Azarael Escreveu:Não é a minha opinião, é o que é.
Eh lá... Temos aqui um ser perfeito...
Deixa-me pôr o uniforme de gala...
Bem liberalismo engloba muita coisa, muitas vezes contraditórias.
Só o liberalismo? Toda a ideologia é assim...
As coisas contraditórias a que te referes, são aquelas coisas tipo "liberalismo dentro do conservatismo", que vêm lá da "Cuba da direita"?
É que isso não é liberalismo nenhum... É um eufemismo para fascismo.
Por isso, é melhor se seguir pela sua base, ou seja, a única coisa que costuma unir as várias correntes do liberalismo é o apoio da liberdade de expressão, liberdade de pensamento, o estado de direito e o apoio de um sistema de governo "transparente".
Concordo.
Depois não tenho seguido o discurso do CDS/PP, mas não me lembro de nenhuma defesa do corporativismo.
Eles não dizem a palavra, porque ela é muito negativa, num país com um passado fascista, integrado no contexto liberal que é a UE...
Eles passam logo à acção, assim que podem... Foi o que fizeram entre 2002 e 2005.
Já foste à Madeira? Conheces alguém de lá?
Que relevância tem isso para a discussão?
Se eu te dissesse que sim, que até vivo na Madeira, porque haverias acreditar em mim?
Eu poderia dizer que sim, para não ficar mal...
Como é óbvio, as obras públicas mandam muito por lá, e o AJJ é um populista. No entanto, a Madeira é um óptimo sítio para se viver, que é a bem ou a mal, a razão do AJJ ser sempre reeleito e ser o quase senhor feudal de lá. Foi muito obra dele, além de saber jogar muito bem neste país centralizado.
Ah... a "obra" dele...

E sim, existe uma população rural, e depois? Qual é o problema?
O défice de educação e as tradições, deixam as pessoas sujeitas a forças externas. Não formam opinião própria.
Adoram o AJJ porque "ele dá-nos alguma coisa para podermos sobreviver"...
A mentalidade que se tinha no tempo de Salazar.
Não gosto muito de estar a o "defender", mas não é mesmo pela Igreja que ele se deixa estar.
A igreja é parte fundamental do regime que se vive na Madeira...
Não só participam na campanha política a favor desse regime, como também fazem parte e tiram partido do Estado...
Como já disse, a doutrina social da igreja é um dos métodos omnipresentes na Madeira.
Por exemplo, faz-se um Centro de Apoio aos Idosos com dinheiro dos impostos, e entrega-se à igreja para o gerir...
É uma afronta ao Estado laico, e ao respeito pelo dinheiro dos contribuintes.
No entanto, há que reconhecer que neste aspecto, as coisas têm vindo a melhorar... Há um novo bispo no Funchal, que já deu a entender que não é como o anterior e que não quer ter nada a ver com a política...
AJJ ainda tentou fazer um "acordo", mas não teve sucesso.
Aí, as mui sagradas estatísticas... Diz-me a que estatísticas te referes?
Eurostat, Fórum Económico Mundial...
As contas do estado estão longe de estar em ordem. Por exemplo, o crescimento da despesa ainda não foi menor ou igual que a inflação. A despesa continua a aumentar sem grande controlo, mas pronto é verdade que reformas demoram algum tempo a ter impacto, no entanto foi mesmo já feito o suficiente? Ou meros remendos?
O país cresce a 1,8% ao ano... O PIB per capita aumentou, pouco mas aumentou... O défice orçamental está abaixo dos três por cento...
Acho que isto é o reflexo de muito mais que meros remendos.
É que a ideia com que fico é que a estratégia do governo é esperar que a economia cresça o suficiente para suportar o crescimento do estado... Dúvido que seja o único a reparar nos problemas disto.
Pois... outras pessoas dizem que nunca houve tanta parceria público-privado e privatização como agora...
Por exemplo, este novo aeroporto internacional, será feito em parceria com os privados... 60% do capital investido é privado...
Outro exemplo é a reforma na saúde (o qual está a ter alguma polémica, e com razão, embora eu ache que é mais uma tempestade num copo de água "Made in Portugal"), que vai no sentido de uma cooperação entre o público e o privado... Hospitais e clínicas privadas estão a nascer, e integrarão o SNS...
Não vejo como o Estado esteja a crescer, até muito pelo contrário...
Mas enfim, cada um tem a sua opinião (ah, já me esquecia, não é a tua opinião, mas é o que é... Perdoa-me que ainda não vesti o uniforme de gala...)
PS: Com as declarações do TC e o que estão a fazer com a EP, fico com dúvidas acerca dos números no primeiro lugar...
E não desconfiaste quando o governo CDS-PP/PSD anunciou um défice de 2,9% em 2004?
Estava-me a referir aos "actores".
O que é que querias saber?
Mas quanto ao bébé, acho que a oposição não merece aqui o mérito. Essa honra acho que cabe ao Ministro da Saúde

. Ele conduziu o processo muito mal, este tipo de reformas (sem entrar se é boa ou má) têm que ser feita com a população. É que com razão ou sem razão, foi a população que atribuiu a morte do bébé ao fecho das urgências.
Não foi a oposição que criou essa ideia no seio de nós.
Discordo... Quem apareceu à frente na histeria perante as televisões?
Pois... E a SIC adora esse tipo de coisas... Desde que seja contra o governo, a SIC está sempre lá...
SIC = PSDtv
Huh? O que é que fizeram em concreto?
Já disse alguma coisa acima... Se continuasse, entupia o fórum todo...
O PSD continuou a ter o papel principal. Não será mais uma questão da tua percepção?
Mas é claro que é... Eu sou um ser imperfeito, e as opiniões de seres imperfeitos vêm carregadas de subjectividade...
Só a tua opinião é que não é assim... "É o que é..."
Na minha opinião a comparação é fácil: O governo de Durão Barroso foi em muita coisa uma oportunidade perdida, este estou a ver que será a mesma coisa... ou pior, é que este têm (ou teve) condições excelentes para fazer reformas de fundo.
Não é a mesma coisa, porque ao contrário dos outros governos da "AD", este já tem resultados a apresentar...
Os outros governos da "AD" levaram o país ao fundo, entravam em disputas, em intrigas palacianas e deixaram de governar...
O governo e o Estado estavam em caos... Impostos que não se cobravam, serviços que não funcionavam, contratos feitos à pistola para despachar antes de saírem do poleiro...
Hoje em dia é completamente diferente.
E a dívida pública continua a subir, aliás mesmo durante o governo de Guterres, em que havia uma grande expansão economica, a dívida pública subiu...
Mas a dívida pública sobe sempre de ano para ano... O que realmente interessa é a dívida em relação ao PIB...
Em 2007, o PIB aumentou muito mais que dívida, pela primeira vez em muitos anos, como resultado do aumento das exportações.
Sim, Portugal está a exportar mais do que importa, uma coisa que também já não acontecia há muito tempo.
Depois, quanto à "comissão constâncio". Pá, se não estou em erro, eles deixaram de fora as receitas extroardinárias entre outras coisas. Não digo que procederam mal ou bem... Mas, é bem provavel que com os mesmos critérios uma segunda "comissão constâncio" colocaria o actual défice em outros números também... Não é mesmo por aí.
Há sempre razão para desconfiar de dados, especialmente quando estes vêm de um governo...
Mas olhando para as instituições internacionais, pelo menos para mim, é facto adquirido que Portugal, de facto, tem um défice orçamental abaixo dos três por cento.