Qual é o melhor curso?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Qual é o melhor curso?

Mensagempor GGonçalo » Segunda Dez 28, 2009 15:55

Estou perante um dilema quase existencial.

Vou fazer a inscrição num curso mas ainda estou bastante dividido porque gosto dos dois quase por igual. Andei a sondar o mercado e também não consegui obter respostas que me deixassem convencido.

I

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS

Descrição Geral:

O Técnico de Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas possui um conhecimento pleno e transversal das Tecnologias de Informação, baseadas em sistemas Macrosoft ou similares, nas componentes de Desenvolvimento Aplicacional, bem como Administração de Sistemas.

Salientam-se os grandes grupos de competências em Programação (Imperativa; Object Oriented; para a Web), Bases de Dados, Redes (Arquitectura; Protocolos; Segurança) e Gestão de Projectos Informáticos.

Principais Tecnologias:

Microsoft Visual Studio .NET

Macromedia Dreamweaver

ASP .NET e XML

VB . NET e C#

Adobe Photoshop

Microsoft SQL Server

Java

II

TELECOMUNICAÇÕES E REDES

Descrição Geral:

O Técnico de telecomunicações e Redes é o profissional que, de forma autónoma ou integrado num equipa, programa, planeia e executa projectos de implementação de redes de comunicações locais e/ou geograficamente dispersas.

As suas competências, incluindo as adquiridas em laboratório CISCO permitem a concepção de sistemas de Telecomunicações e Redes de Nova Geração, com integração de Serviços de Voz, Dados e Vídeo, onde se destacam as tecnologias VOIP, Wireless e Redes Microsoft e Linux.

Principais Disciplinas:

Sistemas Digitais

Microcontroladores

Redes

Telecomunicações

Qual é a vossa opinião?
GGonçalo
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 16, 2009 10:15

Mensagempor Serial_killer » Sábado Jan 02, 2010 19:03

Não podia deixar de intervir neste tópico. Antes de mais Gonçalo espero que as minhas palavras apenas sirvam de opinião e nunca de indicações obrigatórias porque uma decisão deste calibre tem de ser tomada por ti. O texto vai ser enorme mas à 1 ano atrás fazia quase a mesma pergunta que tu fazes neste momento. Ora aqui vai.

Eu estudo Redes e Telecomunicações no IST. Optei por este curso porque interessei-me pela politica da cisco, pelo facto de nós trabalharmos com menos software/matérias teóricas (ou seja, não andas a desenvolver mapas de conceitos computacionais blá blá blá, ves alguma coisa física a ser construída). No entanto, os cursos, publicitando o IST porque é a fac. em que estou, são bastante semelhantes. O curso de redes e de informática têm quase a mesma estrutura de licenciatura pelo que mudares de uma cadeira para a outra é fácil. Já electrónica não tanto, ainda diverge um pouco mas muito pouco pelo que a mobilidade e os conceitos que aprendes são muito generalizados. Senão repara:

Estava a estudar Scheme antes de ler este tópico. Só na cadeira desta linguagem - Fundamentos da Programação - já cobri programação imperativa e programação orientada por objectos. Nos próximos semestres estudarei C++ e Java (linguagens que levam estes conceitos mais a fundo).
Dizes que o plano curricular inclui SQL, o SQL também é dado quer em Redes quer em Informática.
O dreamwave é um programa de webdesign, é da parte da informática a rossar o design. o photoshop é ridiculo nestes contextos, uso-o e sei utilizá-lo mas resume-se a fazer capas :lol: Até para diagramas prefiro o indesign. lool

Quantos às principais disciplinas de redes. Sistemas digitais (SD) e microcontroladores (suponho que se refiram à arquitectura de computadores) é transversal a redes e informática.
Obvio que redes e telecomunicações também é em parte transversal mas não tanto.

Quero com isto dizer que ambos os cursos ainda que tenham um direccionamento diferente, ambos dão-te as capacidades transversais que precisas. Depois os mestrados são outra conversa...

Eu interessei-me mais pelas redes do que propriamente pela área do software (contrariamente ao que todos pensam, programar consegue ser muito fixe, se souberes programar). Neste preciso momento ainda não sei se acertei na profissão, não sei se vou trabalhar em redes, se informática, se electrónica, se robótica, etc mas uma coisa tenho a certeza: acertei na área que quero. A engenharia tecnológica é fantástica, quer seja em Redes, Informática ou Electrónica (pessoalmente gosto das 3 lol). Como referi, optei por redes por estar entre a informática e a electrónica e por não ligar muito à treta dos softwares.

Agora uma duvida: tu estás a falar de cursos profissionais ou de cursos superiores? Nos cursos profissionais, escolhe um que tenha matemática A (o IST simplesmente rejeita candidatos sem MAT A, ver as FAQ) porque a matemática do superior é bem mas mesmo bem pior que a do secundário. Depois não olhes para o nome do curso mas sim para o seu conteudo, para as cadeiras que vais ter e vê qual é que tem mais cadeiras do teu agrado. E até podes fazer como eu quero fazer: quando estiver no 3º ano e tiver mais tempo livre (se tudo correr bem) quero ir assistir a aulas de electrónica e informática para ter ainda mais competências adquiridas.
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor GGonçalo » Segunda Jan 04, 2010 11:13

Obrigado pelo conselho.

Se eu tivesse tido matemática optaria antes por ir para o superior, assim fico bastante condicionado e tive que optar (se conseguir entrar) por um curso de nível IV.

Tenho andado apensar bastante sobre isto e apesar das redes da cisco me seduzirem bastante talvez o de DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS seja mais amplo e me possibilite uma maior abrangencia em termo de matérias e eventuais saídas.
GGonçalo
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 16, 2009 10:15

Mensagempor Serial_killer » Sexta Jan 08, 2010 18:25

GGonçalo Escreveu:Obrigado pelo conselho.

Se eu tivesse tido matemática optaria antes por ir para o superior, assim fico bastante condicionado e tive que optar (se conseguir entrar) por um curso de nível IV.

Tenho andado apensar bastante sobre isto e apesar das redes da cisco me seduzirem bastante talvez o de DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS seja mais amplo e me possibilite uma maior abrangencia em termo de matérias e eventuais saídas.

Superior é superior lol Mas sim tanto um curso como outro parecem-me porreiros... Dependerá agora do teu empenho...
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes