Obesidade em Portugal

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Obesidade em Portugal

Mensagempor jim-lamego » Quinta Ago 30, 2007 11:15

Boas!
Acordei esta manha , tomei pequeno almoço e fui ao café da terriola tomar o meu cafézinho ...quando de Repente. 8O 8O 8O 8O 8O Olho para uma das mesas e reparo duas miudas para ai com 4 e 7 anos mais a avó sentadas na mesa ao lado .

Agora pasmem-se , pequeno almoço da Avó - 1 Imperial
Pequeno almoço das Netas - ! pacote de Batatas fritas 3D e um de Cheetos. 8O 8O 8O 8O

Que é feito do LEite , da Fruta , dos cereais , do pão com Fiambre ... etc etc etc

depois as estatisticas dizem que 30% das crianças são Obesas.
Nem vou comentar a cota a beber Imperial.... :lol: :lol:

è impressão minha ou isto anda mesmo tudo doido?
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor CoolMaster » Quinta Ago 30, 2007 11:27

É por isso que eu digo que deveriam existir regras mais restritas para quem quer ter filhos! Claro que a natalidade ia decrescer mas ao menos não tinhamos putos mal tratados.

O mesmo é válido para os animais... mas vivemos num pais e mundo onde a negligência é ignorada.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54

Mensagempor s1nnless » Quinta Ago 30, 2007 11:36

As criancas comem muito e mal. E depois ficam fechadas em casa a jogar consolas e computadores, e claro que ficam obesas. Quando eu era puto, tinha pequenos almocos decentes (porque agora ja nem tenho), com leite, pao com manteiga ou torradas. Batatas fritas e gomas, so ao lanche e mesmo assim acompanhado por um leite. E depois ia jogar futebol ou andar de bicicleta, o que me fazia gastar as calorias ganhas. Um dia essas pessoas irao lamentar-se.

PS: atencao que tambem comecam a aumentar o no de anoreticos e bulimicos.
AMD Phenom II X4 940BE @ Titan Amanda;
Asus M3A79T-Deluxe; 2x2GB Gskill PI PC8000; Leadtek PX8800GTS 320MB; 2x250GB WD @ Raid 0; Seasonic S-12 600W; NZXT Lexa;
Intel P8400; 2x2GB PC6400; HP P45M; 9600M GT 512MB DDR2; 320GB SATA;
s1nnless
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 05, 2005 22:55

Mensagempor God_Like » Quinta Ago 30, 2007 11:37

CoolMaster Escreveu:É por isso que eu digo que deveriam existir regras mais restritas para quem quer ter filhos! Claro que a natalidade ia decrescer mas ao menos não tinhamos putos mal tratados.

O mesmo é válido para os animais... mas vivemos num pais e mundo onde a negligência é ignorada.

enfim, :x2: tens toda a razão...
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jan 22, 2005 19:03

Mensagempor jotoa » Quinta Ago 30, 2007 11:37

LOOOOL e aqueles que vão ao café logo de manhã e pedem logo um bagaço?

Essa avó está a dar um grande exemplo À miúda, sim senhor. Uma coisa é as avós que dão tudo aos netos outra coisa é as avós que dão tudo aos netos, mas esse tudo é só comer de mer**.
Eu quando era pequenino passava os dias em casa da minha avó, pois sempre tive a sorte de ter uma avó disponível, e sempre que lhe pedia merdices dessas ela nunca me comprava. Na altura ficava amuado mas agora com o passar dos anos compreendo-a. E ela ainda continua a fazer isso, quando almoçamos com os meus avós ela faz sempre comer bom e sempre com todos os cuidados.

Epá eu todos os dias de manhã não consigo passar sem a minha tijelinha de cereais com leite e depois uma maçãzinha.

(também com uma meina daquelas a fazer o anuncio , quem é que não bebe leite? :mrgreen: )
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Re: Obesidade em Portugal

Mensagempor pagc » Quinta Ago 30, 2007 11:44

jim-lamego Escreveu:depois as estatisticas dizem que 30% das crianças são Obesas.
Nem vou comentar a cota a beber Imperial.... :lol: :lol:

Deixa lá a pobre da cota beber uma imperial, ou isso está reservado a menores de 30? E tu quando fores cota? Só vais beber sumos naturais e água mineral? Agora as crianças a comer isso é que é uma estupidez.

Mas raios partam se vocês não andam todos com uma memória curta como o ordenado. Então e as sopinhas de cavalo cansado para as crianças crescerem fortes e saudáveis? O Binho induca

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor jim-lamego » Quinta Ago 30, 2007 11:44

jotoa Escreveu:LOOOOL e aqueles que vão ao café logo de manhã e pedem logo um bagaço?

Olha que se fosse caseiro não lhe fazia tão mal como a Imperial...

A rainha de Inglaterra ( a velha) bebia sempre 2 copos de Vinho do Porto ao pequeno almoço e uma Aguardente no Lanche . Vê até que idade ela viveu... :lol:
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Ago 30, 2007 11:45

jotoa Escreveu:LOOOOL e aqueles que vão ao café logo de manhã e pedem logo um bagaço?

Essa avó está a dar um grande exemplo À miúda, sim senhor. Uma coisa é as avós que dão tudo aos netos outra coisa é as avós que dão tudo aos netos, mas esse tudo é só comer de mer**.
Eu quando era pequenino passava os dias em casa da minha avó, pois sempre tive a sorte de ter uma avó disponível, e sempre que lhe pedia merdices dessas ela nunca me comprava. Na altura ficava amuado mas agora com o passar dos anos compreendo-a. E ela ainda continua a fazer isso, quando almoçamos com os meus avós ela faz sempre comer bom e sempre com todos os cuidados.

Epá eu todos os dias de manhã não consigo passar sem a minha tijelinha de cereais com leite e depois uma maçãzinha.

(também com uma meina daquelas a fazer o anuncio , quem é que não bebe leite? :mrgreen: )

Como um homem aqui da zona. Todos os dias as 7h da manhã quando o café abre, saca da bela sandes e bebe um bagaço. Quando chega a hora de almoço já tem um garrafão de 5L de vinho no bucho :lol:

Mas bem, acho que esses problemas da obesidade deviam ser mais e melhor controlados cá em PT. Eu também não posso falar muito, de vez em quando também abuso, então estas férias, já ganhei uma barriga jeitosa :P
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor CoolMaster » Quinta Ago 30, 2007 11:50

Vejo-vos a falar de leite e é de referir que beber leite (de vaca, cabra.. ou seja, de origem animal) tambem não é benefico... e não venham com a treta dos medicos e não sei que, que aconselham! É uma treta.

Os animais só precisam de leite durante o periodo de amamentação, nos no ocidente desenvolvemos uma mutação que nos permite continuar a produzir lactase, que é uma enzima que permite "desdobrar" a lactose. Existem povos mundias que nem sequer podem beber leite porque já não produzem mais lactase. De referir que existem mais intolerantes a lactose do que os tolerantes, nos conhecemos mais a realidade europeia por isso não temos essa noção, embora em alguns paises (mais a norte) já existam mais pessoas com um nivel de intolerância maior.
É tambem de estranhar que os casos onde existe mais osteoporose seja onde se bebe mais leite, leite esse que sempre foi visto como uma solução ao combate a osteoporose... da que pensar não é?

Outra coisa é que o leite de cada animal é especifico a especie, nos não estamos adaptados de forma alguma a beber leite de vaca, as vacas têm necessidades nutricionais muito diferentes e não me parece de todo adequado se dar leite de vaca a uma criança. Já para não falar de todas as hormonas etc etc que nos não precisamos e que mais tarde podem vir a trazer complicações, entre essas complicações pode ser o aumento de cancros.

Um elefante ou noutro mamifero gigante não bebe leite, consegue tudo que precisa das plantas, por isso o calcio (outra informação que se costuma dar) abundante do leite se calhar não é assim tão necessário.. mais, o leite contem uma substância (que não me recordo agora qual) que inibe a fixação do calcio ao nosso organismo, ou seja, bebe-se leite pelo calcio e na pratica o organismo pouco consegue absorver.

Isto dava para uma thread a parte, peço desculpa se me alonguei porque entrei um pouco offtopic aqui, foi apenas um reparo. Existe muita informação sobre isto, basta é procurar! Infelizmente esta instituido na sociedade ocidental que o leite é uma fonte de beneficios para a saude, até os medicos o dizem.. acho que existem grandes interesses instalados para que assim se faça e para que este tipo de informações que estou a dar sejam abafadas... enfim, é quase como as industrias de energia que têm que depender principalmente do petroleo porque os interesses assim o dizem.
CoolMaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 25, 2006 0:54

Mensagempor Azarael » Quinta Ago 30, 2007 12:39

@CoolMaster: Já viste o filme Snatch ?

CoolMaster Escreveu:É por isso que eu digo que deveriam existir regras mais restritas para quem quer ter filhos! Claro que a natalidade ia decrescer mas ao menos não tinhamos putos mal tratados.

Não gosto muito da ideia de um "Grande Pai", no fim do dia seria desmasiado parecido com o "Big Brother". Estou mesmo a imaginar alguma coisa tipo ASAE a romper para dentro de cafés e a arrancar as batatas dos putos. :lol:

Incentivar dietas mais saudáveis, tudo bem, forçar é diferente...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Ago 30, 2007 12:46

Bem, de qq forma acho mais normal beber um bagaço de manha que uma imperial!

Por acaso na minha zona, todos os dias antes de ir para a escola parava numa pastelaria para tomar o pequeno almoço, e quase todos os dias estava la um rapaz, que pedia quase sempre um panache para acompanhar o pequeno almoço! e eu sempre pensava...bah nao sei como e que ele consegue beber isto logo de manha! Porque tipo, bagaço ainda é naquela, embora mais forte e um tipo de bebida que a meu ver...e tipo bebida branca...agora cerveja..de manha...bahhh dass! xD

A parte das batatas fritas...bem, fritos logo de manha, do pior! nem se deviam comer, ou pelo menos muito raramente, entao de manha :-S

A parte da cota beber a imperial, pah, quando eram mais novos e estavam a jantar com a familia os vossos familiares tambem nao bebiam bebidas alcoólicas e assim? A parte da imperial nao tem nada a apontar! Agora a cena das batatas fritas...é outra história!
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor jim-lamego » Quinta Ago 30, 2007 12:47

CoolMaster Escreveu:Claro que a natalidade ia decrescer mas ao menos não tinhamos putos mal tratados.

Mais vale poucos e Bons (de Saude) do que muitos e Obesos... :lol: :lol:
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor skyruner » Quinta Ago 30, 2007 12:50

É com tristeza que vejo o rumo que as coisas estão a tomar.

Apesar do aspecto de cada pessoa ser cada vez mais valorizado a percentagem de obesos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, principalmente nas crianças e idosos.

Os idosos porque muitas vezes não têm os cuidados devidos, comem mal e a más horas, e também porque muitos com os problemas de locomoção que têm também não lhes é permitido uma grande actividade física.

Já nas crianças, a culpa não será tanto delas mas sim de quem as educa, trata e lhes dão dinheiro. É normal as crianças não quererem sopa, preferirem beber cola ou outro refrigerante qualquer em vez da água, deixar o peixe com batatas cozidas e comerem o belo do bife com batatas fritas, etc. Da mesma forma que grande parte de nós queriamos naquela altura, eles não são diferentes. A maior diferença que vejo, é que eu tive (quase sempre) quem me metesse o "pé no travão" e soubesse dizer que não.

Apesar de tudo isso sempre fui o "chumbinho" da turma. Apesar de muitas vezes comer o que não queria, o maior problema foi a minha avó obrigar-me a comer tudo o que estava no prato (fosse o suficiente ou demasiado, que felizmente nunca me faltou comida). E depois uma escapadinha num doce de vez em quando fez com que sempre tivesse sido assim.

Há que reter que a principal culpa de as coisas estarem assim, é mesmo os pais e pessoas que educam as crianças, não saberem dizer que não. Muitas vezes dão-lhes dinheiro para o almoço (muitas vezes mais do que é necessário), e em vez de comerem uma refeição decente, comem um pacote de batatas fritas, um bolicau e uma cola. Dia após dia via os putos lá da escola fazer isso. Eu próprio admito que também o fiz durante um período de tempo, até que comecei a ganhar juízo e a ver que com 14 anos pesar 82Kg era capaz de não ser muito saudável...

As pessoas têm de se consciencializar dos problemas graves graves que podem advir da obesidade, ou mesmo do tipo de alimentação que cada um tem. Problemas que são facilmente evitados com um pouco de desporto e uma alimentação cuidada. Não é preciso deixar de comer doces, um gelado, seja o que for. Desde que seja regradamente, não é isso que nos vai fazer mal.

Outro problema é o facto de não haver um desporto obrigatório para cada aluno, desde que começa a escolaridade obrigatória até que acaba. Se 2 ou 3 vezes por semana o jovem tivesse de praticar uma modalidade a sua escolha, as coisas seriam bem diferentes. Começavam a olhar para a alimentação de outra forma, e a ver que na maior parte dos casos, só é "gordo" quem quer. E não me venham com a desculpa da educação física que isso é uma treta, e até agora nunca vi nenhum professor a ser exigente o suficiente, é sempre o deixa andar...
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Nuno_Martins » Quinta Ago 30, 2007 12:58

Faz muita falta ir a uma nutricionista. Nem toda a gente sabe ter alimentações cuidadas. E há aqueles que pensam que têm mas não é bem assim. Eu fui lá e aprendi muita coisa que não pensava que era assim.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor jim-lamego » Quinta Ago 30, 2007 13:02

Tipico do Portugues !
Só vai ao médico quando já está doente

Este problema n é só de Portugal , vejam a restante europa.
Bem aqui ao Lado , nuestros hermanos a comer.... bah !!! até doi...
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes