Azarael Escreveu:Mas se quiseres um exemplo de cabeça tens por exemplo a empresa que faz (monta) os Magalhães.
A J.P.Sá Couto monta computadores que já existiam há anos(Classmate), de original não tem nada. Fico à espera das noticias...
Azarael Escreveu:Não o problema da Qimonda, mesmo, foi um. Só tinham um cliente, a Qimonda alemã, esta faliu, deixaram de ter a quem vender.
A Qimonda exerce ou exercia actividade em vários países, o governo financiou a empresa em 500 milhões de euros e agora ficaram de mãos a abanar.
Azarael Escreveu:A industria textil na sua maioria depende de mão-de-obra barata, e não de mão-de-obra bem paga e especializada. É assim, por isso, se a mão-de-obra barata for ficando cada vez mais cara a industria procura outras paragens.
O país não conseguiu adaptar-se*, e pronto, temos esta situação.
Ora ai está uma grande diferença entre o teu ideal de funcionamento de uma empresa do aparelho produtivo e o meu. A industria textil procura outras paragens quando as empresas são privadas, deslocalização. As empresas, para além do lucro, têm de ter uma responsabilidade social e é isso que as empresas portuguesas, na sua maioria, não têm. É a lei do lucro fácil e rápido.
Azarael Escreveu:É que pensa comigo, o Estado não faz lá grande serviço em gerir as empresas públicas que já tem, e queres me convencer que ele deve criar ainda mais empresas públicas ?
Portugal é exemplar em favorecimentos de politicos em altos cargos administrativos. Quanto pior administrador fores, mais te querem! O último caso que me lembro foi a da Ministra da educação, já lhe arranjaram um tacho como presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. O que interessa é fazer alguma coisa para encher os bolsos.
Portanto, o problema não é de ser publico ou privado, o problema é de quem lá metem a geri-las porque em ambos os casos, são pessoas que lá estão e não máquinas.
E não se vê tanto oportunismo como no nosso país.
O que se defende é o tipo de gestão(publico), não são as pessoas que a constituem.
Desejoso está este governo de se livrar da responsabilidade social das empresas publicas.
P.S. Fico então a aguardar a noticias que referias.