frinks Escreveu:tenho actualmente um pc com uma
Mobo MSI 850 PRO com 1GB de rimms.
A gráfica é Nvidia 5200.
Tudo o que não ponhas a descodificar em DxVA vai ficar horrivelmente lento por via do CPU. E isto vai ser uma dor de cabeça, pois apesar de uma HD3450 ou HD4xxx conseguir dar conta dos filmes h.264/MKV em 720p/1080p, o problema está no software para o conseguir.
Creio que o WindowsMediaPlayerClassic e o VLC conseguem, mas para mim não é sistema usar o desktop do OS para navegar nos filmes.
Por outro lado tens o pelo menos duas suites (não me lembro o nome) que também correm em Windows e fazem DxVA, mas limitadas a alguns formatos.
A coisa ainda pode piorar em OpenSource, apesar das muitas distros, e não só, específicas para HTPC, como o MythUbuntu e o MediOS.
Resumindo: a coisa era muito mais fácil com um dual core 2.2GHz ou superior.
frinks Escreveu:A ideia era aproveitar esta máquina. Instalar Ubuntu ou Fedora, arranjar uma caixa bonitinha para pôr na sala, (senão a mulher dá-me cabo da cabeça).
Não tenho orçamento definido, mas pelo que estive a ler por aqui a caixa talvez pudesse ser esta:
Caixa Fusion Remote Max
ou algo semelhante.
Já passei pelo factor "patroa" com uma Nox Live. A que referes é da marca Antec. Muito boa, mesmo. Acho que fazes bem em ir para uma caixa com espaço para 4x3.5", porque os Gigas de espaço acabam num instante. Portanto é adicionar discos ou montar um NAS na rede.
frinks Escreveu:Tou com dúvidas é relativamente á Gráfica para ligar ao LCD e a eventualmente a uma placa para captar TV e até que ponto a qualidade será boa.
Mas uma vez, a falta de CPU vai-te dar conta da paciência, ainda mais se tens um LCD para ver 1080p. Eu uso o Windows Media Center, sendo que existem muitas alternativas OpenSource. Se usares como eu o MediaCenter para filmes "normais" e um player com suporte para DxVA para os mais pesados (alguns 1080p têm um bitrate incrivelmente alto), acho que safas-te. Testa a sacar umas demos dos site da microsoft, sobretudo as demos em 1080p iMAX.
E depois tens a famosa demo do jogo de basketball (já não me lembro onde tirei), que para mim é o teste do algodão: se correr sem DxVA, o sistema corre tudo.
Atenção que tudo o que eu falei aqui para "sacar" é livre e legal.
Quanto à RAM, vê na Exabyte ou na Loja Kingstone. Costumam ter velharias que mais ninguém tem e não são muito caros.
Por fim, se queres fazer um HTPC, o meu conselho é que faças um bom ou não faças nenhum.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".