Partição - Dúvida com pasta documents and setings

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partição - Dúvida com pasta documents and setings

Mensagempor pedrom » Quarta Jan 12, 2005 19:40

Olá todos, e antes de mais - uma vez que não venho aqui desde o ano passado - desejo um bom ano para todos os "foristas".

Estou com uma dúvida, que se prende com as partições (já andei a ver os tópicos mas que não me soluciona a minha questão).

Eu vou formatar o PC, disco de 160 GB, e vou criar 4 partiçoes NTFS, sendo que a o SO irá ficar na partição ex: c:, onde estou a pensar alocar 25 ou 30 gb (instalado apenas o SO + o Office, Firewall, Anti-virus, ad-aware, spyboot).
Outra partição irá para programas de gravação, edição de imagem, blá blá blá, e nesta partição queria tb colocar os Meus Documentos, ou melhor a pasta Documents and Settings que por defeito, no momento da instalação fica na drive do sistema.
Será possivel fazer isto, ou esta pasta tem de ficar obrigatoriamente na drive de sistema?
Por exemplo, eu tenho instalado o NBA 2005, que no momento da instalação cria uma pasta nos Meus Documentos, se eu alterar a pasta ele vai instalar esta pasta onde?
Mas no documet and setings tb lá estão ficheiros como por ex.definições locais, ambiente de trabalho, etc, por isso não sei se posso alterar.

Provavelmente a questão está um pouco confusa, mas eu tb estou com esta duvida, e como tenho urgência pois preciso mesmo de formatar não estou a conseguir pensar na melhor solução e nas consequencias da eventual solução.

Obrigado, agradecia a vossa ajuda :)
pedrom
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 26, 2003 0:55

Mensagempor Dr » Quarta Jan 12, 2005 21:17

Depende do SO que tens (ou vais ter instalado). Se for um Win 2000/XP Pro, podes abrir as group policies (run - gpedit.msc), e seguir o seguinte caminho:
User Configuration - Windows Settings - Folder Redirection.
Aí terás a opção de configurar as pastas para ficarem localizadas noutra partição ou até mesmo noutro computador.
Acho que isto resolve os teus problemas.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor pedrom » Sexta Jan 14, 2005 19:50

Obrigado pela resposta, mas parece que não vou ter esta possibilidade :(
é que tenho o XP Home...... :cry: :cry: :cry:

Sendo assim, pelos vistos não vou poder ter a partição em c: tão limitada quanto eu queria. Será que existe outra solução (para além de instalar o XP Pro)?

Obrigado
pedrom
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 26, 2003 0:55

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 15, 2005 15:31

Boas,
ad-aware e spybot? 2 programas para fazer o mesmo que um faz lindamente? instala o giant antispyware ou agora como é chamado, microsoft antispyware beta.
quanto ao problema, podes usar o TweakU http://www.microsoft.com/windowsxp/pro/ ... ertoys.asp para fazer isso, tens la uma opcao que te permite mudar a localizacao do Documents and Settings para onde quiseres.
ja agora um link mm da microsoft para fazer isso mm http://support.microsoft.com/kb/310147/EN-US/

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dr » Sábado Jan 15, 2005 20:17

Correcção: o TweakUI não muda a localização da pasta Documents and Settings; ele apenas muda a localização da pasta My Documents.
Isto significa que é uma solução incompleta para o que o pedrom quer.
A localização default das pastas de sistema (como essas, a pasta Windows, System32, Program Files, entre outras) são definidas por variáveis de sistema.
Por exemplo, a variável %windir% refere-se à pasta que armazena os ficheiros do windows, sendo que esta pasta costuma chamar-se Windows ou WINNT.
Num prompt de comando, se digitares cd %windir%, passas a trabalhar no directório da instalação do windows que, como já disse, deve estar localizado em C:\Windows.
Estas variáveis devem poder ser acessadas e alteradas no registo do windows (run - regedit). Agora como eu não sou de andar a brincar com o registo, não sei dizer ao certo em que secção podes definir isso, mas uma consulta no site da Microsoft deve conseguir esclarecer-te isso (podes é ter que perder um bom tempo à procura disso).
Porém, como há neste fórum meia-dúzia de pessoas que gostam de editar o registo (e, mais importante de tudo, sabem fazê-lo bem), talvez te apareça aqui alguém a dizer como se faz isso.
Aconselho-te é a fazeres sempre um backup do registo antes de mexeres nele.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor jpedro30 » Sábado Jan 15, 2005 20:40

antes de mais obrigado pela resposta (pois é formatei o pc, e não sei que password tinha para o meu user Pedrom, e quando tentei recuperar a passward, e foi à conta que estava associada ao meu user - eusei.com, verifiquei que não dá para entrar, então vou passar a utilizar esta outra conta).

Quanto à solução, já consigo enviar a pasta meus documentos para a drive d:, mas o folder em c:documents and settings não consigo, nem utilizando o Tweak UI.
Valerá a pena tentar? pois posso fazer borrada, que ainda q não muito grave, obrigava-me a formatar outra vez o pc.
Obrigado.
jpedro30
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 12, 2005 15:47

Mensagempor Tretabyte » Sábado Jan 15, 2005 20:42

Boas,
checkaste o link que meti da pagina da microsoft? penso que o que la é falado seja algo do que precisas

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes