Andei varios dias a tentar instalar esse modem no meu sistema linux, inicialmente no que já tinha instalado (mandrake 10.0) que não dei trabalho nenhum, apenas saquei a ultima versão dos drivers da pagina da unicorn, compilei aquilo e funcionou logo. O problema chegou mais tarde quando por alguma razão estranha o modulo USB crashava e perdia o acesso ao modem. Testei muitas outras distribuições até que me decidi pelo Fedora core 3 que é o que neste momento uso.
Tanto eu como mais algum pessoal temos vindo a discutir o modo de instalação deste modem num forum da Caixa Mágica, e segundo um anónimo referiu nesse mesmo forum, para conseguir inserir correctamente o módulo no kernel do Fedora é preciso recompila-lo desactivando o parametro REGPARM. Mas como tu disseste que és um n00b presumo que não te queiras aventurar numa coisa destas por isso a tua solução é fazer o mesmo que eu fiz!
Arranjei a ultima versão do kernel já compilada e com todos os parametros necessários para o correcto funcionamento desse modem no FC3. Vais a
este link e sacas o Kernel-2.6.10, o source dele, e o módulo do modem (USB-ATM). Presumo que isto funcione para qualquer distribuição, mas se houver alguem que não queira usar um kernel já compilado, terá como é obvio de compilar o modem com o seu kernel.
Caso 1 (quero usar o kernel já compilado do site):
Para quem usar este kernel já compilado tem que instalar isto tudo, "rpm -ivh file_a_instalar.rpm". Depois de instalar os RPMs fica logo tudo pronto para inserir o módulo.
Caso 2 (kero usar o meu kernel):
Para quem quiser compilar o módulo do modem, tem que instalar os seguintes RPMs e suas dependências:
kernel-source (correspondente à versão do kernel ke está a usar)
gcc
gcc-c++
glibc-devel
libglib1.2
libglib1.2-devel
libgpm1
libgpm1-devel
libgtk+1.2 (tem mesmo que ser esta versão, apesar de já haver a 2.0)
libgtk+1.2-devel
ppp
ppp-pppoatm
(estes pacotes têm este nome no mandrake, não sei como se chamam nas outras distribuições, podem variar os nomes ligeiramente)
Em princípio estes pacotes chegam para compilar o módulo, caso ocorra um erro a compilar, é preciso determinar o que falta, normalmente é algum .h que não existe e consequentemente um devel que deve ser instalado. É preciso ter em atenção onde foi parar o kernel-source, por exemplo no mandrake fica em /usr/src/´uname -r´/, mas em outras distribuições pode aparecer noutro local, ou aparecer um ficheiro comprimido em tar na mesma dir (caso do debian). A localização do kernel é importante para o Makefile saber onde estão os headers. Aconselho, caso não exista já, criar um link na directoria /usr/src/ de nome linux, que aponte para a directoria onde o source está, por exemplo: "ln -s /usr/src/´uname -r´ linux". Desta forma o source do kernel passa a estar em: /usr/src/linux , o que evita fazer qualquer alteração no Makefile.
O source dos drivers pode ser obtido no site:
http://www.bewan.com/bewan/drivers/bast-0.9.0.tgz (versão 0.9.0 actualmente). Estes drivers funcionam tanto no kernel 2.6 como no 2.4, testei nos dois. Depois de feito o download dos drivers, o ficheiro bast-0.9.0.tgz deve ser descomprimido usando o comando:
tar zxvf bast-0.9.0.tgz
depois desta operação, ficamos com a directoria "unicorn" no nosso disco. Agora podemos então compilar o módulo, entramos na dir do driver que descomprimimos, portanto "unicorn", de seguida escrevemos:
make
Esperamos um pouco até que todos os módulos sejam compilados, entretanto vamos rezando para não haver nenhum problema pelo caminho. Supondo agora que tudo foi compilado como deve ser, e não há erros, acedemos à directoria "tools" que está dentro de "unicorn" e fazemos "make install", com isto o executável unicorn_status é copiado para a directoria de binários e podemos executa-lo quando nos apetecer. Este binário permite saber em qualquer altura o estado do modem, se funciona ou não, a que velocidade com que norma etc. Entramos na dir "unicorn_usb" e fazemos:
make install
Com isto o módulo é copiado para a "kernel tree".
----------------- fim dos casos ----------------------------------
Estamos neste passo igualados na evolução da instalação (caso 1 e caso 2), o que se segue é para ser seguido por quem escolher tanto o caso 1 como o caso 2
Para que o kernel perceba que tem um novo modulo na tree fazemos:
depmod -ae
Depois disto, aconselho adicionar o módulo do modem à blacklist, para não ser inicializado no arranque, pois não funciona nesta situação (penso que sei porquê, mas n interessa agora).
/etc/hotplug/blacklist <- adicionar a este ficheiro a linha: unicorn_usb_atm
E pronto, o módulo está pronto para ser usado. Agora é aconselhavel usar o script de ligação à net que vem com o driver do modem, se não estiver incluido no rpm do caso 1, pode sempre encontrar-se no source do driver. Como é obvio, é necessário ter o ppp instalado para poder efectuar a ligação à net, se inda não está instalado, há que faze-lo, deve também ser instalado o ppp-pppoatm.
Informações importantes a ter em conta na configuração do script de arranque do modem:
VPI=0
VCI=35
MODULATION=4
PPPD="/usr/sbin/pppd"
PLUGIN="/usr/lib/pppd/2.4.1/pppoatm.so"
O script de arranque, além de carregar o módulo, efectua também a ligação com o pppd, no meu script adicionei umas linhas para que o pppd só fosse executado quando o status do modem indicasse que estava pronto para se ligar à net (se alguem quiser posso depois arranjar o meu script).
O que falta agora é a configuração do pppd, que passo também a explicar. Depois de instala-lo caso ainda não esteja, aparece a directoria /etc/ppp, dentro desta estão 3 ficheiros essenciais, o "chap-secrets", o "pap-secrets" e o "options". o pap e o chap têm o mesmo conteudo:
ra0000000@oninet.pt * password_de_acesso
Dentro do ficheiro de options no meu caso tenho as seguintes directivas:
user
ra0000000@oninet.pt
plugin pppoatm.so
0.35
llc-encaps
noipdefault
usepeerdns
defaultroute
hide-password
persist
maxfail 0
holdoff 4
noauth
nopcomp
noccp
novj
updetach
a ordem pela qual aparece é importante em alguns casos, por isso não convem alterar, há muitas outras opções, depois cada um é que sabe quais que e quais não quer... E pronto, com o pppd configurado acho que está tudo pronto, em principio deve funcionar. Não se se me esqueci de alguma coisa, mas se houver duvidas venham elas.
PS: tou farto de escrever...