Emigrar para Portugal, Europa.

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Emigrar para Portugal, Europa.

Mensagempor Rmsalles » Terça Ago 03, 2004 4:10

Prezados Colegas Colisteiros.

Eu moro no Brasil, no Rio de Janeiro, e estou propenso a mudar de país, estou desanimado com as coisas que acontecem por aqui.
Eu gostaria de saber como está o mercado de trabalho em Portugal, especificamente na área de Informática. Eu estou terminando minha especialização em informática, na área de Gerência de Redes - Curso de especialização superior, e tenho formação técnica em processamento de dados também. Trabalho no mercado de informática a 14 anos.
Como atualmente estou na casa dos 30 anos, gostaria de saber a receptividade do mercado português aos profissionais estrangeiros, assim como se existe alguma limitação de visto ou prazo.

Agradeço a colaboração dos colegas.

Um abraço.

Ricardo.
Notebook HP Pavilion dv2100T Core 2 Duo 2Ghz, 1 GB Ram, Hd 80Gb, DVDrw, 14.4" WXGA, Video Geforce 7200, Windows XP Media Center, Bluetooth, WiFi.
Microsoft Windows Vista
BetaTester Brazil.
Rmsalles
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 29, 2004 12:32

Mensagempor alatakontigu » Terça Ago 03, 2004 9:03

Também tenho de acabara o 12º Ano, mas penso que não deve haver grandes dificuldades de arranjar emprego nesta área, afinal é a area que mais futuro tem :lol:
Imagem
alatakontigu
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 21:46

Mensagempor NetSynnas » Terça Ago 03, 2004 9:46

Jovem, há dificuldades em todas as áreas!!! Excepto, talvez, os variados ramos de medicina, e mesmo estes já sofrem concorrência estrangeira...

A informática é das que está menos mal, mas não pensem que se arranja logo emprego só porque se chama informático!!! As dificuldades são um pouco menores mas existem, não são só facilidades...

P.S.: Mais um concorrente... LOL :twisted: :twisted: :twisted:
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor Dark_Harry_ » Terça Ago 03, 2004 9:51

LOLOL

O pior cá em Portugal é estar-mos um pouco atrasados em relaçao os outros paises quer eu dixer que kuando sai algum nova tecnologia ca ja esta a sair outra la fora! De resto ate somos dos melhores em informatica ;)
AMD 64 3500+@2,5 | DFI Lanparty Ultra D | 2 GB GSKILL ZX DDR400 | WD 320GB SATA2 | Asus 7600 GT
Imagem
Dark_Harry_
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Abr 30, 2004 22:36

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 03, 2004 10:03

Dark_Harry_ Escreveu:.........De resto ate somos dos melhores em informatica ;)

Achas mesmo????
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor Dark_Harry_ » Terça Ago 03, 2004 10:16

eu axo ke sim, ke e ke tu axas?
AMD 64 3500+@2,5 | DFI Lanparty Ultra D | 2 GB GSKILL ZX DDR400 | WD 320GB SATA2 | Asus 7600 GT
Imagem
Dark_Harry_
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 03, 2004 10:23

Axo que existe muito melhor lá fora. Não quer dizer que não existam bons informáticos em Portugal, mas lá fora como tem mais condições conseguem desenvolver melhor as suas capacidades.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Dark_Harry_ » Terça Ago 03, 2004 10:26

sim claru mas eu tb nao disse ke somos os melhores
Imagem
Dark_Harry_
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 03, 2004 10:31

claro que sim... le o topico.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor N_G » Terça Ago 03, 2004 12:07

alatakontigu Escreveu:Também tenho de acabara o 12º Ano, mas penso que não deve haver grandes dificuldades de arranjar emprego nesta área, afinal é a area que mais futuro tem

depende muito das zonas...

por exemplo, eu acabei este ano o 12º ano do tecnologico de informatica com uma media de 17.3 valores (k nem e assim tao má). Ja corri esta cidade (Viseu) de uma ponta à outra. as respostas são sempre as mesmas: agradecemos a recepçao do seu curriculo, mas de momento nao nos parece possivel existerem vagas para pessoas com o seu tipo de qualificaçao; ou entao perguntam-me o que sei fazer, ao que eu respondo que domino razoavelmente todos os conceitos que um tecnico aprende nas aulas e ainda domino minimamente outros assuntos que nao sao abordados nas aulas.

entao começa o bem-bom: "entao e percebesa alguma coisa de squid? " (tive de ir peskizar pra saber o k era squid)

"dominas mysql?"

"sabes programar em .net?"

"sabes montar redes?"

e eu pergunto: Como raio é k kerem k um tipo acabado de sair do secundario domine essas coisas todas???

E por isso k eu digo: mesmo com o 12º ano e mt dificil arranjar trabalho.
N_G
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Abr 04, 2004 21:51

Mensagempor Rmsalles » Terça Ago 03, 2004 12:28

De certa forma, aqui no Brasil, as pessoas que saem da faculdade com a teoria refrescando a memória, infelizmente encontram as mesmas dificuldades que você indicou, a questão do primeiro emprego.
Eu vejo que é um círculo vicioso, visto que, para um profissional recém-lançado ao mercado de trabalho, precisa de uma oportunidade de emprego para afixar a teoria empregada na faculdade, e consequentemente afinar seus conhecimentos no dia-a-dia, processo este que gera uma troca de informações entre colegas, aumentando a experiência e solidificando a teoria.
O mal que existe aqui no Brasil é que o Governo, de certa forma, não incentiva a criação do primeiro emprego, pelo fato da carga tributária estar muito alta, acaba incentivando a criação de empregos informais e comprometendo os empregados já colocados no mercado com o achatamento salarial.
Quando eu iniciei minha vida profissional, eu abracei a primeira oportunidade de um estágio, emprego sem remuneração, onde pude colocar em prática a teoria que aprendi, e ver as respectivas consequências, onde eu pude também refinar cada vez mais os meus conhecimentos, praticar a leitura constante, e ter a certeza que somente a teoria da faculdade e ensino médio, por si só, não dá segurança e experiência ao profissional.
Bom pessoal, estou pensando seriamente, ainda mais que tenho um braço de família (ainda não localizada) que mora em Gênova, Itália - sou neto de italiano, e pelo andar da carruagem aqui no Rio de Janeiro, em função dos desmandos da política governista local, a violência cada dia está maior. Hoje não tenho mais liberdade de andar tranquilo na rua, pois aqueles que saem para trabalhar, estudar, não tem mais certeza se voltam ao fim do dia para suas casas, ou viram estatísticas da violência.
Hoje, nós somos prisioneiros de nossas casas, não tenho mais liberdade de empunhar uma máquina fotográfica, e praticar meu hobby de fotos, carregar meu pda ou notebook, pois um gatuno pode me observar e levar todos os meus pertences, estes que levaram dias de trabalho e suor para comprá-lo.
Aprendi também que a população no Rio de Janeiro, é uma classe apolítica, ignorante politicamente, incentivada por esta forma pelos políticos, a tal ponto de não terem conhecimento de seus direitos de exigir melhores condições de qualidade de vida, e cobrar uma resposta dos políticos selecionado por nós eleitores. O que vejo a cada dia é aumento de impostos, criando novas taxas que cada vez mais são extorquidas de nós cidadãos. Eu vejo que "uma andorinha só não faz verão..."
Editado pela última vez por Rmsalles em Terça Ago 03, 2004 12:57, num total de 1 vez.
Notebook HP Pavilion dv2100T Core 2 Duo 2Ghz, 1 GB Ram, Hd 80Gb, DVDrw, 14.4" WXGA, Video Geforce 7200, Windows XP Media Center, Bluetooth, WiFi.
Microsoft Windows Vista
BetaTester Brazil.
Rmsalles
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 29, 2004 12:32

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 03, 2004 12:53

Rmsalles eu acho que em Portugal não é tão problematico como no Brasil, mas o mercado não está assim tão bom. O desemprego aumenta diariamente.....temos fabricas a fechar constantemente. Naturalmente no mundo da informatica as coisas estão melhores, agora é necessário realemente ser bom e ter muitos conhecimentos praticos (não teoricos, pois estes não servem para nada). Se assim for podes ter alguma hipotese em Portugal.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Azarael » Terça Ago 03, 2004 13:31

rfbgb Escreveu:Axo que existe muito melhor lá fora. Não quer dizer que não existam bons informáticos em Portugal, mas lá fora como tem mais condições conseguem desenvolver melhor as suas capacidades.

Só por curiosidade quais são essas condições?!
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor rosas » Terça Ago 03, 2004 13:43

eu trabalho em informatica desde os meus 15 anos.
a full time desde 2000 q foi qd acabei o curso.
neste momento sou consultor informatico numa das maiores empresas portuguesas.
pelo contacto que tenho com outros profissionais e pela analise do mercado a nivel de empreas de TI, so a partir de finais de 2005, 2006 eh q vamos poder observar uma oferta de emprego ao nivel da procura. para ja so com experiencia, e muita, principalmente a nivel nacional, e maioritariamente em Lisboa.
Rmsalles, se quiseres uma opiniao e conselho, aposta nos EUA. Ingles nao deve ser problema para ti, es de informatica. E como mudar de país nao eh problema, entao eh melhor procurares onde podes ter garantias.
Aqui, para alem de teres de procurar, e sem garantias de arranjar, ainda tens o prob de conseguir visto. q em termos de ferias eh de 3 meses salvo erro, trabalho 6 meses. Por isso pensa bem.
Boa sorte
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 03, 2004 13:44

Mais $$$$$, mais apoios do estado, etc...
Tenta desenvolver alguma coisa cá em portugal a ver se vai para a frente... Só poucas empresas o conseguem, e normalmente tem capital para investir.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes