LG S1 e Ubuntu 8.04

Mensagens especificas sobre portáteis Toshiba ou LG

Moderadores: Administradores, Moderadores

LG S1 e Ubuntu 8.04

Mensagempor uzziel » Quinta Jun 05, 2008 11:02

Boas, como dá para perceber pelo tópico tenho um lg s1. Experimentei o ubuntu....sou um pouco noob no mundo linux, apesar de acompanhar e testar desde há muito tempo os sistemas que vão lançando.

O meu problema é que não consigo colocar o som a funcionar. Funciona através da saída para os phones, mas as colunas não dão.

Também o driver da ati tem dado problemas, não activa as janelas 3d por exemplo.

Alguém que tenha este portátil ou algum semelhante sabe se dá para por o ubuntu a funcionar a 100%?

Já agora....que solução para o som?instalar drives manualmente? ou alterar alguma configuração no 'painel de controlo'?

Cumprimentos.
uzziel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jun 20, 2006 16:59

Mensagempor alr_tech » Quinta Jun 05, 2008 11:26

boas

compreendo que tenhas poucos conhecimentos em Linux.
Mas, existem em todo o mundo milhares de tipos que são muito bons nesta área...

assim, o google é nosso amigo...
procura por : LG S1 Ubuntu
vê ex. isto...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Sonik » Quinta Jun 05, 2008 11:28

ja viste se e dos codecs?
Sonik
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 27, 2006 22:27

Mensagempor uzziel » Quinta Jun 05, 2008 14:15

Obrigado pela dica alr_tech. Efectivamente já conhecia esse tópico que mencionaste. Já tentei instalar os drives da realtek pela linha de comandos, mas dado os meus pobres conhecimentos na área, acabo sempre com problemas e hardware sem funcionar.
Codecs estão ok. Se ligar os phones tenho som.
É ir tentando e testando. Actualmente ainda não é alternativa ao windows (não sei se vou ferir susceptibilidades... :D ), por muitos defeitos que as janelinhas tenham.
Cumprimentos.
uzziel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jun 20, 2006 16:59

Mensagempor rastiff » Quinta Jun 05, 2008 15:44

eu tenho um LG LW65 e sempre tive o mesmo problema com o som. som nas colunas = népia. som nas saídas pra headphones ou colunas = 5estrelas.
já a correr linux mas numa máquina virtual em winXP, o som funciona perfeitamente nas colunas.

eu na altura desisti e decidi usar *nix em máquinas virtuais... :|
Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
Monitor: HP w2207
Laptop: LW65-P4XP
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Mensagempor ee02204 » Quinta Jun 05, 2008 16:47

Essas duvidas são naturais para quem começa a trabalhar em linux.
Eu tenho um LG S1 com linux instalado e essas duvidas estão resolvidas nos forums.
No entanto sou da opinião que só deves mudar para linux quando já não consegues extrair o que precisas de um computador nas plataformas mais comerciais (Windows e Mac).
Eu já tentei utilizar o linux várias vezes mas sem sucesso, mas quando precisei de ferramentas mais especificas ou de desenvolvimento, o linux apareceu naturalmente.
ee02204
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jul 10, 2006 9:12

Mensagempor lnogueir » Sábado Jun 07, 2008 11:07

Olá! Também tenho um S1! E funciona a quase 100% só não funciona bem o leitor de impressões digitais mas já começam a haver opções...

Eu uso Ubuntu há anos!

A solução para teres som é:

adiciona o seguinte ao ficheiro /etc/modprobe.d/alsa-base

options snd-hda-intel model=lg

ou seja faz : sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base e escreve nesse ficheiro

options snd-hda-intel model=lg

reinicias o PC e aproveita o LInux!

Quanto às drivers ati instala as drivers restritas e activa os efeitos que funcionam na perfeição!

Qualquer dúvida podes contactar-me que eu ajudo-te!

ps-- Podem não considerar alternativa ao windows mas eu sou um utilizador intensivo e a unica coisa que considero que o linux perde para windows é nos jogos! Raramente vou ao windows a não ser nas férias para dar uns tiros! :)
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 16, 2006 13:29

Mensagempor rastiff » Sábado Jun 07, 2008 18:08

só mais um aparte sobre a minha experiência passada: essa técnica de adicionar ao alsa-base aquela linha (essa e mais umas 9 ou 10 técnicas) não funcionou no meu LW65, isto já aqui há uns anos. Na altura eram soluções apregoadas para o LW65, e que resultavam mesmo em alguns casos, já que havia pessoal que viam esse problema resolvido.
No entanto eu, e pelo menos mais um membro cá do forum, nunca conseguimos resolver isso.
portanto, leva-me isso a crer que pode haver lotes de portáteis cujo fabrico levará alguns componentes similares (mas não iguais), e daí vem o tal problema de alguns terem na boa som nas colunas ao usar linux, e outros não conseguirem (porque provavelmente as configurações precisarem de modificações...).
Aliás, uma das coisas que era mais comum era ver portáteis iguais a trazer discos de marcas diferentes.

cumps
Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
Monitor: HP w2207
Laptop: LW65-P4XP
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Voltar para Portáteis Toshiba e LG

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante