Oias. Não sabia onde referir isto, por isso aki vai.
Ao ler o editorial Napster e os seus clones, o Super Audio e a morte das editoras discográficas, deparei-me com um erro.
A certa altura é dito k:
"Uma melhor qualidade acústica é tornada possível por uma nova tecnologia, o Direct Stream Digital (DSD) encoding, que permite um "range" de 120dB, contra os 96dB do actual CD. Apesar da quantidade de décibeis ser superior à do Concorde, e portanto não muito benéfico para a saúde auditiva dos utilizadores..."
Pois é... mas uns décibeis não têm nada a ver com os outros. Os dBs significam k se está a usar uma escala logarítmica e podem representar uma infinidade de coisas. Neste caso acho k foi confundido o volume de som produzido por um concorde com... aki tenho duvida... pode ser o SNR (signal to noise ratio - a quantidade de ruido) ou a range de frequencias codificadas - deduzo ser a segunda opçao pois faz mais sentido e bate certo com os conhecimentos k tenho n deste mas do formato concorrente - o DVD audio.
Só para esclarecer essa confusão...
Acrescento k em termos de sampling chegou-se a um topo, pois o DVDA e o SACD fazem amostragem e reprodução de toda a gama de frequencias audivel pelos seres humanos. Obviamente isso n quer dizer k n se possa melhorar a qualidade do som... acho k a melhor forma de explicar é comparar com os monitores. O olho humano ve cerca de 24 bits de cor (daí a designação True Color), no entanto à monitores com diferentes qualidades de imagem, pois o numero de cores é apenas um de muitos factores.
Já agora convém dizer k o uso em muitas gráficas (nVidia) de variaveis com 32 bits para o calculo das cores nos poligonos está relacionado com a enorme quantidade de operaçoes matemáticas a que esse numeros são sujeitos. Tratando com numeros a 32 bits há um "headroom" bastante grande de erro k pode ser cometido (por truncagem e por operações k usem algoritmos aproximativos) sem k isso seja perceptivel ao utilizador. Infelizmente a quantidade de performance k se perde é demasiado grande... e... e isto já n tem nada, mas MESMO NADA a ver com o assunto original... se ouver interessados criem um thread e digam qq coisa k eu vou sem duvida manifestar a minha opinião!!
Abraços.