Vantec Tornado

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Vantec Tornado

Mensagempor Clever » Sexta Out 15, 2004 15:58

Boas!

Eu kero completar o meu sistema silencioso...
o k axam de por umas Tornado? :P
calma.. n e o k estao a pensar... eu so kero silencioso kuando o pc ta em idlle em full tanto faz pk tou estar com phones...
alguem sabe o barulho k as Tornado fazem com 5V?
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 17, 2004 14:23

Mensagempor Kayn » Sexta Out 15, 2004 20:06

com 5V, a maioria das fans ke eu tenho espalhadas aki por casa nem trabalha. mas com 7V tenho resultados muito positivos. excepto a zalman do processador, tudo ke é fan (cooler de disco, quando tem, a fan da caixa, fan da grafica...) ta tudo a 7V. trabalham eficientemente sem fazer qualquer tipo de barulho. tens a certeza ke keres tornado pro silencio? akilo sao umas turbinas....

olha as specs duma de 80:

Dimensions: 80x80x38 mm
Air flow: 84.1 CFM
Fan speed: 5700 RPM
Sound level: 55.2 dBA
Bearing: Dual Ball Bearing
Voltage: 12V
Current: .76 A
Power 9.1 W

n deve ser exacto, mas se formos pela logica, 7V é pouco acima de metade de 12. se cortarmos isso tudo pela metade inda ficas com 27,6dB de barulho com um airflow de 42 CFM... qdo kero silencio, pra mim é mto.

se bem ke a de 92mm xuta 119 CFM (um minitornado dentro da caixa :) ) com 56.4 dB. atrativo pa kem se ta a marimbar po barulho.

mas se a ideia é silencio, nao era melhor meteres ai umas noiseblocker? esta regulavel, p ex:

NOISEBLOCKER ULTRASILENT FAN S4 C/ REGULADOR 80MM -> 30-75 m³/h 14-32dB
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Clever » Sexta Out 15, 2004 20:18

olha k ouvi dizer k veem ai umas tornado de 120mm mm abusadas :D

entao n vou escolher essas... mais uma cena...
dentro da caixa o k e k fazer ruido? (incluindo barulhinhos minimos) pk tipo... eu kero k o pc n se oiça mm nd! ta td silencioso e tal.. mas oiço um ruidinho...
tentei ligar a fonte sozinha e n oiço esse barulho... parece vindo da board :? a board faz barulho? :?
ja pensei k podese ser do disco, mas n me parece... vem da zona da fonte... mas a fonte a trabalhar sozinha kuase k n se ouve :? (tb vou tratar disso)
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Sexta Out 15, 2004 20:39

tornados abusadas? mais? :) essas fans sao o cumulo do barulho. e do airflow. de facto é mesmo pra kem é surdo e ker power :D

so tu e eu! :) BARULHO NAO! :D

mas podes ter o mesmo problema ke eu. o meu sistema sozinho nao se ouve. a unica coisa ke faz barulho é mesmo a fonte. mas se eu a ligar sozinha nao faz barulho. o ke acontece é ke as fans sao reguladas pela temperatura, ou seja, provavelmente qdo a tas a ligar sozinha, como nao tem nada a puxar corrente dela, ela tb n akece por ai alem, logo as ventoinhas nem chegam a girar, ou seja, nepia de barulho.

mas com o pc ligado, elas giram sempre um minimo e faz um barulhinho de fundo.

a board nao faz barulho. nao tou a ver como...

faz o seguinte, pra teres a certeza ke é da fonte:
abres o caixote em funcionamento. para as fans ke tens ai dentro (poe-lhe um dedo em cima ou assim) e ve se notas diferenca. a unica coisa q deve ficar a funcionar é mesmo a fonte. ja ficas a saber se é ela.

se te kiseres armar em extreme modder, abres a fonte e trocas as fans por noiseblockers :)
ou trocas por uma fonte (axo ke é da thermaltake, ou da zalman) ke é completamente passiva. 0dB. mas sao um bocado caras...

ve la tb se nao tens fans com folgas do uso. a minha grafica tinha uma coisa ridicula parecida com um cooler que ja vinha com folgas na fan de origem e de vez em qdo lembrava-se de fazer barulhinhos irritantes. trokeia por uma titan alimentada por 7V e nem a ouco! tb podes ter folgas na caixa. n e fora do comum encontrar caixas ke tem folga entre a parte da frente e o resto da xapa...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Clever » Sexta Out 15, 2004 20:47

eu kuando disse k liguei a fan sozinha e o pc ligado com fonte... tentei td.. parar e desligar as fans...
mm a da fonte!
o barulho n vinha de nenhuma fonte mas sim de algum componente k preciso de saber!
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Sexta Out 15, 2004 21:04

tao nao tou a ver... ha, de facto componentes ke fazem um ligeiro ruido, muito tenue. nem tinha considerado isso pk, geralmente, isso nao se ouve mesmo. mas se é isso o teu problema, nao tem volta a dar... so se trocares o aparelho ke tem esse componente.
procura nos componentes parecidos com transistors ou reguladores de voltagem.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Clever » Sexta Out 15, 2004 21:26

sera k akele tapede da akasa pa absorver ruidos resolve alguma coisa?
e k das fans e so 17dB... coisa k n oiço...
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Sábado Out 16, 2004 4:48

axo ke antes de pensares na solucao, tens ke ver de onde é realmente o teu problema. isto é a 1a coisa a fazer.

qto ao tapete, eu nc vi disso montado. n sei kual é a capacidade blokeadora de som dakilo, mas se o barulho vem de dentro do pc, isso deve isolar melhor. digo isto, pk se o barulho vier mesmo da fonte, o tapete pouco vai fazer ja ke a fonte nao ta completamente dentro da caixa. mas o tal barulho ouve-se assim tanto? se calhar o resultado nao compensa o esforço...

eu como ke desisti, pra ja, de tentar acabar com o barulho da fonte, embora me enerve akele barulhinho de fundo...
se um dia me der na telha, vou abrir a fonte e ver se da pra trocar as boas de fans la dentro, ja ke trocar de fonte fica caro d+ e ta fora de kestao.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Clever » Sábado Out 16, 2004 14:27

problema resolvido...
era a fan da frente... a caixa e pessima e faz com k a fan da frente 'puxe' mt pouco ar...
passei uma hora a desligar componentes a ver donde vinha ate k desliguei mm tds as molex (eram tantos fios k passou a da frente a 1º) e entao descobri....
a soluçao vem a caminho uma SuperFlower k ja tava em mente a algum tempo :D
vou fikar so mm uns 17dB e exprimentar um tapete desses especiais.. vou ver kuais os melhores ;)

tkx ;)
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante