PC Novo c/ orçamento reduzido

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor migl0 » Quarta Nov 19, 2008 13:59

Um cd normal do XP tem as duas versões ou tenho que adquirir um especifico de 64 bits? A instalação é igual seja de 32 ou 64 bits? E quais são as vantagens e desvantagens de ter um de 64 bits em relação ao de 32 bits?

Desculpa o inquérito.
migl0
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 14, 2008 23:13

Mensagempor ReDsOuL » Quarta Nov 19, 2008 14:14

migl0 Escreveu:Um cd normal do XP tem as duas versões ou tenho que adquirir um especifico de 64 bits? A instalação é igual seja de 32 ou 64 bits? E quais são as vantagens e desvantagens de ter um de 64 bits em relação ao de 32 bits?

Desculpa o inquérito.

um CD só trás uma versão, ou 32 ou 64bits

a instalação é igual

vantagens...reconhece mais de 3GB de ram, o sistema operativo fica um pouco mais rápido, e é mais rápido em programas para 64bits! que aproveitam todas as potencialidades do CPU
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor cmrosado » Quarta Nov 19, 2008 16:32

Só que não necessitas de 3,2GB quanto mais de 4.
Já agora talvez me possam responder a algumas duvidas que eu próprio tenho:
Quais são os programas de 64 bits?
Fica mais rápido com programas de 64 bits... e com os de 32 bits?
Não há problemas de compatibilidade com programas, em particular com jogos?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor migl0 » Quarta Nov 19, 2008 18:27

Por agora posso não precisar, mas no futuro com um possivel upgrade talvez venha a fazer falta. E penso também mudar para a Vista. Creio que este SO já reconhece os 4 GB ou não?

Quanto às tuas perguntas, desculpa mas como deves imaginar não faço a mínima ideia. Mas também gostava de saber. Anyone???
migl0
Novato
Novato

Mensagempor s1nnless » Quarta Nov 19, 2008 19:00

cmrosado Escreveu:Só que não necessitas de 3,2GB quanto mais de 4.
Já agora talvez me possam responder a algumas duvidas que eu próprio tenho:
Quais são os programas de 64 bits?
Fica mais rápido com programas de 64 bits... e com os de 32 bits?
Não há problemas de compatibilidade com programas, em particular com jogos?

Há vários programas com suporte para instruções x64, principalmente mais profissionais (Photoshop, Premiere, Autocad, etc). Os programas com suporte para x64 simplesmente não correm num SO de 32, a não ser que também haja essa opção de base (também possuam outro género de instruções).E sobre compatibilidade, apenas há problemas com anti-vírus/spyware, já que os configurados para 32bits simplesmente nao correm em 64bits. Mas também já há versões de 64bits
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor migl0 » Segunda Nov 24, 2008 11:54

Surgiu-me uma dúvida.

Tenho um disco Seagate Barracuda 7200.7 de 80 GB com interface Ultra ATA/100. A motherboard que escolhi na minha configuração, a ASUS P5QL PRO, permite ligar este disco? Obrigado.
migl0
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Nov 24, 2008 13:07

boas

vamos por partes...
apesar de mais cara a LC GP é melhor... não é só o silêncio...

Dual channel... dois pentes... torna o sistema ligeiramente mais rápido...
especialmente em jogos... e quem tem muitos programas abertos..
não compensa (pode não compensar) comprares agora 1 e depois o outro...
algumas boards são esquisitas em relação a isso...
(pois, infelizmente os fabricantes não conseguem manter as características constantes ao longo das diversas séries... motivos vários...)

em relação aos sistemas de 64 bits...
o que foi dito está certo...
só que tb existe Vista 64..
o normal é 32bits

sim, podes colocar esse disco...
tem uma porta IDE que aguenta 2 dispositivos

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor migl0 » Segunda Nov 24, 2008 13:57

Agradeço a tua resposta.

Não tinha a certeza se ATA era a mesma coisa que IDE, pois percebo muito pouco disto.
Vou apenas ligar dois dispositivos IDE. O disco acima mencionado e o Gravador/Leitor DVDs.

Em relação à fonte, já decidi pela LC GP (são apenas mais 4 Euros).

E vou optar por uma mem de 2 GB e talvez lá para Fevereiro compro outra mem se realmente se justificar. Até lá não deve haver assim tantas alterações da parte do fabricante. E depois lá para Páscoa vem a placa gráfica.
migl0
Novato
Novato

Mensagempor skorzen » Terça Nov 25, 2008 11:47

Silvergti Escreveu:sistemas 32 bits reconhecem 3,5GB, mais coisa menos coisa. Apenas sistemas 64 bits reconhecem os 4GB. Ou seja, podes ter o windows XP 64bits para aproveitar os 4 GB.

Cumps

Só para ser do contra:

Addressing more than 4 GB of memory is possible in a 32-bit operating system, but it takes nasty hardware hacks like 36-bit PAE extensions in the CPU, together with nasty software hacks like the AWE API. Unless the application is specifically coded to be take advantage of these hacks, it's confined to 4 GB. Well, actually, it's stuck with even less-- 2 GB or 3 GB of virtual address space, at least on Windows.

http://www.codinghorror.com/blog/archives/000811.html
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor ReDsOuL » Terça Nov 25, 2008 13:34

skorzen Escreveu:
Silvergti Escreveu:sistemas 32 bits reconhecem 3,5GB, mais coisa menos coisa. Apenas sistemas 64 bits reconhecem os 4GB. Ou seja, podes ter o windows XP 64bits para aproveitar os 4 GB.

Cumps

Só para ser do contra:

Addressing more than 4 GB of memory is possible in a 32-bit operating system, but it takes nasty hardware hacks like 36-bit PAE extensions in the CPU, together with nasty software hacks like the AWE API. Unless the application is specifically coded to be take advantage of these hacks, it's confined to 4 GB. Well, actually, it's stuck with even less-- 2 GB or 3 GB of virtual address space, at least on Windows.

http://www.codinghorror.com/blog/archives/000811.html

mesmo assim tenho as minhas duvidas
porque o que sempre li foi que era uma própria limitação do sistema 32bits, que era limitado pela arquitectura do sistema, e não pelo hardware.
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor Bad_Cop » Terça Nov 25, 2008 19:59

duvidas mal. :P

quando se fala em "bits" de uma arquitectura, na generealidade, estamos a falar dos registos usados para endereçar memória, ou seja, o registo onde o cpu coloca o endereço de memória a que depois o controlador de memória vai aceder, fornecendo ao cpu posteriormente o resultado.

nos cpu's que suportam o PAE sao adicionadas 4 linhas ao endereçamento de memória (controladas por outro registo, julgo) formando um total de 36bits de endereçamento (4GB*(2^4)b=64Gb). simplesmente o SO tem de suportar tal endereçamento (gerindo os 4 bits extra de acordo com uma tabela atribuindo cada espaço a cada processo) porque os programas apenas conseguem endereçar memória usando os registos de 32 bits (tambem por isso cada processo - ou programa - pode usar blocos de 4gb de cada vez).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor migl0 » Domingo Nov 30, 2008 12:51

Pessoal já cá tenho a máquina.

Ficou assim:
COOLERMASTER ELITE 334
INTEL CORE 2 DUO E8400 (3.0GHZ)
ASUS P5QL PRO
TEAM ELITE 2GB DDR2 800
LC-POWER 550W SILENT GIANT GREEN V2
ASUS N6200LE TC256/TD 64MB DDR PCI-E
TOTAL 388 Euros

+Drive optica LG e Disco 80 GD ambos IDE e do meu anterior PC.

Agora preciso novamente da vossa ajuda.

Estou com dificuldades em instalar o Windows XP SP1. Sei que este não é o local correcto para colocar este problema, mas assim aproveito o meu anterior post.

Não percebo o que se passa. Já instalei este SO milhentas vezes no meu PC anterior e nunca tive nenhum problema.

Já fui à BIOS. Está em 1º boot device o IDE (a minha drive optica é IDE) Creio que está correcto. Inicio a máquina com o CD de instalação na drive, depois de passar o ecrã inicial com o logo da board, ou aparece um tracinho na parte superior do ecrã e mais nada ou aparece a seguinte mensagem: "Reboot and select proper boot device or insert boot media in selected device and press a key". Não percebo! O CD de instalação está na Drive! Será que há algum hardware mal instalado?

Obrigado.
migl0
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Domingo Nov 30, 2008 20:26

boas

num outro ecran tens de definir qual a drive IDE ou SATA que fará o boot...
num sitio defines a sequência de boot...
disquete, CDrom, HD
outro a sequência das drives ... (para o caso de haver mais de uma...)

vê no manual...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor migl0 » Segunda Dez 01, 2008 11:05

Foi isso que eu fiz.

Já tinha definido a sequência do boot da seguinte forma: 1ª IDE, 2ª CD-Rom, 3º ... não me lembro.

Em todo o caso não tenho nenhuma drive SATA.
migl0
Novato
Novato

Anterior

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes