Greves !

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Overclocker » Quinta Nov 16, 2006 17:46

Eu tb sei o que é esperar numa fila das Finanças, acreditem...

Mas tb sei, que para criticar objectivamente, teria que estar do lado de lá, para compreender, pq de facto as coisas não andam mais depressa...

ps: a greve é uma forma de luta, mas é um ultimo recurso e para ser usado para mais que um fim de semana maior.

Independentemente das reivindicações da FP, acham que o Pais está bem?

É que basta ir a Espanha, e nem sequer vou falar dos salários de lá...

Agora esse comentário do fim-de-semana, sinceramente para mim, desculpa lá é dor de cotovelo..

Tive o cuidado de salientar que fiz 2 dias, e deus sabe o que é morar sozinho, pagar contas, gasolina, empréstimo etc,etc...

mas se trabalhar na FP é assim tão mau, porque é que os FP não mudam para o privado? Se calhar muitos não fazem o melhor que podem como tu, e no privado não resistiam muito tempo.

Totalmente de acordo.
Se pudesse voltar atrás, tinha começado cedo a trabalhar, em vez de por exemplo ir queimar pestanas para a faculdade, ou até teria emigrado...

Mas como já disse, há bons e maus profissionais em todas as actividades.
Menos ou mais....existem.

E sem apontar casos concretos, as empresas em Portugal, não são exemplo para nada, pelos motivos por mim atrás referidos...

Acho sinceramente, que devíamos todos era estar unidos contra a porcaria do Governo, que faz cagada atrás de cagada...

Afinal, são eles que tudo decidem, e nós cordeiros que remédio temos que ir a reboque...

OFFTOPIC:

Mas já agora, visto haver aqui pessoas de profissões liberais, quais são as opiniões acerca das medidas económicas sobre as empresas, por parte do Governo....

Ou o governo age bem?

Parece-me que ainda estamos bem atrás da Irlanda, ou é impressão minha?
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor AddIcTeD » Quinta Nov 16, 2006 18:28

tu teimas em desculpar a greve com o governo está mal e os outros estão melhor, n é essa a questão, trata-se de discutir a razão de greve ( se é que há alguma que a justifique) há muita coisa que está mal no pais mas isso não vos dá o direito de se acomodarem e n fazerem nada só porque há mais coisas a precisarem de mudar, e nunca hão de mudar com uma atitude como a tua, e ainda vais a tempo de ir para outro pais, só tens k te mexer, ou será que já estás acomodado á ideia de te queixares e n fazeres mais nada ? e já que compreendes o outro lado de quem está a atender por parte das finanças ou seja do que for diz-me então para que servem os dois pequenos almoços, o almoço alargado as pausas para fumar e chegarem todos atrasados, podes negar que isto se passa, mas n te vai valer de muito é algo que todos viram acontecer. posso estar a ser injusto para alguns dos fp's, mas a realidade é que por cada desgraçado que até trabalha estão 10 sem fazer nada.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor Overclocker » Quinta Nov 16, 2006 19:05

Eu não nego ou deixo de negar...

Mas pergunto-te o seguinte:

Não achas que os FP devam fazer greve porque viste:

Cito:

...os dois pequenos almoços, o almoço alargado as pausas para fumar e chegarem todos atrasados...

Entre outros vícios...é esse o teu ponto de vista?

Vais-me desculpar, mas pessoas com estereótipos, podem ter a opinião que quiserem....agora roçarem a profundidade da realidade é outra coisa!

Concretamente:

- Descongelamento das carreiras e vencimentos ( Sim existem Inspecções, mas não podem inspeccionar toda a gente ao mesmo tempo, e nem toda a gente quer ser Director )

- Pagamento de horas extraordinárias ( nas profissões liberais é um mimo e se não o é, é pq os trabalhadores são bananas..)

- No meu Ministério, era auto suficiente para pagamento de Serviços de Saúde.
Agora desconto mais, para a ADSL, e devo andar a pagar para nada...mas aqui somos quase todos nós...

Quanto aos outros Ministérios, terás de ser curioso, tal como eu, como por exemplo o da Educação.

Professores a darem aulas de substituição, sem serem remunerados..será uma delas...

Se a tua esposa fosse professora ha anos na tua cidade, e recebesse uma cartinha para ir para mais de 500Km, acahvas justo?

Apenas um exemplo entre muitos.....

...ou será que já estás acomodado á ideia de te queixares e n fazeres mais nada ?

Deixo a interpretação desta brilhante saída, para releres bem e pesares bem aquilo que dizes....ou serei tb um dos 9?
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor AddIcTeD » Quinta Nov 16, 2006 20:08

a situação dos professores é um caso á parte, mas tb deixa lá que metado dos efectivos saltavam fora se lhes fosse feita uma avaliação decente, muitos deles estão a dar aulas sem saber do que falam especialmente os do secundário, há injustiças para alguns e há outros com muitos anos de carreira que mal dão aulas e recebem furtunas, e eu conheço um caso assim, quanto aos trabalhadores bananas, tu n sabes o que dizes, n é nada do que imaginas, experimenta tentar por ti próprio e vais ver que és tão banana como os outros, e o que digo em relação ás pausas não é a realidade? devem de fazer aquilo só quando lá vou para me chatearem só pode, sim, eles estão sempre a produzir e cumprem horários porque são vigiados ( desculpa lá mas estares a dizer isso é quase um gozo, eu tenho olhos da cara, n estou a dizer isto porque me disseram que é assim, mas sim porque já assiti a tal coisa e em mais que um sitio), quanto ao descongelamento de carreiras, eu até comcordo com essa parte, mas n comcordo com a forma que vocês a querem, mas sim por mérito, isto de se subir por idade é para n dizer mais parvo, mas comvem a muita gente, e a ultima coisa que te podes queixar é mesmo dos cuidados de saude, ai é que n tenho pena nenhuma de ti, porque estás bem melhor que a maioria do pessoal, e não é só um bocadinho.

ps: se és um dos que n faz nada ou não, só depende de ti, de mais ninguem, se a carapuça te serve, quem sou eu para te contrariar.
AddIcTeD
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jun 17, 2004 21:11

Mensagempor Overclocker » Quinta Nov 16, 2006 21:10

Cada um acredita no que quiser...

Dou por terminada a minha intervenção neste tópico.

Cumps,
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mercy_PT » Sexta Nov 17, 2006 11:09

Overclocker Escreveu:Cada um acredita no que quiser...

Dou por terminada a minha intervenção neste tópico.

Cumps,

Ora aqui é que disseste tudo.....

Então quem trabalha no privado e nao recebe horas extra é banana não é? Sabes o problema é que no privado não ha lugares garantidos. O lugar de hoje pode não existir amanha, uma greve de 2 dias ou de uma semana pode fazer com que uma empresa caia de vez.

Agora quando falas das promoções e progressão da carreira, não cheguei sequer a perceber se consideras que progredir na carreira por antiguidade seja uma boa pratica, senao vejamos uma situação hipotética. O "Manel" trabalha muito arduamente, faz horas extra e tal enquanto ta a contrato, ao fim de X tempo parssa a efectivo e apartir dai passa a arrastar os sapatos até ao emprego até a reforma "antecipada" e vai sendo aumentado/progredindo pelo puro e simples facto de comparecer no local de trabalho....Não me parece justo.....e não vejo como possa vir a parecer justo seja para quem for.

Não podemos nem nunca vamos poder comparar o sector privado ao público desde logo por um facto simples, o privado vive do lucro e do rendimento que consegue, o sector publico deveria unica e exclusivamente controlar o desempenho do sector privado agilizando e administrando os varios serviços que fornece. É e será muito complicado "pedir" a um funcionário que sabe que a "empresa" não depende de si nem de nada para continuar a existir que se empenhe no seu trabalho e o faça com brio. Ou tem ou não tem brio e ponto final.

A questão dos professores apesar de ser um caso a parte é certo também se relativiza com o resto do problema. Onde já se viu seja que funcionário for (e sim professores também são funcionários) se vir queixar porque tem um superior hierárquico que o pode avaliar e essa avaliação terá influência sobre o seu rendimento e posição na insituição? O sector privado vive disso, claro que no caso dos professores a avaliação não pode ser directa pelo director da escola ou do ministro da Educação porque não é com eles que o "funcionário" tem contacto diariamente.

O problema que aqui acontece é que as politicas e mentalidade estão de tal forma enraizadas na sociedade e na mente das pessoas que o simples facto de ouvir falar em mudança já cria stress nas pessoas potencialmente envolvidas. Claro que ninguem quer ser ou passar a ser controlado, ter que mostrar trabalho, justificar falhas, etc etc é sempre mais agradável as responsabilidades e culpas seja do que for morrerem solteiras......

PS: Acho que mais uma e posso esquecer vir a ser FP......
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor skorzen » Sábado Nov 18, 2006 19:46

As greves são porreiras para a rambóia. Não acho que façam algum efeito e a prova disso são as reuniões que os sindicatos andam a ter com o governo e que não têm tido os resultados esperados pelos sindicatos.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante