Servidor doméstico: Software

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Servidor doméstico: Software

Mensagempor Serial_killer » Quarta Jan 27, 2010 14:25

Boas,

gostava de aproveitar um PC que aqui tenho para fazer de servidor cá em casa. Queria configurar (pela ordem de importancia que vou dar):

Servidor de:

1º Arquivos
2º DNS
3º Web
4º Webmail
5º Impressão

Gostaria também de experimentar utilizar a virtualização...

Além disso também queria criar um router com o PC mas vou fazer 1 coisa de cada vez...

Qual é o software que devo instalar para cada uma destas aplicações? Não me preocupa as licenças. Queria que fossem os programas mais utilizados em ambiente empresariais :wink: É para estudos..
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Re: Servidor doméstico: Software

Mensagempor alr_tech » Quarta Jan 27, 2010 15:38

boas
Serial_killer Escreveu:Boas,

gostava de aproveitar um PC que aqui tenho para fazer de servidor cá em casa. Queria configurar (pela ordem de importancia que vou dar):

Servidor de:

1º Arquivos - Todos os SOs suportam esta função... estuda shares e NAS..
2º DNS - existe em todos os sistemas servidor windows, linux... existem diversos utilitários de configuração... estou desactualizado...
3º Web - IIS, APache e suas sub versões....
4º Webmail - geralmente é uma interface ou programa para gerir um ou outro serviço de mailing
5º Impressão - serviço que a maioria dos SOs trás.... existem tb utilitários destinados á sua gestão…

Gostaria também de experimentar utilizar a virtualização...
qual de SOs, Serviços, Programas?

Além disso também queria criar um router com o PC mas vou fazer 1 coisa de cada vez... ? - usa uma maq. virtual, existem diversas distros adaptadas para isso...

Qual é o software que devo instalar para cada uma destas aplicações? Não me preocupa as licenças. Queria que fossem os programas mais utilizados em ambiente empresariais :wink: É para estudos..
basicamente é o seguinte...
a despeito da preguicisse da maioria do gestores em usarem windows...
o linux faz tudo isto, agora a coisa pode ou não complicar-se ... dependendo do nº de utilizadores e servidores disponíveis na empresa...
ou seja administrar um ou 2 servidores é uma coisa, outra é existir uma centena... fora routers, switch...

o problema é exactamente esse como administrar os serviços disponível numa rede..

estuda ainda proxys...
sistemas de segurança, firewall (podem ser várias coisas, que não aquele programa que usamos nos nossos desktops), antivirus e antiadware, filtros de mail, etc...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor cyberj » Quarta Jan 27, 2010 16:07

Eu tenho tudo isso em casa numa unica maquina.... e não troco por nada, apesar de estar a falar de software antigo...

File Server - netware 6.5 (SO)
PrintServer - Netware 6.5 (SO)

Mail Server - groupWise 6.5
Proxy e Firewall - BorderManager 3.5
DNS e DHCP - BorderManager 3.5
WebServer - Apache + Tomcat

Gestão remota - ZenWorks
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Serial_killer » Quarta Jan 27, 2010 16:46

Na escolha do software e do S.O. queria que pesasse bastante o facto de ser o mais utilizado nas medias e grandes empresas... Se bem que nesta situação terá 3 computadores no máximo :lol: :lol: É mesmo para estudo e curiosidade.

Não interessa que seja demasiado poderoso, muito pelo contrário. Só queria que fosse o mais comum no mercado de trabalho. Ficar com umas luzes nesta área.

P.S.:1º Semestre concluído, todas as cadeiras feitas, media 16 :D
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Quarta Jan 27, 2010 17:43

Serial_killer Escreveu:Na escolha do software e do S.O. queria que pesasse bastante o facto de ser o mais utilizado nas medias e grandes empresas... Se bem que nesta situação terá 3 computadores no máximo :lol: :lol: É mesmo para estudo e curiosidade.

Não interessa que seja demasiado poderoso, muito pelo contrário. Só queria que fosse o mais comum no mercado de trabalho. Ficar com umas luzes nesta área.

O SO mais utilizado é sem duvida o Windows Server, seguido do Red Het e Suse Linux...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Quarta Jan 27, 2010 19:02

cyberj Escreveu:
Serial_killer Escreveu:Na escolha do software e do S.O. queria que pesasse bastante o facto de ser o mais utilizado nas medias e grandes empresas... Se bem que nesta situação terá 3 computadores no máximo :lol: :lol: É mesmo para estudo e curiosidade.

O SO mais utilizado é sem duvida o Windows Server, seguido do Red Het e Suse Linux...

Então SO será o Windows Server 2008r2.

Agora falta eleger os programas para cada funcionalidade... Não me quero preocupar se é pago ou não, quero usar o que os grandes usam para não ser um nabo que só sabe fazer 1 coisa :D
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Quarta Jan 27, 2010 19:21

Já "encomendei" o windows server 2008 r2 x64 enterprise :lol: Dass que confusão de versões...

Agora vou tratar do resto :wink:
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Quarta Jan 27, 2010 23:18

Serial_killer Escreveu:Já "encomendei" o windows server 2008 r2 x64 enterprise :lol: Dass que confusão de versões...

Visto que optaste pela MS.

Agora "encomenda" o ISA Server (DNS, PROXY,DHCP,DMZ,"firewall")
e "encomenda" o Exanche Server (mail)

Não te esqueças de que para instalares estes softwares já tens de ter a AD configurada
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jan 28, 2010 0:30

cyberj Escreveu:
Serial_killer Escreveu:Já "encomendei" o windows server 2008 r2 x64 enterprise :lol: Dass que confusão de versões...

Visto que optaste pela MS.

Agora "encomenda" o ISA Server (DNS, PROXY,DHCP,DMZ,"firewall")
e "encomenda" o Exanche Server (mail)

Não te esqueças de que para instalares estes softwares já tens de ter a AD configurada

AD=Active Directory? Lá vou ter de pesquisar para saber o que é...

Optei pela MS porque é o que mais se usa no mercado...
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor skyruner » Quinta Jan 28, 2010 17:30

Se não queres ser mais um a saber fazer, tenta configurar isso em Linux. É trabalhoso, mas é sem duvida gratificante.

Configurar a maior parte do que queres em Windows é consideravelmente fácil.
Dás 2 ou 3 palavras chave no Google e tens praticamente tudo.

Depois em Linux, fazes tudo na mesma, configuras tudo o que queres e ficas a perceber bem a coisa. Digo isto porque foi o que fiz no projecto final do meu CET de Redes.
Em Windows, a coisa é mais "Chapa 5", e por assim ser, se calhar passam-te coisas durante a configuração que te irão ajudar a resolver futuros problemas.

A real vantagem do Windows é AD e metes tudo lá dentro e ser compatível com todo o software da Microsoft.

A Linux a coisa já pia mais fino.

Depois se envergares por Linux, e caso tenhas alguma cadeira em que tenhas de desenvolver um projecto de uma rede, certamente serás bonificado por teres usado software livre.

Caso queres optar por esse caminho ficas aqui com algumas dicas (software que usei):
DNS - BIND9
Web - Apache
WebMail - Se me lembrar edito pois só me vem a cabeça que usei e conjunto com SquirrelMail
Arquivos - Samba

Com isto não quero dizer que é melhor que Windows, é apenas diferente, mais trabalhoso e mais gratificante (na minha opinião).
Mas convém ficares a saber tanto uma coisa como outra, e acima de tudo ires treinando, pois não é coisa de ficar na memória por muito tempo.

PS - BTW, estudas o que?
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jan 28, 2010 19:30

Estudo Redes de Comunicações no IST...

Achas melhor optar pelo linux e começar a desbravar por ai fora? :D Se achas que se aprende mais e que apartir dai se consegue perceber as redes da M$, então porque não... Salvo erro, os S.O. dos router's (IOS por exemplo) é baseado em linux certo?

Vai ser um desafio ainda maior porque os computadores que vão estar ligados nessa rede de testes "são Microsoft"""...

Na faculdade em que estou é privilegiado o software livre, a M$ não é muito bem vista lá pelo que para possiveis projectos futuros deves ter razão :D

P.S.: Também és da área das redes?
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jan 28, 2010 19:52

Já agora, qual a distro linux que recomendam para o S.O. do servidor?

Estou entre o CentOS (Red Hat), o Ubuntu server (por já usar o ubuntu no desktop) ou o Debian... :?

Estou completamente indeciso. Por um lado o Linux é melhor para a minha vida académica mas na profissional usa-se MS :?
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor skyruner » Quinta Jan 28, 2010 19:59

Sim, tenho um CET de Redes.

O IOS pelo que sei é um SO baseado em Unix e não em Linux. Mas ao longo dos tempos evoluiu de forma a que se tornou um SO completamente independente.
(o cyberj que me dê na cabeça agora).

Depois não estou a dizer que com Linux vais conseguir perceber melhor as redes da M$, mas certamente ficas com um Know-How superior tendo e se calhar consegues mais facilmente identificar problemas.
Pois apesar de se configurarem de forma totalmente diferente, a base acaba por ser quase a mesma.

Mas sem dúvida alguma, se queres aprender, segue tanto Windows, como Linux.
Algo que podes fazer, é tentar conciliar ambas o que nem sempre é fácil.

Quanto ao SO, eu sempre gostei do Debian, e no meu projecto foi esse que usei.
A única coisa que usava o CentOS era o servidor de VOIP.

Quando estiveres a fazer a rede, se arranjares outro PC, mesmo que seja antigo, para configurar uma FW não era mal pensado.
Podes dar uma achega ao IPCop por exemplo.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jan 28, 2010 20:14

Bem, visto que o computador tem 2 discos e vai ser mesmo para experiências, vou instalar o Ubuntu server. Vou utiliza-lo porque é o S.O. da minha fac pelo que só tenho a ganhar com isso... No entanto fiquei curioso por conhecer as restantes distros...

Vou tentar configurar a rede aqui e depois vou configurar o router cisco que tenho para trabalhar nesta rede :lol: :lol:

Era bem mais fácil e esperar para aprender nas aulas mas a curiosidade supera-me :lol: :lol:
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Sexta Jan 29, 2010 11:22

1ª Dor de cabeça: arranjar forma de meter a pen usb da TMN para aceder à internet :( Seria fácil de o vwdial estivesse instalado mas não está...

Vou configurar uma bridge no portátil para desenrascar e ligo o servidor por ai para me desenrascar....

A ausência da interface gráfica...... :roll:
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado: