Um upgrade baratinho para senhora respeitável

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Alter_ego » Quinta Out 02, 2008 10:55

Caros amigos

Sou um quase iletrado nestas lides, pelo que venho pedir uma pequena ajuda. A minha mãe tem um pc velhíssimo (10 anos, imaginem) que, coitado, se arrasta penosamente cada vez que se quer fazer seja o que for. Queria contribuir de alguma maneira para melhorar esta situação, mas só podemos investir o mínimo possível. E, na verdade, o objectivo é só ligar o windows xp, ler uns e-mails, word, fotos, ver uns vídeos no youtube e pouco mais. Estive a ver uns sistemas completos "lowcost", mas acho que se conseguia gastar um pouco menos ainda comprando apenas o estritamente necessário.
É suficiente comprar uma motherboard, processador e memória ram? O disco é de 20GB, a ideia era deixá-lo estar por enquanto.
Estive a ver preços e parece-me que podia conseguir uma motherboard por 40 euros, um processador Pentium Dual Core por 60 euros e memória 1GB por 18 euros. Isto dá perto de 120 euros, mas se conseguisse ficar pelos 100 era ainda melhor.
Aproveito para perguntar ainda o seguinte: ao ligar o disco antigo numa nova motherboard, é necessário instalar o SO outra vez?
Obrigado
Alter_ego
Novato
Novato

Registado: Domingo Jan 09, 2005 17:39

Mensagempor jotoa » Quinta Out 02, 2008 11:06

Podes usar esse disco. Se chegar para o feito, tudo bem.

Estive a pensar, e pelo que dizes que a tua Mãe vai fazer com o computador equacionei o seguinte:
Intel D945GCLF - 58.6€
Kingston 1GB DDR2 800MHZ - 15.4€
74€(na loja Globaldatada)

Basicamente é uma solução de motherboard com CPU integrado.

Já agora, que fonte tens? É que não tenho a certeza que seja compatível, devido às antigas fontes AT e como dizes que já tem uns 10 anos...

Sim, convém reinstalar o Sistema Operativo, principalmente se dizes que já é muito antigo, o chipset é concerteza diferente destes de agora. PAra não falar do "lixo" que se foi acumulando ao longo dos anos, no SO.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor alr_tech » Quinta Out 02, 2008 11:11

boas

sinceramente, é um valor muito baixo...
repara bém, tens uma maq. com 10 anos..
penso que tua ideia é aproveitares alguma coisa...
mas, uma fonte tão antiga... está gasta e poderá não aguentar e muito pior dar cabo de alguma coisa nova que compres...
o disco....
está envelhecido...
e os discos novos são muito mais rápidos... por 38€ já compras algo

não queres avaliar as coisas para ái por 200 a 250€?
penso que se consegue arranjar algo usando AMD, placa com gráfica integrada e 1 Gb de mem, uma fonte, um disco...
um gravador de DVDs custa usn 23€

infelizmente, o XP não gosta muito de mudanças de hardware radicais....
pode-se usar a mesma instalação... mas, tal procedimento não é para pessoal que não esteja habituado a fazer coisas destas...
é muito masi simples instalar de novo...
mas, se quiseres, procura na MS por "change motherboard XP"...

quanto ao hardware os peritos devem-te informar de algo..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Alter_ego » Quinta Out 02, 2008 11:32

jotoa:
É uma hipótese a considerar e a um preço interessante. Essa placa/processador tem placa de rede? Estive a ver as especificações e não encontrei isso. É essencial para a ligação ao router. A fonte não sei qual é, terei que ver quando lá for.

alt_tech:
A ideia é mesmo não ultrapassar esse valor, e já assim é complicado. Se o disco se revelar muito lento, logo se vê se é preciso outro, quando houver hipótese. Neste momento não é essa a prioridade. Quanto a gravador de DVD, não é preciso. Também não é prioridade e acrescenta-se facilmente no futuro, se necessário.

Obrigado pelas opiniões.
Tenho hipótese de juntar uma fonte mais recente e de qualidade que comprei há uns 2 anos, caso se revele seriamente aconselhável.
Alter_ego
Novato
Novato

Mensagempor jotoa » Quinta Out 02, 2008 11:33

Tem placa de rede integrada. Podes ver aqui a ligação no painel traseiro da board.
Imagem

Como está referido na Página Oficial:
LAN support
10/100 Mbits/sec LAN subsystem using the Realtek* LAN adapter device
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor lucky » Quinta Out 02, 2008 12:04

ABIT A-N68SV AMD AM2+

AMD SEMPRON LE 1100 SOCKET AM2 TRAY

SPIRE COOLER AMD 754/939/940/AM2

KINGSTON DDR2 1GB 667MHZ

Fica em 73€, ainda à pouco tempo comprei/montei um pc baseado nestes componentes para um amigo e funciona bastante bem para esse tipo de tarefas leves.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Out 02, 2008 13:21

ou então:

AMD SEMPRON LE-1100 AM2
Asrock AliveNF6P-Vsta
Kingston DDR2 1024MB 800MHz
ARTIC COOLING ALPINE 64

Total 85€

com um cooler melhorzito

qualquer uma das opções que aqui se já deram me parecem bem...
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Alter_ego » Quinta Out 02, 2008 13:42

Obrigado pelas sugestões!

ReDsOuL:
O cooler é melhor em quê? Mais silencioso ou apenas na dissipação do calor?
Já agora, alguma razão especial para sugerires esta outra motherboard?

Tenho visto também memórias de outras marcas, mas vocês sugerem sempre as Kingston. É de evitar coisas mais baratas? E a diferença entre memórias de 667MHz e 800 MHz é relevante para os objectivos que tenho?
Alter_ego
Novato
Novato

Mensagempor cmrosado » Quinta Out 02, 2008 13:55

Mesmo que a senhora não fosse respeitável teriamos todo o gosto em ajudar.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor jotoa » Quinta Out 02, 2008 14:14

Alter_ego Escreveu:Tenho visto também memórias de outras marcas, mas vocês sugerem sempre as Kingston. É de evitar coisas mais baratas? E a diferença entre memórias de 667MHz e 800 MHz é relevante para os objectivos que tenho?

Nós aqui recomendámos Kingston, porque no fundo são das mais baratas, que não sejam OEM.
Porque no fundo, até costumamos evitar sempre a Kingston. :lol:

(falo por mim, pelo menos)

A diferença de velocidade, neste caso penso que não te vá fazer uma diferença por aí além, mas olha que a diferença de preço entre elas não é grande. Deve ser 1 ou 2€.
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Vtech » Quinta Out 02, 2008 14:32

jotoa Escreveu:Tem placa de rede integrada. Podes ver aqui a ligação no painel traseiro da board.
Imagem

Como está referido na Página Oficial:
LAN support
10/100 Mbits/sec LAN subsystem using the Realtek* LAN adapter device

Só para dizer que comprei um destes, é o PC que está sempre ligado (isto consome muito pouca energia, medi 51W) se alguém tiver alguma duvida nisto....
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Out 02, 2008 16:17

jotoa Escreveu:
Alter_ego Escreveu:Tenho visto também memórias de outras marcas, mas vocês sugerem sempre as Kingston. É de evitar coisas mais baratas? E a diferença entre memórias de 667MHz e 800 MHz é relevante para os objectivos que tenho?

Nós aqui recomendámos Kingston, porque no fundo são das mais baratas, que não sejam OEM.
Porque no fundo, até costumamos evitar sempre a Kingston. :lol:

(falo por mim, pelo menos)

A diferença de velocidade, neste caso penso que não te vá fazer uma diferença por aí além, mas olha que a diferença de preço entre elas não é grande. Deve ser 1 ou 2€.

exacto!

e mais barato mesmo assim é dificil encontrar!
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Vtech » Quinta Out 02, 2008 16:54

Aqui a malta não gosta muito de Kingston porque a Kingston é conhecida mais pela sua gama Value RAM que é o que te estão a propor, mas se quiserem algo mais "exótico" vejam a linha Hyper X.

Ainda assim a Kingston é um dos grandes fabricantes de memórias se não mesmo o maior, foi o primeiro fabricante a dar garantia de 10 anos na linha Value RAM e garantia vitalícia nas outras, é sem sombra de duvida o melhor fabricante de memórias, agora podem é ter uma abordagem ao mercado diferente do que os Overclockers desejam pois a linha Hyper X é mais difícil de encontrar, mas no campo da Value RAM para PC's de trabalho e tipo Office/Net não procurem mais, Kingston all the way.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes