[Long rant... pessoas mais sensiveis ou com problemas cardiacos, passem à frente]
Como profissional da área da informática não posso deixar de me espantar com algumas opiniões favoráveis/semi-favoraveis ao warez.
Se a questão são os preços altos a resposta é simples, tirando os jogos de computador, 90% dos programas de PC têm versões freeware/opensource disponiveis para download. Os programas que não são assim, normalmente valem o seu dinheiro.
Um exemplo simples é o Office... Acho que a maioria das pessoas não compra o Office, mas também nunca experimentou o OpenOffice... E se é verdade que o OpenOffice não é tão completo como o Office, a verdade é que para escrever, fazer uns gráficos e uns slides, ele funciona muito bem e é gratuito.
Muitas das vezes dá trabalho procurar um software gratuito/opensource para o que queremos enquanto os programas pagos warez são até mais fáceis de arranjar, mas isso parte da consciência de cada um.
Eu não queria citar os anuncios estupidos de uma associação qualquer mas a verdade é que vocês acham que roubar um livro é crime, roubar um jogo do supermercado é crime mas sacar no btuga um jogo ou um livro é um "direito" que temos?
Não digo que os preços não são altos, principalmente no nosso país, mas cometer algo de ilegal não me parece a solução certa para o nosso país progredir. A aposta em software gratuito de usar e na sua divulgação deveria ser feita em grande escala.
Acho que um dos principais problemas do vosso (e de muitos) pensamento é a dificuldade em assimilar que o software tem muito trabalho por trás, que o software foi feito por pessoas e que é um obra tal como é o projecto de uma casa, uma operação às cataratas ou a construção dum reactor nuclear.
Acho que qualquer pessoa que tenha contacto com Engenharia de Software fica muito mais sensivel a estas questões. É que um programa, por muito simples que seja tem investido nele recursos enormes.
Para entenderem um pouco o problema, a percentagem do software que chega a ser produzido com sucesso é infima. Dessa percentagem, o número de programas que cumprem tudo o que foi pensado à partida é reduzido. Isto só para terem uma ideia que fazer software não é tão simples como parece. Quanto mais software com milhares de linhas de código.
Esta dificuldade em entender o software como esforço de alguém é algo que temos de combater. Da próxima vez que apresentarem um orçamento de software a alguém que exclama: "O quê? tanto dinheiro?" expliquem-lhe detalhadamente o tempo e esforço investido em algo que para o cliente parece ser sempre simples...
Para terminar, quando o jardineiro vos corta a relva vocês pagam-lhe, porquê é que quando uma equipa de programadores/engºs vos dão um software vocês acham que têm direito a ele e não querem pagar nada?
Epah... se querem chatear alguém, impliquem com aquelas profissões sem utilidade nenhuma mas que os seus profissionais ganham barris de dinheiro
P.S. - Warez é ilegal e ponto final... não há qualquer argumento válido para não o ser. Copyright é algo indiscutivel e aplicável em todas as "obras" que fazemos... excepto talvez numa óptica "extrema-comunista (?)" em que todos trabalhos de graça e temos direito a tudo de graça...