Energia Nuclear em Casa!!!

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Leiam o post primeiro antes de responder...

Sim
9
43%
Não
12
57%

Total de votos : 21

Energia Nuclear em Casa!!!

Mensagempor CryptorX » Terça Jul 28, 2009 21:44

Boas...

Eu por acaso já tinha ouvido falar disto há algum tempo mas hoje a pesquisar nuns sites sobre ciências tornei a deparar-me com isto, mas desta vez lembrei-me de postar aqui no HCP.

Para alguns de voçes isto não deve de ser noticia mas para aqueles que não sabem aqui vai...

Acontece que a Toshiba tenciona introduzir no mercado uns "mini reactores nucleares" chamados de 4S, nome esse que representa "Super safe, small and simple" dai os quatro S's. Preve-se que venha a ser introduzido no mercado segundo os planos e previsões da toshiba a meio da próxima decada uma vez que estes mini reactores ainda se encontram numa fase exprimental que ainda é para durar e muito sinceramente por mim quanto mais tempo melhor, isto porque creio que não sou o unico que não queria nada que houvesse um meltdown na minha casa ou até na casa do vizinho da frente.

Estes mini reactores têm como objectivo manter uma casa energéticamente independente por cerca de 30 anos embora eu já tenha visto também dizerem 20 anos. Quanto aos preços infelizmente não me consigo lembrar do site onde vi isto mas já li a dizer que os preços deverão rondar os 20 a 25 mil euros por unidade sendo que 1Kilowatt/hora fica a cerca de 5 centimos segundo estimativas.

Para aqueles interessados em saber mais sobre isto fica aqui o link:
http://peswiki.com/index.php/Directory: ... on_Reactor

E para todos os que lerem este post fica aqui a pergunta:

Tendo em consideração que os preços devem rondar os 20 a 25 mil euros e também o facto de terem um mini reactor nuclear em casa eram capazes de comprar um 4S?

A minha resposta é... sim... mas só depois de estarem no mercado há 5 anos sem se ouvir uma noticia de um meltdown de um :nada:

EDIT:
Se quiserem informações ainda mais detalhadas tem aqui este link onde podem encontrar detalhes técnicos mas devidamente explicados...
http://www.atomicinsights.com/AI_03-20-05.html

Se por acaso quiserem ler estes links talvez não seja má ideia votarem só depois de lerem...

E aproveito o edit para deixar mais uma observação que penso ser de grande relevância e devia de ter sido uma das primeiras coisas a dizer depois da breve introdução que é o seguinte: Quando o tempo de vida deste reactores se começar a esgotar onde é que será que eles vão depositar os residuos rádioáctivos? ... isto partindo do principio que esta técnologia ira ser usada a nivél mundial por milhões de pessoas.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Azarael » Sexta Jul 31, 2009 14:24

Pequenas notas:
* não usa fusão nuclear, mas sim fissão nuclear (o nome do link pode induzir em erro);
* o 4S é melhor descrito como sendo uma bateria (é de facto um reactor nuclear, no entanto, o pessoal associa logo a algo muito diferente do que é o conceito do 4S);
* é para uso "caseiro" mas não seria apenas para uma casa, mas mais para aldeias/vilas inteiras relativamente isoladas ou sem grande escolha de fornecimento electrico.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor CryptorX » Sábado Ago 01, 2009 20:55

Azarael Escreveu:Pequenas notas:
* não usa fusão nuclear, mas sim fissão nuclear (o nome do link pode induzir em erro);
* o 4S é melhor descrito como sendo uma bateria (é de facto um reactor nuclear, no entanto, o pessoal associa logo a algo muito diferente do que é o conceito do 4S);
* é para uso "caseiro" mas não seria apenas para uma casa, mas mais para aldeias/vilas inteiras relativamente isoladas ou sem grande escolha de fornecimento electrico.

Sim, é verdade... Eu é que não quis entrar em grandes detalhes porque seja qual for o ponto que eu comentasse há sempre muito que se lhe diga, por isso deixei os links para os mais curiosos. Sebem que como referi no final do post, aquilo que me deixa mais curioso sobre este mini reactor não é o seu funcionamento mas sim onde é que serão depositados os residuos radioáctivos no final do seu tempo de vida, mesmo que sejam recarregados existem sempre particulas que se tornam inutilizavéis, também estou curioso em saber como irão estes reactores reagir a situações como incendios e esmagamento no caso de cismos, que tipo de resistencia têm, também será de salientar que quase de certezinha absoluta que estes reactores vão usar chumbo como blindagem para a radioáctividade contida neles e se for o caso isso levanta demasiadas questões no que toca ao meio ambiente dada a sua elevada tocixidade, e quando tiver pachorra quero ver também que sistema de refrigeração utilizam, porque se for como eu penso acho que vai haver aqui um grande senão que é o seguinte... para o tamanho e principalmente o sitio onde estes ditos reactores vão estar não me parece que venham a utilizar materias sólidos como sódio uma vez que isso iria dissipar a temperatura para o exterior que se fosse o caso bastava por lá umas chapas de metal em cima e usa-lo como fogão, logo creio que irá ser refrigerado a água e se tiver certo então as pessoas vão acabar por economizar na conta da electricidade mas é capaz de não compensar pela água que vai ser precisa para refrigerar o bicho, entáo se for a agua pressurizada não quero sequer pensar. E prontos, já deves de estar a imaginar porque é que pensei que seria boa ideia não entrar em demasiados pormenores. Mas já toquei nuns nervos por alto que não ficaram devidamente esclarecidos é acho que já vai ser o suficiente para uma mini avalanche de perguntas e criticas e lá vou eu outra vez...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Azarael » Sábado Ago 01, 2009 23:07

E prontos, já deves de estar a imaginar porque é que pensei que seria boa ideia não entrar em demasiados pormenores.

É energia nuclear, não dá para evitar o que querias.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Ago 02, 2009 0:04

A refrigeração é a sódio, está nos links que tu deixaste. Os resíduos, deve acontecer o mesmo que aos das centrais maiores.. They go swim with the fishes..

Já agora, são 48-60 meses de burocracia para implementar uma coisa destas (no japão, em portugal é impossível - nuclear?.. brrr, que medo).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor CryptorX » Quarta Ago 05, 2009 6:46

Bad_Cop Escreveu:..."em portugal é impossível - nuclear?.. brrr, que medo"...

:lol: não podia ser mais verdade, infelizmente, mas pelo menos foi a ideia com que fiquei quando andaram ai com a ideia de construir um central cá na tugolândia, sempre que falavam disso no telejornal passados 30 segundos já estavam a mostrar manifestações de pessoas com placares por todo o lado com todo o tipo de bacoradas, lembro-me até de ver uma pessoa a fazer referência ao acidente de chernobyl. Se calhar perferem electricidade gerada por centrais a carvão, é claro que no que toca a poluição também aponto bastante o dedo a residuos nucleares mas quando comparada com a poluição gerada por centrais a carvão... humm... é que aquilo ainda são uma boas toneladas de CO2 todos os anos, e depois queixam-se do aquecimento global. Mas lá está, se este mini reactor vier a ser usado no futuro então isto vai ser muitos barris para despejar no meio do oceano mas mesmo assim penso que será perferivél do que acabar-mos com o pouco que resta da nossa bela camada de O3... vamos lá ver é se depois não aparece prai uma sardinha ou um carapau mutante para nos @!#?"*#! a todos.

Quanto a ideia do reactor cá em portugal não tenho a certeza mas penso que a ainda está de pé a hipotese mas vamos lá ver, por acaso era excelente se isso fosse para a frente, principalmente pela economia do pais que pelo menos no que toca a electricidade ia se tornar independente ainda para mais com as minas da Urgeiriça que ficam em Viseu que são consideradas uma das maiores reservas de uranio da Europa, logo, penso que no que toca a electricidade não nos precisavamos de preocupar por umas boas decadas.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor creative » Quarta Ago 05, 2009 8:57

E se parasemos para pensar??

Em vez de gastarem esse dinheiro em coisas toxicamente perigosas, ter isso perto de casa mete mesmo medo!! Ainda pa mais no meu caso que os meus vizinhos são malukos, um aki perto até 1 arrebentou com a botija de gas, imagino o k ele fazia com isso.

Mas invés de aderir a isso, pk não aderimos 100% as energias renovaveis ?? Teriamos energia para toda a gente grátis, n precisavamos de nenhuma dessas malukices em nossa casa.

A solução para todos os problemas está ai!! Já esta provado que energias renovaveis bem aproveitadas davam energia a todo o mundo. Teriamos livres de pagamento de contas da luz, ñ precisariamos mais do petrolio que para o termos, andamos a furar o planeta todo.

Mas claro que esta solução mexe com os bolsos de muita gente!!
E esses negromes n deixam isto andar para a frente!!

Se implementarem essa tecnologia em portugal, o € que esses gajos ñ vao ganhar, para meter em casa essa coisa super perigosa.

É so mais uma manobra para enxer a barriga a mais alguns em portugal.

N tamos dependentes destas energias!! Podemos ser todos livres de ter luz em casa sem pagar 1 tostão a kem ker k seja.

Vamos lutar por este futuro sff ;)
ExIsTe Um MuNdO Mt MeLhOr Só K E CaRo Pa CaRaGo
creative
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 29, 2004 9:13

Mensagempor Azarael » Quarta Ago 05, 2009 12:02

Em vez de gastarem esse dinheiro em coisas toxicamente perigosas, ter isso perto de casa mete mesmo medo!! Ainda pa mais no meu caso que os meus vizinhos são malukos, um aki perto até 1 arrebentou com a botija de gas, imagino o k ele fazia com isso.

Mas invés de aderir a isso, pk não aderimos 100% as energias renovaveis ?? Teriamos energia para toda a gente grátis, n precisavamos de nenhuma dessas malukices em nossa casa.

A solução para todos os problemas está ai!! Já esta provado que energias renovaveis bem aproveitadas davam energia a todo o mundo. Teriamos livres de pagamento de contas da luz, ñ precisariamos mais do petrolio que para o termos, andamos a furar o planeta todo.

Mais ou menos 40% (?) da energia electrica produzida em Portugal vem de uma fonte na minha perspectiva bastante mais perigosa que nuclear, centrais a carvão. Que apesar de pouca gente saber, além de outros compostos tóxicos, lançam também quantidades de tório e urânio directamente para a atmosfera. Só um pormenor para pensarem.

Depois isso, das energias chamadas verdes já poderem substituir o petróleo, o carvão e tal, lamento mas é só ilusão, pelo menos para já. Os paineis fotovoltaicos são demasiado inefecientes além de caros, e as turbinas éolicas apesar de melhores, continuam a ter limitações severas. Hidroelectricas é boa aposta, mas por outro lado tem um impacto brutal no ambiente... aqui acho que serão as mini-hidricas o caminho.

O que interessa:
A energia nuclear tem contras, no entanto, normalmente eles não são o tema de discussão. O medo e posições extremas é que dominam o tópico.
Por isso, deixo só alguns links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Chernobyl_disaster - as razões do acidente
http://en.wikipedia.org/wiki/Three_Mile_Island_accident - o único tipo de acidente que poderia ter acontecido nestas partes (depois de se ler as razões do acidente de chernobyl é claro que isso seria algo que não aconteceria nesta parte do mundo)
E de qualquer maneira isto são reactores antigos, com os modelos actuais é impossivel algo parecido com Three Mile Island.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor CryptorX » Quinta Ago 06, 2009 6:10

creative Escreveu:E se parasemos para pensar??

Mas claro que esta solução mexe com os bolsos de muita gente!!
E esses negromes n deixam isto andar para a frente!!

Se implementarem essa tecnologia em portugal, o € que esses gajos ñ vao ganhar, para meter em casa essa coisa super perigosa.

É so mais uma manobra para enxer a barriga a mais alguns em portugal.

N tamos dependentes destas energias!! Podemos ser todos livres de ter luz em casa sem pagar 1 tostão a kem ker k seja.

Vamos lutar por este futuro sff ;)

Acho bastante bem que sejas apologista de energias renovavéis mas também acho que devias aprofundar um pouco mais os teus conhecimentos sobre o assunto, digo-te isto por esta simples afirmação que fizeste...

creative Escreveu:......Já esta provado que energias renovaveis bem aproveitadas davam energia a todo o mundo......

É normal que a impressão inicial de qualquer pessoa seja ficar com essa noção, mas imfelizmente as coisas não são bem assim.

Energia solar que eu saiba produz quantidades de energia bastante reduzidas, logo, quando falamos de fontes de energia em quantidades industriais a solar é logo posta de lado, só no caso de pequenas cidades é que ainda se usa, a energia hidroeléctrica, pelo contrário, é bastante eficiente mas se tivermos em conta os seus efeitos colaterais (barragens) podemos continuar a chamar-lhe energia renovavél mas "energia verde" já é um termo bastante questionavél e depois temos a eolica que tanto quanto sei para os lados de Óbidos o que mais se vê são turbinas eólicas (dezenas e mais dezenas delas) e a unica coisa que abastecem de energia são pequenas vilas que se as juntarmos todas duvido que consumam mais energia que um bairro como Odivelas.. Se está provado que é possivél que se podia abastecer o mundo inteiro através de energias renováveis, acredito, mas tambem acredito cegamente que a pessoa que chegou a essa conclusão tem uma mente no minimo megalomana uma vez que seriam necessárias instalações de dimensões colossais tanto de paineis solares como turbinas eolicas, e quanto ás barragens, isso não é preciso explicar.

Para teres uma ideia mais precisa daquilo que quero dizer aqui vão alguns dos projectos que me têm despertado a atenção:

Para começar podemos olhar para o "Solar Valley" que está previsto para entrar em funcionamento no final deste ano em Brandis na Alemanha e vai ser a maior central de energia solar no mundo, usará cerca de 550000 paineis solares e vai ter um rendimento de cerca de 40 Megawatts, a central nuclear que eram para construir cá em portugal estava bem longe de ser das melhores e ainda assim teria um rendimento estimado em 1600 Megawatts. Passemos então á matematica... 1600 / 40 = 40 .... 1600 é 40 vezes superior a 40, logo uma central nuclear de 1600 Megawatts será o equivalente a 40 * 550000 paineis solares, ou seja, 22 milhões de paineis solares (estimativa).
http://www.magazine-deutschland.de/pt/e ... alley.html

Continuando...

Temos tambem uma central de energia solar que usa um metodo que a meu ver é bem mais fiavél, eficiente e economico, que é a PS10 que ainda se encontra em construção em sevilha, consiste num conjunto de 624 paineis solares combinados com espelhos que não só absorvem a energia solar através de metodos convencionais mas que seguem a posição do sol e reflectem a sua luz para uma torre de 90 metros onde se encontra canalizações agua atrás de um mega painel solar que irá aquecer a agua de modo a que está entre em ebulição gerando assim pressão suficiente para accionar uma data de turbinas (não sei ao certo quantas) que usam o mesmo método para gerar energia que turbinas eólicas. Neste momento encontra-se em construção a primeira fase do projecto que se preve que venha a gerar 11 Megawatts, está tambem previsto para 2013 a conclusão do projecto na sua totalidade que ira abranger mais 7 conjuntos semelhantes em funcionamento mas com maiores capacidades, tanto que o rendimento desta central quando estiver finalizada sera de cerca de 300 Megawatts e sera a maior do mundo por essa altura.
http://e-atlantico.org/seccaoa/centrals ... solar.html

O qua mais me despertou a curiosidade neste projecto foi o metodo engenhoso que usa, mas mais ainda, na altura em que ainda se encontrava apenas no papel. A torre segndo o projecto inicial iria ter uma série de turbinas posicionadas na horizontal ao longo da sua altura semelhantes a turbinas eólicas. Os paineis solares que rodeiam a torre estariam montados em cima de um complexo semelhante a uma estufa (estrutura isotérmica) que seria aquecido pelos paineis solares e também pelo próprio sol uma vez que o tecto seria transparente e deixaria passar a luz. Como toda a gente sabe o ar quente tem tensão a subir, e quanto mais quente, mais depressa, neste caso o ar aquecido através do efeito de estufa ficaria encurralado com apenas um sitio por onde escapar, pela torre, onde iria accionar a turbinas eolicas que se encontrariam dentro dela. Na altura previa-se que este projecto viesse a usar cerca de 1500 paineis e tivesse um rendimento estimado de 17 Megawatts. No entanto parece-me que houve algumas arestas por limar e com todas as alterações que foram feitas surgiu o PS10 que em quase nada se assemelha tirando a utilização dos paineis e a existência da torre. Este metodo que referi não será usado pelo PS10 mas já me tenho deparado com outros projectos em que fazem referencia a esta técnica que se preve que ainda venha a ser usada.

E para acabar..... quanto ao medo das centrais nucleares...
http://www.rnw.nl/pt-pt/portugu%C3%AAs/ ... na-espanha
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Ago 06, 2009 10:59

Um post com alta qualidade desses, e fechas-me com freiras? Não se deixa uma mulher tocar na box do meo, e vamos dar ouvidos a freiras sobre reactores nucleares?

Cumprimentos,

kriax.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Ago 08, 2009 16:24

Azarael Escreveu:Mais ou menos 40% (?) da energia electrica produzida em Portugal vem de uma fonte na minha perspectiva bastante mais perigosa que nuclear, centrais a carvão. Que apesar de pouca gente saber, além de outros compostos tóxicos, lançam também quantidades de tório e urânio directamente para a atmosfera. Só um pormenor para pensarem.
Exacto. E pior que portugal há muitos outros.. A China, gigante mundial, tem mais de 2/3 da sua energia produzida por centrais de carvão. Segundo a wikipédia abrem uma média de 2 centrais a carvão por semana.

Azarael Escreveu:Depois isso, das energias chamadas verdes já poderem substituir o petróleo, o carvão e tal, lamento mas é só ilusão, pelo menos para já. Os paineis fotovoltaicos são demasiado inefecientes além de caros, e as turbinas éolicas apesar de melhores, continuam a ter limitações severas. Hidroelectricas é boa aposta, mas por outro lado tem um impacto brutal no ambiente... aqui acho que serão as mini-hidricas o caminho.
Havia uma estimativa que em 2030 todos os parques eólicos possíveis em Portugal estariam construídos. As pessoas pensam que é ilimitado, mas não é. Só em alguns sítios é possível construir parques eólicos, nem em todo o lado há vento suficiente. Depois há a energia das ondas, mais uma vez somos pioneiros com a wave farm da Aguçadoura, mas continua a ser energia cara. O solar é "rentável" a nível pessoal, para quem tem um painel no telhado para produzir água quente e pouco mais. A nível de produção em massa é caro. A central de Sevilha que o CryptorX falou é um caso de "sucesso", mas não é a típica energia solar com recurso a painéis fotovoltaicos. Também concordo que as mini-hídricas sejam bastante importantes no futuro da energia.

Azarael Escreveu:A energia nuclear tem contras, no entanto, normalmente eles não são o tema de discussão. O medo e posições extremas é que dominam o tópico.
Por isso, deixo só alguns links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Chernobyl_disaster - as razões do acidente
http://en.wikipedia.org/wiki/Three_Mile_Island_accident - o único tipo de acidente que poderia ter acontecido nestas partes (depois de se ler as razões do acidente de chernobyl é claro que isso seria algo que não aconteceria nesta parte do mundo)
E de qualquer maneira isto são reactores antigos, com os modelos actuais é impossivel algo parecido com Three Mile Island.
Há alguns incidentes com centrais nucleares, a maioria são é fugas e derrames de material não-radioactivo, mas claro, provoca uma paragem na produção e eventualmente alguns feridos numa central nuclear que é sempre noticia.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Ago 08, 2009 18:35

Sorry o double post, encontrei agora um link que já andava à bastante tempo à procura.

(1) Cost assessed according to public point of view (France, 2003)

"Social Power Generation Costs" without tax, with externalities and with 3% discount rate
Imagem

(2) Cost assessed according to private point of view (France, 2003)

Generation costs with taxes, without externalities and with 11% D.R.
Imagem

Fonte: European Energy Forum Website
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SammySam » Segunda Ago 10, 2009 23:54

A china.. Pequim.. e area circundante luta com o avanço do deserto (areia) há já muito tempo...

Há até "quem" diga que planeiam construir uma outra Capital. :lol: Talvez em terreno ainda fértil. 8O

Por ano, "perdem" para o deserto uma area comparável a um pequeno país como o Luxemburgo. Naturalmente de que existem gráficos, e não são a carvão, digo a lápis de carvão.

Aquela tempestades sobre pequim para quem lá vai... diz que é poluição :lol: E é.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Bad_Cop » Terça Ago 11, 2009 0:57

O único problema (vá, contradição) dessa conversa é que em Pequim não há nenhuma central nuclear.. Há 1 reactor numa universidade (10MW), que está a ser adaptado para uso comercial mas que ainda não está a produzir nada (2013) (nós por acaso também temos um de 1MW no Instituto Tecnológico e Nuclear em Sacavem). Poluição em Pequim não será tanto do nuclear, mas mais do carvão dado que quase 70% da energia deles é produzida através de carvão, da industria e dos automóveis que circulam na cidade.

Quanto não se sabe do que se fala..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SammySam » Terça Ago 11, 2009 1:03

Por ano, "perdem" para o deserto uma area comparável a um pequeno país como o Luxemburgo. Naturalmente de que existem gráficos, e não são a carvão, digo a lápis de carvão.

Aquelas tempestades sobre pequim para quem lá vai... diz que é poluição E é.

E é.

Fico-me pelos fishes. Boa noite.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante