Quanto ganha um informatico!!??

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Jan 03, 2007 23:53

Então, eu não estou com essa actividade ? Deve demonstrar alguma coisa :P
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor cyberj » Quarta Jan 03, 2007 23:55

Speed Dragon Escreveu:Então, eu não estou com essa actividade ? Deve demonstrar alguma coisa :P

Obviamente que sim, aliás, acho que deves colocar que és moderados do HCP....

Ser moderador num forum com esta dimenssão, demonstra responsabilidade, dedicação, e competencia em gestão de conflitos....

Tudo pontos a teu favor!
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor Megatron » Quinta Jan 04, 2007 1:12

cyberj Escreveu:
Speed Dragon Escreveu:Então, eu não estou com essa actividade ? Deve demonstrar alguma coisa :P

Obviamente que sim, aliás, acho que deves colocar que és moderados do HCP....

Ser moderador num forum com esta dimenssão, demonstra responsabilidade, dedicação, e competencia em gestão de conflitos....

Tudo pontos a teu favor!

A ver se arranjo uma cunha para ser moderador... eu e alfatek somos amigos eternos... :lol:

j/k

Cumps
Caixa Nox Coolbay Side Window
Mobo ASUS P5B-E
CPU C2D E6400
Mems 2GB TeamElite PC6400
VGA GeCube X1950PRO 256MB
HD Western Digital 250GB
Fonte Thermaltake 480W
Colunas Logitech X-230
Megatron
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Mar 12, 2006 16:31

Mensagempor cyberj » Quinta Jan 04, 2007 10:39

para se ser moderador de um forum desta dimenção, não basta querer... tens-se de mercer.

Mas em relação ao erriquecimento do curriculum Vitae com informações extra curriculares, é uma pratica comum.

Mas acho que já nos estamos a desviar do assunto €€€€.

Mas se alguem quiser abrir um post sobre curriculos força.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor XEDAS » Quinta Jan 04, 2007 11:29

Boas,

Eu tirei a licenciatura em engenharia informática.

Tou a trabalhar à dois anos e 4 meses. Ganho menos de 1000€ mensais e às vezes trabalho perto de 50h semanais (5 dias) enquanto no contrato tenho de fazer 36. Acho que ganho bastante mal, pois farto-me de trabalhar, quando é preciso um esforço extra já cheguei a fazer perto de 12 horas num dia, sem ganhar horas extra. No fim do ano recebo um prémio de produtividade (1 ordenado) fixo. Eu penso que a minha questão nem é o ordenado, ms sim todos os extras. Pagamento de horas extra, prémios, formações, seguro....

Só para dizer que 1000€ podem ser muito ou pouco consoante os tais extras.

PS: ainda esta semana vou falar com o meu patrão acerca do ordenado. Espero subir substancialmente. sonha sonha....
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Jan 04, 2007 11:48

XEDAS Escreveu:Boas,

Tou a trabalhar à dois anos e 4 meses. Ganho menos de 1000€ mensais e às vezes trabalho perto de 50h semanais (5 dias) enquanto no contrato tenho de fazer 36. Acho que ganho bastante mal, pois farto-me de trabalhar, quando é preciso um esforço extra já cheguei a fazer perto de 12 horas num dia, sem ganhar horas extra. No fim do ano recebo um prémio de produtividade (1 ordenado) fixo. Eu penso que a minha questão nem é o ordenado, ms sim todos os extras. Pagamento de horas extra, prémios, formações, seguro....

PS: ainda esta semana vou falar com o meu patrão acerca do ordenado. Espero subir substancialmente. sonha sonha....
Pedir não custa, o que custa é dar.

Certamente que quando foste contratado não te impuseram esse horário de trabalho.
Disseram tipo 'trabalha-se até mais tarde mas a hora de entrada também é alargada' 'tu' é que chegas cedo (digo eu).

Depois é necessário estar 'sempre ao ataque'.
Ou seja, uma das funções com que se tem que gastar recursos é na gestão da carreira.

Sonda outras empresas e vê o que estão a oferecer.
Assim tens uma base mais sólida para negociar.

Acho mesmo que está na altura de mudares de empresa.

Aproveita agora que ganhas 1000 euros porque quando ganhares mais torna-se mais difícil.

E muda mesmo não uses só como desculpa.

E se fores a uma entrevista de emprego (diz ao teu 'chefe' que ele fica 'árrasca')
Ó Chefe. Ó Chefe. Hoje á tarde tenho que sair mais cedo. Tenho uma entrevista de emprego.
Bem mais cedo não vou mesmo é ter que sair a horas.
Que coisa mais estranha chefe já reparou que eu estou a pedir para sair a horas.

Então! Mas o Sr. Silva não está contente aqui ? Hummmm ?

Eu estou contente o chefe é que não. Pelo que me pagam.
Entro cedo e saio tarde (e trabalho não falta) e no entanto parca é a recompensa.
Devo estar a fazer algo de errado

A forma de um empresa mostrar o contentamento é através da remuneração, a forma do empregado mostrar o contentamento é através da dedicação e do trabalho, a segunda está assegurada enquanto que a primeira...
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor pagc » Quinta Jan 04, 2007 12:25

XEDAS Escreveu:Boas,

Regras da gestão de carreira em Portugal
Regra nº 1- Ninguém faz carreira na mesma empresa.
Regra nº 2- Quem quer melhorar, muda-se

Se já estás à dois anos na mesma empresa e em inicio de carreira, está na hora de mudares porque os aumentos e as progressões na carreira, conseguem-se nas mudanças. Existe uma coisa a que chamamos o carimbo na testa e que é mais ou menos assim:

Quando entras para uma empresa, entras para uma determinada posição e és avaliado no primeiro mês. O resultado ser-te-á carimbado na testa e dali em diante toda a gente olhará para esse carimbo. O problema e que ele é definitivo. Podes estar 20 anos numa empresa, mas serás sempre aquilo que eras quando entraste. É triste mas é assim e quanto mais tarde o descobrires pior.

Mas escolhe bem a próxima porque deves lá ficar cerca de 5 anos. Menos que isso e o teu curriculum irá mostrar alguém que muda constantemente e em quem não vale a pena apostar. Estive numa empresa onde curriculum desses iam logo para o lixo.

Antes de falar com o teu patrão vai a umas entrevista de emprego para saberes aquilo que o mercado está disposto a pagar-te, porque pode não ser aquilo que desejas, e ele entretanto, como ficou com receio que te fosses embora, arrajou outro. E depois podes ir para pior. Nada de precipitações vi muita gente a entalar-se por isso.

E nunca mas nunca lhe digas isso, porque será interpretado como uma forma de chantagem. Isso só funciona em mercados onde haja imensa falta de gente o que não parece ser o caso actualmente.

Quanto às horas esquece, isto agora é mesmo assim, e quem não quiser há sempre quem queira. Os americanos discutem agora se vale a pena horários semanais de 80 horas, os chamados 24/7 Jobs.

Antes de ir a uma entrevista ou mandares curriculuns, prepara-te para isso. Ficam aqui uns links que te pode ajudar e muito.

http://superemprego.sapo.pt/pt//E10/
http://expressoemprego.clix.pt/scripts/ ... ingID=2186
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor cyberj » Quinta Jan 04, 2007 12:30

Fasso das palavras do pagc as minha palavras....

Tambem acho que estas a ganhar pouco, mas quais são as tuas funções exactamente?

Como disse anteriormente, nesta profissão, a lecenciatura não pesa muito.... mas sim a experiencia e os conhecimentos demonstrados...
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor XEDAS » Quinta Jan 04, 2007 12:45

Vocês tem alguma razão.

Comecei na empresa em estágio profissional. Ganhava 850€ limpos. Normalmente os estágios profissionais são usados pelas empresas para gastarem pouco dinheiro, pois de estágio não têm nada. É trabalho normal como se tivesses algum tipo de contrato. Passados os 9 meses do estágio, entrei para os quadros da empresa, ou seja já sou efectivo. A grande diferença é a segurança que me dá, mas tb não pretendo ficar muitos anos na empresa.

Para já, continuo a aprender bastante. Desde que tou na empresa, faço aplicações web (JSP + STRUTS + BC4J/HIBERNATE + ORACLE) que trabalham sobre BD de serviços de redes inteligentes de telecomunicações. Este é o meu trabalho principal, mas faço outras coisas. Já estive em projectos que desenvolvia webservices em ambiente .NET, tou num projecto em C++, já fiz a orientação dum estágio curricular.... Tenho estado bem ocupado...

Ou seja, pra já estou a beneficiar bastante em termos de experiência profissional. Falta é o resto, que é a recompensa pelo trabalho desenvolvido. Por isso é que eu ainda não saí da empresa, pois estou a aprender muito. De qq maneira, está na altura tomar algumas decisões. Já começo a ter alguma influência na empresa. A empresa agora tem de decidir se eu sou dispensável ou não, se quer continuar a contar comigo ou não. Apesar de saber que ninguém é indispénsavel.

Como sei o estado do mercado de trabalho, que já não é o que era, encontro-me num impasse. Vamos a ver. Começou um novo ano e as coisas devem melhorar.

Fds, havia de existir o BUG do ano 2007! assim sp ganhava alguns extras.. :)
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor cyberj » Quinta Jan 04, 2007 12:51

Pois é xedas... o meu concelho é que se ainda estas a aprender nessa empresa deixa-te estar, pelo menos mais um anito... pois quanto mais experiencia tiveres, mais facil é de negociar...
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor XEDAS » Quinta Jan 04, 2007 12:52

cyberj Escreveu:Como disse anteriormente, nesta profissão, a lecenciatura não pesa muito.... mas sim a experiencia e os conhecimentos demonstrados...

Aqui não concordo muito. Quando queres fazer um processo de engenharia pedes a um engenheiro e não a uma pessoa terá só experiencia.

É o mesmo que pedires a uma pessoa que trabalha nas obras, que secalhar até já sabe fazer uma vivenda simples do inicio ao fim para fazer uma cena diferente.

Qt aos conhecimentos demonstrados, a universidade, mesmo eu tendo a opinião que poderiam formar melhor, é sp bastante importante
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor cyberj » Quinta Jan 04, 2007 12:54

XEDAS Escreveu:
cyberj Escreveu:Como disse anteriormente, nesta profissão, a lecenciatura não pesa muito.... mas sim a experiencia e os conhecimentos demonstrados...

Aqui não concordo muito. Quando queres fazer um processo de engenharia pedes a um engenheiro e não a uma pessoa terá só experiencia.

É o mesmo que pedires a uma pessoa que trabalha nas obras, que secalhar até já sabe fazer uma vivenda simples do inicio ao fim para fazer uma cena diferente.

Qt aos conhecimentos demonstrados, a universidade, mesmo eu tendo a opinião que poderiam formar melhor, é sp bastante importante

Nesta area... o que consideras um processo de engenharia???

Quando eu disse que a licenciatura não conta muito estou a falar da area de sistemas e não de desenvolvimento!
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor XEDAS » Quinta Jan 04, 2007 13:12

ok ok.

Processo de engenharia entendo por exemplo fazer as coisas como devem ser feitas. "by the book". Pelo menos no que eu faço é importante levar as coisas mais certas. por exemplo, eu quando faço novos requisitos de uma aplicação, lido com vários documentos.

Documento de análise de requisitos + especificação técnica
Documento da especificação técnica do Modelo de Dados
Manual de Utilizador
Relatório de Concepção

e por aí...

Eu não digo que uma pessoa que não tenha formação superior não o faça de melhor maneira que uma pessoa com formação, digo sim é que uma pessoa com formação superior têm noções e conhecimentos que lhes permitem executar as coisas como devem ser executadas e à partida de uma melhor forma
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor cyberj » Quinta Jan 04, 2007 13:19

XEDAS Escreveu:ok ok.

Processo de engenharia entendo por exemplo fazer as coisas como devem ser feitas. "by the book". Pelo menos no que eu faço é importante levar as coisas mais certas. por exemplo, eu quando faço novos requisitos de uma aplicação, lido com vários documentos.

Documento de análise de requisitos + especificação técnica
Documento da especificação técnica do Modelo de Dados
Manual de Utilizador
Relatório de Concepção

e por aí...

Eu não digo que uma pessoa que não tenha formação superior não o faça de melhor maneira que uma pessoa com formação, digo sim é que uma pessoa com formação superior têm noções e conhecimentos que lhes permitem executar as coisas como devem ser executadas e à partida de uma melhor forma

Concordo contigo no que diz respeito ao desenvolvimento.... mas na area de sistemas as coisas mudam de figura! Que formação tives-te tu em sistemas?

Alem disso, não estou a falar de curiosos... estou a dizer que na area de sistemas as certificações dos fabricantes contam mais que a licenciatura....

Gostava de ver um Lecenciado em engenharia informatica com media de 20Valores a fazer um projecto de configuração de rotas, Vlan's, Firewall, e afins, contra um CCNE da Cisco......

Percebes a ideia?
O que estou a tentar-te dizer é que o "By the book" aprende-se na faculdade mas tambem de aprende nas certificações...

Posso dizer-te que opr ex, no Japão, um dos paises mais desenvolvidos a nivel tecnologico, uma certificação completa de um fabricante têm equivalencia directa a uma licenciatura, e nos USA, um certificado têm equivalencia a muitas cadeiras...

Mais ainda, tenho um amigo meu que esta em eng de Informatica e sistemas, e o professor dele que está a lecionar TCP/IP, não sabe fazer supraneting ou subneting... pior, que que isso já não se usa...
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Quinta Jan 04, 2007 13:24

Não estou a dizer que não vale a pena tirar a licenciatura... eu proprio vou me inscrever para o ano para ir acabar o meu curso, mas tenho noção que as coisas que vou aprender serao muito poucas, e até tenho duvidas que as irei usar na minha vida profissional...

Apenas vou acabar o curso por uma questão de "Status", e satisfação pessoal!
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes