Formação em Informática - Como Começar?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Formação em Informática - Como Começar?

Mensagempor Serial_killer » Domingo Dez 16, 2007 16:06

Boas, gostava que conseguíssemos criar aqui um tópico bem estruturado com os passos a seguir por quem ambiciona ter um futuro na informática...

- Quais as áreas existentes? Em que consiste cada uma delas?
- Quais os melhores cursos? Quais as melhores universidades?
- Quais as certificações existentes? Em que consistem? (é que muita gente lê as siglas das certificações e fica a anhar)

Já tenho visto em muitos tópicos muita informação, mas acho que está na altura de começarmos um tutorial bom e de raiz.

Temos por exemplo, um aluno que vai para o 10º ano, o que deve fazer se ambicionar a informática? Que saidas profissionais tem? Qual o caminho? (e todas as perguntas anteriores)

(Eu já estou no 11º em Ciencias e Tecnologias)
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor DiogoSanches » Domingo Dez 16, 2007 18:42

Vou para o 10º ano em 2008. Como pretendo seguir informática de gestão, estou a pensar em ir para ciências socioeconómicas. Já pus de parte cursos profissionais e tudo o que daí advenha ...

Cumps
DiogoSanches
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Mai 23, 2005 20:20

Mensagempor asturmas » Domingo Dez 16, 2007 21:04

DiogoSanches Escreveu:Vou para o 10º ano em 2008. Como pretendo seguir informática de gestão, estou a pensar em ir para ciências socioeconómicas. Já pus de parte cursos profissionais e tudo o que daí advenha ...

Cumps
Posso saber porque que não queres um curso profissional?
Se pensas que é muito facil tas muito enganado..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor DiogoSanches » Domingo Dez 16, 2007 21:27

asturmas Escreveu:
DiogoSanches Escreveu:Vou para o 10º ano em 2008. Como pretendo seguir informática de gestão, estou a pensar em ir para ciências socioeconómicas. Já pus de parte cursos profissionais e tudo o que daí advenha ...

Cumps

Além de facilitarem muita coisa, pelo menos em comparação com os cursos de agrupamentos. (desculpa lá mas é verdade)
Tal como o nome indica, o curso prepara para uma via profissionalizante, ou seja, para quem quer ir logo trabalhar, pelo menos está feito em maior parte para essas pessoas.
E outro factor que é capaz de ser dos mais importantes ... Tem matemática B e não matemática A, na universidade a disciplina principal para informática, como todos já sabem ... é a matemática, logo, é preciso ir com umas boas bases.

Cumps
DiogoSanches
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Mai 23, 2005 20:20

Mensagempor asturmas » Domingo Dez 16, 2007 23:37

DiogoSanches Escreveu:
asturmas Escreveu:

Cumps

Além de facilitarem muita coisa, pelo menos em comparação com os cursos de agrupamentos. (desculpa lá mas é verdade)
Tal como o nome indica, o curso prepara para uma via profissionalizante, ou seja, para quem quer ir logo trabalhar, pelo menos está feito em maior parte para essas pessoas.
E outro factor que é capaz de ser dos mais importantes ... Tem matemática B e não matemática A, na universidade a disciplina principal para informática, como todos já sabem ... é a matemática, logo, é preciso ir com umas boas bases.

Cumps

Tou num profissional e vou para a UNI.
A matematica não é A nem B isto confirmado com a profa de mat.
Sinceramente estudar ciencias (ciencias e tecnologias) para ir para informatica acho estúpido..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor acm » Domingo Dez 16, 2007 23:49

Os famosos mitos dos cursos profissionais não darem para isto ou para aquilo estão muito na "ordem do dia". Apenas quem não está num curso profissional não dá conta do trabalho e do que poderá fazer ao sair deste curso. Para quem não tem informações sobre estes cursos tentem falar com professores de profissionais ou mesmo com alunos, estou a vossa disposição para qualquer assunto sobre os cursos.

Já agora após o curso estou a pensar também seguir para o superior, a entrada para lá é executada de duas formas possíveis:

- Através de exame a disciplina de Matemática (635 e 735 - Mat A ou Mat B, se não estou em erro)

- Através de um CET(Curso de especialização tecnológica), após 1 ano de CET, entrada directa (limitada às vagas do curso superior), dadas as equivalências do CET para o curso superior escolhido.

Se estiver um pouco confuso, tentarei editar o post.

Qualquer dúvida, é so comunicar.

Cumprimentos...
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jul 31, 2005 17:22

Mensagempor asturmas » Domingo Dez 16, 2007 23:58

Essa do A e do B depende do curso em questão
O que falas em baixo é um curso profissional de nivel 4 de 1 ano
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor iron_maiden » Segunda Dez 17, 2007 0:13

cet é um curso profissional do tipo 7 que confere um diploma de nivel 4 se nao estou em erro e q dá equivalencia em disciplinas para a entrada na fcul tendo ate mesmo um numero de vagas para entrar na fcul destinadas a quem frequenta esses cursos
LC Power 550W
Asus P5KPL-VM
Intel Core 2 Duo E6750
OCZ Kit 4GB (2x2GB) 800MHZ XTC Titanium
XFX Geforce 8800GTS 320MB
320GB Samsung SataII 16mb buffer
iron_maiden
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 14, 2003 16:31

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Dez 17, 2007 1:00

Eu tirei recentemente um curso profissional de aprendizagem na área de Electrónica/Computadores. Também andei no ensino secundário dito "normal", no 10ºano, e digo, na minha sincera opinião, que um curso profissional é mais "fácil". Fácil no que diz respeito as matérias e aos professores, agora a nível de trabalho, é preciso esforçar mo-nos e muito. E a matemática é mais fácil, dito por duas professoras que lá tive e eu também o achei, nunca no secundário eu tirei 16, 17, 18, etc.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor acm » Segunda Dez 17, 2007 2:31

asturmas Escreveu:Essa do A e do B depende do curso em questão
O que falas em baixo é um curso profissional de nivel 4 de 1 ano

Exacto eu não me referi a cursos, mas por exemplo no meu a Matemática adoptada foi a B, logo posso fazer exame a tal disciplina.

Claro CET curso profissional nivel 4, faltou me inserir essa informação :wink:
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor asturmas » Segunda Dez 17, 2007 2:32

Nuno_Martins Escreveu:Eu tirei recentemente um curso profissional de aprendizagem na área de Electrónica/Computadores. Também andei no ensino secundário dito "normal", no 10ºano, e digo, na minha sincera opinião, que um curso profissional é mais "fácil". Fácil no que diz respeito as matérias e aos professores, agora a nível de trabalho, é preciso esforçar mo-nos e muito. E a matemática é mais fácil, dito por duas professoras que lá tive e eu também o achei, nunca no secundário eu tirei 16, 17, 18, etc.
Nesse sentido pode ser mais facil mas o teres de passar sempre a todos os modulos pode ser mais dificel para alguns por exemplo aqueles que passavam sempre com nega a 2 diciplinas.
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Dez 17, 2007 2:34

asturmas Escreveu:
Nuno_Martins Escreveu:Eu tirei recentemente um curso profissional de aprendizagem na área de Electrónica/Computadores. Também andei no ensino secundário dito "normal", no 10ºano, e digo, na minha sincera opinião, que um curso profissional é mais "fácil". Fácil no que diz respeito as matérias e aos professores, agora a nível de trabalho, é preciso esforçar mo-nos e muito. E a matemática é mais fácil, dito por duas professoras que lá tive e eu também o achei, nunca no secundário eu tirei 16, 17, 18, etc.
Nesse sentido pode ser mais facil mas o teres de passar sempre a todos os modulos pode ser mais dificel para alguns por exemplo aqueles que passavam sempre com nega a 2 diciplinas.

Sim é claro. Eu no inicio fui para lá na desportiva, pensava que fazia aquilo a c*g*r, depois mais para a frente também me tive de esfolar bem para recuperar as notas. Requer muito trabalho e dedicação nas aulas, sem duvida alguma.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor acm » Segunda Dez 17, 2007 2:37

asturmas Escreveu:

Mas isso dos módulos é facil de uma pessoa se integrar. Aliás para mim até foi muito bom o "esquema" dos módulos. Fazes o primeiro teste de módulo, se tirares nega tens um outro teste de recuperação para poderes ter positiva. Muitos com positiva aproveitavam para poder fazer melhoria de nota, coisa que foi abolida à coisa de 1 mês e picos. Caso ainda haja nega no módulo, vai à época de exames de recuperação em Setembro do ano seguinte (antes havia também em Dezembro do ano lectivo corrente e também pela época da Páscoa, mas retiraram-nos, provávelmente irão voltar a pôr).

Na minha opinião o método de módulos é muito bom, só há umas pequenas "arestas a limar" como o caso das datas dos exames de recuperação :roll:
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor asturmas » Segunda Dez 17, 2007 2:39

Na minha escola pelo menos fazes os testes de recuperação que forem necessarios, data a combinar com o prof.. e no natal e pascoa..
E pode-se fazer melhoria de nota pelo menos a minha DT perguntou me se queria fazer melhoria dum 15 a programação ..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor acm » Segunda Dez 17, 2007 2:41

A nós vieram nos dizer que não era permitido fazer melhorias de nota, achei estranho, sempre houve numa boa e agora lembraram-se de acabar com isso.

Já agora, ouviram falar de subsídios de almoço e no estágio uma pequena remuneração? Uma professora falou-me disso...
acm
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante