Olá caríssimos.
Já acompanho este fórum há mais de 2 anos, no entanto nunca me tinha registado, não por preguiça, mas por achar que devido aos meus pequenos conhecimentos neste mundo dos PC’s nada poderia trazer para a esta comunidade que tanto me tem ajudado: na escolha do hardware, do software, esclarecimento de dúvidas, etc. etc.
Deixo aqui os meus parabéns por este fórum e pelo site.
No entanto vejo-me agora na necessidade de ter que fazer o registo neste fórum que nunca pensei que fosse essa razão de um problema que estou a ter, para me registar neste fórum.
Passo a explicar, sem mais demoras:
As specs exactas do PC colocarei mais tarde pois não estou a escrever do mesmo, mas agradeço desde já qualquer hipótese que me poderão dar e que eu ainda não me lembrei.
O PC é um AMD 3200, montado numa board Asus, com 1 mega de memória e uma Nvidia GT6600 da Gigabyte. Som on-bord (realtek) e um disco de 120 megas e outro com cerca de 80.
Win XP com sp3
E UBUNTU 8.10 Intrepid Ibex
O problema tem a haver com um ecrã azul (já pesquisei aqui no fórum e existem vários tópicos sobre este assunto e existe um tópico, onde um elemento do fórum colocou um link sobre os ecrãs azuis e como identifica-los (parabéns pelo tópico ao user), mas desculpem a minha completa “inadaptação” em perceber o que ali vem escrito, pois soa conhecimentos que já me ultrapassam).
No passado, assim que me aparecia um ecrã azul, formatava o disco (sempre tive backups dos meus documentos e outros) e o transtorno apenas seria no tempo que perdia na reinstalação, mas com o passar dos anos a situação tornava-se chata e deixei-me disso, passando a recuperar o Windows que por teimosia em usar alguns programas baseados nesse sistema, nunca fiz a transição totalmente para o nosso querido Linux.
Devido às precauções e preocupações que tenho em manter um sistema sólido e preservar documentação pessoal, consegui ter PC’s a funcionarem 2 ou 3 anos com o sistema operativo, sem qualquer problema de maior relacionado com o sistema operativo e como sempre tive a sorte de conseguir mudar de hardware (board e processador) em períodos regulares e não muito espaçados, aproveitava e instalava um SO limpo e tal como disse, este último durou-me cerca de 3 ou 4 anos, o que para um Windows, para mim, é bom.
O surgimento de ecrãs azuis eram raros e quando apareciam (em fracções de segundos) era quase impossível identificar a origem dos mesmos.
No entanto com este ecrã azul o mesmo surge quando “mando” desligar o XP ou reiniciá-lo.
O sistema “congela” e o ecrã azul já não sai do ecrã, ou seja, apenas desligando manualmente no botão de power é que resolvo o assunto.
Pensei, inicialmente que seriam as memórias (tinha mais 1 mega – Total do sistema: 2 megas) mas retirei-as, porque não eram iguais – nas especificações sim, mas não na marca, daí ter sacrificado mais um mega).
No entanto o ecrã azul aparecia na mesma.
E da informação que retirei do site dado pelo membro deste fórum era que o problema dizia respeito à instalação de hardware ou software novo.
Ora vamos por partes:
Hardware, não instalei nada novo, retirei apenas as memórias, que estiveram algumas semanas no PC, mas vamos ao software: instalei um jogo on-line – Cabal – e o Unbutu 8.10 (via Windows).
Bem tinha que ser um destes dois:
Cabal – desinstalei o jogo, pois de vez em quando o mesmo fazia com que o PC se reiniciasse e por vezes lá aparecia o ecrã azul.
Desanimado e não acreditando que o Ubuntu me tivesse a dar estes problemas, formatei o disco, fiz uma instalação limpa do XP e adiei a instalação do Ubuntu – via XP, e o ecrã azul deixou de me aparecer…até ontem.
Comprei uma revista Portuguesa e com ela vinha um DVD com programas e demos, o costume portanto, instalei a demo da Tomb Raider e o jogo caiu, apareceu-me um ecrã azul e o pc reiniciou-se.
Ou seja, por um lado estou contente porque o problema não foi da instalação Ubuntu via XP, mas por outro lado estou furioso, pois o problema é hardware e estou a pensar na Placa de vídeo.
Já instalei drivers novos da NVidia assim como o DirectX, etc. aquelas coisas básicas.
No entanto o ecrã continua a aparecer.
O que acham?
Como poderei verificar se o problema é da placa de vídeo?
Existirá algum utilitário por aí onde possa verificar o problema?
Ou será a fonte de alimentação que provoca alguma quebra, pela exigência dos gráficos?
Pois se jogar um jogo menos “exigente” provavelmente não terei problemas… o que me está a acontecer é com os jogos provavelmente mais exigentes: o Cabal e agora a Tomb Raider.
Desculpem este texto tão extenso e não pensem que sou chato, mas estou mesmo confuso, pois este é um ecrã azul que eu não consigo “apagar”…será que há alguém por aqui com alguma ideia diferente?
Já agora: Bom ano a todos e que a crise não passe pelas vossas novas aquisições informáticas.