Propinas

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor asturmas » Quarta Jan 10, 2007 16:57

Isto em uni publicas e em privadas as proprinas sao MUITO mais caras?
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 10, 2007 19:05

asturmas Escreveu:Isto em uni publicas e em privadas as proprinas sao MUITO mais caras?

São bastante mais caras.

Cla_pereira Escreveu:Certo, mas foi com esse argumento que foi criada a propina, logo, mentiram.

Claro. A propina foi criada para tentar equilibrar um pouco melhor as contas. Algo não muito alto, mas que seja na mesma uma pequena contribuição (mesmo pequena já ajuda).

Cla_pereira Escreveu:Essa não é a condição essencial. O sistema funciona com regras.
Ainda há bem pouco tempo um Ministro(não me lembro de que pasta, não era educação) ficou "com as calças na mão" com uma pergunta de um jornalista. Perante a afirmação do Ministro que as escolas que não atingissem um determinado nivel de satisfação(alunos com boas notas) iriam ser cortadas as verbas, o jornalista perguntou: Mas, se os alunos não têm boas notas, não seria de esperar que houvesse um reforço no ensino(por exemplo, mais acompanhamento, maior número de horas) para que melhorassem o aproveitamento?
O Sr. Ministro ficou um tanto ao quanto sem palavras...

Já estamos a falar do ensino superior que é bem diferente do ensino básico. Especialmente por já estarem a dar matéria mais específica, e que as capacidades, incluindo aptidões e tal, de um aluno são determinantes e por mais esforço e recursos que uma faculdade tenha disponível não altera significamente o desempenho de um aluno que simplesmente não está na sua área.
Vou dar um exemplo para clarificar o que quero dizer: Um aluno que não têm nenhum gosto para matemáticas vai para um curso de engenharia. Vai fazendo algumas (poucas) cadeiras, mas os cadeirões vão ficando para trás, e o aluno deixa-se estar, apesar de o curso não ser para ele. Que recursos ou o que seja é que uma faculdade há-de lhe atirar para mudar o problema ?

Resumindo, o que queria significar por abusos é isto. Gente que vai engonhando na faculdade. Estou certo que há algo para eles mas não é aquilo. E quanto mais tarde aperceberem-se disso, pior para eles e pior para o estado (e por arrasto nós).
É que o incentivo para mudar de curso ou escolher outra coisa é quase inexistente. Na Finlândia o civismo existente previne a maioria de tais situações. Era aonde queria chegar.

A única maneira justa de resolver este problema, seria de uma vez por todos instaurar o sistema de prescrições. Que basicamente é ao fim de x anos na faculdade ter obrigatoriamente x cadeiras concluidas. Se não for o caso a matrícula é anulada e não pode ingressar na faculdade por x anos.

jim-lamego Escreveu:"SE a propina ( é uma forma do aluno contribuir para o custo do seu ensino) pk é que um aluno de Ed. Física paga tanto de propina como um aluno de Medicina?

Simples, porque o que é afixado pelo governo é a "propina máxima". E como as faculdades não têm assim tanta margem de manobra como imaginam...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor peregrino » Quarta Jan 10, 2007 19:26

Sim mas olha eu nisso não posso concordar contigo porque os cursos de humanidades são bem mais em conta do que os cursos de ciências e se o estado afirma que quer que as faculdades sejam independentes pois bem então que sejam mas o dinheiro que um aluno de letra paga por ano, que esse dinheiro seja aplicado directamente na sua faculdade e que não vai primeiro para uma universidade para ser reenviado quase toda para as engenharias e medicinas.

Só para verem a diferença ha uns tempos atrás em que isto se discutiu segundo um estudo, o custo médio de um estudante da área de humanidades é cerca de 900 euros por ano estado. Um estudante do curso de ciências custa ao estado por ano cerca de 3500 euros.

Pensem sobre isto.
Assinatura moderada, por favor consulte as regras.
peregrino
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 31, 2004 13:38

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 10, 2007 19:39

peregrino Escreveu:Sim mas olha eu nisso não posso concordar contigo porque os cursos de humanidades são bem mais em conta do que os cursos de ciências e se o estado afirma que quer que as faculdades sejam independentes pois bem então que sejam mas o dinheiro que um aluno de letra paga por ano, que esse dinheiro seja aplicado directamente na sua faculdade e que não vai primeiro para uma universidade para ser reenviado quase toda para as engenharias e medicinas.

Só para verem a diferença ha uns tempos atrás em que isto se discutiu segundo um estudo, o custo médio de um estudante da área de humanidades é cerca de 900 euros por ano estado. Um estudante do curso de ciências custa ao estado por ano cerca de 3500 euros.

Pensem sobre isto.

Concordar com o quê ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor jim-lamego » Quarta Jan 10, 2007 20:55

peregrino Escreveu: Só para verem a diferença ha uns tempos atrás em que isto se discutiu segundo um estudo, o custo médio de um estudante da área de humanidades é cerca de 900 euros por ano estado. Um estudante do curso de ciências custa ao estado por ano cerca de 3500 euros.

Pensem sobre isto.

Um aluno de medicina fica em cerca de 20.000 eur ao estado por ano, paga os mesmos 900 eur que um aluno de Ed. fisica ou de história ou informática de propina !
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor scrat » Quarta Jan 10, 2007 21:24

As propinas são altas, há muitos alunos que não estão nos cursos certos e que passam anos com rendimento escolar igual a 0, mas as universidades não facilitam a mudança de curso a esses alunos, é tudo um ciclo vicioso.

Basta vermos por exemplo um aluno que não entre na primeira opção e acabe num curso que nao se sente minimamente motivado, e caso faça poucas cadeiras, vai ter poucas hipoteses de mudar de curso.

Depois à também o caso do factor c, em que alunos sem cadeiras ou com uma cadeira feita muda de curso, mas isso são outros quinhentos.

Agora,eu acho que o nosso sistema educativo devia ser revisto, devia haver uma triagem aos alunos quando estão no ensino básico, de maneira a apostar nos cursos profissionais, pois hoje todos querem ser doutores e engenheiros e outras profissões estão a ser deixadas para trás, e elas também são necessárias...
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor jim-lamego » Quarta Jan 10, 2007 21:27

scrat Escreveu:as universidades não facilitam a mudança de curso a esses alunos, é tudo um ciclo vicioso.

Não facilitam?
Sabes que há uma vaga ( pelo menos ) anual para tranferencias de cursos interna ! Ou seja eu estou em fisioterapia se me apetecer pedir tranferencia para Farmácia, mesmo não tendo nota se houver vaga obtenho a transferencia.
Agora imaginem o que é um gajo ter 10 e entrar num curso que pede 17 ou 18 de média! :lol: :lol:
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor scrat » Quarta Jan 10, 2007 22:19

O problema é que não deves ser o único a mudar de curso e essa vaga ou vagas são poucas(em alguns casos).

Eu estava em mac, com cadeiras atrasadas do 3º ao 1º ano e estive 4 anos para mudar de curso e só com requerimento á reitora é que foi possível...

com o requerimento, entrei eu e mais 2 pessoas q estavam à minha frente e que também não tinham conseguido...

Eles tinham 3 vagas, acabaram por abrir mais 10 e depois + 3...
scrat
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Mar 21, 2004 0:22

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 10, 2007 22:50

scrat Escreveu:O problema é que não deves ser o único a mudar de curso e essa vaga ou vagas são poucas(em alguns casos).

Eu estava em mac, com cadeiras atrasadas do 3º ao 1º ano e estive 4 anos para mudar de curso e só com requerimento á reitora é que foi possível...

com o requerimento, entrei eu e mais 2 pessoas q estavam à minha frente e que também não tinham conseguido...

Eles tinham 3 vagas, acabaram por abrir mais 10 e depois + 3...

Não podias ter refeito as provas de ingresso ?

De qualquer maneira, isso não é dificultar.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Jan 10, 2007 22:57

Da minha visão acho que 920€/ano é muito, porque há familias (felizmente a minha pode) não poderam pagar isso, ainda por mais, reprovar um ano ou ter que andar mais um ... são sempre +900€ ... ou se arranja um part time ou não ha outra saida. Mas também temos que ver o melhor para o nosso país ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 10, 2007 22:59

Speed Dragon Escreveu:Da minha visão acho que 920€/ano é muito, porque há familias (felizmente a minha pode) não poderam pagar isso, ainda por mais, reprovar um ano ou ter que andar mais um ... são sempre +900€ ... ou se arranja um part time ou não ha outra saida. Mas também temos que ver o melhor para o nosso país ...

Daí o sistema de bolsas. Quêm não pode pagar têm bolsa. Se o sistema pode ser melhorado, isso já é discutivel.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor _BELGA_ » Quarta Jan 10, 2007 23:04

A minha irmã tá no 5º ano do curso de línguas e literaturas modernas, na UNL, ou seja está a estagiar (numa escola), paga 800€ de propinas o ano passado pagava cerca de 600€, aumentou 200€.

Como tá no ano de estágio não pode pedir bolsa, e só vai a univ 2Horas por semana.
A escola nao lhe paga nd, e como nao basta-se já este ano os profs estagiarios nao sao remunerados...e pra não falar que as propinas tem de ser pagas no máximo por duas prestações, desembolsar 400€ de cada vez...

mais a pagar por mês 200€ por um quarto, alimentação, transportes, cenas q precisa pra fazer trabalhos, e mais algumas coisas necessárias, como é q querem q um gajo vá pra univ?

:roll:
Imagem
_BELGA_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 29, 2005 20:16

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Jan 10, 2007 23:14

Eu pedi Bolsa, e ainda estou a espera, pois para juntar os 900€/ano que vou ter que pagar se não tiver bolsa, tenho + 100€/mes de transportes ... 1800€ /ano é muito dinheiro ...
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor Red_Beret » Quarta Jan 10, 2007 23:22

asturmas Escreveu:Isto em uni publicas e em privadas as proprinas sao MUITO mais caras?

Multiplica por 2.5. Tou a estudar na moderna, e em EI, pago cerca de 2400€/ano (240€/ mês, mas quem paga tudo de uma vez tem desconto, salvo erro de 5%). Mas no caso das privadas está dependente do curso. Na minha, os de OGE pagam menos, e os outros cursos (cinema, direito, arquitectura, etc) pagam todos mais que eu (os de cinema pagam uma nota valente todos os meses,lol). Pelo que vi nas universidades aqui de lisboa, para EI, esta era a mais barata, mas as outras eram pouco mais caras (mais 10/20€ mês), por isso presumo que nos outros cursos sejam iguais.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Jan 11, 2007 0:32

jim-lamego Escreveu:
peregrino Escreveu: Só para verem a diferença ha uns tempos atrás em que isto se discutiu segundo um estudo, o custo médio de um estudante da área de humanidades é cerca de 900 euros por ano estado. Um estudante do curso de ciências custa ao estado por ano cerca de 3500 euros.

Pensem sobre isto.

Um aluno de medicina fica em cerca de 20.000 eur ao estado por ano, paga os mesmos 900 eur que um aluno de Ed. fisica ou de história ou informática de propina !

entao se diferenciarmos as propinas um aluno pobre nao pode ser medico porque os pais no maximo pagam o curso de engenharia. e lá vai o aluno ter de estudar contrariado...

eu concordo com as propinas ma medida em que regulam o acesso. como o azarael disse há muita gente que vai para a universidade engonhar (e contra mim falo que tive um ano em que fiz 5 cadeiras e outro em que nao fiz cadeiras, mas parece que aprendi a liçao). julgo portanto que o facto de o ensino universitario nao ser totalmente gratuito filtra aqueles alunos que nao gostam de estudar, mas se nao houvesse nada a perder iam para lá. conheço N pessoas nesta situaçao. agora isso tb torna o superior inacessivel a outros alunos com menos posses. e as bolsas nao funcionam como devia.

devo dizer que partilho tambem da opiniao do azarael (pelo menos nos temas da conversa da treta estamos de acordo em mta coisa :D ) que há países em que o ensino é gratuito mas as realidade civicas e economicas sao difrentes e nesses países há bom senso para avaliar se cada um vai fazer alguma coisa para o superior ou se vai apenas para ser doutor, engenheiro ou outra coisa qq.

para finalizar na Universidade de Aveiro paga-se 920 € em 6 mensalidades. 3 nos primeiros 3 meses do primeiro semestre, duas nos dois primeiros meses do segundo semestre e a outra no ultimo mes de aulas do segundo semestre. eu acho um bom sistema pois um aluno que desista a meio nao é penalizado.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes