Falar e escrever português ?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Falar e escrever português ?

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 9:09

Penso que este assunto vai gerar alguma discordia, mas como acho ser bastante importante aqui fica este tema. Não, não tem haver com política, embora possa tocar um pouco nela.

Cada vez mais usamos palavras e expressões inglesas/americanas, mesmo quando essas têm tradução. Não só a falar como até na escrita, elas estão lá.
Porque é moda, fica bem, é "cool" ?

Pensem qual a razão de tantas "inglesices/americanices" e comentem.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor pagc » Terça Set 18, 2007 9:30

Meu caro User

A utilização de expressões inglesas/americanas não têm a ver com moda nenhuma (pelo menos no meu caso). Quando comecei a mexer em computadores, eles só falavam inglês (e francês) e o melhor que se conseguia arranjar eram umas traduções manhosas em brasileiro que para se compreenderem, tinham de ser retraduzidas para inglês.

Ao fim de alguns anos a trabalhar com software em inglês, pensa-se em inglês e de tal forma que hoje me recuso a trabalhar com software em português (Traduz a seguinte formula de Excel para português: isnumber()).

O inglês tornou-se a segunda língua e é mais rápido usar uma determinada expressão, que pensar na tradução ou nem sequer se repara que se está a usar uma expressão estrangeira. Por muito que se lute contra isso, faz parte da evolução natural das línguas a assimilação de palavras

Actualmente está a surgir uma nova língua na zona de fronteira EUA / México que é uma mistura de espanhol e inglês. Os puristas estão doidos mas se fossemos atrás deles falaríamos línguas mortas porque deixarem de evoluir.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor skyruner » Terça Set 18, 2007 9:37

O mundo é cada vez mais uma aldeia global.
Tendo em conta o desenvolvimento dos meios de comunicação, nomeadamente a Internet, é normal quer certas expressões se comecem a usar.

Claro que o seu uso deverá ser moderado, mas coisas do estilo, lol, BTW, OMG, estão mais que enraizadas na sociedade, e não condeno o seu uso.

Agora há é muita gente estúpida a usar outras expressões à força toda, de forma descontrolada e completamente ridícula:
http://youtube.com/watch?v=W9oUUvkywt4

É este tipo de pessoas que eu condeno, que falam assim porque pensam que puxam altos styles (:lol:) a falar dessa forma, e que na realidade são gozados por todos...

Usar este tipo de linguagem em certas ocasiões, quando se está na brinca ou assim, até pode ter a sua piada. Agora usar isso como o pão nosso de cada dia, é completamente descabido.
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 10:10

pagc Escreveu:Meu caro User

A utilização de expressões inglesas/americanas não têm a ver com moda nenhuma (pelo menos no meu caso). Quando comecei a mexer em computadores, eles só falavam inglês (e francês) e o melhor que se conseguia arranjar eram umas traduções manhosas em brasileiro que para se compreenderem, tinham de ser retraduzidas para inglês.

Ao fim de alguns anos a trabalhar com software em inglês, pensa-se em inglês e de tal forma que hoje me recuso a trabalhar com software em português (Traduz a seguinte formula de Excel para português: isnumber()).

pagc, também sou da área da informática e compreendo perfeitamente o que queres dizer. É claro que "isnumber" não é suposto ter tradução, faz parte de uma formula de um programa proprietário! Isso não é comparação! Mas já que falaste em Excel, deves saber que existem comandos traduzidos para português(brasileiro).
O que estava a falar era de palavras e expressões usadas cada vez mais, até por pessoas que nem estão habituadas a ler, conviver com a lingua inglesa.

pagc Escreveu:O inglês tornou-se a segunda língua e é mais rápido usar uma determinada expressão, que pensar na tradução ou nem sequer se repara que se está a usar uma expressão estrangeira. Por muito que se lute contra isso, faz parte da evolução natural das línguas a assimilação de palavras

Quanto à rapidez, é assim porque como disseste, pensamos em inglês porque trabalhamos com essa lingua.
Quanto à questão da evolução, tenho uma opinião diferente. Substituir palavras portuguesas por inglesas não me parece a melhor maneira de evoluir e muito menos de preservar a nossa lingua.
Sei que há palavras e expressões que não têm tradução ou que a expressão em portugues não significa exactamente o mesmo, e essas compreendo a sua utilização. Mas na maioria podemos utilizar o português e preferimos o inglês.

Já agora, os brasileiros traduzem muitas expressões do inglês para português(brasileiro), coisa que nós não fazemos!
Todos os dias ouço e leio palavras em inglês que há uns anos atrás também existiam e escreviam-se em português!

pagc Escreveu:Actualmente está a surgir uma nova língua na zona de fronteira EUA / México que é uma mistura de espanhol e inglês. Os puristas estão doidos mas se fossemos atrás deles falaríamos línguas mortas porque deixarem de evoluir.

O inglês existe há séculos e não vejo onde está a evolução da lingua.
O Esperando era uma lingua adequada, pena que os que defendiam a "evolução" fizessem pressão para não a aceitar.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 10:12

skyruner Escreveu:O mundo é cada vez mais uma aldeia global.
Tendo em conta o desenvolvimento dos meios de comunicação, nomeadamente a Internet, é normal quer certas expressões se comecem a usar.

Claro que o seu uso deverá ser moderado, mas coisas do estilo, lol, BTW, OMG, estão mais que enraizadas na sociedade, e não condeno o seu uso.

Agora há é muita gente estúpida a usar outras expressões à força toda, de forma descontrolada e completamente ridícula:
http://youtube.com/watch?v=W9oUUvkywt4

É este tipo de pessoas que eu condeno, que falam assim porque pensam que puxam altos styles (:lol:) a falar dessa forma, e que na realidade são gozados por todos...

Usar este tipo de linguagem em certas ocasiões, quando se está na brinca ou assim, até pode ter a sua piada. Agora usar isso como o pão nosso de cada dia, é completamente descabido.

Nem mais... :roll:
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jluisfer » Terça Set 18, 2007 11:47

O que é mais preocupante para mim é o uso intenso do K e do X para tudo e mais alguma coisa,um dia recebi uma mensagem noutro forum que faço parte em que tive uma data de tempo para decifrar o que a pessoa queria pq era so K e X.O meu sobrinho diz que é mais rápido mas se ganham hábito depois qd têm de escrever a serio não sei se sabem ainda como se escreve certas palavras
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor skorzen » Terça Set 18, 2007 13:58

Realmente, preocupa-me mais o constante assassínio que a Língua Portuguesa tem vindo a sofrer nos últimos tempos. No entanto, e indo de encontro ao tópico, o inglês é quase como uma língua universal. Onde quer que vás, tens informações em inglês, para além da língua do país em causa. Em termos gerais, é uma língua que me agrada e com a qual estou bem, diga-se de passagem, familiarizado.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 14:17

Skorzen Escreveu:Realmente, preocupa-me mais o constante assassínio que a Língua Portuguesa tem vindo a sofrer nos últimos tempos. No entanto, e indo de encontro ao tópico, o inglês é quase como uma língua universal. Onde quer que vás, tens informações em inglês, para além da língua do país em causa. Em termos gerais, é uma língua que me agrada e com a qual estou bem, diga-se de passagem, familiarizado.

O "assassínio" diz respeito tanto aos "eu xou axim, qk eh fxe", como aos "hoje temos sol, verão is back!"..., como o jogador de futebol "zé manel" ir para o barcelona e falar espanhol no 1º dia de contratação, como quem diz: eu sou um gajo inteligente, até falo espanhol! Os espanhóis quando jogam em clubes portugueses não falam espanhol porque "são estúpidos"...

Sim, o inglês tornou-se a lingua "universal", antes era mais o Francês(Europa). Não se trata de uma questão de gostar ou não da lingua, eu também gosto, trata-se de usar a nossa lingua e não substitui-la por palavras inglesas.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor skorzen » Terça Set 18, 2007 14:41

A questão é que no mundo da informática onde quase tudo o que é programa é lançado em inglês, torna-se complicado arranjar tradutores que se dêem ao trabalho de fazer a devida tradução dos programas. Quem diz informática, diz outro mundo "mais técnico" qualquer, onde seja aplicada a mesma "regra". Eu não sou muito de usar termos em inglês pois gosto bastante da minha Língua e do meu País, no entanto, se o meu futuro vir a ser a programação, por exemplo, (o que não será, com certeza) tenho a noção de que vou ter de pensar que o meu programa deverá abranger o máximo de pessoas possível e isso obrigar-me-à a usar o inglês. Caso contrário, ficarei limitado ao universo português.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 15:01

Skorzen Escreveu:A questão é que no mundo da informática onde quase tudo o que é programa é lançado em inglês, torna-se complicado arranjar tradutores que se dêem ao trabalho de fazer a devida tradução dos programas. Quem diz informática, diz outro mundo "mais técnico" qualquer, onde seja aplicada a mesma "regra". Eu não sou muito de usar termos em inglês pois gosto bastante da minha Língua e do meu País, no entanto, se o meu futuro vir a ser a programação, por exemplo, (o que não será, com certeza) tenho a noção de que vou ter de pensar que o meu programa deverá abranger o máximo de pessoas possível e isso obrigar-me-à a usar o inglês. Caso contrário, ficarei limitado ao universo português.

Estamos a falar de coisas diferentes!
Uma coisa é o mundo da informática onde existem inúmeros termos técnicos aos quais não existe tradução ou se quisermos, tradução directa. Mas mesmo neste caso, se olharmos para os brasileiros, espanhóis, franceses, etc. traduzem os termos para a sua lingua materna. E, pelo que vejo, eles não têm tido problemas com a "limitação" do seu universo.

Outra coisa, e é dessa que falo, é que substituimos palavras em português para o inglês.
Em espanhol, basquetebol é "baloncesto", ou seja, bola ao cesto! Nós dizemos Windsurf, mas também já dissemos prancha à vela! hoje em dia é que ninguém o diz, porquê ?
Não é uma questão de ser patriótico e de me "fechar" na minha própria lingua, mas sim o de preservar/enriquecer o português, tal como os outros países preservam/enriquecem a deles, evoluindo para novas palavras e não utilizando o inglês porque eles usam assim.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor miguelrsantos » Terça Set 18, 2007 15:33

Deviam era moderar o Pitês
miguelrsantos
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Sexta Nov 25, 2005 3:25

Mensagempor skorzen » Terça Set 18, 2007 17:42

Com certeza, forunista. Poderás então apresentar-me exemplo concretos em que o que dizes seja aplicado, para que possa ficar mais esclarecido. É que como não o faço, tenho alguma dificuldade em encontrar situações assim.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CR9 » Terça Set 18, 2007 19:07

Claro que sou a favor que nos fórums se escreva português correcto, nada de SMS ou mesmo pitês.

Sou contra o pitês e a linguagem de SMS (abreviações, etc.), e como ja disseram estas formas de escrever deveriam ser moderadas, há mensagens que um gajo olha e nem dá vontade de ler/não se percebe nada.

Quanto ás expressões 'americanas/inglesas', do tipo: WTF, OMFG, OMG, RTFM, O RLY, NO WAI, BTW, anyway, FTW, etc. Não sou contra desde que não abusem muito, e até gosto de usar de vez em quando. :)

Cumps.

PS: Tinham o tópico do Movimento escrever em Português.
Não sabe assinar
CR9
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 27, 2005 15:48

Mensagempor forunista » Terça Set 18, 2007 20:25

Skorzen Escreveu:Com certeza, forunista. Poderás então apresentar-me exemplo concretos em que o que dizes seja aplicado, para que possa ficar mais esclarecido. É que como não o faço, tenho alguma dificuldade em encontrar situações assim.

8O

A minha admiração é por não encontrares essas situações. Basta ligares a TV, ler um jornal, etc.

Vou-me dar ao trabalho de ir a sítios na internet(site em inglês), que usem palavras e expressões em inglês, escusadas.

"Helton e Adriano com hipóteses para a Champions" fonte

"Streamer A Bolsa em real-time"
"É uma plataforma de trading profissional"... fonte
"Research de Acções - 18 de Setembro" fonte
"Selectividade e timming na avaliação"... fonte

"Os Melhores Sketches dos Monty Python" fonte

"Restaurante take-away"

Estes são alguns exemplos...mas há centenas deles...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor skorzen » Quarta Set 19, 2007 0:50

Não é uma questão de admiração, querendo apenas que fundamentasses a tua argumentação da melhor maneira, apresentando exemplos. Concordo exagerado em certos casos, no entanto, há sempre situações às quais não há mesmo maneira de fugir, não tendo nós palavras na nossa língua para tais acções, etc.

Um vídeo engraçado:
http://www.youtube.com/watch?v=RmjEvfOZCbY

:wink:
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante