Via.NetWorks ADSL

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Taxus » Sábado Nov 09, 2002 16:30

Sabendo que 256Kb=32KB e 512Kb=64KB, fazemos 64KB/50 = 1,28KB e 32KB/20= 1,6KB!!
Eh pah, se as coisas forem assim lineares...prefiro um modem!!

Lá por 50 pessoas partilharem o mm nodo nao quer dizer q a largura de banda nesse nodo seja 512 kbps...
Idealmente seria 512 * 50, mas visto q nem 10% das pessoas usam a largura de banda total durante todo o tempo ia ser um despedicio de "espaço"....
Com os valores exactos, com a ligação de 512, se todos os 50 utilizadores estiverem a chupar a largura de banda, dá mais ou menos 10 K/s para cada um... (contas feitas pela Via)
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor Little_Horn » Sábado Nov 09, 2002 22:20

Eu tenho sapo.adsl (512k downstream e 128 de upstream).
Faço constantemente download entre os 60 e 61 K Bytes.
Não tens de te preocupar muito com essas taxas de contenção, visto que uma linha que possa suportar 50 utilizadore tens muitos Mbits/s de largura de banda (salvo o erro são cabos de fibra optica)!!!!

Tens é de te aperceber, na tua zona, o k é k o ppl usa mais. Se cabo ou se adsl.
Seja como for, o ideal é sempre optar pela opção menos escolhida, visto que as duas opções rondam sensivelmente o mesmo preço....
Little_Horn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 24, 2002 12:31

Mensagempor rsaint » Domingo Nov 10, 2002 16:45

tenho o adsl.pt que é uma mistura entre o antigo netfast e o sapo adsl e é muito bom 512K D. 128K U. , 4Gb de Trafego maximo (grrrr devia de ser ilimitado :? ) os pings são muito bons para jogos, dantes tinha netcabo e chorava todos os dias para jogar um jogo pela net, agora ta tudo como devia estar. seja como for o adsl daqui uns anos vai ser ainda melhor quando mudarem os protocolos de dados que vai permitir pings menores e velocidades maiores. :roll:
rsaint
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 29, 2002 13:03

Mensagempor Tesla » Segunda Nov 18, 2002 21:27

Então? Existe alguem já a rular com a VIAnetworks?? Se sim, feedbak precisa-se!!

Gostava tb de saber qual a vossa opinião sobre o Oninet Speed!!

Ganda abraço

Tesla
Wanna fight? Go get Trivial Pursuit!!
Tesla
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mai 07, 2002 13:38

Mensagempor crisis » Sexta Dez 06, 2002 13:10

Ora bem, aconcelho a consulta desta parte do site da vianetworks para exclarecer algumas duvidas: http://www.vianetworks.pt/network.html

1. Acerca dos pings altos em PT, a vianetworks n é uma empresa nacional, acham que a PT ia deixar a vianetworks ter um serviço decente? tendo a PT a mão no bolso da netcabo, e em de todos os ADSL's, a vianetworks teve que se contentar com o q a PT "deu" porque não me parece que a PT quisesse perder uma grande parte da cota do mercado que certamente a vianetworks ia ganhar.

2. A taxa de contenção: tirando do site da novis ( http://www.novis.pt/article/archive/159/418 )

" A taxa de contenção consiste na qualidade de serviço que é garantida ao utilizador em horas de maior intensidade de tráfego. Isto é, os operadores garantem que na Rede ADSL o Cliente nunca terá uma largura de banda inferior a x vezes a largura de banda contratada.
Dizer que o serviço 1024/256kbps tem uma contenção de 1/20 equivale a dizer que a velocidade de download na Rede ADSL nunca será inferior a 1024k/20.
Neste momento, o serviço 512/128 kbps tem uma taxa de contenção de 1/50 e o 1024/256 de 1/20. "

3. O ADSL n funciona por nós: O ADSL é feito atraves da linha telefónica, estando esta ligada a central directamente, n seria nada bom partilhar as conversas telefonicas com o resto do pessoal do mm "nó" :wink:

Se eu estiver errado por favor corrigam-me, só tentei dar o meu contributo na melhor forma q sei :)

É mm dificil admitir, mas nestas condições n me parece que a solução da vianetworks seja boa porque a maior parte dos utilizadores gostam de navegar a noite e velocidades tão baixas como foi referido na ordem dos 1,xx KB/s é muito baixo, a netcabo tem uma qualidade horrivel, mas enfim.. é do melhor q temos.. :?

É de salientar que para combater esses pings elevados sempre se pode jogar online em servidores americanos visto que a vianetworks é proprietaria do backbone de 155MB que liga a europa aos US :)

cumprimentos

POST numero 1... :)
crisis
Novato
Novato

Registado: Quarta Nov 13, 2002 23:05

Mensagempor Little_Horn » Sexta Dez 06, 2002 15:23

Caro amigo.

Essa cena da taxa de contenção tem muito k se lhe diga.

Eu tenho adsl e também li isso tudo e muito mais.

A taxa de contenção de uma linha normalissima de adsl a 512/128 é de 50.

Mas na prática n é bem assim.

O k acontece é k, a linha vai directamente à central e dentro da central é k se faz a partilha, partilha essa efectuada em cabos de fibra óptica com muitos MB/s.

A situação mais drástica só aconteceria de estivessem 50 utilizadores, ao mesmo tempo, a fazer downloads no máximo dos máximos, ocupando a largura de banda máxima (e mesmo assim n tenho a certeza que a velocidade de download descesse tanto...).

Ao contrário da netcabo, n partilhas a ligação com a vizinhança, que como deves de saber, os cabo das cenas por cabo n costumam ter sequer uma qualidade muito alta.
Como disse antes, a partilha é feita directamente na central, que como tem ligações muito melhores, torna toda a ligação mais estável.

Um problema que poderá existir com a adsl é a distância. Se for demasiada, perde-se velocidade. Mas até este ponto está perfeitamente controladao.

Francamente, sempre tive a mesma largura de banda, quer durante horas de ponta, quer em periodos mortos.

Consigo fazer downloads, a toda a hora, na ordem dos 61 KBytes/s.

Para resumir, os cálculos que fizeste tb se aplicam à PT. Mas não são tão lineares quanto isso, conforme te expliquei resumidamente.

Cada qual deve de escolher o contrário do que é mais frequente na sua zona, garantindo assim uma maior largura de banda disponível.

Um amigo meu tem cabo e tb está mt contente.

Diga-se que, na minha zona é mais frequente o cabo (por isso escolhi adsl, aliado ao facto de que a central para onde vai a minha ligação fica mesmo perto de casa) e o meu amigo escolheu cabo, porque na zona dele o adsl é mais frequente.

A taxa de contenção tem muito que se lhe diga. Mas tem alguma importância, ou os ISPs não cobrariam mais por uma linha de 256k do que por uma de 512k (sim, uma linha de 256k é mais cara que uma de 512k, devido a essa cena de taxa de contenção...).

Mas a situação mais drástica que descrevi em cima nunca acontece, por isso a qualidade é sempre boa, além de que depende da qualidade da central e não da quantidade de clientes.

Já que falas em jogos, saliento o facto de conhecer várias pessoas com cabo que dizem k a determinadas alturas n conseguem jogar e não conhecer ninguém com adsl que diga o mesmo.

Espero ter contribuido para uma melhor compreensão deste assunto. :)
\m/ Come Play Dying \m/
Little_Horn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor crisis » Sábado Dez 07, 2002 9:36

Boas,
se n estou em erro tem de se ter um aplificador de sinal em cada 6 Km's de distância da central, acerca dos pings dos jogos, eu fui dos primeiros da minha zona a por cabo e digo-vos, fiquei maravilhado, pings quse nulos em counter strike e mm assim n dá-va uma para a caixa, é mm azelhice :lol: a medida que a netcabo começou a ter mais clientes as coisas tornaram-se impossiveis que até desisti de jogar online, é esta situação que tambem se espera de ADSL, se o operador ficar muito sobrecarregado, essa dita taxa de contenção vai-se notar mais, agora é uma maravilha, com poucos utilizadores não se nota essa diminuição da velocidade, quer queiram quer não, não existem infraestruturas em PT para suportar uma navegação decente, existem sim é companhias de cabo e ADSL a mais para um pais tão pequeno :lol:

cumprimentos
crisis
Novato
Novato

Registado: Quarta Nov 13, 2002 23:05

Mensagempor NUMbER^0NE » Domingo Dez 08, 2002 16:56

Parece que chegou um novo serviço de ADSL que oferece tráfego ilimitado --> www.cyclopnet.pt; as condições parecem-me semelhantes às da vianetworks mas n comparei directamente...

Quer tiver feedback deste serviço que o poste sff

Cumps
Two is never a winner and third?!... Xête.. Ng se lembra do 3º ;º]
NUMbER^0NE
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Dez 07, 2002 23:38

Mensagempor alfatek » Segunda Dez 09, 2002 0:39

Ninguém tem ainda vianetworks que saiba dizer se está a gostar ou não????
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Little_Horn » Segunda Dez 09, 2002 10:48

Regra geral as condições da vianetworks aplicam-se mais às empresas...

Aliás essa facto é salientado no próprio site da vianetworks.

Por isso, acho pouco provável que alguém vá adquirir esse serviço.
(Disse pouco provável, não impossível...)
\m/ Come Play Dying \m/
Little_Horn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alfatek » Segunda Dez 09, 2002 13:20

Sinceramente não me parece little_horn... é que SEM LIMITES é uma coisa totalmente diferente de 2GB de tráfego... 2GB não dá para nada... a menos k só uses a net 1 vez por semana !

Mas lá que eles são mais virados para empresas tmb é verdade, mas o preço não é proibitivo
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Little_Horn » Segunda Dez 09, 2002 14:41

O k eu kiz dizer, é precisamente que eles são mais virados para as empresas, e em virtude disso existe uma fraca divulgação dos serviços deles.

Como consequência, só algumas pessoas como nós, que se dão ao trabalho de investigar e procurar é que têm conhecimento dos serviços que a vianetworks oferece.

Além disso, quer-me parecer que muitas das pessoas que usam este forúm já têm algum tipo de banda larga.

Mas quanto a isso dos 2 gigas, pode ser que mude brevemente.

Agora até já se oferecem os kits à borla, lol...
Pode ser que depois do final do ano, aumentem um pouco o limite.

Eu trabalho na internet. Mas n trabalho em casa, trabalho numa empresa, logo os 2 gigas práticamente só vão ser usados em downloads e para ver o e-mail.

Além disso prefiro 2 gigas, do que 1 giga internacional no cabo. Os gigas nacionais n me servem de nada!!!
As únicas cenas que uso a nível nacional são este site e um ou outro download ocasional.

Por isso, os 2 gigas até vão dando para as encomendas.

Mais uma coisa, com iva, pagas 11 contos por mês por uma linha de 512/128. Não é proibitivo, mas são mais 4 contos todos os meses, já para n falar nos preços do equipamento e activação...
Little_Horn
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor [Nik0n] » Segunda Jan 06, 2003 13:22

eu ja mandei os papeis agora daki a 1a semana ja devo ter essa coixa:p
Disce quasi semper victurus; vive quasi cras moriturus"

[Learn as if you were going to live forever; live as if you were going to die tomorrow.]
[Nik0n]
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 22, 2002 22:31

Mensagempor alfatek » Quarta Jan 08, 2003 21:33

Depois kero comentários da speed disso nikon ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Snake » Quarta Jan 08, 2003 21:37

Ha algo nos preços da Vianetworks que eu não compreendo: o preço da Adsl 512/256 é mais barato que o da 256/128, alguma razão ou é mesmo erro deles?

A ADSL da Vianetworks tambem não tem limite de trafego ou so as soluçoes empresariais é que não o possuem?
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante