pork pagar?!?! O warez devia ser legal?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Stu3s » Sexta Dez 03, 2004 3:08

__Casper Escreveu:1º na minha opinião o k se esta a passar com o BTUGA é um individuo k esta a tentar ganhar dinheiro a custa do k outros fizeram e alguns partilham.
2º "Entao é assim se discordas estás errado pelo simples facto de estares contra a lei" as leis da nossa constituição foram escritas por homens que como todos são corruptiveis e passiveis de engano.
3º "Duvido que a lei mude, alias se mudar é para pior." As leis não protegem maiorias, minorias ou a razão protegem interesses económicos.

Se não estas interessado em mudar ou não acreditas na mudança, eu não consigo é imaginar um amanhã igual ao presente, abaixo ao CopyWright.

Na minha opinião este topic prolongava-se durante meses pois é uma questão hyper complexa.

Tás a tentar dizer que o facto de as pessoas quererem ganhar dinheiro com o seu trabalho é corrupção e estao completamente enganadas? N sei se tu jà trabalhas nem em que, mas por exemplo eu n ia gostar muito se fizesse um projecto e alguem coloca-se as plantas de autocad e os dimensionamentos na net para toda a gente sacar e editar a seu gosto sem me dar tusto.

Quero ver se alguem dia tiveres a sorte de criar algo, e observares meio mundo a partilhar a tua criação de graça e ainda a chamar-te capitalista, oportunista e corrupto.!
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Kayn » Sexta Dez 03, 2004 3:51

tar a discutir um assunto tao complexo nao vai levar a lado nenhum.

se a sensibilizacao das pessoas é necessaria, proponho que se faça noutro lado e nao aki (avisem os amigos, moderem-se no ke fazem, etc)

infelizmente, de outra forma, parece ke so leva a aborrecimentos entre as pessoas.

como eu tinha dito e parece ke alguem ate concordou... penso ke isto ja se fechava/blokeava/outro destino identico... :roll:
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor alfatek » Sexta Dez 03, 2004 3:57

[Long rant... pessoas mais sensiveis ou com problemas cardiacos, passem à frente]

Como profissional da área da informática não posso deixar de me espantar com algumas opiniões favoráveis/semi-favoraveis ao warez.

Se a questão são os preços altos a resposta é simples, tirando os jogos de computador, 90% dos programas de PC têm versões freeware/opensource disponiveis para download. Os programas que não são assim, normalmente valem o seu dinheiro.

Um exemplo simples é o Office... Acho que a maioria das pessoas não compra o Office, mas também nunca experimentou o OpenOffice... E se é verdade que o OpenOffice não é tão completo como o Office, a verdade é que para escrever, fazer uns gráficos e uns slides, ele funciona muito bem e é gratuito.

Muitas das vezes dá trabalho procurar um software gratuito/opensource para o que queremos enquanto os programas pagos warez são até mais fáceis de arranjar, mas isso parte da consciência de cada um.

Eu não queria citar os anuncios estupidos de uma associação qualquer mas a verdade é que vocês acham que roubar um livro é crime, roubar um jogo do supermercado é crime mas sacar no btuga um jogo ou um livro é um "direito" que temos?

Não digo que os preços não são altos, principalmente no nosso país, mas cometer algo de ilegal não me parece a solução certa para o nosso país progredir. A aposta em software gratuito de usar e na sua divulgação deveria ser feita em grande escala.

Acho que um dos principais problemas do vosso (e de muitos) pensamento é a dificuldade em assimilar que o software tem muito trabalho por trás, que o software foi feito por pessoas e que é um obra tal como é o projecto de uma casa, uma operação às cataratas ou a construção dum reactor nuclear.

Acho que qualquer pessoa que tenha contacto com Engenharia de Software fica muito mais sensivel a estas questões. É que um programa, por muito simples que seja tem investido nele recursos enormes.

Para entenderem um pouco o problema, a percentagem do software que chega a ser produzido com sucesso é infima. Dessa percentagem, o número de programas que cumprem tudo o que foi pensado à partida é reduzido. Isto só para terem uma ideia que fazer software não é tão simples como parece. Quanto mais software com milhares de linhas de código.

Esta dificuldade em entender o software como esforço de alguém é algo que temos de combater. Da próxima vez que apresentarem um orçamento de software a alguém que exclama: "O quê? tanto dinheiro?" expliquem-lhe detalhadamente o tempo e esforço investido em algo que para o cliente parece ser sempre simples...

Para terminar, quando o jardineiro vos corta a relva vocês pagam-lhe, porquê é que quando uma equipa de programadores/engºs vos dão um software vocês acham que têm direito a ele e não querem pagar nada?

Epah... se querem chatear alguém, impliquem com aquelas profissões sem utilidade nenhuma mas que os seus profissionais ganham barris de dinheiro :D

P.S. - Warez é ilegal e ponto final... não há qualquer argumento válido para não o ser. Copyright é algo indiscutivel e aplicável em todas as "obras" que fazemos... excepto talvez numa óptica "extrema-comunista (?)" em que todos trabalhos de graça e temos direito a tudo de graça...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor alfatek » Sexta Dez 03, 2004 4:04

O resumo do long rant só p responder ao "abaixo ao CopyWright":

No dia em que o software não tiver copyright e tu puderes fazer download de todo e qualquer software de forma legal e fácil então vai deixar de haver software. Não sei se já repararam mas quem faz software são pessoas. As pessoas costumam precisar de empregos para terem dinheiro para poderem comer.

Se deixa de haver rendimentos em se fazer software, deixa de haver salários, empregos e comida na mesa dos programadores. E então eles vão procurar outros empregos e deixa de haver programadores p fazer software.

Quem quiser contradizer-me com: "Mas há software opensource/livre actualmente e ng morreu de fome por isso", mostrem-me uma pessoa que trabalhe a 100% a fazer software gratuito e que consiga sobreviver só à custa desse trabalho. Mesmo nos casos em que o software é gratuito mas o suporte técnico é pago não deve haver muita gente a conseguir alimentar as famílias dessa forma.

Quando não houver copyright espero também que não se pague nada por ir ao médico, por comprar pão ou por ir ao cinema, caso contrário não estou mt bem a ver como é que se sustenta uma sociedade e uma economia dessa forma...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor metralha761 » Sexta Dez 03, 2004 11:27

Este topico fazme lembrar a velha guerra Intel VS AMD, no final fica-se na mesma.

Warez ou para kem num sabe o k é warez, software não legalizado, é ilegal.

Se vocês lerem as regras do forum, deparam-se em k evita-se ao maximo assuntos dubeis, este é um deles.

Penso k ja ficou bastante discutido em outros topicos do mesmo assunto.

- É errado fazer pirataria.
- É ainda mais errado ganhar dinheiro com o trabalho dos outros sem dar algo em troca.
- Os preços do software (jogos/programas/etc) é excessivo.
- Baixa de preço poderia baixar a pirataria.

Como alguem disse abaixo copyright, kando vires alguem k copiou partes ou mesmo full do teu codigo e está a ficar rico com ele, vais dizer o contrario.

PS: Ainda bem k tive espaço po meu post.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Stu3s » Sexta Dez 03, 2004 12:49

So mesmo se este tópico começar a descambar muito é que será fechado, e já que estamos numa de falar abertamente sobre isto força aí digam tudo de uma vez, pq n queremos voltar a ver tópicos deste tipo por aqui no site.
De vez em quando acho bem lançar a polémica, se vem que neste caso n adiantada de nada.

Outra coisa é o preço do software ... ele n é alto!Quer dizer é alto em portugal por causa daquilo que nós ganhamos, mas aí n há nada a fazer pq os preços base são feitos pelos distribuidores do material.

Por exemplo o maior polo de dsitribuição e criação de warez são os USA, e no entanto a maioria deles podem mt bem todas as semana ir a uma loja e comprar um jogo e assim. Ganham o suficiente para isso.

PS: Corroboro com tudo o que o alfatek disse.

Mais uma vez repetido, não se devia falar tao abertamente do warez como se fala do aborto, das drogas leves, etc ... Como eu ja disse, há a ideia q o warez é um crime fixe, e que tudo gira á volta de massas capitalistas que fazem tudo para arriar com o proletariado.
Parece que ás vezes, assim como se protesta contra as propinas, contra a microsoft e a sua politica, etc ... se saca uma mer** da net para poder dizer que eu não sou um conformista e não me rendo ao consumo.

Se sacam tudo bem, agora n acho orgulho nenhum dizeres que hoje já sacas-te 1Gb de cenas da net ou que já tens o album X em casa uma semana antes de estar nas lojas!
O warez é tabú :)
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Sazuke » Sexta Dez 03, 2004 13:17

pode não ter propriamente a ver com warez, mas gostava de saber a opinião acerca da publicidade enganosa feita pelas empresas que criam um jogo.

quando o compramos não nos é dito o que o jogo faz exactamente, qauis os bugs, etc.

não será o warez a única maneira de se conhecer o real valor de um jogo? (isto para aqueles, como eu, que costumam adquirir os jogos de que gostam mesmo). é que ninguém me devolveu o dinheiro que gastei no fifa 2004, por ele ter saído uma bela merd*, ninguém me pagou de volta pelo cm4 (O Bug), entre outros.

agora já não me enganam.

8)
Sazuke
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 26, 2004 15:53

Mensagempor rosas » Sexta Dez 03, 2004 15:39

Tal como o Alfatek so profissional na area das TI/SI.
Embora nao goste, eu produzo software. Nao software de venda ao publico, mas para utilizaçao de empresas, com os requisitos necessarios a desenvolver determinada(s) tarefa(s).

Contrariamente ao vulgo software comercial, este tem obrigatoriamente de obedecer ao q foi exigido, sob o risco de acontecer o q aconteceu entre a Cintra e a Novabase.

Tal com o stu3s referiu, os preços sao determinados pelos distribuidores em Portugal.
Nao entendo que o iva deva ser mais baixo, descendo para os 5%.
Grande parte do software eh de entertenimento e de uso profissional, nao de uso cultural, tal como os livros.

O comentario do Sazuke eh completamente naif.
Nao quero q entendas isto como um insulto, mas tal como tens automoveis melhores e piores, tb tens software melhor e pior.
Os preços podem variar, depende de quem os distribui.

Qts automoveis sao recolhidos por muitas marcas, pq se descobriu um problema com qq peça do carro?
No software passa-se o mesmo. Descobriu-se um bug, q eh corrigido com um patch. Nao pagas por isso.

Para testares algo, existem as demos.
Tal como existem test drives.
Concerteza q nao estas a ver alguem pedir um test-drive de 1 ano, so para ter a certeza se quer o carro...

Ou um livro...sentas-te na fnac todo satisfeito a ler, e ao fim de umas horitas, depois de todo lido, vais comprar para levar para casa...talvez para leres outra vez....

warez e cagadas do genero sao roubos e insultos aos criadores de software.
respeitem isso!
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor PapaGigas » Sexta Dez 03, 2004 17:07

Boas..

Para mim é simples:

"Deveria existir uma lei para o p2p (tal como existe para a rádio).. ou seja.. paga-se uma taxa á cabeça.. e pronto.. legaliza-se".. LOL..

Para quem não entendeu o que eu quiz dizer.. aqui vai:

Eu sei que os preços praticados pelos ISP's em portugal são uma xulisse.. mas.. deveria ser implementada uma taxa por limite de upload (cerca de 2,5€'s por cada 128Kbps).. que os ISP apresentavam directamente na factura mensal do cliente.. e que o dinheiro reverteria para uma entidade (criada para o caso) que trataria de distribuir o lucro gerado pelos vários detentores de copyrigth de software que anda na rede.. mas devidamente "bem distribuido".. ou seja.. eu crio um software.. tenho o copyrigth do mesmo.. e o meu software é mais distribuido na rede que qq outro software.. logo.. devo receber uma fatia maior do que os outros.. certo???

PS - Tenho que sair.. depois explico melhor o que quero dizer.. LOL.. até logo.. :P
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor NetSynnas » Sexta Dez 03, 2004 17:24

Stu3s e rosas, subescrevo inteiramente!
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor brainX » Sexta Dez 03, 2004 19:44

Apenas gostaria de dizer que estou de acordo com tudo o que o rosas e o Stu3s disseram.

Não sou um santo, porque não sou. Eu compro CD's, DVD's, jogos, etc. Quando acho que valem a pena. Se já conhecia o que vou comprar antes de o fazer? Já, provavelmente já. E acho que o p2p, devidamente usado, poderia ser um optimo meio de divulgação de industrias como a musical, que no meio disto tudo acho que ainda é a que perde mais (os músicos propriamente ditos).

Condeno simplesmente a publicidade "boca em boca" que se faz ao warez porque eu conheço muitas pessoas, especialmente mais novas, que provavelmente pensam que fazer download de determinadas coisas de programas p2p até é legal, pessoas para quem a noção de copyright não faz muito sentido e é vaga. Então com o advento da banda larga o p2p até parece que se tornou legal... É ver quem saca mais... Acho que especialmente no que diz respeito a software as pessoas até se esquecem que existe software à venda...

Tal como disse não sou nenhum santo, mas não se pode louvar de forma alguma estas actividades.
brainX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jul 08, 2004 13:46

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Dez 03, 2004 23:27

Eu acho que se devia fazer mais publicidade ao software freewere, pois a tanto e bom, para que usar um pirateado ?

Alem disso muitos dos programas P2P são uteis para quem quer so trafego nacional, logo os ISP já começam com alguma culpa ...

Muitas veses as demos de um jogo/programa não correspondem a versão final ... logo não dá para ter uma visão ampla do software/jogo.

Sempre puder e o jogo for bom, compro-o caso contrário ou jogo um pouco e não jogo.

Se vir bem, nos ultimos tempos jogos que tenho jogado foi 1 ou 2 ... e agora vou voltar de novo ao raven shield ...

Mas para mim a melhor solução era geral mais publicidade ao software freewere, ai as grandes empresas viam que algo estava errado, e de certeza que baixavam o preço. Alem disso também a empresas com versões dos mesmos programas mais simples e freewere.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Turbinas » Sábado Dez 04, 2004 0:59

Concordo perfeitamente com o k foi dito sobre a ilegalidade do warez, mas há medidas k se podem tomar para diminuir. Warez é tipo, duga ao fisco, quem foge é o maior...MAS NÃO DEVIA SER NEM DEVIA TER ORGULHO EM SER!!!

Por exemplo, Half-Life! Quem quer jogar CS, ou tem o original ou não joga, na vertente multiplayer claro! e muitos jogas HL, logo muitos teem o original!! humm...ja foram ver o preço do Half-life nas lojas?? axo k fui explicito...ja pa nao falar no HL2 k acontece o msm

E na maioria, todos os jogos actuais, para jogar online, é preciso o original! Ou seja, como a maioria do ppl compra um jogo 50% ou mais pela vertente multiplayer, as companhias de jogos aproveitaram-se disso, e "obrigam-nos" a comprar originais.

Ou seja, uma das soluções passa por criar programas mais dificeis de crackar e copiar! Mesmo a nivel de hardware, isto é, no próprio CD ou DVD. Tal como antes haviam akelas k7 de video em k quando se partia uma patilha, nao se podia gravar por cima, criar um sistema do genero k impossibilite a copia
Ja ouvi umas historias k tentaram uma coisa do genero, mas k facilmente era ultrapassada colando um bocado de fita-cola....

Mas continuo-o a dizer os copyright são para respeitar!

Cumprimentos

PS: Essa de comparar a construção de uma central-nuclear a um programa é um kito infeliz, provavelemnte estavas a exagerar, pk se não tavas digo-te que a construção de um central nuclear é uma obra muito...mas MUITO!! complicada de se fazer....isto foi só um aparte, está-me na guelrra não estar de acordo com todos....sry :lol:
"Never interrupt your enemy when he is making a mistake."
- Napoleon Bonaparte (1769-1821)
Turbinas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 31, 2004 14:19

Mensagempor Tretabyte » Sábado Dez 04, 2004 1:42

Boas,
mais uma discusao sem futuro...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor PapaGigas » Sábado Dez 04, 2004 6:19

PapaGigas Escreveu:
ozzy Escreveu:Pois e pior é os virus k o pessoal manda nos Cracks k se sacam na mula!! kem faz isso devia er a ser enraba..do por um cav..lo!!

Com a fragmentação lá se vai dando um jeito!!

Boas..

Quando dizes que "kem faz isso devia er a ser enraba..do por um cav..".. estás a falar de quem???

Hipotese A => quem faz os cracks..

Hipotese B => quem faz os virus..

Caso a tua resposta seja a Hipotese A.. compreende que os crackers são normalmente responsaveis por grandes.. hummm.. não direi "prejuizos".. mas sim "faltas de lucro".. LOL.. mas que são tb responsaveis pela crescente popularização de certos sistemas operativos (caso do Windows).. e uma infinidade de programas (caso do Office).. o que leva os utilizadores a habituarem-se a utilizar certos softwares "padrão".. e aquando de (por exemplo) terem que optar por um software "legal".. iram "comprar" aquele com que estão mais familiarizados (a Microsoft agradece.. lol).. ou seja.. todos as empresas de software querem acabar com eles.. mas ao fim ao cabo são eles (os crackers) que lhes dão de comer.. vestir.. e calçar.. LOL.. :P

Bom..

Caso a tua resposta seja a Hipotese B (que é a mais provável).. compreende que os hackers que criam os virus.. criam-nos devido a vulnerabilidades nos sistemas que utilizamos no dia-a-dia.. ou seja.. esses "malandros" estão sempre um passo á frente.. pois como o mundo em que vivemos tá basedo em leis de um mercado consumista (onde aquilo que interessa são os lucros).. é ver as empresas cairem no maior erro de todos.. que é colocar os produtos no mercado de modo a fazer "render o peixe" sem qq preocupação com os niveis de segurança do software produzido.. o que vai acabar por gerar descontentamento entre os utilizadores do mesmo.. e gerar tb um baixo rendimento financeiro para a empresa (pois dificilmente conseguirão atingir niveis de vendas tão bons.. como registariam caso o seu software fosse visto pela polulação em geral como uma "real" mais valia.. no qual poderiam gastar as suas economias sem qq risco de sair o tiro pela culatra)..

Resumindo: FREEWARE RULES.. :lol:

Boas..

Tal como disse aqui "esta é a minha opinião"..

Em relação ao P2P.. acho justo criar uma taxa.. pois permite gerar "lucro" (que é o que todos querem ao fim ao cabo) onde ele não existe.. e se esse lucro poder ser distribuido em função da percentagem de trafego gerado por cada software na rede.. tanto melhor.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 35 visitantes