Gralha num editorial

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Gralha num editorial

Mensagempor o_TAL » Sexta Jan 23, 2004 22:17

Oias. Não sabia onde referir isto, por isso aki vai.

Ao ler o editorial Napster e os seus clones, o Super Audio e a morte das editoras discográficas, deparei-me com um erro.

A certa altura é dito k:
"Uma melhor qualidade acústica é tornada possível por uma nova tecnologia, o Direct Stream Digital (DSD) encoding, que permite um "range" de 120dB, contra os 96dB do actual CD. Apesar da quantidade de décibeis ser superior à do Concorde, e portanto não muito benéfico para a saúde auditiva dos utilizadores..."

Pois é... mas uns décibeis não têm nada a ver com os outros. Os dBs significam k se está a usar uma escala logarítmica e podem representar uma infinidade de coisas. Neste caso acho k foi confundido o volume de som produzido por um concorde com... aki tenho duvida... pode ser o SNR (signal to noise ratio - a quantidade de ruido) ou a range de frequencias codificadas - deduzo ser a segunda opçao pois faz mais sentido e bate certo com os conhecimentos k tenho n deste mas do formato concorrente - o DVD audio.

Só para esclarecer essa confusão...
Acrescento k em termos de sampling chegou-se a um topo, pois o DVDA e o SACD fazem amostragem e reprodução de toda a gama de frequencias audivel pelos seres humanos. Obviamente isso n quer dizer k n se possa melhorar a qualidade do som... acho k a melhor forma de explicar é comparar com os monitores. O olho humano ve cerca de 24 bits de cor (daí a designação True Color), no entanto à monitores com diferentes qualidades de imagem, pois o numero de cores é apenas um de muitos factores.

Já agora convém dizer k o uso em muitas gráficas (nVidia) de variaveis com 32 bits para o calculo das cores nos poligonos está relacionado com a enorme quantidade de operaçoes matemáticas a que esse numeros são sujeitos. Tratando com numeros a 32 bits há um "headroom" bastante grande de erro k pode ser cometido (por truncagem e por operações k usem algoritmos aproximativos) sem k isso seja perceptivel ao utilizador. Infelizmente a quantidade de performance k se perde é demasiado grande... e... e isto já n tem nada, mas MESMO NADA a ver com o assunto original... se ouver interessados criem um thread e digam qq coisa k eu vou sem duvida manifestar a minha opinião!!

Abraços.
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor Kaipyra » Sexta Jan 23, 2004 22:53

Bem, realmente fui eu que escrevi o editorial e não tinha na altura, nem agora, conhecimentos ao ponto de fazer essa distinção. Não vou alterar aquilo porque já é antigo e dá um trablheira ;-)

Reparei noutro erro: na página 4, na última palavra da última frase deve ler-se "intermediários" e não "individuais".

Mas o que achaste (acharam) do meu pequeno texto?

É verdade que é um texto um pouco apocalíptico para as discográficas, mas penso que ainda não estão a salvo da extinção, pelo menos no seu modelo tradicional. E parece que consegui prever o cenário actual das lojas de música online:

Os utilizadores pouco dependem actualmente da indústria, melhor, pouco dependeriam se as músicas fossem disponibilizadas mais eficazmente na net através de pagamento. Não precisam dela nem para conhecer novos trabalhos (a Internet e os media tratam disso) nem para as levarem às lojas (a Internet também os põe à distância de um clique).

O SVCD é que não teve o boom esperado, pouco se ouve falar dele e é mesmo relativamente difícil encontrar artigos neste formato: exestirá algum lançamento de uma banda nacional neste formato?

Os "Napsteres" ainda existem: iMesh, Kazaa, eMule, whatever...

O problema da liberdade individual e do "fair use" foi posta em causa pela UDMA, que já tem um clone europeu...

Mas os artistas começam a libertar-se do necessário apadrinhamento de uma editora para gravarem, devido à proliferação de hardware de alta qualidade a bons preços e do aparecimento de software cada vez mas user friendly e/ou completo: Reason, Fruity Loops, CakeWalk, Soundforge,...

E o recente GarageBand: http://www.apple.com/ilife/garageband/ (Apple warning!!!)
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor o_TAL » Sábado Jan 24, 2004 21:31

UMDA??? wtf??? DMCA?? RIA?? ou é alguma coisa k eu n conheça??

Lojas de música acertaste na muxe!! Très bien :D
SACD em principio n terá muito futuro (digo eu...) mas o DVD Audio rula muito e acho k é uma questão de tempo... ou pelo menos os sucessores já k o DVD já tem os dias contados (ok tou a exagerar... mas o Blu Disc rula muito)

Achei o texto em geral bastante bom... acredito é k a industria vai reagir... massas muito grandes sofrem de uma inércia enorme... demoram a adaptar-se... foi o k aconteceu aos romanos... e eu n conheço nenhum romano... :p
Mas acredito k depois de uma ou duas major labels darem o estouro as coisas mudam... e a verdade é k ainda n temos o desenvolvimento tecnológico para suportar as bandas aspirantes e sem graveto mas com talento k prai andam... leia-se - as coisas ainda são muito caras... equipamentos, montagens, ediçoes... tudo isso custa muito dinheiro... acho k num futuro não tão próximo esses intermediários deixaram de existir... mas acho k para já eles vão-se adaptar ao novo método de distribuição... ainda precisamos deles...
Ou isso ou a microsoft leva a sua adiante e instala um fritz chip em todos os PCs... bye bye mp3... é nessa altura k eu compro uma mesa de soldadura e instalo um on-off switch :D
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Kaipyra » Domingo Jan 25, 2004 2:28

Bem, o que eu queria dizer era DMCA, a Millenium Act. Peço desculpa pelo equívoco, mas já tenho Anatomia II a sair pelos ouvidos... perdão! Meato acústico externo! 8O
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor o_TAL » Segunda Jan 26, 2004 1:19

looooooooooooooooool
ok...
mas importas-te de desenvolver se faz favor?
A Digital Millenium Copyright Act tem um clone europeu? Em k sentido? Uma lei semelhante? Essas leis não são internacionais... aqui entro eu num vazio de conhecimentos brutal... não percebo nada de direito internacional nem de leis...

Importas-te de explicar?
Boa sorte para Anatomia... a minha mãe já tem 40 e bastantes e ainda se keixa k essa porcaria era um pesadelo... lol
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dark_Angel » Segunda Jan 26, 2004 12:39

o SACD não vingou por um motivo: SONY

Praticamente tudo o que a Sony inventa cai em saco roto pq torna as tecnologias propriétárias e depois as outras companhias não investem.

Asituação já está melhor...mas longe do que poderia ter sido

Já alguma vez ouviram falar de BETAMAX??

Os 120 db referem-se ao dinamic range...
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor metralha761 » Segunda Jan 26, 2004 13:46

Kaipyra pode ser o teu martelo e bigorna estao a entrar em conflito ou o teu caracol anda lento.

Também poderá ser o teu vestibulococlear esteja desconectado entre as pontes e as piramides, impedindo a coclia de comunicar :D

abraço ;)
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Kaipyra » Segunda Jan 26, 2004 13:53

http://www.gildot.org/articles/04/01/08/0023258.shtml

A directiva é de 2001, mas só agora foi transposta para Portugal.

Acho que empresas americanas não podem processar Europeus baseados em regras americanas não existentes por cá... mas podem (e fazem) pressão para que sejam adoptados.

E não nos esqueçamos que em termos de patentes, o que interessa é o que está registados nos USofA.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante