Fedora Core 3 com modem USB IceData500

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fedora Core 3 com modem USB IceData500

Mensagempor Fenrir » Segunda Fev 21, 2005 12:09

Bem o que se pode dizer?
Adquiri a Oni Duo, e veio com este modem , pertencente á Unicorn .
:)
Andei a googlar mas não encontrei um howto nem ninguem que me explicasse como instalar este modem , sou inexperiente em linux aliás.

Se alguem poder ajudar ,agradecia .
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Tretabyte » Segunda Fev 21, 2005 17:52

Boas,
tens as drivers de linux?

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Mr_coelho » Terça Fev 22, 2005 18:57

tenho aki esse modem e o cd por fora diz k tem drivers pro windows, linux e mac

experimenta a ver se no cd existe algum file a explicar
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor Fenrir » Quarta Fev 23, 2005 20:04

veio com os drives num cd sim ,e com a explicação, mas não entendo a explicação, sou inexperiente em linux...mas já instalei e seguir howto's antes , aquele está confuso..
E obviamente nao consegui colocar nada a funcionar.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SuperMegaMau » Quarta Fev 23, 2005 21:55

Andei varios dias a tentar instalar esse modem no meu sistema linux, inicialmente no que já tinha instalado (mandrake 10.0) que não dei trabalho nenhum, apenas saquei a ultima versão dos drivers da pagina da unicorn, compilei aquilo e funcionou logo. O problema chegou mais tarde quando por alguma razão estranha o modulo USB crashava e perdia o acesso ao modem. Testei muitas outras distribuições até que me decidi pelo Fedora core 3 que é o que neste momento uso.

Tanto eu como mais algum pessoal temos vindo a discutir o modo de instalação deste modem num forum da Caixa Mágica, e segundo um anónimo referiu nesse mesmo forum, para conseguir inserir correctamente o módulo no kernel do Fedora é preciso recompila-lo desactivando o parametro REGPARM. Mas como tu disseste que és um n00b presumo que não te queiras aventurar numa coisa destas por isso a tua solução é fazer o mesmo que eu fiz!

Arranjei a ultima versão do kernel já compilada e com todos os parametros necessários para o correcto funcionamento desse modem no FC3. Vais a este link e sacas o Kernel-2.6.10, o source dele, e o módulo do modem (USB-ATM). Presumo que isto funcione para qualquer distribuição, mas se houver alguem que não queira usar um kernel já compilado, terá como é obvio de compilar o modem com o seu kernel.

Caso 1 (quero usar o kernel já compilado do site):
Para quem usar este kernel já compilado tem que instalar isto tudo, "rpm -ivh file_a_instalar.rpm". Depois de instalar os RPMs fica logo tudo pronto para inserir o módulo.

Caso 2 (kero usar o meu kernel):
Para quem quiser compilar o módulo do modem, tem que instalar os seguintes RPMs e suas dependências:
kernel-source (correspondente à versão do kernel ke está a usar)
gcc
gcc-c++
glibc-devel
libglib1.2
libglib1.2-devel
libgpm1
libgpm1-devel
libgtk+1.2 (tem mesmo que ser esta versão, apesar de já haver a 2.0)
libgtk+1.2-devel
ppp
ppp-pppoatm

(estes pacotes têm este nome no mandrake, não sei como se chamam nas outras distribuições, podem variar os nomes ligeiramente)

Em princípio estes pacotes chegam para compilar o módulo, caso ocorra um erro a compilar, é preciso determinar o que falta, normalmente é algum .h que não existe e consequentemente um devel que deve ser instalado. É preciso ter em atenção onde foi parar o kernel-source, por exemplo no mandrake fica em /usr/src/´uname -r´/, mas em outras distribuições pode aparecer noutro local, ou aparecer um ficheiro comprimido em tar na mesma dir (caso do debian). A localização do kernel é importante para o Makefile saber onde estão os headers. Aconselho, caso não exista já, criar um link na directoria /usr/src/ de nome linux, que aponte para a directoria onde o source está, por exemplo: "ln -s /usr/src/´uname -r´ linux". Desta forma o source do kernel passa a estar em: /usr/src/linux , o que evita fazer qualquer alteração no Makefile.

O source dos drivers pode ser obtido no site: http://www.bewan.com/bewan/drivers/bast-0.9.0.tgz (versão 0.9.0 actualmente). Estes drivers funcionam tanto no kernel 2.6 como no 2.4, testei nos dois. Depois de feito o download dos drivers, o ficheiro bast-0.9.0.tgz deve ser descomprimido usando o comando:

tar zxvf bast-0.9.0.tgz

depois desta operação, ficamos com a directoria "unicorn" no nosso disco. Agora podemos então compilar o módulo, entramos na dir do driver que descomprimimos, portanto "unicorn", de seguida escrevemos:

make

Esperamos um pouco até que todos os módulos sejam compilados, entretanto vamos rezando para não haver nenhum problema pelo caminho. Supondo agora que tudo foi compilado como deve ser, e não há erros, acedemos à directoria "tools" que está dentro de "unicorn" e fazemos "make install", com isto o executável unicorn_status é copiado para a directoria de binários e podemos executa-lo quando nos apetecer. Este binário permite saber em qualquer altura o estado do modem, se funciona ou não, a que velocidade com que norma etc. Entramos na dir "unicorn_usb" e fazemos:

make install

Com isto o módulo é copiado para a "kernel tree".

----------------- fim dos casos ----------------------------------
Estamos neste passo igualados na evolução da instalação (caso 1 e caso 2), o que se segue é para ser seguido por quem escolher tanto o caso 1 como o caso 2

Para que o kernel perceba que tem um novo modulo na tree fazemos:

depmod -ae

Depois disto, aconselho adicionar o módulo do modem à blacklist, para não ser inicializado no arranque, pois não funciona nesta situação (penso que sei porquê, mas n interessa agora).

/etc/hotplug/blacklist <- adicionar a este ficheiro a linha: unicorn_usb_atm

E pronto, o módulo está pronto para ser usado. Agora é aconselhavel usar o script de ligação à net que vem com o driver do modem, se não estiver incluido no rpm do caso 1, pode sempre encontrar-se no source do driver. Como é obvio, é necessário ter o ppp instalado para poder efectuar a ligação à net, se inda não está instalado, há que faze-lo, deve também ser instalado o ppp-pppoatm.

Informações importantes a ter em conta na configuração do script de arranque do modem:
VPI=0
VCI=35
MODULATION=4
PPPD="/usr/sbin/pppd"
PLUGIN="/usr/lib/pppd/2.4.1/pppoatm.so"

O script de arranque, além de carregar o módulo, efectua também a ligação com o pppd, no meu script adicionei umas linhas para que o pppd só fosse executado quando o status do modem indicasse que estava pronto para se ligar à net (se alguem quiser posso depois arranjar o meu script).

O que falta agora é a configuração do pppd, que passo também a explicar. Depois de instala-lo caso ainda não esteja, aparece a directoria /etc/ppp, dentro desta estão 3 ficheiros essenciais, o "chap-secrets", o "pap-secrets" e o "options". o pap e o chap têm o mesmo conteudo:

ra0000000@oninet.pt * password_de_acesso

Dentro do ficheiro de options no meu caso tenho as seguintes directivas:

user ra0000000@oninet.pt
plugin pppoatm.so
0.35
llc-encaps
noipdefault
usepeerdns
defaultroute
hide-password
persist
maxfail 0
holdoff 4
noauth
nopcomp
noccp
novj
updetach

a ordem pela qual aparece é importante em alguns casos, por isso não convem alterar, há muitas outras opções, depois cada um é que sabe quais que e quais não quer... E pronto, com o pppd configurado acho que está tudo pronto, em principio deve funcionar. Não se se me esqueci de alguma coisa, mas se houver duvidas venham elas.

PS: tou farto de escrever...
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor Fenrir » Quinta Fev 24, 2005 17:10

lol , sim escreveste bués, já copiei a tua explicação , vou tentar no linux mais tarde, obrigado.

Eu anteriormente tentei compilar o kernel , apos ter mudado umas opções no menuconfig, mas dava me um erro no init..que me irritou .. enfim ... lá sei o que ando a fazer.

mais uma vez obrigado [[]]
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fenrir » Segunda Fev 28, 2005 16:35

gajo estou a têr umas quantas duvidas...
1º o que é um modulo, o que queres dizer quando referes modulo ?

2º no SRPM é so fazer aquilo para instalar, ou preciso de instalar mais alguma cena , ou é mesmo simplesmente fazer o rpm -ivh file.rpm ???
(não deveria aparecer no menu de arranque , o grub, a outra versão do kernel ? é que aparece apenas a vers. antiga )

depois de eu fazer depmod -ae é suposto aparecer alguma coisa?

queres que eu uso o tar que veio com o cd de instalação da oni , ou que vá ao site, seja qual deles eu uso , quando faço make , ou make all, ou make install dá-me sempre um erro irritante.

e como sei qual o ficheiro de iniciação do modem , o script em questao ??

pá estou todo atrapalhado, mas após isso faço um howto 5 estrelas.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SuperMegaMau » Segunda Fev 28, 2005 18:51

de uma forma simples, um módulo é um ficheiro .o ou .ko (dependendo da versão do kernel) que basicamente é como um driver em windows.

para instalares os rpms do kernel e do módulo ke estão na pagina ke te dei, basta fazer o rpm -ivh file.rpm

não sei nada do grub, não uso nem nunca usei, eu uso o lilo que é automaticamente actualizado pelo rpm

o script de inicialização do modem está na directoria unicorn/scripts e chama-se unicorn-pppoatm

depois do depmod -ae não é suposto aparecer nada

já que não percebes muito disto, acho que o que tens a fazer é usar os rpms já compilados, por isso n tens que fazer nenhum make, isso é o caso 2 que referi, tu faz as senas do caso 1
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fenrir » Segunda Fev 28, 2005 20:42

Quando eu faço o rpm -ivh file.rpm
dá me uma serie de erros ou avisos de permissão, e diz que vai usar root durante toda a instalação, sem fazer copy paste nao sei explicar melhor, msa acho que instalou, mas ao mesmo tempo nao ficou instalado, irei tentar fazer um copy paste mais logo.

E quanto ao tar que vem com o cd, então seguindo o caso 1 , depois de descompactar o tar , nao preciso de fazer o make sobre os drivers que o tar traz? :)

Abraços e obrigado pela paciência.

(se poderes explicar como se recompila o kernel no fc3 após mexer no menuconfig agradecia)
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SuperMegaMau » Terça Mar 01, 2005 0:27

como é obvio todas as operações que referi devem ser feitas como root, caso contrário não tens permissões para as fazer.

o tar que vem no cd, serve-te apenas para sacar o script de inicialização, que não precisa de compilação, é apenas um script de bash (um ficheiro de texto com comandos). A não ser que estejas a seguir o caso 2, aí é preciso compilar o módulo que vem com ele.

A recompilação do kernel dá para mais umas quantas linhas de paleio, quase tantas como a explicação do modem.. e não me está a apetecer agora... :wink: No google não te faltam exemplos.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fenrir » Sábado Mar 05, 2005 16:14

não me disseste qual seria o script de arranque , suponho que seja
o ficheiro unicorn-pppoatm , dentro do directorio scripts(sim eu sei que em linux é tudo ficheiros)

segundo , supôs que nesse mesmo ficheiro eram feitas aquelas alterações na
VPI
VCI
e
MODULE
e os respectivos valores.

Como posso eu saber se o ppp e o ppp-pppoatm estão instalados?

o chap-secrets e o pap-secrets realmente tÊm o mesmo conteudo, mas eles tem outras linhas dentro , e nao sei onde colocar ra0000000@oninet.pt * password_de_acesso
se antes ou depois dessas linhas.

o mesmo sobre a cena de colocar em blacklist, nao sei sobre que topico coloco (sim detalhes detalhes, mas já que te proposestes a esclareder duvidas)
onde coloco (onde dentro do ficheiro claro).

e persistentemente o srpm que me deste para sacar,e após correr a linha para instalar o srpm
"rpm -ivh file_a_instalar.rpm"
ele dá me imensos avisos.
demora uns 3 segundos a supostamente instalar.
mas estranhamente a versão do kernel continua a mesma quando faço o uname -a , e mesmo reiniciando no grub nao aparece um kernel novo e deveria aparecer (aparece quando eu instalo um outro kernel ,logo deveria aparecer com este).

Se tiveres paxorra, agradecia a ajuda :) para terminar isso de uma x :P
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SuperMegaMau » Quarta Mar 16, 2005 1:22

Fenrir Escreveu:não me disseste qual seria o script de arranque , suponho que seja
o ficheiro unicorn-pppoatm , dentro do directorio scripts(sim eu sei que em linux é tudo ficheiros)

Sim é esse o ficheiro

Fenrir Escreveu:Como posso eu saber se o ppp e o ppp-pppoatm estão instalados?

podes por exemplo fazer: "rpm -q ppp-pppoatm -l" e "rpm -q pppd -l" se devolver uma lista de ficheiros está instalado, caso contrario ele avisa.

Fenrir Escreveu:o chap-secrets e o pap-secrets realmente tÊm o mesmo conteudo, mas eles tem outras linhas dentro , e nao sei onde colocar ra0000000@oninet.pt * password_de_acesso
se antes ou depois dessas linhas.

como é obvio acrescentas no fim, e presumo que as linhas que lá existam comecem por # que representa comentário

Fenrir Escreveu:o mesmo sobre a cena de colocar em blacklist, nao sei sobre que topico coloco (sim detalhes detalhes, mas já que te proposestes a esclareder duvidas)
onde coloco (onde dentro do ficheiro claro).

mais uma vez, no fim do ficheiro, a seguir às outras linhas....

Fenrir Escreveu:e persistentemente o srpm que me deste para sacar,e após correr a linha para instalar o srpm
"rpm -ivh file_a_instalar.rpm"
ele dá me imensos avisos.
demora uns 3 segundos a supostamente instalar.
mas estranhamente a versão do kernel continua a mesma quando faço o uname -a , e mesmo reiniciando no grub nao aparece um kernel novo e deveria aparecer (aparece quando eu instalo um outro kernel ,logo deveria aparecer com este).

tem atenção às possiveis dependencias desse RPM, têm que ser satisfeitas. Como já referi não percebo nada do grub nem me interessa, mas no google com certeza encontras info de como o configurar. Para teres a certeza que o novo kernel tá instalado, vai a /boot e vê se tens os seguintes ficheiros:

- vmlinuz-2.6.10-1.760_FC3.bewan
- System.map-2.6.10-1.760_FC3.bewan
- config-2.6.10-1.760_FC3.bewan

ainda que provavelmente só precises do vmlinuz-2.6.10-1.760_FC3.bewan

Fenrir Escreveu:Se tiveres paxorra, agradecia a ajuda :) para terminar isso de uma x :P

pá... tipo... também convinha investigares um pouco, porque queres instalar o raio do modem sem ter um conhecimento minimo do SO, não sei para quê... Depois de teres net nisso o que vais fazer? ver páginas no mozzilla?
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fenrir » Quarta Mar 16, 2005 14:22

Faço o que posso, e fica sabendo que tenho andado pelo google, pelo que descubri como tratar so SRPM, tive que realmente , depois de fazer a linha rpm -ivh , ir ao directorio e tratar de recompilar o kernel..por exemplo eu nao sabia disso, julgava que iria fazelo automaticamente.

Quero ligação á net para , transformar o meu desktop como ponte de ligação, e para downloads, mas com net tudo é mais facil, mas achei piada á boca.

Agradeço a ajuda, mas nao consigo meter o modem a funcionar, nem a ligar , já me virei para o slack e para o howto do bolinhas, mas encontrei outro problema.

Não te irei maçar com mais perguntas , agradeço o teu esforço.

Cumprimentos,
Fenrir
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SuperMegaMau » Quarta Mar 16, 2005 23:40

se usares akele kernel bewan para FC3 não precisas de compilar, se o ficheiro tem a extensão RPM é software já compilado, se for SRPM é que tens que compilar, vê lá se não estás a sacar o RPM errado.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fenrir » Quinta Mar 17, 2005 15:34

kernel-2.6.10-1.766_FC3.bewan.src.rpm

se eu fizer apenas o rpm -ivh e esse file , dá me uma serie de avisos ,e nao me altera a versão do kernel (é estrnho né).
mas se eu fizer a recompilação do kernel, desse kernel, já aparece :) ...

sim fiz tudo em root. e no ambiente X

Sim fiz isto tudo , mal acabei de instalar o fedora c 3 , com full instalation.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes