[Review] Advent 4211c (MSI Wind)

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Review] Advent 4211c (MSI Wind)

Mensagempor Onyros » Quinta Dez 18, 2008 19:37

--> INTRO <--

Para começar, e para o meu nível de exigência em relação ao portátil não parecer exagerado, quero dizer que o meu ultra-portátil anterior era um IBM Thinkpad X31.

Se, para muito boa gente, isso não quer dizer nada, para mim quer dizer que um dos termos de comparação é o que eu considero que foi um dos melhores portáteis de sempre no mercado dos 13.3" / 12".

Do outro lado do espectro, outro termo de comparação próximo na minha review é o netbook que deu origem a todo o movimento - exponencial em termos de quantidade e modelos - ou seja, o Asus Eee PC 701.

--> SPECS <--

Antes de continuar, o mais (?) importante: as especificações.

Advent 4211c

Processador Intel Atom N270 - 1.60GHz, com 512KB de cache L2 (suporta Intel Speedstep)
1024MB de memória RAM DDR2 @ 533MHz (apesar de vir com um módulo a 667MHz, mas o chipset só suporta 533MHz)
HDD SATA 2.5" de 120GB @ 5400 rpm
Ecrã matte de 10 polegadas @ 1024x600 px
Gráfica integrada Intel GMA 950
Ethernet e módulo wireless G (infelizmente) da Realtek
Módulo Bluetooth integrado
Webcam de 1.3 megapixel(imagem e video até 1280x1024 de definição)
3 portas USB, Mic In + Audio Out, Leitor de Cartóes 4 em 1, saída VGA
SO original - Windows Xispe versão portable 32 bits (que, a seguir às fotos foi de maca)
Bateria de lítio de 3 células @ 2200mAh - 2h30 com sorte / 3 h de autonomia anunciada
1.2 kg de peso

Ou seja, o normal para um netbook, com a vantagem de ter um ecrã de 10 polegadas. E neste caso é mesmo uma vantagem, porque não aumenta consideravelmente o peso e tem as vantagens daí decorrentes.

Convém realçar que o Advent 4211 é exactamente igual a um MSI Wind - que é a plataforma original e partilha com o Advent todos os componentes, exceptuando a bateria. O Tsunami Moover T10 é igual, tirando alguns pormenores estéticos. De todos os modelos, o mais bonito é o Advent 4211, na minha opinião, daí a escolha. E porque o Wind ou um Tsunami custam 200 euros mais do que custou o Advent - veio de Inglaterra, tem o teclado inglês... so what? :P

Assim, e como uma imagem vale mil palavras, aí vão umas quantas fotos do Eee PC e do Advent lado a lado.

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

* Fotos rascas e mal iluminadas patrocínio da Canon e de um mau tempo tenebroso.

--> O BOM <--

A primeira coisa que salta à vista é que o Advent, apesar de ter um ecrã de 10 polegadas não é muito maior, nem muito mais pesado do que o Eee PC. Eu estava à espera de sentir uma grande diferença, e o facto é que não é notória: o Eee pesa 922 gramas, enquanto que o Advent fica-se por 1.2 kg.

O portátil é muito, muito fino. As imagens não lhe fazem justiça: comparando com um Eee PC 1000, a ideia que fica é que este último é mais pesadão (explicável pela bateria de 6 células) e muito menos fino. Em termos de transporte, e nas 10 polegadas será difícil de bater.

O ecrã não brilha, mas apenas num sentido: é um ecrã matte e não brilhante (glossy). De resto, tem um nível de iluminação perfeito, sendo que até no nível mínimo tem uma visibilidade suficiente. No nível máximo, a mim pessoalmente, ofusca-me, pelo que uso sempre pelos 30 ou 40 % de luminosidade, seja com bateria ou ligado à corrente.

O teclado é um dos pontos essenciais que gostava de destacar. Apesar de um layout nalguns pontos meio estranho, em termos de curso, resposta e conforto é muito acima da média. Do que pude experimentar, só se pode considerar melhor o teclado do HP MiniNote e mesmo aí é discutível.

Passar do teclado do Eee PC 701 para o do Advent é uma alegria. Vindo de quem tinha um Thinkpad, ainda quando a Lenovo era só fabricante e não detentora do nome, e tendo em conta que os teclados dos Thinkpad eram, de forma quase unânime, considerados os melhores teclados de portátil (e não só, não se esqueçam dos míticos modelos M), dizer que este teclado é muito bom não é pouco. De 0 a 10, será um 8; o do Thinkpad é claramente um 10; o do Eee PC 701 um 4.

Em termos de aquecimento, ao contrário de muitos modelos de netbooks que pude experimentar, é uma lufada de ar fresco. Literalmente. Talvez por estar a usar Linux e não ter ainda afinado o sistema ACPI do portátil, a ventoínha funciona mais do que provavelmente seria necessário, porque a carcaça do portátil está praticamente à temperatura ambiente, mesmo com 3 ou 4 horas de funcionamento, com Speedstep (scaling mínimo nos 800MHz).

E isto apesar de ter passado pelo stress inicial de configurações, compilação de alguns drivers e kernel, etc.

No global, parece ser um portátil sólido e bem construído, com alguns detalhes bastante agradáveis.

Tem uma webcam com qualidade bastante aceitável, mas para mim isso é completamente acessório.

Esteticamente, a Advent conseguiu tornar um chassis que até achava feio, num mini-portátil bastante apelativo.

--> O MAU <--

Já mencionei o facto de a ventoínha funcionar mais do que devia. Noutras reviews há quem se queixe de um barulho excessivo da ventoínha quando está a rodar... e eu junto-me ao clube. Talvez esteja mal habituado. No entanto, como vou proceder a uma operação futura que inclui a abertura do portátil, e como já li que há solução possível, talvez seja contornável.

A ventoínha do Eee PC 701 é mais silenciosa, mas funciona praticamente de forma ininterrupta depois de começar a funcionar. Como será uma ventoínha menor, não faz tanto barulho. A do Advent não é silenciosa, e faz quase tanto barulho como a do meu desktop.

O que não quer dizer muito, visto que o meu desktop é um Aopen XCube EY-855 orientado exactamente para ser muito silencioso.

O teclado não tem uma nota melhor devido à colocação do shift e control direitos. No entanto, até admito que a solução não poderia ser outra neste caso, porque assim mantém a orientação normal das teclas direccionais.

Vai uma foto daquelas que pouco adicionam às reviews, mas como são umas macros XPTO dão uma pinta do caraças a uma coisa destas?

Imagem
Na imagem parece glossy, certo? Mas não é, era do plástico de protecção que ainda estava colocado.

'Istá ela!

Pode ser específico da Advent, mas na caixa do portátil (que é toda estilosa), não vem qualquer bolsa de protecção (as típicas sleeves dos netbooks), não é incluída mala, nadica.

A qualidade de som também é mazinha, mas nada que surpreenda num portátil deste tamanho. O modo preferencial de audição serão sempre os auscultadores quando on the go, ou umas colunas externas quando está "estacionado".

Um facto que é mau por um lado, mas bom por outro, é o de a bateria incluída ser uma mínima de 3 celulazinhas... com 2200mAh. A bateria do Eee PC, no entanto, tem 5200mAh, pesa o dobro... e não consegue ter tanta autonomia. O Intel Atom faz maravilhas, e não é por nada que há netbooks com autonomias de 8 horas.

A autonomia projectada para os Wind, e logo para o Advent 4211/Tsunami Moover T10, com uma bateria de 6 células é na ordem das 5, 6 horas. Já há baterias de 9 células à venda para estes modelos, mas o compromisso entre peso e autonomia é melhor estabelecido com uma bateria de 6 células - que já vem a caminho, no meu caso.

Até agora, no que pude testar, o tempo de bateria normal com a bateria original será por volta das 2h30, e talvez consiga um bocadinho mais quando optimizar o consumo de energia com o PowerTOP.

Não é propriamente mau, está na média.

O monitor, apesar de muito bem iluminado, não tem cores vibrantes, e por vezes o contraste não é o melhor, especialmente em brancos e cinzentos.

Um pormenor final, em relação ao que foi menos bem conseguido neste portátil: apesar de todo o portátil parecer bastante sólido e bem construído, aquelas dobradiças prometem folgas. Um dos aspectos de que mais gosto num portátil é que não tenha folgas nas dobradiças, não abane o monitor quando é deslocado, etc. Nesta questão em particular, o Advent não é muito feliz. E com o tempo, tenderá a piorar.

--> O TENEBROSO <--

Esta secção é apenas dedicada a duas escolhas muito duvidosas em termos de hardware. O facto de terem incluído um módulo ethernet e wireless da Realtek traz muito pouco ao portátil.

No meu caso é tenebroso, porque sou utilizador, exclusivamente, de Linux. Quando as soluções integradas da Intel continuam a ter o melhor suporte possível em Linux, ambos os módulos, e logo de rede, oferecem bastantes dores de cabeça.

Quantas dores de cabeça? As suficientes para já ter encomendado um módulo wireless da Intel para substituir o que vem de origem. Neste momento, para ter wireless estável estou a utilizar um pen USB da SMC, cujo driver é bastante bem suportado em Linux.

Mesmo em Windows a placa wireless da Realtek tem dado problemas, pelo que tem sido opção muito comum entre utilizadores dos Wind e Advent a troca da placa wireless.

--> CONSIDERAÇÕES FINAIS <--

Em termos de desempenho, o Advent / Wind não foge à regra dos netbooks. Para quem nunca utilizou um Intel Atom a performance pode ser surpreendente - pela positiva, porque não se espera tanto dele - , até porque é um processador com ênfase na poupança de energia e não no desempenho.

O facto de ter hyperthreading ajuda obviamente. Conseguindo comparar directamente com um Pentium M da 1ª geração, incluído no Thinkpad X31, posso dizer que o Intel Atom se aguenta à bomboca. O Speedstep funciona na perfeição, sem lags, o que é óptimo num portátil destes.

Em tarefas quotidianas, tem um comportamento mais do que suficiente, sem lentidão apreciável.

No caso específico do Advent, é exactamente aquilo que se preconiza num netbook. Muito transportável, muito agradável de utilizar, apesar de alguns defeitos que inicialmente são difíceis de ultrapassar e que foram aqui mencionados.

O facto de ainda não haver netbooks (exceptuando o MiniNote) com definições razoáveis de ecrã, continua a ser um contra. Especialmente quando se tem que fazer mais scroll vertical. Os 1024 de largura continuam a ser suficientes, no limite para a disposição horizontal dos elementos no ecrã.

Veredicto final, numa classificação de 0 a 10:

Performance --> 7.5
Qualidade de construção --> 7
Teclado --> 8
Qualidade do ecrã --> 7.5
HDD (velocidade, espaço) --> 7.5
Duração de bateria --> 6
Estética --> 8
Peso --> 9
Preço* --> 10

NOTA FINAL --> 7.5

Imagem Imagem
Fotos enquanto o portátil ainda tinha os autocolantes todos, incluindo o do Windows Xispe. Ah, e o XP instalado num portátil meu? Brutal! (durou 5 minutos)

* A questão do preço é muito específica para o Advent. Consegue arranjar-se (lá fora, e com teclado qwerty sem ser PT) por cerca de 250 euros. O facto de haver Tsunami Moover T10 a 420/440 euros, parece-me excessivo para o portátil em questão, e já entra demasiado em território do Asus N10JC - discutivelmente o melhor netbook do mercado, mas também um dos mais caros - que, curiosamente, passou cá por casa, até ter tido problemas de disco que levaram à devolução e reembolso. Não por ter ficado insatisfeito com ele, muito pelo contrário, mas porque era mais do que precisava.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Onyros » Sexta Jan 23, 2009 3:50

Beeeeeeeem... apesar da review não ter tido quaisquer comentários, como sou um solipsista desgarrado vou fazer um update p'ró meu umbiguinho, para mais tarde recordar (tu-ru).

Após algumas semanas de utilização há algumas coisas que quero destacar em relação a este netbook: o tempo que passou não lhe tirou deslumbramento algum, muito pelo contrário.

Com cada vez mais utilização, mais se reforça que é uma excelente opção no mercado.

O teclado continua a ser um dos pontos fortes, assim como o monitor - a fragilidade inicialmente ao nível das dobradiças parece ser mais feitio do que defeito, se bem que apenas algumas semanas não sejam tempo suficiente para ver os efeitos da coisa a longo prazo.

O portátil é, afinal, bem mais silencioso do que parecia ser inicialmente, a operação de desmembramento do portátil para montagem da placa wireless da Intel talvez tenha ajudado.

Esse é outro update curioso... O módulo da placa wireless ainda não foi incluído como deve ser no kernel (última versão estável 2.6.28), mas há um driver que continua a funcionar bem mesmo com a placa Realtek. A placa ethernet já funciona out-of-the-box no kernel mais recente, sem necessidade de modprobar qualquer módulo adicional.

O curioso nisto tudo é que a performance da placa wireless Realtek, ao fim e ao cabo, acaba por ser superior à placa da Intel. Go figure!

Não só em qualidade e potência do sinal, mas também em termos de desempenho energético.

Sem grandes configurações extra, com o Speedstep a funcionar com as configurações em default e sem "prender" o processador aos 800MHz em uso de bateria, está com um consumo de 12 Watts, reportados pelo Powertop da Intel.

Eu conheço casos de alguns lunáticos que conseguiram baixar o consumo de um Samsung NC10 até a uns ridículos 9 Watts, que eu acho incrível. Mas não sei com que contrapartidas, em termos de utilização e desempenho.

Outra nota adicional: ainda não me chegou a bateria de 6 células, para complementar a de 3 que vem originalmente.

Se tivesse que fazer uma re-review, talvez o fizesse chegar aos 8 pontos, em vez dos 7.5. Recomendo vivamente.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor g*spot » Segunda Fev 02, 2009 20:46

Onyros Escreveu:
Outra nota adicional: ainda não me chegou a bateria de 6 células, para complementar a de 3 que vem originalmente.

Onde compraste? Quanto custou? Estou a pensar em comprar este portátil, e a bateria parece-me ser o único ponto negativo. Que distro usas, tb só uso Linux mas não me apetecia andar a dar grandes marteladas para colocar o hardware a funcionar.

g*spot
Novato
Novato

Registado: Quarta Jun 14, 2006 9:41

Re: [Review] Advent 4211c (MSI Wind)

Mensagempor Vtech » Segunda Fev 02, 2009 21:08

Onyros Escreveu:Em termos de desempenho, o Advent / Wind não foge à regra dos netbooks. Para quem nunca utilizou um Intel Atom a performance pode ser surpreendente - pela positiva, porque não se espera tanto dele - , até porque é um processador com ênfase na poupança de energia e não no desempenho.

Então não, tenho um a fazer de servidor com Server 2003 e que remédio tem ele de se aguentar :lol:

Tenho outro a fazer de NAS no trabalho com o FreeNAS, essencialmente pelo baixo consumo, porque na realidade não é preciso tanta potência de processamento para um NAS.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes