Caro amigo.
Essa cena da taxa de contenção tem muito k se lhe diga.
Eu tenho adsl e também li isso tudo e muito mais.
A taxa de contenção de uma linha normalissima de adsl a 512/128 é de 50.
Mas na prática n é bem assim.
O k acontece é k, a linha vai directamente à central e dentro da central é k se faz a partilha, partilha essa efectuada em cabos de fibra óptica com muitos MB/s.
A situação mais drástica só aconteceria de estivessem 50 utilizadores, ao mesmo tempo, a fazer downloads no máximo dos máximos, ocupando a largura de banda máxima (e mesmo assim n tenho a certeza que a velocidade de download descesse tanto...).
Ao contrário da netcabo, n partilhas a ligação com a vizinhança, que como deves de saber, os cabo das cenas por cabo n costumam ter sequer uma qualidade muito alta.
Como disse antes, a partilha é feita directamente na central, que como tem ligações muito melhores, torna toda a ligação mais estável.
Um problema que poderá existir com a adsl é a distância. Se for demasiada, perde-se velocidade. Mas até este ponto está perfeitamente controladao.
Francamente, sempre tive a mesma largura de banda, quer durante horas de ponta, quer em periodos mortos.
Consigo fazer downloads, a toda a hora, na ordem dos 61 KBytes/s.
Para resumir, os cálculos que fizeste tb se aplicam à PT. Mas não são tão lineares quanto isso, conforme te expliquei resumidamente.
Cada qual deve de escolher o contrário do que é mais frequente na sua zona, garantindo assim uma maior largura de banda disponível.
Um amigo meu tem cabo e tb está mt contente.
Diga-se que, na minha zona é mais frequente o cabo (por isso escolhi adsl, aliado ao facto de que a central para onde vai a minha ligação fica mesmo perto de casa) e o meu amigo escolheu cabo, porque na zona dele o adsl é mais frequente.
A taxa de contenção tem muito que se lhe diga. Mas tem alguma importância, ou os ISPs não cobrariam mais por uma linha de 256k do que por uma de 512k (sim, uma linha de 256k é mais cara que uma de 512k, devido a essa cena de taxa de contenção...).
Mas a situação mais drástica que descrevi em cima nunca acontece, por isso a qualidade é sempre boa, além de que depende da qualidade da central e não da quantidade de clientes.
Já que falas em jogos, saliento o facto de conhecer várias pessoas com cabo que dizem k a determinadas alturas n conseguem jogar e não conhecer ninguém com adsl que diga o mesmo.
Espero ter contribuido para uma melhor compreensão deste assunto.