Por causa do meu pc ter vindo a sofrer de CONGELAMENTOS brutais (daqueles que nem teclado - num lock - nem nada mexe, e o som que estás a ouvir fica "parado no tempo"), e por ser alguém muito cuidadoso a nível de software e sistema operativo (sou daqueles nerd´s que vem da altura do DOS e a quem esse ambiente não assusta, se necessário, para resolver um problemazito), e por ter visto que o hardware já não deve estar bom - limpei as carradas de pó do dissipador do processador, da ventoinha do mesmo, e da placa gráfica - e até agora não congelou, mas daqui a nada bloqueia outra vez - penso que está na altura de "evoluir", e saír da idade da pedra!
Estou completamente desactualizado da realidade, estou-me a sentir um ZERO em informática, quando sempre andei mais ou menos actualizado...
Bom, este update é para o meu pc, usado diariamente EXAUSTIVAMENTE no que diz respeito a utilização de processamento, em render´s, programas de edição de vídeo, de criação de audio, antigamente ainda para uns joguitos, agora nem por isso (mas seria algo também a considerar - tem de haver momentos de lazer também).
Neste momento (riam-se agora) o pc tem 1gb de RAM, disco SATA de 120gb, ATI radeon - costumava ser a RADEON 9700 PRO - que máquina - mas avariou-se à 1 ano atrás, e está com uma Radeon 9600. Motherboard Asus P4C800, processador P4 2.53ghz, 533.
A placa de som é uma soundblaster live platinium 5.1, sim é velhinha mas é para manter, porque uso as drivers KX PROJECT e isto é uma boa placa com estas drivers.
Placa de tv pinnacle (esta deve ter uns 11 anos!!! LOL)
Fonte de 400watt (acho).
Drive óptica gravador de DVD LG "whatever" - grava DVD´s e CD´s é o que é preciso
Monitor é novo, e é um espectáculo (ao menos alguma coisa moderna!) - Samsung SyncMaster 2494.
Digam-me uma coisa: considerando um processador entre Intel (sempre foi a minha preferência, nunca tive um AMD) e AMD, e dentro de um orçamento "contido" - não quero um grande maquinão - aliás, quero, mas não quero gastar muito dinheiro - com motherboard, memória, mais 2 discos SATA, gráfica, e fonte, até uns 400€ - o que me sugerem?
Ah só umas directrizes:
Gráfica - não quero mais ATI, quero NVIDIA - e de preferência boa em 3d (para fazer uns joguitos, gosto do America´s Army e por aí) mas MUUUUUITO boa em hardware para trabalhar vídeo em tempo real, e cad, e afins - se não for NVIDIA e for outro chipset tudo bem, antigamente as MATROX eram boas nisso- já nem sei se é PCI EXPRESS ou AGP, aliás, sempre tive AGP LOL que desactualizado!
Discos - Quero manter este disco para ser o disco onde meto vídeos que estou a trabalhar, audio que estou a trabalhar, etc, portanto, o disco de "trabalho" - é bom para o software funcionar mais rapidamente, ter a "matéria prima" em hardware separado. Depois, quero mais um disco, de 500gb para guardar fisicamente tudo o que quero guardar, e um disco também pequeno, até 200gb, para S.O., e software.
Portanto, motherboard para 3 discos SATA.
Memória, uns 4GB, ou 6GB - mas quais? agora há tantas...
E que fonte?
Ah, já agora, à partida gostava de experimentar o Windows 7, portanto isto só funcionará com hardware novo não?
A caixa é uma caixa normalíssima, sem ventoínhas nem neons nem nada disso... é necessário caixas com ventoínhas para os sistemas novos?
Bem, se calhar 400€ é pouco, ou conseguem surpreender-me?
Muito obrigado!