por skyruner » Quinta Ago 30, 2007 12:50
É com tristeza que vejo o rumo que as coisas estão a tomar.
Apesar do aspecto de cada pessoa ser cada vez mais valorizado a percentagem de obesos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, principalmente nas crianças e idosos.
Os idosos porque muitas vezes não têm os cuidados devidos, comem mal e a más horas, e também porque muitos com os problemas de locomoção que têm também não lhes é permitido uma grande actividade física.
Já nas crianças, a culpa não será tanto delas mas sim de quem as educa, trata e lhes dão dinheiro. É normal as crianças não quererem sopa, preferirem beber cola ou outro refrigerante qualquer em vez da água, deixar o peixe com batatas cozidas e comerem o belo do bife com batatas fritas, etc. Da mesma forma que grande parte de nós queriamos naquela altura, eles não são diferentes. A maior diferença que vejo, é que eu tive (quase sempre) quem me metesse o "pé no travão" e soubesse dizer que não.
Apesar de tudo isso sempre fui o "chumbinho" da turma. Apesar de muitas vezes comer o que não queria, o maior problema foi a minha avó obrigar-me a comer tudo o que estava no prato (fosse o suficiente ou demasiado, que felizmente nunca me faltou comida). E depois uma escapadinha num doce de vez em quando fez com que sempre tivesse sido assim.
Há que reter que a principal culpa de as coisas estarem assim, é mesmo os pais e pessoas que educam as crianças, não saberem dizer que não. Muitas vezes dão-lhes dinheiro para o almoço (muitas vezes mais do que é necessário), e em vez de comerem uma refeição decente, comem um pacote de batatas fritas, um bolicau e uma cola. Dia após dia via os putos lá da escola fazer isso. Eu próprio admito que também o fiz durante um período de tempo, até que comecei a ganhar juízo e a ver que com 14 anos pesar 82Kg era capaz de não ser muito saudável...
As pessoas têm de se consciencializar dos problemas graves graves que podem advir da obesidade, ou mesmo do tipo de alimentação que cada um tem. Problemas que são facilmente evitados com um pouco de desporto e uma alimentação cuidada. Não é preciso deixar de comer doces, um gelado, seja o que for. Desde que seja regradamente, não é isso que nos vai fazer mal.
Outro problema é o facto de não haver um desporto obrigatório para cada aluno, desde que começa a escolaridade obrigatória até que acaba. Se 2 ou 3 vezes por semana o jovem tivesse de praticar uma modalidade a sua escolha, as coisas seriam bem diferentes. Começavam a olhar para a alimentação de outra forma, e a ver que na maior parte dos casos, só é "gordo" quem quer. E não me venham com a desculpa da educação física que isso é uma treta, e até agora nunca vi nenhum professor a ser exigente o suficiente, é sempre o deixa andar...
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"