Moderadores: Administradores, Moderadores

O existirem, até existem.Nuno_Martins Escreveu:Pelo que seu, existem vírus, ou melhor, é possível "faze-los", mas como não há muita gente a usar linux, não há quem se dê ao trabalho de os fazer.
Podes usar isso à vontade sem te preocupares

O existirem, até existem.
Mas em Linux, se não tiveres permissões para correr um ficheiro, não o vais conseguir correr, ler ou modificar.
Dessa mesma forma é difícil que um vírus faça algo de muito grave na máquina.
Os vírus apenas poderão fazer algo "grave" se forem corridos como root (administrador), e só se espalharão para outras máquinas se existirem partilhas (com o Samba, Network File System, e afins).

Isso é uma falácia. Antes de mais, em Linux o código é maioritariamente aberto e a maior parte do pessoal que usa Linux sabe ler o código, não se limita a usá-lo... logo, se houvesse algumas linhas "manhosas" eram detectadas, expostas e corrigidas rapidamente.Nuno_Martins Escreveu:Pelo que seu, existem vírus, ou melhor, é possível "faze-los", mas como não há muita gente a usar linux, não há quem se dê ao trabalho de os fazer.
Podes usar isso à vontade sem te preocupares

Já há, já há! Há muito tempo, até. Aliás, desde que Ubuntu vem com o tracker instalado por omissão que deixei de usar, completamente. Ainda tinha um portátil que corria aquilo, mas tornou-se insuportável, porque eu gosto de escolher tudo o que tenho instalado, a dedo.MetalFatigue Escreveu:Em relação ao ubuntu, é uma distro que quer oferecer linux para toda a gente, logo é normal que vá seguir algumas das pisadas da microsoft em termos de simplicidade (leia-se, automatização de tarefas). O linux tem tantos "sabores", por isso não compreendo a tua preocupaçao. Se começas a não gostar do ubuntu, haverá certamente uma que ta mais para o teu paladar.

A shell, por omissão, em Ubuntu é bash.Nuno_Martins Escreveu:Bem, já me parece que há aqui pessoal que domina bem Linux, então se me permitem quero colocar uma questão.
Eu ando a dar em Sistemas Operativos e Sistemas Distribuídos Shell Script e estou a usar o Ubuntu 8.10 que tenho no meu portátil. Só que os exemplos e exercícios que o professor dá são em shell "sh" e o meu Ubuntu tem problemas em correr alguns comandos. Por vezes resolvo-o usando a "bash".
Dá para colocar a "sh" a funcionar sem "estragar" a "bash"?
#! /bin/bash

Voltar para Sistemas Operativos
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes