Lixo dos super/hipermercados

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Lixo dos super/hipermercados

Mensagempor forunista » Terça Nov 04, 2008 20:53

Boas,

Sei que alguns super/hipermercados deitam fora os produtos fora de validade, impróprios para consumo, etc. Sabem-me dizer se esse lixo vai para um contentor do lixo comum ou é levado pelos carros do lixo que vão à porta buscar os produtos ?
Já vi na TV que um hiper deita fora os produtos em contentores próprios do hiper e depois vão lá os contentores buscar mas não sei se todos têm a mesma prática.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor battlenet » Terça Nov 04, 2008 21:28

ALgum tempo atras certos hipermercados metiam a comida perto dos contentores para o pessoal desfavorecido, sem-abrigo ir la buscar a comida.
Apesar de ser proibido faziam isso, mas com o aperto das fiscalização os hipermercados trituram tudo o que é para o lixo e metem em contentores.
Agora se dizes que todos fazem isso, provavelmente não é preciso é ter sorte.
battlenet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 07, 2006 11:12

Mensagempor jim-lamego » Terça Nov 04, 2008 22:03

Olha eu já trabalhei num continente .
todos os dias uns bons Kg de bolos, pão , fruta , etc etc etc iam para o lixo , coisas que eu n me importava nada de comer.
Ainda questionei o chefe se não existia nenhum orfanato , lar ... que aproveita se a comida !

Nunca cheguei a obter resposta!

E atenção que as empresas tem beneficios fiscais em "doar" esses produtos para instituições .
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor forunista » Terça Nov 04, 2008 22:27

jim-lamego Escreveu:Olha eu já trabalhei num continente .
todos os dias uns bons Kg de bolos, pão , fruta , etc etc etc iam para o lixo , coisas que eu n me importava nada de comer.
Ainda questionei o chefe se não existia nenhum orfanato , lar ... que aproveita se a comida !

Nunca cheguei a obter resposta!

E atenção que as empresas tem beneficios fiscais em "doar" esses produtos para instituições .

Realmente é uma tristeza.
Deita-se fora toneladas de comida boa para consumir ou para outros fins.
Onde trabalho foram substituir as máquinas de comida por outra empresa, ficaram lá máquinas cheias de comida a estragar até que a empresa anterior fosse lá buscar as máquinas!
E se pedimos alguma coisa não dão!

E mais grave que isto, a hipocrisia que há nas campanhas da luta contra a fome!!!! Tem uma pessoa de comprar produtos enquanto que o próprio hiper é que deveria dar!
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jim-lamego » Terça Nov 04, 2008 22:35

E a parte mais engraçada é as publicidades a dizer compre o produto X que está a ajudar o Y a plantar uma árvore ou a salvar os mosquitos do zimbabue.

Somos um pais de Hipocrisia
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor Mercy_PT » Terça Nov 04, 2008 23:15

O que ainda considero mais curioso é o custo que alguns produtos tem para os clientes e depois vão e deitam toneladas desses mesmos produtos ao lixo. Pergunto eu, não era preferível preços mais baixos e mais vendas? Já que gostam tanto de seguir algumas politicas de outros paises podiam fazer isso mesmo e seguir aqueles que ao fim do dia colocam a preços muito baixos os produtos em vim de validade ou que são do dia (tipo pao,bolos, etc etc).

Quanto a pergunta em sí, sim alguns dos hipers e especialmente dos supermercados "despejam" o lixo para os contentores que geralmente possuem na traseira dos edificios
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor skorzen » Quarta Nov 05, 2008 0:44

O meu irmão também já se deparou com esta realidade umas boas vezes, visto que está por dentro do assunto. É realmente lamentável a crueldade com que tratam toda a situação.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor ReDsOuL » Quarta Nov 05, 2008 0:46

por acaso esta era uma realidade que desconhecia por completo!

agora que tomei conhecimento acho realmente lamentável :(
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor gimbras » Quarta Nov 05, 2008 12:29

Eu acho que costumam colocar esses produtos nos caixotes à porta. No início do ano eu passava sempre pelo Pingo Doce no fim da Av. Forças Armadas à noite e via lá uns mendigos à cata dessa comida.

Dizem q é ilegal os super/hiper deixarem lá a comida? Se calhar, pq alguns produtos podem ter perdido validade, ou perto disso. A ASAE não perdoa esses situações, mas se os produtos ainda estão bons pq n doá-los?

As campanhas alimentares são fixes, mas ouvi dizer que muitos produtos vão para países do 3º mundo e nunca chegam às mãos de quem precisa. Os governantes apoderam-se dos produtos e voltam a vendê-los, mais baratos, na Europa!
Mas continuem sempre q puderem a doar alimentos, claro. Surgiram medidas que impeçam abusos como estes.

Realmente, q desperdício de comida qdo há tanta gente q podia ser ajudada.

O pior é se a população de mendigos aumentasse à pala disso de estar ciente que haveria sempre comida. Não estou a dizer q n devam ser ajudados, mas tmb há q tomar medidas para evitar que apareçam mais. Se bem que a maioria deles saia de casa por querer e n por precisar mesmo.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor forunista » Quarta Nov 05, 2008 18:25

gimbras Escreveu:Os governantes apoderam-se dos produtos e voltam a vendê-los, mais baratos, na Europa!

Os governantes ? Quais governantes ? E depois esses governantes vendem mais baratos na Europa, a quem ? :?

gimbras Escreveu:O pior é se a população de mendigos aumentasse à pala disso de estar ciente que haveria sempre comida. Não estou a dizer q n devam ser ajudados, mas tmb há q tomar medidas para evitar que apareçam mais. Se bem que a maioria deles saia de casa por querer e n por precisar mesmo.

Claro que deve-se ir à raiz do problema, que é: haver sem-abrigo.
Agora, óbvio que se deve ajudar estas pessoas desprotegidas.

As pessoas não vão para a rua por haver lá condições(comida garantida), mas sim por não terem condições. Já deu na TV a realidade de muitas pessoas que não são sem-abrigo mas que têm muitas dificuldades em fazer face às despesas mensais. Há muita gente que tem um ordenado baixissimo e não dá para alimentação,água,luz...e vão buscar comida à sopa dos pobres.
Mas aqui já estou a levantar outras questões...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Nov 05, 2008 18:31

forunista Escreveu:
gimbras Escreveu:Os governantes apoderam-se dos produtos e voltam a vendê-los, mais baratos, na Europa!

Os governantes ? Quais governantes ? E depois esses governantes vendem mais baratos na Europa, a quem ? :?

ainda recentemente na birmania foram confiscadas toneladas e toneladas de ajuda humanitária nos aeroportos.. nunca chegaram a quem precisava.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor lucky » Quarta Nov 05, 2008 19:01

Bad_Cop Escreveu:
forunista Escreveu:

ainda recentemente na birmania foram confiscadas toneladas e toneladas de ajuda humanitária nos aeroportos.. nunca chegaram a quem precisava.

Precisamente, não será concerteza prática comum na Europa mas em muitos outros países é prática adquirida, um dos países com maior ajuda humanitária per capita, senão o que está em 1º mesmo, é a Coreia do Norte, que recebe essa ajuda humanitária, utiliza-a para alimentar a máquina de guerra e vende o que sobra à população no mercado negro...
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor jovem.fabrice » Quarta Nov 05, 2008 20:21

em vez de pagarem pa destruir certos "lixos" mais valia darem a pobres ou mendigos, tipo um iogurte até uma semana após de validade normalmente ainda está bom, o mesmo digo para algumas conservas ou pão/bolachas.. e há com certeza muito boa gente que agradecia..

( só k as leis devem proibir eles de darem coisas já passadas de validade..)

eu conheço um caso cá em castelo branco em que a danone quando prevê que vai deixar estragar algo (por ter nao ter escoado o stock) faz a doação desses produtos ainda dentro da validade a instituições. (e o jumbo de cá também faz isso com material escolar k ja nao vai vender)

iniciativas dessas são de aplaudir :wink: (falta é mais gente a preocupar-se com quem precisa!)
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

Mensagempor forunista » Quarta Nov 05, 2008 21:34

Bad_Cop Escreveu:ainda recentemente na birmania foram confiscadas toneladas e toneladas de ajuda humanitária nos aeroportos.. nunca chegaram a quem precisava.

Não conheço o caso, mas sei que a Birmania estava a recusar ajuda...

Bad_Cop Escreveu:Precisamente, não será concerteza prática comum na Europa mas em muitos outros países é prática adquirida, um dos países com maior ajuda humanitária per capita, senão o que está em 1º mesmo, é a Coreia do Norte, que recebe essa ajuda humanitária, utiliza-a para alimentar a máquina de guerra e vende o que sobra à população no mercado negro...

Desculpa ?! Coreia do Norte ajuda humanitária, quando ? Máquina de guerra ? O que sobra vende no mercado negro ? Onde foste buscar isso ?!!!!!
Onde a conversa já vai... :?
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor lucky » Quarta Nov 05, 2008 23:47

forunista Escreveu:
Bad_Cop Escreveu:Precisamente, não será concerteza prática comum na Europa mas em muitos outros países é prática adquirida, um dos países com maior ajuda humanitária per capita, senão o que está em 1º mesmo, é a Coreia do Norte, que recebe essa ajuda humanitária, utiliza-a para alimentar a máquina de guerra e vende o que sobra à população no mercado negro...

Desculpa ?! Coreia do Norte ajuda humanitária, quando ? Máquina de guerra ? O que sobra vende no mercado negro ? Onde foste buscar isso ?!!!!!
Onde a conversa já vai... :?

Não foi o Bad_Cop que escreveu isso, fui eu, e só o referi porque se estava a falar do que muitas vezes acontece às ajudas humanitárias.

O que eu disse da Coreia do Norte não é nenhuma novidade, é algo que se passa à vários anos, ainda não foi à muito tempo (alguns meses) que passou uma reportagem na RTP sobre isto mesmo, 2-3 jornalistas Ingleses fizeram-se passar por turistas e apesar da pouca mobilidade permitida pelas autoridades conseguiram imagens e relatos incríveis sobre a situação vivida no país com foco especial no que acontecia à ajuda humanitária em forma de comida principalmente, viam-se camiões com toneladas de sacos de cereais e afins irem directamente do aeroporto para campos militares, mais tarde mostraram também sacos idênticos a serem vendidos à população no mercado negro, quando lhes devia ser dado... sacos estes identificados como ajuda humanitária, não eram uns sacos quaisquer.

Não percebo é a tua necessidade desses de pontos de exclamação e interrogação... não vim para aqui dizer as coisas por dizer. Não tenho por hábito falar "à balda" das coisas.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Google [Bot] e 1 visitante