Já tentei de quase tudo para tentar configurar o router WAG160N wireless para sapoADSL (4 Mbps), contudo não está a funcionar.
A ideia é ter um router que envie o sinal via wireless para 3 portáteis.
Estou primeiro a tentar configurar o router ligado a um portátil ASUS (onde se usa o Windows Vista, mas penso que é irrelevante o SO usado para configurar router) via ETHERNET. Acedo a um IP fornecido pelo manual a fim de aceder à configuração do ASUS, onde inicialmente antes de entrar na página pede o user e a password. Introduzo esses dados e entro na página de configuração do router.
Precisava de saber qual o modo de encapsulamento correcto para o sapoADSL!
Bem, aqui segue o setup que tentei fazer no browser FIREFOX 3.0.1 ao router Lynksys WAG160N - dessa tal página de configuração:
ENCAPSULATION: RFC 2516 PPPoE Nota: Li algures que o sapoADSL usa antes um bridge? (desconheço o que seja.)
MULTIPLEXING: LLC [i]Nota: penso que é este, independemente do modo de encapsulamento??
QoS TYPE: UBR
PCR e SCR sem nada escrito (em valores de cps..)
AUTODETECT: Enable
VIRTUAL CIRCUIT: 0 VPI
35 VCI (Via Circular Interna
DSL MODULATION: Multimode Nota: não tenho certeza se deverá ser este... :S
Depois seguem os settings de PPPoE...
USERNAME ************ ( o meu user do sapo...)
PASSWORD *********** (palavra-chave:P)
seleccionei a opção KEEP ALIVE - REDIAL PERIOD 30 seconds
a outra alternativa a esta última opção é "CONNECT ON DEMAND - MAX IDLE TIME - 30 minutes"
Agora segue as configurações opcionais:
HOST NAME: Lynksys
DOMAIN NAME: escolhi o meu nome...
MTU: Auto
Size: 1500 Nota: li algures que seria 1492 (já testei esse tb... e não deu)
De seguida configuração da LAN (acima tratava-se de WAN - há algum site que explique devidamente todos estes termos? alguns tenho uma ideia, mas sem estar totalmente esclarecido...)
Local IP Adress: 192.168.1.1
Subnet mask: 255.255.255.0
DCHP Server: Enable
o resto desse campo : Network address fica quase em branco só com o starting IP address QUASE igual ao que estava em local IP address com a diferença no último numero que passa a ser 100.
Time Zone: o óbvio.
Depois disto configurado liguei o router à linha telefónica, e, o máximo que consegui fazer foi ter uma luz vermelha no símbolo da internet.
Só após ter conseguido configurar o router, então passaria para o passo de o configurar para wireless.
Agradecia ajuda! Já vi o site do sapo e tentei com a configuração mencionada, mas não funciona...
Se for preciso mais algum dado para poderem auxiliar-me melhor, agradecia que me dissessem qual!
Podia ter colocado esta questão na assistência técnica, mas eu presumo que este fórum é uma verdadeira assistência.
Obrigado, desde já.