alfatek Escreveu:Quanto à justiça da decisão. Parece-me estranha. Ou se considera que há espionagem e se castiga a equipa pelo menos para toda esta época ou castigar apenas no campeonato de construtores parece-me estranho. Os pilotos não têm culpa mas alegadamente conduzem um carro com tecnologia roubada, portanto devem ser simplesmente banidos da competição este ano.
A questão para mim é que esta decisão é "dar uma no cravo e outra na ferradura". Pune-se a McLaren um bocadinho mas não muito para não se dar cabo do espectáculo.
Por mim fico triste de qualquer forma: pela McLaren não saber espiar, como todas as outras, sem ser apanhada e por uma época que finalmente tinha um pingo de competividade ser manchada assim.
Concordo plenamente!
Mas há ainda outra questão que se levanta. Há alguns dias atrás li (já não sei precisar onde) que o Ron Dennis teria alguns "trunfos na manga", nomeadamente supostas irregularidades cometidas pela Renault e inclusivamente pela própria Ferrari... E que estaria disposto a "por a boca no trombone" caso as sanções aplicadas à McLaren fossem severas.
Será que a FIA, para evitar um escândalo que poria em causa a credibilidade da F1 (tal como hoje acontece no ciclismo, mas com o doping), tomou esta decisão de forma a todos ficarem semi-contentes?
Vejamos: a McLaren continua na luta pelo mundial de pilotos, a Ferrari vai ganhar o mundial de construtores e além disso humilhou a McLaren e "ganhou" a causa (e em comunicado dizem mesmo que estão satisfeitos com a decisão), a F1 em geral consegue ultrapassar este caso sem prejudicar demasiado a sua imagem... Resumindo, todos ganharam e ninguém ficou a perder.