F1: McLaren-Mercedes banida por dois anos

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor madboy » Sexta Set 14, 2007 4:13

alfatek Escreveu:Quanto à justiça da decisão. Parece-me estranha. Ou se considera que há espionagem e se castiga a equipa pelo menos para toda esta época ou castigar apenas no campeonato de construtores parece-me estranho. Os pilotos não têm culpa mas alegadamente conduzem um carro com tecnologia roubada, portanto devem ser simplesmente banidos da competição este ano.

A questão para mim é que esta decisão é "dar uma no cravo e outra na ferradura". Pune-se a McLaren um bocadinho mas não muito para não se dar cabo do espectáculo.

Por mim fico triste de qualquer forma: pela McLaren não saber espiar, como todas as outras, sem ser apanhada e por uma época que finalmente tinha um pingo de competividade ser manchada assim.

Concordo plenamente!

Mas há ainda outra questão que se levanta. Há alguns dias atrás li (já não sei precisar onde) que o Ron Dennis teria alguns "trunfos na manga", nomeadamente supostas irregularidades cometidas pela Renault e inclusivamente pela própria Ferrari... E que estaria disposto a "por a boca no trombone" caso as sanções aplicadas à McLaren fossem severas.

Será que a FIA, para evitar um escândalo que poria em causa a credibilidade da F1 (tal como hoje acontece no ciclismo, mas com o doping), tomou esta decisão de forma a todos ficarem semi-contentes?

Vejamos: a McLaren continua na luta pelo mundial de pilotos, a Ferrari vai ganhar o mundial de construtores e além disso humilhou a McLaren e "ganhou" a causa (e em comunicado dizem mesmo que estão satisfeitos com a decisão), a F1 em geral consegue ultrapassar este caso sem prejudicar demasiado a sua imagem... Resumindo, todos ganharam e ninguém ficou a perder.
CoolerMaster Centurion 534 +Plus / LC Power 550W Silent Giant GP
Intel Core 2 Duo E8200 / Cooler Master Hyper TX
Gigabyte GA-965P-DS3 Rev.3.3 / Team Elite 2x1GB PC5300
ECS 9600GT 512MB / Seagate 250GB SATA2 7200.10
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 05, 2005 1:05

Mensagempor jpraposo » Sexta Set 14, 2007 7:02

madboy Escreveu:Mas há ainda outra questão que se levanta. Há alguns dias atrás li (já não sei precisar onde) que o Ron Dennis teria alguns "trunfos na manga", nomeadamente supostas irregularidades cometidas pela Renault e inclusivamente pela própria Ferrari... E que estaria disposto a "por a boca no trombone" caso as sanções aplicadas à McLaren fossem severas.

Eu também li isso e penso que é apenas bluff de um homem desesperado um dia antes de a sua equipa ser julgada. Como já referi anteriormente penso que este assunto não está definitivamente arrumado.
LG P1-J332P
jpraposo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 27, 2006 21:08

Mensagempor methon2 » Sexta Set 14, 2007 12:41

Toda a gente sabe que existe espionagem neste tipo de competições, acho bem que sejam severamente punidos, caso destes são muitos maus principalmente quando são apanhados, além disso é uma grande mossa na credibilidade da equipa. :roll:

Isso de penalizar só o construtor, deve ser para a fia meter mais uns €€ ao bolso já que assim o campeonato de pilotos vai continuar competitivo. :P
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Mensagempor jluisfer » Sexta Set 14, 2007 13:47

Para aqueles que consideram que não houve espionagem e que a McLaren não tirou proveito das informações que lhe chegaram às mãos expliquem-me como é que eles se queixaram à FIA que a Ferrari usava um sistema ilegal no fundo plano,não me parece que tenha tido acesso fisico à parte de baixo do carro
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor alfatek » Sexta Set 14, 2007 15:57

O documento oficial da decisão:
http://www.fia.com/resources/documents/ ... 130907.pdf

deliciosos pormenores e emails trocados entre pilotos da McLaren :)

P.S. - acho que é discutivel se alguns dos emails trocados se referem a informações que a McLaren obtem legalmente: observação da Ferrari, etc, ou a informação ilegal
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor methon2 » Sexta Set 14, 2007 16:57

jluisfer Escreveu:Para aqueles que consideram que não houve espionagem e que a McLaren não tirou proveito das informações que lhe chegaram às mãos expliquem-me como é que eles se queixaram à FIA que a Ferrari usava um sistema ilegal no fundo plano,não me parece que tenha tido acesso fisico à parte de baixo do carro

Sim isso é verdade, acho que tinha chão móvel o que era proibido e isso só podia ser visto por alguém que tivesse acesso ao carro.
C2D 8400 3Ghz * Asus P5QL Pro
2*2GB DDR2 800 * Asus 9800GTX+
Seagate 500GB * Nox Urano 600W
TFT LG L1515S * Coolermaster Elite 330
methon2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Fev 19, 2005 19:19

Mensagempor Spikleman » Segunda Set 17, 2007 14:44

A Ferrari já desrespeitou regulamentos da FIA, o mais recente das asas fexiveis, mas pronto a FIA beneficia sempre a Ferrari, a equipa da pior espécie que não olha a meios para ganhar campeonatos. Parabéns senhor Ecclestone por estragar mais 1 campeonato.

P.S.- Para o ano a Williams volta ao pódio, é só 1 questão de tempo 8)

Cumps
Spikleman
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 31, 2005 20:30

Mensagempor jluisfer » Segunda Set 17, 2007 15:04

Mas tem de arranjar um 2º piloto melhor,nem que seja para o Rosberg ter mais luta interna o que é sempre bom,mas eu apostava mais na BMW,tem dois bons pilotos,tem sido regular este ano e com umas melhorias pode lá chegar pq em pilotos não ficam atrás das outras
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor Spikleman » Segunda Set 17, 2007 16:20

jluisfer Escreveu:Mas tem de arranjar um 2º piloto melhor,nem que seja para o Rosberg ter mais luta interna o que é sempre bom,mas eu apostava mais na BMW,tem dois bons pilotos,tem sido regular este ano e com umas melhorias pode lá chegar pq em pilotos não ficam atrás das outras

Pois é o Wurz não tem feito grande coisa e de certeza que para o ano já não estará como piloto de corrida, tem-se ouvido falar no Liuzzi e no Piquet Junior, mas é só especulação, quanto a BMW tem feito 1 bom campeonato e para o ano certamente não irá ficar com 1 andamento muito atrás da Ferrari e Mclaren, penso que possam realmente lutar pelo campeonato.

Cumps
Spikleman
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 31, 2005 20:30

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes