Moderadores: Administradores, Moderadores

asturmas Escreveu:Isto em uni publicas e em privadas as proprinas sao MUITO mais caras?
Cla_pereira Escreveu:Certo, mas foi com esse argumento que foi criada a propina, logo, mentiram.
Cla_pereira Escreveu:Essa não é a condição essencial. O sistema funciona com regras.
Ainda há bem pouco tempo um Ministro(não me lembro de que pasta, não era educação) ficou "com as calças na mão" com uma pergunta de um jornalista. Perante a afirmação do Ministro que as escolas que não atingissem um determinado nivel de satisfação(alunos com boas notas) iriam ser cortadas as verbas, o jornalista perguntou: Mas, se os alunos não têm boas notas, não seria de esperar que houvesse um reforço no ensino(por exemplo, mais acompanhamento, maior número de horas) para que melhorassem o aproveitamento?
O Sr. Ministro ficou um tanto ao quanto sem palavras...
jim-lamego Escreveu:"SE a propina ( é uma forma do aluno contribuir para o custo do seu ensino) pk é que um aluno de Ed. Física paga tanto de propina como um aluno de Medicina?

peregrino Escreveu:Sim mas olha eu nisso não posso concordar contigo porque os cursos de humanidades são bem mais em conta do que os cursos de ciências e se o estado afirma que quer que as faculdades sejam independentes pois bem então que sejam mas o dinheiro que um aluno de letra paga por ano, que esse dinheiro seja aplicado directamente na sua faculdade e que não vai primeiro para uma universidade para ser reenviado quase toda para as engenharias e medicinas.
Só para verem a diferença ha uns tempos atrás em que isto se discutiu segundo um estudo, o custo médio de um estudante da área de humanidades é cerca de 900 euros por ano estado. Um estudante do curso de ciências custa ao estado por ano cerca de 3500 euros.
Pensem sobre isto.

peregrino Escreveu: Só para verem a diferença ha uns tempos atrás em que isto se discutiu segundo um estudo, o custo médio de um estudante da área de humanidades é cerca de 900 euros por ano estado. Um estudante do curso de ciências custa ao estado por ano cerca de 3500 euros.
Pensem sobre isto.

scrat Escreveu:as universidades não facilitam a mudança de curso a esses alunos, é tudo um ciclo vicioso.

scrat Escreveu:O problema é que não deves ser o único a mudar de curso e essa vaga ou vagas são poucas(em alguns casos).
Eu estava em mac, com cadeiras atrasadas do 3º ao 1º ano e estive 4 anos para mudar de curso e só com requerimento á reitora é que foi possível...
com o requerimento, entrei eu e mais 2 pessoas q estavam à minha frente e que também não tinham conseguido...
Eles tinham 3 vagas, acabaram por abrir mais 10 e depois + 3...

Speed Dragon Escreveu:Da minha visão acho que 920€/ano é muito, porque há familias (felizmente a minha pode) não poderam pagar isso, ainda por mais, reprovar um ano ou ter que andar mais um ... são sempre +900€ ... ou se arranja um part time ou não ha outra saida. Mas também temos que ver o melhor para o nosso país ...

asturmas Escreveu:Isto em uni publicas e em privadas as proprinas sao MUITO mais caras?

jim-lamego Escreveu:peregrino Escreveu: Só para verem a diferença ha uns tempos atrás em que isto se discutiu segundo um estudo, o custo médio de um estudante da área de humanidades é cerca de 900 euros por ano estado. Um estudante do curso de ciências custa ao estado por ano cerca de 3500 euros.
Pensem sobre isto.
Um aluno de medicina fica em cerca de 20.000 eur ao estado por ano, paga os mesmos 900 eur que um aluno de Ed. fisica ou de história ou informática de propina !

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante