criar partição em disco usado - dual boot win2k/ linux

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

criar partição em disco usado - dual boot win2k/ linux

Mensagempor wonderman » Segunda Fev 19, 2007 23:41

Boas!

depois de muito ler aqui neste forum, nos fóruns da distribuição UBUNTU, e de fazer muitas pesquisas no google, fiquei com umas dúvidas que me estão a bloquear o acto de passar do "TESTE" do liveCD do ubuntu para a instalação concretamente:

1º: vou criar uma partição nova no partition magic (tenho apenas a drive C:\), tendo o disco cheio de tralha. poderei correr o risco de algo correr mal (perda de dados), quando instalar o linux na nova partição (drive D:\)?

2º: depois de instalar o linux, poderei correr este SO e visualizar a drive C: (que no linux vai ter outro nome), mexendo nas pastas e ficheiros dessa partição usada para o win2k?

3º: reparei que o UBUNTU (versão 6.10, fiz o download ontem do site oficial), no liveCD, enquanto experimentei por 2 ou 3 vezes, me bloqueou o rato e o teclado, ficando completamente parado. isto será por não estar instalado, e estar a correr do CD, ou é aquilo que muito se fala por aí que a versão DAPPER (6.06) é mais estável do que a EDGY? ou é um problema que, se acontece na 6.10, também vai acontecer na 6.06?

4º: dizem que GNOME é mais rápido do que KDE, isto é válido mesmo para computadores melhores? ou com um bom computador, isto não se vai perceber? quero estabilidade e rapidez, não descurando de um aspecto gráfico simpático... se meter o KDE no UBUNTU, fica "tipo" KUBUNTU?

obrigado!
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 31, 2004 21:44

Mensagempor wonderman » Terça Fev 20, 2007 2:45

já agora, acrescentando ao 3º ponto:

tentei o 6.06 LiveCD, e passado uns minutos de andar a mexer com o rato, abrir e fechar menus/ aplicações (não fui a browser nenhum), lá bloqueou outra vez... será driver´s para ATI RADEON 9700 PRO? mas... só consigo instalar alguma coisa quando instalar o UBUNTU certo?
wonderman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jul 31, 2004 21:44

Mensagempor Posturas » Terça Fev 20, 2007 20:36

1. Instalar o linux na nova partição não te vai trazer problema, agora criar a nova partição é que pode ser problemático. É melhor fazeres backups dos dados mais importantes e desfragmentares o disco, antes de alterares as partições.

2. Sim podes ver. Alterar depende do sistema de ficheiros que tiveres a usar: o fat é totalmente suportando em linux, o ntfs penso que ainda é experimental no modo escrita (era assim há algum tempo, entretanto as coisas podem ter mudado).

3. Não tem sei responder. É certamente algum conflito entre hardware e software e identifica-lo é dificil e só com essa informação é dificil, e a partir do live CD obter mais informações é igualmente dificil pois os logs (há uns quantos que o linux mantem para debug - embora agora não saiba de cor quais são) são eliminados assim que se faz reset.

4º. Não sei a resposta a essa pergunta. Tanto o Gnome como o KDE são pessados quando comparados com o xfce ou o fluxbox, no entanto não são nada comparados com o ambiente gráfico do windows. Se queres desempenho e eye candy vai para o xfce (aspecto xubuntu).

Cumps.

PS: Há por ai uns gurus do ubuntu / kubuntu /xubuntu /debian que te certamente te vão esclarecer melhor.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante