Falar e escrever português ?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor forunista » Quarta Set 19, 2007 9:02

Skorzen Escreveu:Não é uma questão de admiração, querendo apenas que fundamentasses a tua argumentação da melhor maneira, apresentando exemplos. Concordo exagerado em certos casos, no entanto, há sempre situações às quais não há mesmo maneira de fugir, não tendo nós palavras na nossa língua para tais acções, etc.

Na maioria dos casos há a palavra em português.
Penso que, mais no mundo da informática, deixámos de ter palavras em português e usamos a inglesa.

Muitas pessoas em vez de dizeram em português usam o inglês:
rato -> mouse;
placa mãe -> motherboard;
jogos -> games;
caneta -> pen;
utilizador -> user;
palavra chave -> password

Muitas delas parece que nos soam mal(em português), isto porque fomos habituados a ouvir logo a palavra em inglês e não nos demos ao "trabalho" de usá-la em português.
Basketball(inglês), Baloncesto(espanhol)...porque nós não usamos Balaocesto ou Bolacesto ? Soa mal ? se virem, em inglês é exactamente as mesmas 2 palavras juntas: "Basket" e "Ball"...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor skorzen » Quarta Set 19, 2007 11:37

Em relação a esses exemplos, utilizo os termos motherboard (ou simplesmente mobo) e pen, em vez de caneta, esta última talvez por ser uma palavra universal, que dá para imensas coisas.

forunista Escreveu:Basketball(inglês), Baloncesto(espanhol)...porque nós não usamos Balaocesto ou Bolacesto ? Soa mal ? se virem, em inglês é exactamente as mesmas 2 palavras juntas: "Basket" e "Ball"...

Em português, tens a palavra basquetebol, que penso ser uma adaptação bem conseguida do termo basketball.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor forunista » Quarta Set 19, 2007 13:23

Skorzen Escreveu:Em relação a esses exemplos, utilizo os termos motherboard (ou simplesmente mobo) e pen, em vez de caneta, esta última talvez por ser uma palavra universal, que dá para imensas coisas.

Por exemplo, em relação a uma caneta, já fui a uma loja de informática e pedi uma e o empregado ficou a olhar para mim...e aí eu disse: uma "pen" e ele percebeu logo! Porquê ? é simples, ele utiliza sempre a palavra "pen" e quando ouve a palavra em português associa a caneta de escrever! Agora eu pergunto: Num país que se fale inglês, quando se pede uma "pen" ele entende caneta de escrever ? Se estiver numa loja de informática, não...

Skorzen Escreveu:Em português, tens a palavra basquetebol, que penso ser uma adaptação bem conseguida do termo basketball.

Bem conseguida porquê ? porque já não tens o "k" ? porque foi adaptada ? O que significa basquete? porque não balaocesto ou bolacesto ? :roll:
Computador é parecido com "Computer", mas neste caso não se pode considerar adaptação, visto que existe Cômputo que é cálculo...ou computar...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor skorzen » Quarta Set 19, 2007 13:38

forunista Escreveu:
Skorzen Escreveu:Em relação a esses exemplos, utilizo os termos motherboard (ou simplesmente mobo) e pen, em vez de caneta, esta última talvez por ser uma palavra universal, que dá para imensas coisas.

Por exemplo, em relação a uma caneta, já fui a uma loja de informática e pedi uma e o empregado ficou a olhar para mim...e aí eu disse: uma "pen" e ele percebeu logo! Porquê ? é simples, ele utiliza sempre a palavra "pen" e quando ouve a palavra em português associa a caneta de escrever! Agora eu pergunto: Num país que se fale inglês, quando se pede uma "pen" ele entende caneta de escrever ? Se estiver numa loja de informática, não...

Esse exemplo é possível e a reacção é, até certo ponto, normal. Da mesma maneira que uma pessoa que está habituada a dizer motherboard, referirem-se ao objecto com a palavra placa-mãe, tornar-se-à estranho. É um facto para o qual só a pessoa em questão poderá dar resposta ou resolver, passando a utilizar palavras portuguesas. Nunca visitei nenhum país onde o inglês seja a língua nativa e, consequentemente, não poderei formar uma opinião sobre o assunto.

forunista Escreveu:
Skorzen Escreveu:Em português, tens a palavra basquetebol, que penso ser uma adaptação bem conseguida do termo basketball.

Bem conseguida porquê ? porque já não tens o "k" ? porque foi adaptada ? O que significa basquete? porque não balaocesto ou bolacesto ? :roll:
Computador é parecido com "Computer", mas neste caso não se pode considerar adaptação, visto que existe Cômputo que é cálculo...ou computar...

Penso que terá a ver com a pronúncia, adaptando correctamente às regras da nossa língua. Penso que "balaocesto" ou "bolacesto" simplesmente não faria sentido. A palavra "basquete" não está no dicionário, logo, não poderá ser considerada nem ter um significado concreto e objectivo.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor jluisfer » Quinta Set 20, 2007 8:38

Há traduções que não me soam nada bem,como por exemplo placa mãe ou disco duro e caneta prefiro usar o termo para aquelas coisas que escrevem no papel :),para hard disk prefiro o termo disco rigido,assim como prefiro o termo Guardar a Salvar como tradução do Save As.Normalmente prefiro o software em inglês pq há certas traduções nos menus que não lembra a ninguém
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor forunista » Quinta Set 20, 2007 9:13

jluisfer Escreveu:Há traduções que não me soam nada bem

Porque dizes traduções ?
Há um nome para dar a um objecto, cada lingua dá o seu.
Computador em inglês é Computer, mas em francês é ordinateur...(exemplo).

jluisfer Escreveu:como por exemplo placa mãe

Não soa bem porquê ?! Se vires, em inglês quer dizer exactamente o mesmo e será que para eles soa mal ?

jluisfer Escreveu: ou disco duro

Isso é brasileiro, em português é Disco rigido e soa-me lindamente.

jluisfer Escreveu:e caneta prefiro usar o termo para aquelas coisas que escrevem no papel

Se fores a uma papelaria na inglaterra e pedires uma "pen" será que ele te dá o que tu queres ? ;)

jluisfer Escreveu:para hard disk prefiro o termo disco rigido,assim como prefiro o termo Guardar a Salvar como tradução do Save As.

Exactamente...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor tntnt » Quinta Set 20, 2007 15:33

Forunista, desculpa lá mas tu pareces os espanhóis, que até fazem dobragens dos filmes para espanhol, só para não se sentirem inferiores. Quando na verdade, retiram o valor artistico da obra.

Há coisas e expressões que se podem evitar, mas pen drive? Pá, eu nunca pediria uma "caneta"... Há coisas em que concordo contigo, tais como disco rigido. Mas outras não fazem muito sentido.

Pede lá que te dêm um computador com 2 Gigas de MAA (memória de acesso aleatório), um processador de duplo nucleo de soquete 939, com o Janelas XP, uma placa-mãe sem refrigerador, mas com tubos de aquecimento e com 4 ranhuras para a MAA em canal duplo, com 2 portas para discos TALS (tecnologia avançada de ligação em série) e com som inserido na placa mãe, 5.1 com vários sons cercados ou que nos rodeiam (dolby surround?!), e umas colunas com... com... aquela coluna grande que dá baixos (subwoofer?!)... E com uma placa gráfica que dê pra jogar APP (atiradores na primeira pessoa). Ah, e ligação á rede internacional de informação, com um modulador...

É um exagero, eu sei. E tou a brincar! Mas é só pra dar a entender que certas expressões são universais, e fazem todo o sentido assim.

Just my 2 cents.

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor jluisfer » Quinta Set 20, 2007 16:01

Plenamente de acordo contigo tntnt,tocando um pouco noutro assunto espero que cá nunca optem pelas dobragens em detrimento das legendas,é um autentico nojo um filme dobrado,os infantis ainda escapam mas os outros nem por isso
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor forunista » Quinta Set 20, 2007 17:33

tntnt Escreveu:Forunista, desculpa lá mas tu pareces os espanhóis, que até fazem dobragens dos filmes para espanhol, só para não se sentirem inferiores. Quando na verdade, retiram o valor artistico da obra.

Os espanhóis têm muito mais dignidade que nós. Não os vês vir para Portugal ou outro país falar outra lingua. Nós nem precisamos ir a espanha para falar espanhol, quando um espanhol vem cá, falamos espanhol com ele! Não, não é por eles não nos entenderem, é porque nós temos a mania que somos mais inteligentes.
Quanto às dobragens, a minoria aqui somos nós e não outros paises. Na maioria dos paises europeus, traduzem os filmes para a lingua deles.
As dobragens não são para não se sentirem inferiores, são porque preservam a lingua nativa e se reparares, assim até os análfabetos podem ver o filme, ao contrário dos filmes legendados.
Quanto à qualidade da dobragem, é como as legendagens, já vi tanto boas como más. Também vês más legendagens em Portugal! Só para dar um exemplo de uma boa dobragem, tens o filme "O bom, o mau e o vilão" que é italiano e nem te dás conta!

tntnt Escreveu:Há coisas e expressões que se podem evitar, mas pen drive? Pá, eu nunca pediria uma "caneta"... Há coisas em que concordo contigo, tais como disco rigido. Mas outras não fazem muito sentido.

Qual é o problema de pedires uma caneta numa loja de informática ?
Se quiseres mais detalhado, pede uma caneta USB.
Onde está a falta de sentido ?

tntnt Escreveu:Pede lá que te dêm um computador com 2 Gigas de MAA (memória de acesso aleatório), um processador de duplo nucleo, com o Janelas XP, uma placa-mãe sem refrigerador, mas com tubos de aquecimento e com 4 ranhuras para a MAA em canal duplo, com 2 portas pada discos TALS (tecnologia avançada de ligação em série) e com som inserido na placa mãe.

É um exagero, eu sei. Mas é só pra dar a entender que certas expressões são universais, e fazem todo o sentido assim.

Tás a baralhar um bocado,
"Dual core" podes dizer duplo processador;
"Windows XP" não tem tradução com é óbvio! trata-se de uma marca!

Quanto às siglas, outro exemplo, nós dizemos SIDA (Síndrome de ImunoDeficiência Adquirida) e os brasileiros já dizem AIDS, como em inglês, o que acho incorrecto. Mas VIP(Very Important Person) já não dizemos PMI(Pessoa Muito Importante), o que acho incorrecto.
Como vês, AIDS para universal e não o é, tal como VIP e alguma têm tradução, outras não! Porquê ? Porque simplesmente queremos que seja assim...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor l2k » Quinta Set 20, 2007 18:51

Eu não vejo mal em usar este tipo de expressões. Tornaram-se comuns entre a sociedade e muitas vezes a sua tradução para português deixa de fazer sentido, tal como disse o tntnt.

Para mim, preocupante é ver as pessoas a darem grandes erros gramaticais e a tão falada escrita em "pitex".

Quanto à questão das expressões como basquetebol, a adopção de "estrangeirismos" faz da parte da evolução da língua.

forunista Escreveu:As dobragens não são para não se sentirem inferiores, são porque preservam a lingua nativa e se reparares, assim até os analfabetos podem ver o filme, ao contrário dos filmes legendados.

Já agora deixo a questão: e então uma pessoa surda como é que vê o filme?

Cumps.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor forunista » Quinta Set 20, 2007 19:03

l2k Escreveu:Eu não vejo mal em usar este tipo de expressões. Tornaram-se comuns entre a sociedade e muitas vezes a sua tradução para português deixa de fazer sentido, tal como disse o tntnt.

Para mim, preocupante é ver as pessoas a darem grandes erros gramaticais e a tão falada escrita em "pitex".

Como já disse, preocupa-me mais as frases que dei como exemplo quando me foi solicitado.
O "pitex" é fruto das mensagens escritas do telemóvel e das conversas na net e obviamente que também me preocupa, assim como erros ortográficos e gramaticais.

Mas, uma expressão em inglês, que se pode dizer em português, só porque já é comum não quer dizer que faça sentido usá-las!
Eu não vou fazer uma tatuagem só porque já é comum...
E atenção, como disseste, o "comum" tem vindo a torna-se de há uns anos para cá, porque muitas palavras que usávamos em português, passámos a dizê-las em inglês!

l2k Escreveu:Quanto à questão das expressões como basquetebol, a adopção de "estrangeirismos" faz da parte da evolução da língua.

Não, não faz. Se utilizas outra língua onde estás a evoluir a tua?!
Os espanhois, franceses, etc. não as utilizam ou utilizam-nas com muito menos frequência.

l2k Escreveu:
forunista Escreveu:As dobragens não são para não se sentirem inferiores, são porque preservam a lingua nativa e se reparares, assim até os analfabetos podem ver o filme, ao contrário dos filmes legendados.

Já agora deixo a questão: e então uma pessoa surda como é que vê o filme?

Respondo-te com outra questão: Já experimentaste ir à página 888(normalmente) do Teletexto ? :wink:
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor l2k » Quinta Set 20, 2007 19:35

forunista Escreveu:
l2k Escreveu:Quanto à questão das expressões como basquetebol, a adopção de "estrangeirismos" faz da parte da evolução da língua.

Não, não faz. Se utilizas outra língua onde estás a evoluir a tua?!
Os espanhois, franceses, etc. não as utilizam ou utilizam-nas com muito menos frequência.

Segundo o que se dá na escola, faz. Fui agora buscar o meu livro do ano passado só para confimar. Entre outras coisas, encontramos:

"Vários são os processos de que a língua dispõe para renovar o seu léxico, entre os quais se contam os das (...) operações adoptivas (estrangeirismos) como mais frequentes."

Os exemplos do livro são: "dossier", "laser", líder, macarrão, "stress".

forunista Escreveu:Respondo-te com outra questão: Já experimentaste ir à página 888(normalmente) do Teletexto ? :wink:

Tens razão, mas será que isso seria disponibilizado na maioria nos filmes caso estes fossem dobrados (isto em Portugal)? Eu cá tenho as minhas dúvidas. :P (Já não nos estaremos a afastar um bocado do tema do tópico?)
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor forunista » Quinta Set 20, 2007 20:21

l2k Escreveu:"Vários são os processos de que a língua dispõe para renovar o seu léxico, entre os quais se contam os das (...) operações adoptivas (estrangeirismos) como mais frequentes."

Os exemplos do livro são: "dossier", "laser", líder, macarrão, "stress".

Sim, eu sei que existem várias palavras que adoptamos de outras linguas. E essa adopção chamaram de "renovação do léxico". O que quero dizer é cada vez menos essa renovação não passa por palavras portuguesas novas.
Eu próprio utilizo expressões e palavras inglesas não porque as necessite de as utilizar, mas porque já estou habituado a elas, mal habituado, diga-se!
A palavra "saudade", pelo que dizem, não existe significado igual em mais nenhuma parte do mundo. Mas existe "Miss you"(inglês) que significa o mesmo ou expressa o mesmo. Alguma lingua adoptou a palavra portuguesa "saudade" ? Não...

l2k Escreveu:
forunista Escreveu:Respondo-te com outra questão: Já experimentaste ir à página 888(normalmente) do Teletexto ? :wink:

Tens razão, mas será que isso seria disponibilizado na maioria nos filmes caso estes fossem dobrados (isto em Portugal)? Eu cá tenho as minhas dúvidas. :P (Já não nos estaremos a afastar um bocado do tema do tópico?)

Também pensava que existia poucas legendagens no teletexto, mas fiquei surpreendido. Nem imaginas a quantidade de telenovelas que existe legendagem! Será que não poderia fazer para filmes ?
Para fazer uma legendagem basta 1 pessoa. Para uma dobragem são necessárias várias e os custos são mais elevados, essa é uma razão porque adoptam as legendagens.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor 4ndr3 » Quinta Set 20, 2007 20:58

Dizem surf trip quando podem dizer viagem de surf... :wink:
4ndr3
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jul 30, 2005 20:22

Mensagempor forunista » Sexta Set 21, 2007 15:39

For favor, não assassinem mais a lingua. Isto sim é estupidez pura e dura.

«É uma acção de co-branding que vai ao encontro do target da RFM, jovens adultos e urbanos, e que vai cimentar a relação com o nosso público»

Podem encontrar esta noticia aqui.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante