as boards DFI sao desenhadas para o entusiasta.
axo que isto é bastante obvio se pensarmos que o record de overclock nos AMD's for batido pelos tugas com uma board destas. Ja daki se depreende que é uma board fora do comum.
Sao as boards para quem gosta de puxar pelo sistema muito para alem dos limites. E francamente sao muito boas nisso. Agora, porque sao boas nesse aspecto, tem requesitos especiais, como configuracoes muito especificas, que sao tanto mais complicadas quanto maior for o abuso. Claro que quando um gajo se aventura no desconhecido, TEM ke tar a espera de vir a ter problemas, ou entao nao comeca por aki. Faz parte do desafio.
Para quem nao é entusiasta, e prefere ter uma boa board em defaults, as DFI tambem nao deixam de ser boas boards, a diferenca é ke o utilizador esta sujeito aos mesmos requesitos especiais que os tais "entusiastas". E a partir daqui a pessoa tem que fazer uma decisao. Ou sujeita-se a poder ter problemas (MAS NAO NECESSARIAMENTE) enquanto nao souber como trabalhar com o sistema novo, ou entao opta pela alternativa facil e compra outra board qualquer (o que, so por si, nao diminui o risco de vir a ter problemas, mas ainda a gente a pensar assim).
Se optar pela DFI, visto que nao somos todos experts como o Angry_Games da DFI Street, eventualmente podem surgir problemas sem solucao a 1a vista. E, da ultima vez que vi, ainda estamos num forum de entreajuda exactamente para resolver esse tipo de problemas.
É pensar nessa board como o linux. Montes de configuracoes porreiras ate ficares com o teu sistema extremamente personalizado e a tua medida. E podes pensar nas outras todas como o windows, em que clicas em "next, next, next, finish" e ta feito.
Por isso, vamos deixar de dizer mal do que ker ke seja, que comentarios do estilo "mais valia nao teres essa board ke so da problemas" e contagem de problemas, nao ajudam ninguem.
Desculpem la este pequeno desabafo, mas desde que apareceram as boards DFI que vejo dizer mal a eito delas e, francamente, tou um bocado farto, porque, exceptuando um caso ou outro, simplesmente nao axo que tenha razao de ser.
Eu parti para o desconhecido quando comprei uma. Tenho-a quase desde que apareceram e tou contentissimo com ela. Tem performances mto boas, tem boas caracteristicas tecnicas, pormenores interessantes, descobri que tem boas amplitudes de overclock e ainda aprendi bastante sobre o assunto e sobre o meu novo sistema. Claro que isto tudo nao caiu do ceu nem veio escrito no manual, mas so tenho que dizer bem.
Quem quiser deixar feedback positivo ou negativo sobre o assunto, é aqui