Ele ja tinha stressado um bocado com a parte de criar particoes a partir de outras mas resolvi.
A parte disso, correu tudo lindamente, mas agora deparo-se-me com um problema que me acontece sempre que instalo um linux qualquer alternativo ao windows. Geralmente eu consigo resolver sem grandes problemas mas ja andei durante 1h de volta do assunto e ja tou a perder a paciencia.
Bem, como qualquer user com o windows no mesmo pc, quero aceder aos meus ficheiros nas drives ntfs. E ele tambem stressa com as drives que eu tenho - antes de dizer que nao tenho permissao da um erro generico e pouco explicito "à la windows" so a dizer que nao posso aceder. So depois de eu ir aos devices é que ele começa a achar que o problema ja sao permissoes.
As drives sao todas detectadas mas, passa-se que o ubunto por default bloqueia permissoes as mesmas ao meu primeiro user. Bem, entra-se em modo root e altera-se isso. Tive a ler um bocado e descobri que a diferença desta versao é que nao ha user root, em vez disso, ha a possibilidade de atribuir permissoes especiais mediante a consola com o sudo. nao gostei muito da "inovação" de remover um user root mas ok, até aqui. nunca gostei muito mas afinal, nao é nada de novo trabalhar com o log de um user normal e com um terminal root com "superpoderes".
é aqui que a coisa começa a ficar complicada. Eu nao sei quais sao os comandos mendiante terminal para alterar permissoes. Por isso tento ir por outro lado. No Mandriva, eu resolvia a questao abrindo o Konquerer (explorer local) a partir do terminal root, o que lhe dava permissoes para alterar o que me apetecesse. Neste, fiquei a saber que era o Nautilus (pelo menos acho que sim), o substituto do Konquerer.
Muito bem, abro um terminal, escrevo nautilus e abre-me o "explorer", tao la as particoes e tenho o mesmo efeito que se o tivesse feito com o rato. Ok, repito a brincadeira, mas desta vez com o sudo e depois nautilus. Nao abre. Contornei isto editando um atalho pro terminal e escrevendo sudo antes do executavel que abre o terminal. Desta vez o terminal abre directo como root e o nautilus ja corre. Nao percebi muito bem a diferença, mas ok. O problema é que se for desta maneira, o nautilus nao "ve" as particoes ntfs montadas, por isso tambem nao as posso editar. Bem, calculo que nao estejam montadas pro user root do terminal, por isso tento monta-las com o "mount". So pra ele me dizer que elas estão realmente montadas e por-me a ver navios a partir do nautilus.
Alguem me consegue, sffv, dar uma ajuda e me diz como mudar permissoes de drives mediante terminal? Ou entao como é que eu altero as permissoes das tais drives para eu lhes mudar o "dono" delas e as poder usar....
Eu ate estava a mudar a minha má opinião do ubunto mas tou a ver que nem uma m**** simples destas da pra fazer sem conhecimentos maiores. Qualquer problema "simples" que exija mais de 1h a volta dele sem sucesso ja começa a tornar inconveniente....