Ubunto 6.06 LTS e as drives. Devia ser um prob banal...

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ubunto 6.06 LTS e as drives. Devia ser um prob banal...

Mensagempor Kayn » Quarta Ago 23, 2006 19:10

Haje decidi sacar e instalar como sistema alternativo a ultima versao do ubunto (arquitectura amd64).

Ele ja tinha stressado um bocado com a parte de criar particoes a partir de outras mas resolvi.

A parte disso, correu tudo lindamente, mas agora deparo-se-me com um problema que me acontece sempre que instalo um linux qualquer alternativo ao windows. Geralmente eu consigo resolver sem grandes problemas mas ja andei durante 1h de volta do assunto e ja tou a perder a paciencia.

Bem, como qualquer user com o windows no mesmo pc, quero aceder aos meus ficheiros nas drives ntfs. E ele tambem stressa com as drives que eu tenho - antes de dizer que nao tenho permissao da um erro generico e pouco explicito "à la windows" so a dizer que nao posso aceder. So depois de eu ir aos devices é que ele começa a achar que o problema ja sao permissoes.

As drives sao todas detectadas mas, passa-se que o ubunto por default bloqueia permissoes as mesmas ao meu primeiro user. Bem, entra-se em modo root e altera-se isso. Tive a ler um bocado e descobri que a diferença desta versao é que nao ha user root, em vez disso, ha a possibilidade de atribuir permissoes especiais mediante a consola com o sudo. nao gostei muito da "inovação" de remover um user root mas ok, até aqui. nunca gostei muito mas afinal, nao é nada de novo trabalhar com o log de um user normal e com um terminal root com "superpoderes".

é aqui que a coisa começa a ficar complicada. Eu nao sei quais sao os comandos mendiante terminal para alterar permissoes. Por isso tento ir por outro lado. No Mandriva, eu resolvia a questao abrindo o Konquerer (explorer local) a partir do terminal root, o que lhe dava permissoes para alterar o que me apetecesse. Neste, fiquei a saber que era o Nautilus (pelo menos acho que sim), o substituto do Konquerer.

Muito bem, abro um terminal, escrevo nautilus e abre-me o "explorer", tao la as particoes e tenho o mesmo efeito que se o tivesse feito com o rato. Ok, repito a brincadeira, mas desta vez com o sudo e depois nautilus. Nao abre. Contornei isto editando um atalho pro terminal e escrevendo sudo antes do executavel que abre o terminal. Desta vez o terminal abre directo como root e o nautilus ja corre. Nao percebi muito bem a diferença, mas ok. O problema é que se for desta maneira, o nautilus nao "ve" as particoes ntfs montadas, por isso tambem nao as posso editar. Bem, calculo que nao estejam montadas pro user root do terminal, por isso tento monta-las com o "mount". So pra ele me dizer que elas estão realmente montadas e por-me a ver navios a partir do nautilus. :?

Alguem me consegue, sffv, dar uma ajuda e me diz como mudar permissoes de drives mediante terminal? Ou entao como é que eu altero as permissoes das tais drives para eu lhes mudar o "dono" delas e as poder usar....

Eu ate estava a mudar a minha má opinião do ubunto mas tou a ver que nem uma m**** simples destas da pra fazer sem conhecimentos maiores. Qualquer problema "simples" que exija mais de 1h a volta dele sem sucesso ja começa a tornar inconveniente....
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor mundano » Quarta Ago 23, 2006 19:39

Não tens que atribuir donos a drives nenhumas... O que deves fazer é montar essas drives com as devidas permissões. PAra isso tens os comendos normais para montar e desmontar como em qualquer sistema linux.

MAs o que deves fazer é alterar o fstab para dar permissão de leitura as drives NTFS logo desde que arrancas... Como em qualquer distribuição linux.

Para teres leitura das drives NTFS é quanto basta... Aliás, se as tivesses montado aquando da instalação terias automaticamente acesso a elas..

Para escrever em drives NTFS a questão é mais complicada, uma vez que o sistema de ficheiros NTFS é um sistema proprietario da microsoft e só eles sabem ao certo as suas especificações.

No entanto já há programas que te permitem fazer isso, mas recomendo-te que sigas um howto dos que há no forum do ubuntu passo por passo..
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 01, 2006 23:38

Mensagempor Kayn » Quarta Ago 23, 2006 19:50

ok, obrigado, vou dar uma vista de olhos no fstab. Em todas a distros de linux com que trabalhei nunca precisei de ir por aí, mas é bem, sempre aprendo mais qq coisa.

quanto a questao de as ter configurado ao arrancar, bem, eu nao reparei em lado nenhum que pudesse configurar permissoes ao instalar. alias, eu nao configurei rigorosamente nada a nao ser lingua, teclado, horas e o tamanho das particoes e o sitio onde queria que estivesse o root e a swap.

Nao quero escrever em NTFS, só ler (mp3, e uns ficheiros pra config drivers no linux tipo speedtouch). Por acaso isso eu ja sabia das outras distros.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor mundano » Quarta Ago 23, 2006 19:58

Aqui nesta parte da configuração inicial é onde deves definir os sitios onde são montadas as partições NTFS:

http://img507.imageshack.us/my.php?image=9tj9.jpg
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Re: Ubunto 6.06 LTS e as drives. Devia ser um prob banal...

Mensagempor l2k » Quarta Ago 23, 2006 20:04

Kayn Escreveu:Bem, entra-se em modo root e altera-se isso. Tive a ler um bocado e descobri que a diferença desta versao é que nao ha user root, em vez disso, ha a possibilidade de atribuir permissoes especiais mediante a consola com o sudo. nao gostei muito da "inovação" de remover um user root mas ok, até aqui. nunca gostei muito mas afinal, nao é nada de novo trabalhar com o log de um user normal e com um terminal root com "superpoderes".

Não é bem assim. Podes-te logar como root.

Dá uma olhadela aí:

http://ubuntuguide.org/wiki/Dapper#How_ ... r_password

Cumps. :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor andyrock » Quarta Ago 23, 2006 22:10

Eu vou à minha partição linux ver quais são as opções do ficheiro /etc/fstab para a ntfs ser read only para qualquer user.

5 minutos

Ca estou:

/etc/fstab Escreveu:/dev/sda1 /windows ntfs ro,users,gid=users,umask=0002,nls=utf8 0 0

No meu caso é /dev/sda1 mas no teu é diferente certamente! tal como o mount point que no meu é /windows no teu pode ser outro qualquer. O resto mete igual, depois faz umount /windows (no meu caso ;)) e mount /windows

Ja deves ter as devidas permissões.

Cumps
Toshiba A100-158 * Core Duo T2400 * 3 GB DDR2 * Mobility X1600
Windows 7 | Windows Firewall + KAV
andyrock
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Ago 25, 2005 12:54

Mensagempor Onyros » Quarta Ago 23, 2006 23:23

Kayn, dá uma olhada aqui ;)

http://www.psychocats.net/ubuntu/mountwindows

Também já existe suporte para escrita em NTFS mas, a nível pessoal, prefiro manter a minha bela partição NTFS read-only. Como referiste que queres apenas ler e não escrever na partição, isto chega e sobra.

Para quem quiser ler & escrever em partições NTFS ---> http://www.ubuntuforums.org/showthread. ... light=ntfs
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor mundano » Quinta Ago 24, 2006 0:53

Actualmente a escrita em NTFS já é bastante segura, a unica coisa que pode acontecer é ficar algum errozito que um chkdsk /F no windows resolve logo... Perdas de dados não ouvi ninguém relatar de há muito tempo para cá..

MAs se têm dados muito importantes, não devem arriscar.
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Re: Ubunto 6.06 LTS e as drives. Devia ser um prob banal...

Mensagempor mcag » Domingo Set 17, 2006 20:17

Kayn Escreveu:Haje decidi sacar e instalar como sistema alternativo a ultima versao do ubunto (arquitectura amd64).

Ele ja tinha stressado um bocado com a parte de criar particoes a partir de outras mas resolvi.

A parte disso, correu tudo lindamente, mas agora deparo-se-me com um problema que me acontece sempre que instalo um linux qualquer alternativo ao windows. Geralmente eu consigo resolver sem grandes problemas mas ja andei durante 1h de volta do assunto e ja tou a perder a paciencia.

Bem, como qualquer user com o windows no mesmo pc, quero aceder aos meus ficheiros nas drives ntfs. E ele tambem stressa com as drives que eu tenho - antes de dizer que nao tenho permissao da um erro generico e pouco explicito "à la windows" so a dizer que nao posso aceder. So depois de eu ir aos devices é que ele começa a achar que o problema ja sao permissoes.

As drives sao todas detectadas mas, passa-se que o ubunto por default bloqueia permissoes as mesmas ao meu primeiro user. Bem, entra-se em modo root e altera-se isso. Tive a ler um bocado e descobri que a diferença desta versao é que nao ha user root, em vez disso, ha a possibilidade de atribuir permissoes especiais mediante a consola com o sudo. nao gostei muito da "inovação" de remover um user root mas ok, até aqui. nunca gostei muito mas afinal, nao é nada de novo trabalhar com o log de um user normal e com um terminal root com "superpoderes".

é aqui que a coisa começa a ficar complicada. Eu nao sei quais sao os comandos mendiante terminal para alterar permissoes. Por isso tento ir por outro lado. No Mandriva, eu resolvia a questao abrindo o Konquerer (explorer local) a partir do terminal root, o que lhe dava permissoes para alterar o que me apetecesse. Neste, fiquei a saber que era o Nautilus (pelo menos acho que sim), o substituto do Konquerer.

Muito bem, abro um terminal, escrevo nautilus e abre-me o "explorer", tao la as particoes e tenho o mesmo efeito que se o tivesse feito com o rato. Ok, repito a brincadeira, mas desta vez com o sudo e depois nautilus. Nao abre. Contornei isto editando um atalho pro terminal e escrevendo sudo antes do executavel que abre o terminal. Desta vez o terminal abre directo como root e o nautilus ja corre. Nao percebi muito bem a diferença, mas ok. O problema é que se for desta maneira, o nautilus nao "ve" as particoes ntfs montadas, por isso tambem nao as posso editar. Bem, calculo que nao estejam montadas pro user root do terminal, por isso tento monta-las com o "mount". So pra ele me dizer que elas estão realmente montadas e por-me a ver navios a partir do nautilus. :?

Alguem me consegue, sffv, dar uma ajuda e me diz como mudar permissoes de drives mediante terminal? Ou entao como é que eu altero as permissoes das tais drives para eu lhes mudar o "dono" delas e as poder usar....

Eu ate estava a mudar a minha má opinião do ubunto mas tou a ver que nem uma m**** simples destas da pra fazer sem conhecimentos maiores. Qualquer problema "simples" que exija mais de 1h a volta dele sem sucesso ja começa a tornar inconveniente....

Solução: Suse Linux Enterprise Desktop 10 :wink:
mcag
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 19, 2005 0:54

Mensagempor Kayn » Domingo Set 17, 2006 21:43

obrigado, mas vou ficar com o ubuntu :)

mas isto ja vai ha quase um mes. o turning point foi ter arranjado um router e "deitado ao lixo" o speedtouch :P

desde entao, eu ja resolvi as minhas diferencas com o ubuntu, aprendi imenso sobre linux e estou a altura da maioria dos "desafios" da coisa. :) Estou a usar, com bastante agrado, o ubuntu 6.06 como sistema operativo primario e ainda nao encontrei nada que quisesse mas nao conseguisse fazer. :) ajuda imenso usar a versao x86 e nao a a64. nao é tao rapida, da bronca (nada de especial) mais vezes mas nao tem problemas nenhuns de compatibilidade com os packs de software e compensa por ai. (instalei ao mesmo tempo o windows mas ja ha bastantes semanas que ele ficou como o acabei de instalar. nunca mais lhe toquei)

esse problema com que eu me deparei no primeiro post, acabei por resolve-lo uns dias depois sem grande dificuldade (desculpem nao ter dito nada, servia pra fechar o assunto)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante