Tenho neste momento uma rede a em wifi, com WPA-PSK / WPA 2 com password, criada pelo modem da vodafone, thomsom ST585v6.
Pelo mesmo modem passam as ligações para outra rede interna, grupo de trabalho, à qual vários pc's estão ligados com partilha de ficheiros, incluindo um servidor em linux.
As questões que eu coloco são as seguintes:
Queria deixar os users em wifi aceder à internet, mas ao mesmo tempo que acedem, também acedem às partilhas do workgroup. Ora é possível bloquear esse acesso? Se sim, como se faz? Todos os pc's e impressoras estão com ip's fixos.
Estive a fazer testes e no que toca as partilhas do linux, tudo ok, é preciso user para aceder. No windows em workgroup é que não dá, ou não sei como se faz, para não permitir a quem não quero. Como é um workgroup e nem sequer é possível impedir a entrada no workgroup, a partilha está para todos os do grupo de trabalho.. ou seja, quem se liga por wifi e se adiciona ao grupo de trabalho, acede às partilhas em windows, era isto que eu queria impedir.
Entretanto liguei um router linksys ao thomson na porta 4 para ser o linksys a fazer a distribuição do WIFI porque tem muito mais opções de segurança. Está a funcionar ok, mas como passa na mesma pelo thomson, acedo na mesma às partilhas. O router da linksys só tem entradas de cabo de rede, é o modelo WRT54GC, por isso não dá para dividir a linha com um adaptador adsl e separar os routers.
Alguma sugestão?Não, não posso tirar o workgroup..