Acham que vale apena tentar outro pais?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor pagc » Sexta Jan 18, 2008 11:40

Fenrir Escreveu:
pagc Escreveu:O que quero dizer é que normalmente terás muito pouco tempo para decidir e se demoras, já era. Como exemplo telefonaram-me às 7.30 da manhã e tive 10min para me decidir e implicou a minha mulher deixar o emprego e eu queimar o meu. Quando voltasse seria despedido (e fui).

:S ....Conta melhor isso :S.

Na altura, finais de 92, eu era um dos poucos que dominava a informática na empresa (era uma da 3 maiores construtoras nacionais), e os administradores e chefes passavam a vida a pedir-me mapas e gráficos para apresentarem na reuniões. Se hoje é normal, na época não era.

Quando a empresa abriu uma delegação na Alemanha, os responsáveis de lá, queriam que eu fosse e os de cá não queriam. Certa manhã telefonaram-me de lá e tive 10min para dar a resposta, porque têm estava a ligar ia entrar para o avião.

As implicações eram grandes porque implicavam dizer aos meus chefes em Lisboa que aceitava a transferência. Numa empresa grande onde há muitos chefes, estas coisas têm consequências, porque o que perde fica furioso e disseram-me: Podes ir porque não o podemos impedir (quem fez a oferta tinha mais poder que eles), mas quando voltares, estaremos à tua espera. E estavam.

Fui posto numa secretária sem nada que fazer (infelizmente para eles tinha as passwords de administrador e tinha acesso à net :D sem eles perceberem) durante meses, tendo-me feito uma proposta de despedimento. Recusei-a e despedi-me eu (perdi 5000€) mas sai satisfeito.

A vingança veio 1 ano depois. Quem me despediu estava a construir uma vivenda e o empreiteiro faliu e ele ficou sem poder terminá-la (estava sem dinheiro). Imagina quem se oferecer para a ir acabar? Durante 8 meses teve de falar comigo

Fenrir Escreveu:
pagc Escreveu:Ao longo dos anos vi muita gente com muitas ideias mas depois tiveram medo. A mamã é fixe.

mamã?

É que ires para fora implica ficares por tua conta. Mamã representa a segurança e muita gente não têm coragem para isso. è que ser um estranho numa terra estranha é complicado e difícil, muito dificil
.
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Fenrir » Sexta Jan 18, 2008 12:46

Visto a minha familia e mamã estarem a + de 2000 km de distancia numa ilha, na qual vivi maior parte da minha vida... Já estou numa terra estrangeira à muito... Esta cidade do porto :S . ehehe.

Falas de 5000 euros como se fosse batatas e cebolas, dás cabo de mim eheh.

Gostava de encontrar aquele sitio que gostamos e queremos ficar, mas isso ainda está para vir.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor pagc » Sexta Jan 18, 2008 13:01

Fenrir Escreveu:Visto a minha familia e mamã estarem a + de 2000 km de distancia numa ilha, na qual vivi maior parte da minha vida... Já estou numa terra estrangeira à muito... Esta cidade do porto :S . ehehe.

Não me referia a ninguém em particular :)

Fenrir Escreveu:Gostava de encontrar aquele sitio que gostamos e queremos ficar, mas isso ainda está para vir.

Isso nunca vais encontrar, porque tens insatisfação dentro de ti. Quando se têm isso, continuamos sempre à procura e acabamos por descobrir que não são os sítios o problema, somos nós.

Mas é a insatisfação que faz mover as coisas e só me arrependo de quando não tinha filhos, não me ter metido num barco e depois perguntar para onde é que ele ia. Aproveita enquanto podes. De um grande grande grupo punk:

I don't wanna put no money down
I don't wanna get a big old loan
Work them fingers to the bone
I don't wanna float on a broom
Fall in love, get married then boom
How the hell did it get here so soon

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor morg2k2 » Sábado Jan 19, 2008 11:20

Este é um dos temas que em muito poderei e ainda pondero. Penso o seguinte quanto a isto:

Se for efectuada uma análise a 5 anos a esta parte pelo menos, podemos concluir (pelo menos eu concluo) que em IT tendo o colaborador excelentes indices de produtividade os salários hoje 2008 são inferiores a 2002/2003 é um facto inegável.

A aumentar a este problema que por si só já é grave o custo de vida cada vez mais está indexado á zona euro, que provoca um grande fosso entre o custo de vida e as respectivas remunerações.

Verdade é que o fosso de custo de vida entre Portugal e por ex. Inglaterra há 5 anos era elevadissimo, hoje em dia continua a ser superior mas não é uma diferenca assim tão assentuada. Já estou a dar o exemplo de Inglaterra pq é dos paises mais caros para se viver.

A minha opinião é simples, a este ritmo qualquer dia um quadro médio / alto não tem condições de ter uma vida condigna e proporcional á sua relevancia na sociedade. Dai que já há muito tempo que equaciono, mas ao equacionar penso em arranjar um emprego com qualidade quer no que faço, tipo de empresa, filosofia, boas condições económicas e num país que me agrade (pois existem bastantes que não me agradam)

Os contras já sabem que é o periodo de adaptação, ter os familiares ausentes, perda de contacto directo com amigos etc, mas tb terão muitos outros beneficios.

Acho que os paises com melhores condições para quem está em IT deverá procurar os paises nórdicos (Holanda, Noruega, Finlandia, etc) pois estão muito desenvolvidos, dao valor ao recurso humano e valorizam a pessoa, já para não falar que remuneram muito melhor.

cumpz.
morg2k2
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 17, 2004 17:51

Mensagempor knife » Sábado Jan 19, 2008 14:22

KrIaXPaTaLa Escreveu:A resistência à mudança é um dos factores estudados da limitação humana. Se for bem pensado (com calma) podes levar uma vida melhor lá fora sim, basta ter essa iniciativa. Tens é que equacionar todos os aspectos da tua vida.

Eu fico por cá por 2 razões:

- (mais importante) Tenho confiança que aos 30 e poucos irei ter um ordenado que me permita levar uma vida muito descansada em PT;

- Não consigo viver sem sol. A Alemanha, que é um país que volta e meia lá estou, visto que o meu pai mora lá, é tão deprimente que até choro cada vez que penso no meu Alentejo. E daí para cima só piora.

Cumprimentos,

KrIaX.

KrIaXPaTaLa, ja somos dois...nada como o nosso alentejo :wink:
A frança é o pais que mais gosto.. o problema é tambem esse que tens na alemanha....temperatura negativas, neve..etc...
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Set 30, 2007 18:13

Mensagempor Fenrir » Quarta Jan 23, 2008 13:01

Os paises nordicos são uma opção.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Anterior

Voltar para Conversa da treta