Boas!
depois de muito ler aqui neste forum, nos fóruns da distribuição UBUNTU, e de fazer muitas pesquisas no google, fiquei com umas dúvidas que me estão a bloquear o acto de passar do "TESTE" do liveCD do ubuntu para a instalação concretamente:
1º: vou criar uma partição nova no partition magic (tenho apenas a drive C:\), tendo o disco cheio de tralha. poderei correr o risco de algo correr mal (perda de dados), quando instalar o linux na nova partição (drive D:\)?
2º: depois de instalar o linux, poderei correr este SO e visualizar a drive C: (que no linux vai ter outro nome), mexendo nas pastas e ficheiros dessa partição usada para o win2k?
3º: reparei que o UBUNTU (versão 6.10, fiz o download ontem do site oficial), no liveCD, enquanto experimentei por 2 ou 3 vezes, me bloqueou o rato e o teclado, ficando completamente parado. isto será por não estar instalado, e estar a correr do CD, ou é aquilo que muito se fala por aí que a versão DAPPER (6.06) é mais estável do que a EDGY? ou é um problema que, se acontece na 6.10, também vai acontecer na 6.06?
4º: dizem que GNOME é mais rápido do que KDE, isto é válido mesmo para computadores melhores? ou com um bom computador, isto não se vai perceber? quero estabilidade e rapidez, não descurando de um aspecto gráfico simpático... se meter o KDE no UBUNTU, fica "tipo" KUBUNTU?
obrigado!