de pagar, foi o que foi.
Porque é que um banco central, de um país de direita, que se orgulha da sua economia omnipotente, não pensou nestas consequências, mesmo depois de ter sido aconselhada por peritos que tal iria acontecer?
Para mim, só há uma razão... política.

Sócrates, faz um discurso positivo acerca da economia do país, para atraír e manter os investidores calmos e confiantes... Tu dizes que é propaganda que precisa de ser moderada.
Nos EUA, a Fed aumenta as taxas de juro de forma puramente política, para "provar" que tudo vai bem na economia dos EUA, causando mais probreza, e tu dizes que era preciso ser feito...
Uau... És o maior.

Ouve, eu não estou a dizer que ele precisa de fazer o discurso da tanga, nem disse isso. Aliás já nem é a primeira vez que digo isto...
Agora ele deve moderar o discurso.
Do ponto de vista economico, ele continua a dizer que a crise dos mercados não vai influenciar nada... Ou pelo menos implica isso quando diz que as projecções se mantém. Como já disse, até o Banco de Portugal já reviu essas projecções.
E sim o factor psicologico claro que influencia, mas não é factor unico. Um dia a realidade bate à porta por muito que queiramos.

Se houver abrandamento, o que é muito provável, será a expressão da realidade. Mas um governo tem uma função política... O governo deve ser moderadamente optimista, transmitir confiança aos investidores. Mostrar que está disposto a funcionar, mesmo que as coisas não corram tão bem no futuro.
O cherne foi dizer que o país tava de tanga, e afugentou os investidores do país...
Acho que aquilo que Sócrates fez, tinha de ser feito. O governo tem uma função política, e desempenhou-a bem neste caso, a meu ver.

Não me estou a fazer de ingénuo... :roll:
Só estou a dizer que se o investimento publico é assim tão bom, a economia não teria chegado a este ponto. Seria só injectar mais dinheiro e pronto, problema resolvido.

Qual ponto? Se fôr a este ponto a que chegámos, lembro que o país está a crescer e está a exportar mais.
Lembro que o PIB português deu um salto de 2006, para 2007...
Portanto, estamos muito melhor do que estávamos.

Se estás a falar de motor da economia na maneira de criar infraestruturas para o desenvolvimento, já disse que sim. Agora não é a sua construção sozinha que o gera, apenas canaliza riqueza de outro sitio. Será o seu uso a gerar riqueza.

Explica melhor a parte do sinal de confiança aos investidores privados.

A qualidade do próprio investimento público é também um sinal de confiança aos investidores privados.
As reformas burocráticas que se fizeram, é outro...
A atitude positiva do governo é ainda outro...

Como assim ? Porque é que podem não divulgar a quêm ficam a dever? Bem, porque para começar são pequenas empresas privadas. Enquanto que por outro o estado é de todos nós. Se quiseres (apesar de ser um pouco diferente) encara-nos como accionistas do estado. E como accionistas que somos, temos direito a saber como estão as contas, o que inclui saber a quem deve o quê, para saber como estão as coisas.

Para mim, acho que as coisas devem ser para os dois lados...
Deve haver reciprocidade, não desigualdade.
Se as empresas não pagam impostos, como pode o Estado pagar o que deve? Se o Estado não paga o que deve, como podem as empresas pagar ao Estado?
É um ciclo vicioso, não é?
Esse ciclo tem que ser interrompido, por uma das partes... Se tiver que ser o Estado, pois muito bem, que o seja.

:roll:

Olha que qualquer dia, podes ter uma surpresa neste aspecto.

Em que país vives ?

Num país da europa ocidental, numa economia de mercado que muitas vezes é injusta, porque o sistema capitalista internacional é injusto e não científico, uma vez que é baseado nos rumores que correm nas bolsas.
Nesse sistema, uma boa empresa pode falir, apenas por causa de um rumor que circula numa bolsa de valores.

E já agora, isso não faz com que a empresa tenha que desviar recursos (que se calhar eram melhor empregues em outra coisa) só para ter o seu dinheiro de volta ?

Se assim fôr, não reage e deixa o Estado ganhar injustamente...
Na vida, muitas vezes temos de ir à luta, e isso é para todos.
É que há gente de certa ideologia, que pensa que as empresas e os empresários têm um maior estatuto, e que se podem fechar os olhos, quando estas não cumprem os seus deveres.
Os deveres são para todos cumprirem.

Sim, mas agora aproxima-se do outro extremo. Cobra até quêm não deve.

Mas isso é só exclusivo de Portugal e deste governo?
Os erros existem, e é por isso que existem meior legais e económicos para serem resolvidos.

E melhorar o DGI é só parte da equação, um sistema de impostos o mais simples possivel também ajuda. Por exemplo, quando houve reorganização dos impostos nos finais dos 80s, houve também um aumento muito grande das receitas.

Por isso é que eu referi num dos meus posts anteriores, que os problemas não são dos impostos em si, mas sim da génese e aplicação do sistema fiscal.

Isso quer dizer que na altura, se um defensor do Santana usasse o mesmo argumento, mas em relação a Salazar, também estava tudo bem ?
Pá, há sempre alguém pior. Mas isso não é só por si razão para comer e calar.

Comer e calar seria não pôr aquela pandilha de gente incompetente e ganaciosa na rua.
Este governo tem resultados bons, e isso está provado. Contra factos, não há argumentos.
Sim, nem tudo vai bem, há erros, mas serão corrigidos, assim que houverem melhores condições.
As reformas estão a fazer algumas baixas, mas não podem deixar de ser feitas. Se esperarmos mais um pouco, as coisas irão melhorar.
É preciso dar tempo ao tempo, e depois então, avaliar os resultados e darmos a sentença nas urnas.
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 16:04

Mensagempor Azarael » Sexta Fev 01, 2008 15:58

Epá... Mas tu és mesmo alta melga...
Já disse algumas razões aqui e tu minimizaste o assunto...
Se eu te dissesse mais algumas coisas, farias o mesmo.
Há coisas que eu não vou dizer... E fica-te com o que eu disse atrás.

Não, não me disseste, apenas disseste que achas que o governo regional da Madeira quer mais poder, logo quer a independencia. Apesar de como teres dito, não ter qualquer base de apoio... :roll:

Não tem de forçosamente ser acordada pelos dois lados... Mas a lei aponta para isso.
A lei num país democrático está dirigida de forma a que as partes entrem em acordo, não em conflito. A lei encoraja as duas partes a se relacionarem da melhor maneira entre si, de forma a evitar que se chegue a vias de facto.
E, pelas notícias que ando a ver, AJJ já está mais em sintonia com o governo central.
Agora, veio dizer que a última reunião que teve com um dos representantes do govenro central correu bem, e que tudo está bem e tal...
Como o homem muda... Amanhã, tá a chamar isto e aquilo aos "cubanos".

Olha, para dar um exemplo extremo, se eu te pedisse para me matares, e acordarmos e tudo, isso não tornaria o acto de me matares legal...

E o AJJ estar mais em sintonia com o governo central, não é grande noticia. Porque acho mais provavel que tenha sido o governo central a vergar do que o contrário...

Quanto ao que chegou à inconstitucionalidade, mantenho o que disse...
Agora, o que é que achas da inconstitucionalidade que o governo regional cometeu, quando aprovou por si só, a lei da incompatibilidades, por voto da maioria na Assembleia Regional?
O TC classificou-o como inconstitucionalidade...
O que é que dizes a isso? E isto aconteceu, na semana passada...

Se é inconstitucional não pode ser aplicado. É a mesma coisa.

Não é que não me apeteça discutir... Mas há coisas que eu não vou dizer.
Nem me importo com o que pensam de mim, nem quero ter uma carga de trabalho para convencer ninguém.
Se queres descobrir se o que eu digo é verdade, vai investigar.

Huh ?

Se estivéssemos num parlamento... Mas eu estou a discutir numa thread duma secção com o nome de "Conversa da Treta"...
Portanto...

Acredita que isto continua a ter mais nivel que o parlamento. :lol:
E depois, como já disse, mesmo sendo a conversa da treta, isto continua a ser uma discussão por pessoas com algum nivel de maturidade. Logo justificações e tal, dão jeito. Não me apetece entrar num concurso para ver quêm mija mais alto...

@JM
Pá, mas é esse o ponto de vista. Eu só estou a dizer porque não se pode fazer muito, porque a base é a mesma.
O que te chateia mais é a maneira como o governo regional da Madeira usa esse poder. Agora o ter é a mesma coisa.
Mas pronto, não queres falar disso, não falemos. Já vi que não se vai a qualquer lado...

Ou tu não estás a compreender o que eu escrevo, ou convenientemente esqueces o que eu digo.
O que eu disse é que os juízes julgavam não só de forma política, mas também religiosa. Ou seja, os princípios religiosos influenciavam as decisões.
Não tem nada a ver com o juíz ser budista ou hindu ou cristão.

Pá, a lei era de facto muito conservadora, mas assim era toda a sociedade. O que ainda é longe de a Igreja estar metida com os tribunais...

Oh sim... Mas é claro que sim... Aliás, pergunta isso ao Mário Soares e a outros que forma para o Tarrafal, por lhes serem imputados crimes que não tinham cometido.
A estrutura inquisitória, não é só a presunção da inocência... Mas o respeito pela integridade física da pessoa, o princípio do contraditório...
Os quais não estavam assegurados... A "defesa" trabalhava para a acusação, especialmente se o caso fosse político, usava-se a tortura para extraír confissões...
A própria PIDE, fazia os seus julgamentos, sem qualquer tipo de consideração pela pessoa, fosse ela culpada ou inocente...

Pá, isso já se sabe, chama-se ter policia politica. E na altura havia "crimes politicos" que embora seja ridiculo aos nossos olhos, eram de facto crimes.
Continuava a existir a presunção da inocência, apenas o que se podia ser acusado era muito diferente, além de poderem usar, como tu disseste tácticas de regimes ditaduriais.

Mas tu minimizas tudo... Eu sei que aquilo que digo é verdade, porque estudei tudo o que tinha de estudar, falei com gente que passou por esses sistemas.
O regime salazarista não era fascista, a igreja é uma empresa privada como qualquer outra...
Tu és o maior pá!

Não, tu é que és o maior. Sinceramente...

E nunca disse que a igreja é uma empresa privada, apenas fiz uma comparação... para tentar dar a entender o que queria dizer.

Eu não concordo. Aquele "tempo de antena", foi usado para propaganda religiosa, para manipular as pessoas.
E não foi só tempo de antena. Peças jornalísticas da RTP eram claramente influenciadas pela igreja.
Lembro-me claramente de uma, que na altura dos cartoons dinamarqueses e na violência que isso gerou, a estação pública pôs uma peça a dizer (uma vez mais, de forma indirecta), que os cristãos eram melhores que os muçulmanos, e que estávamos num patamar superior.
Pelo amor de Deus pá!
Isto num Estado que deve ser laico, multicultural e com liberdade religiosa?
Que o fizessem numa estação privada.

Exprimiram a sua opinião. Tentaram manipular em que aspecto? Sinceramente não segui muito, mas até quero saber.

Não vi isso, como se chamava o programa ?

Ai... Dois pesos e duas medidas...
Tu és mesmo imparcial.

Explica lá como fui parcial? Mas a sério diz-me.

É que até nem disse que o Sócrates discurso que ele faz em que mantém os numeros de crescimento é propaganda no primeiro lugar.

Sempre houveram protestantes... Sempre houveram várias linhas de pensamento dentro da religião cristã, e sempre houveram monarcas com tendências que desagradavam ao Vaticano.
E também haviam problemas, desavenças políticas normais entre as partes, coisas normais de uma relação.
Aquilo que eu te disse, era para veres o que se passou no século XIX, em Portugal, nas Guerras Liberais.
Isso é apenas um dos infindáveis exemplos das alianças entre a religião e a monarquia.

Não no sentido de cristãos protestantes...

Explicar o quê?
O facto de o padre anglicano ter sido dos primeiros a saber que a pequena tinha desaparecido, e ter dado a chave da capela ao casalinho, dando-lhes acesso privado e sem restrições à instalação?
O facto de os McCann terem sangue real, serem pôdres ricos, sem precisarem de doações, e apenas o fazerem para publicidade?
O facto de a propaganda estar a ser financiada pelo próprio Estado britânico, o qual usa também os seus meios políticos para o mesmo fim?
Dizer que este caso todo, é mais uma publicidade de um produto que vem sempre daquela parte do Mundo, quando querem impôr determinada ideologia, numa altura em que estão de joelhos, e que o PNAC não deu resultado?

O quê ?!

Se eu quiser? Mas quem sou eu para querer alguma coisa?
E quando me referia ao Duarte, não era ao teu amigo, mas sim a outra pessoa que diz ser rei, mas não é.
O que ele é, é um grande mentiroso.
Mas ainda bem que assim é, porque dá para ver a comédia que aquilo gera, nos círculos monárquicos.

Eu sei a quêm te estavas a referir...

Sim.
As monarquias e as ditaduras de direita, sempre tiveram ajuda do poder religioso.

O Absolutismo, tinha como objectivo concentrar TODO O PODER na figura do rei, logo enfraqueceria todos os outros. Por exemplo, o Marquês de Pombal expulsou várias ordens religiosas de Portugal, sob a benção do absolutismo.
E nem todas as ditaduras de "direita" tiveram isso, por exemplo, os Nazis não tiveram isso.

Tá boa essa!
Tu és mesmo o maior!
Adoro-te pá! Olha, eu é que te dava um beijo na testa!

Presumo que não... Pá, informa-te mas informa-te a sério. É que até há coisas que podias dizer e tal, mas não as estás a dizer, ou seja, desconheces por completo o que se passou.
O que estava a falar da guerra civil britanica era isto: o rei da altura tentou afirmar a doutrina do "Direito Divino dos Reis" do absolutismo, o que fez rebentar uma guerra civil, entre os parlamentares e os realistas.

Mas aí é que está... Não dominaram nada. Se tivessem dominado, não teriam sucumbido às sabotagens da igreja e da monarquia.

Dominaram. Os "liberais" da altura dominavam a cena, eles rodavam o poder entre si.
E quais sabotagens da Igreja e Monarquia?

Discordo. Havia sim, influências externas... Aliás, sempre houveram, até mesmo hoje em dia.

Não eram necessárias para o governo cair. Era um sistema muito instavel, daí o problema. Dentro do próprio PRP havia grandes cisões.

Pois... e uma das interpretações em relação ao salazarismo, era de que não era fascimo.
Outra era de o regime Nazi era de esquerda...
Há muitas interpretações para tudo.

Sim, mas estas 3 é por gente que passa a vida a estudar estes assuntos. Historiadores como Pulido Valente.

E para não voltar ao mesmo... passo à frente ao resto... :lol:

Venha o Diabo e escolha? Lá estás tu outra vez a compara peidos com marmelos.
Os tempos não eram pacíficos porque havia uma luta ideológica.
Muita sabotagem existia por parte da monarquia e da igreja, e isso levou a reacções extremas dos liberais.
É guerra.

No tempo da 1.ª Republica estava o caos instalado. Não dá para fugir ao facto que houve mais de 30 governos, repito mais de 30, em 16 anos.
Por mais sabotagem externa que possa ter havido, não justifica isto. É que se forças externas conseguiam provocar isto tudo, como é que simplesmente não tomavam o poder ? É que porra, se conseguiam mandar governos abaixo como quêm troca de meias, porque não simplesmente repor a monarquia ?

Pá, desculpa, mas não. As "forças externas" não são bode expiatório convincente...

E porque será que o fizeram?
Quando há guerra, há extremos.

Porque eram jacobinos. É que acima de tudo, não é uma medida que vá afectar a Igreja em si, mas mais chatear o povo. Ora imagina, que proibiam o St. António e o S. João. A Igreja ficava assim afectada ?
Não era "retribuição", e se fosse era algo muito imbecil...

Pois o líder do PSD disse-o, ainda esta semana.

Quando ?

E depois?
O governo vai governar para as sondagens, ou vai governar fazendo aquilo que está certo?

Vai com calma, que era só por teres dito que a oposição diz que o governo está a cair nas sondagens. Porque de facto está...

Mas o que é que tu queres que ele diga? Que o país tá de tanga, que tá tudo numa desgraça?

Já te dise que não. Quero que (e até citas-me a dizer isso) ele modere o discurso. Que diga algo, como: "devio à conjectura internacional é possivel que tenhamos um crescimento mais moderado este ano do que previamos."
Não é propriamente o discurso da tanga...

Ele é separatista, assim como a sua prole política, mas como os madeirenses não o são, ele vai tentando amaciar o assunto, até melhor altura.
O "povo superior", o "não sou português, sou é madeirense", a grande bandeira da RAM na iluminação de Natal (o que nunca tinha acontecido), são coisas feitas e planeadas para esse mesmo objectivo.

É bairrismo. Ele não está minimamente interessado na independencia, tu próprio dizes que os madeirenses são tão portugueses como eu e tu. E nem querem outra coisa.

Olha que a última previsão indica que a inflação parece ter subido para 3,2%, ou seja, parece que subiu 0,1%, ao mesmo tempo que se prevê uma queda no desemprego na Alemanha, pondo-o ao mínimo dos últimos 15 anos...
Descer as taxas? Achas mesmo?

PORRA !!! Já te disse, eu não acho que o BCE as vá descer!!!

Um dos maiores erros económicos, é basear as acções dos bancos centrais, naquilo que se passa na banca e nas bolsas.
A linha de acção do BCE tem sido sempre, até agora, nos efeitos reais da economia. Não nas previsões e na situação da banca e das bolsas.
O que me preocupa, é o facto de o BCE se estar a tornar numa Fed, que toma decisões tendo em conta a política, e não a realidade.

Depende do que queres dizer, se estás a falar em fazer o que a banca e as bolsas querem, sim claro que é má ideia.
Agora o que se passa com a banca e as bolsas é importante, porque pode traduzir-se, e traduz-se na economia real. Aqui ao lado em Espanha já se sente isso, já soam os alarmes.
Não é propriamente tudo virtual.

@Aumento das taxas
A ideia era esvaziar a bolha do mercado de credito, em vez de impedir que ela crescesse mais e rebentasse.
E depois teve que ser assim, pela razão que sabes, a inflação começou a doer. Entre outras coisas. Hei-de ver se arranjo um artigo sobre o assunto, explica muito bem a coisa. Previa até a situação de agora.

Sócrates, faz um discurso positivo acerca da economia do país, para atraír e manter os investidores calmos e confiantes... Tu dizes que é propaganda que precisa de ser moderada.
Nos EUA, a Fed aumenta as taxas de juro de forma puramente política, para "provar" que tudo vai bem na economia dos EUA, causando mais probreza, e tu dizes que era preciso ser feito...
Uau... És o maior.

Que eu saiba, só falei do discurso de como o crescimento previsto se vai manter apesar da conjectura não ser favorável.
E depois, a maioria dos grandes investidores não são burros. Não dão grande peso às palavras do PM quando o que se passa à volta deles diz o contrário (só estou a falar da previsão de crescimento).
Depois, não foi por isso que as taxas de juro aumentaram nos EUA.

E outra vez, não sejas modesto, tu é que és o maior !

Se houver abrandamento, o que é muito provável, será a expressão da realidade. Mas um governo tem uma função política... O governo deve ser moderadamente optimista, transmitir confiança aos investidores. Mostrar que está disposto a funcionar, mesmo que as coisas não corram tão bem no futuro.
O cherne foi dizer que o país tava de tanga, e afugentou os investidores do país...
Acho que aquilo que Sócrates fez, tinha de ser feito. O governo tem uma função política, e desempenhou-a bem neste caso, a meu ver.

Mas não está a ser moderadamente optimista. Não vejo aqui como o optimismo do governo foi moderado pela conjectura internacional quando mantém as mesmas previsões.
E depois é possivel que perda credibilidade mais tarde, porque simplesmente não se concretizou. Não é como isto seja alguma coisa a aparecer do nada.

Qual ponto? Se fôr a este ponto a que chegámos, lembro que o país está a crescer e está a exportar mais.
Lembro que o PIB português deu um salto de 2006, para 2007...
Portanto, estamos muito melhor do que estávamos.

Estou a falar do fraco crescimento nos ultimos anos. Portugal têm crescido muito pouco. Se o investimento publico é assim tão bom, bastaria ter injectado mais dinheiro.

A qualidade do próprio investimento público é também um sinal de confiança aos investidores privados.
As reformas burocráticas que se fizeram, é outro...
A atitude positiva do governo é ainda outro...

Pronto, lá está é a qualidade não a quantidade. O investimento publico não é por si nenhum motor da economia.

Para mim, acho que as coisas devem ser para os dois lados...
Deve haver reciprocidade, não desigualdade.
Se as empresas não pagam impostos, como pode o Estado pagar o que deve? Se o Estado não paga o que deve, como podem as empresas pagar ao Estado?
É um ciclo vicioso, não é?
Esse ciclo tem que ser interrompido, por uma das partes... Se tiver que ser o Estado, pois muito bem, que o seja.

Bem, como disseste isso é um ciclo vicioso. Mas o estado já quebrou uma delas, já apresentou as listas dos devedores. Para ser justo, também têm que dizer a quêm deve.
E de qualquer maneira, isso não é relevante. Como cidadão não devia ter problemas em ter acesso a informação tão banal como essa.

Num país da europa ocidental, numa economia de mercado que muitas vezes é injusta, porque o sistema capitalista internacional é injusto e não científico, uma vez que é baseado nos rumores que correm nas bolsas.
Nesse sistema, uma boa empresa pode falir, apenas por causa de um rumor que circula numa bolsa de valores.

Errr... ok...
Então, não vives num pais em que "Uma boa empresa, honesta e com os impostos em dia, tem sempre recursos."

Se assim fôr, não reage e deixa o Estado ganhar injustamente...
Na vida, muitas vezes temos de ir à luta, e isso é para todos.
É que há gente de certa ideologia, que pensa que as empresas e os empresários têm um maior estatuto, e que se podem fechar os olhos, quando estas não cumprem os seus deveres.
Os deveres são para todos cumprirem.

Concentrando só na primeira frase... Isso é mau, isso quer dizer que o estado está a dificultar a vida, injustamente, à gente.

Mas isso é só exclusivo de Portugal e deste governo?
Os erros existem, e é por isso que existem meior legais e económicos para serem resolvidos.

Pá, se só acontece em Portugal, estou me a borrifar, estou preocupado que acontece. E a este nivel acho que não tem acontecido ultimamente...

Comer e calar seria não pôr aquela pandilha de gente incompetente e ganaciosa na rua.
Este governo tem resultados bons, e isso está provado. Contra factos, não há argumentos.
Sim, nem tudo vai bem, há erros, mas serão corrigidos, assim que houverem melhores condições.
As reformas estão a fazer algumas baixas, mas não podem deixar de ser feitas. Se esperarmos mais um pouco, as coisas irão melhorar.
É preciso dar tempo ao tempo, e depois então, avaliar os resultados e darmos a sentença nas urnas.

O que me preocupa são os várias "mas" dos resultados.
E depois isso não é desculpa para aceitar tudo que nem cordeiros. A critica é uma coisa boa.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Azarael » Sexta Fev 01, 2008 16:35

Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor HITMAN_FOX » Sexta Fev 01, 2008 22:42

Bem pelo menos vocês os dois não são comunas e falam como pessoas normais.
HITMAN_FOX
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Domingo Dez 02, 2007 18:50

Mensagempor methon2 » Sexta Fev 01, 2008 22:53

esse imposto audiovisual é outra grande obra de arte, um gajo paga aquilo, mas continua a levar com publicidade a toda a hora como um canal particular onde nem damos 1 cêntimo.
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Mensagempor Azarael » Sexta Fev 01, 2008 22:55

Com a vantagem que agora pagas IVA sobre isso. :lol:
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor pedromiguelcp » Sexta Fev 01, 2008 23:02

Tão a falar do Socas??? vai já tudo dentro!!! Quem é que falou no Socas hhheiiinnn??? Aiai...
C2D E6750 @ 3.6Ghz | cooled by TT LFB
OCZ DDR3 Gold 2x1Gb 1350mhz 8-8-8-20 @ 1.9V
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32mb