Hardware é um meio, não um fim, escolham bom Software!

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Windows, Linux ou Mac OS?

Linux (Grátis)
25
36%
Mac OS (Potente)
8
11%
Windows (Ultrapassado)
37
53%

Total de votos : 70

Hardware é um meio, não um fim, escolham bom Software!

Mensagempor andregcasal » Quinta Dez 22, 2005 1:57

sworks Escreveu:Acho importante lembrar que estas tecnologias (hardware) desenvolvidas por um ou vários fabricantes são um meio e não um fim! São de facto importantes e bem vindas, pois representam maior benefício para o consumidor/utilizador, e para outras indústrias (dos jogos, das motherboards, do software, etc..), mas devem ser encaradas em perspectiva...

Não nos podemos esquecer que em relação aos computadores de há 10 ou 5 anos atrás, qualquer computador actual é extremamente bom!

O que quero dizer com isto é que, à excepção dos "gamers" e das empresas que têm necessidades muito específicas, para quase todos os outros tipos de utilizadores, o trabalho que realizam num PC não obriga a investir em equipamento tão sofisticado e dispendioso, desde que se utilize o mesmo software de há 10 ou 5 anos.

Vou dar um exemplo:
A malta usa o Word religiosamente, certo? O Word vai evoluindo mas trás pouco de novo. No entanto, instalar um Microsoft Office (legal claro!! ;D ) mais recente obriga mais tarde ou mais cedo a fazer um upgrade à máquina... puramente desnecessário, visto que há software recente para edição de texto, bastante complexo, que não exige assim tantos recursos da máquina, como por exemplo o TeX (e o LaTeX). Ou por exemplo o OpenOffice para Linux, que faz tudo o que o Microsoft Office faz. Simplesmente porque o software é bom e qualquer máquina hoje em dia é também muito boa.

Acima de tudo, o que gostava de dizer ao ppl que ler esta thread é que, em vez de gastar muito $$$ em equipamento, e entrar numa "onda" consumista, devíamos todos investir o nosso tempo e dinheiro em procurar e utilizar outras soluções ao nível do software!

Nesta perspectiva, posso dizer a quem ainda não conhece que o Linux e o MacOS estão recheados de aplicações muito interessantes com elevado desempenho ("getting the job done") e qualidade ("features") e que estão a obrigar a Microsoft a ter muito, muito cuidado no desenvolvimento do novo Windows Vista sob pena de assinarem a sua própria sentença!

Desafio os leitores a experimentarem e adoptarem essas novas plataformas, para aprenderem a usar e investirem nisso como uma perspectiva de futuro. Hoje em dia, quase todas as empresas de TI de topo estão a "migrar" para soluções OpenSource estáveis e com custos de aquisição e manutenção muito inferiores.

O custo das aplicações é hoje em dia muito superior ao custo do hardware! E como a malta nova, em geral, tem pouco dinheiro (falo por mim) a melhor forma de o gastar é a aprender coisas novas e preparar o nosso futuro, sabendo coisas que poucas pessoas sabem no momento em que invadem o mercado!

Aproveitei este texto do sworks para começar uma discussão muito interessante que espero que dê um empurrão ao ppl deste fórum a procurar novas soluções de software OpenSource. Para aqueles que não sabem, o OpenSource é grátis e é modificável por quem o pretenda fazer para que se ajuste às suas necessidades. Soluções como o Linux estão hoje suficientemente desenvolvidas para fazer frente ao Windows. Quanto ao Mac OS X é um sistema operativo tão avançado que nem tem comparação com o mais recente S.O. da M$, o Vista. (já o experimentei em versão Beta - uma completa desilusão).

Ainda não percebi porque é que o Ministério da Educação compra milhares de Windows e gasta milhares de € quando existem soluções completamente grátis à disposição...

Acho que está na altura de começar a "puxar a brasa" para o lado do OpenSource e começar a deixar o comedor-de-recursos e ultrapassado Windows de lado. Embora o Mac OS X não seja OpenSource é um sistema operativo muito mais avançado do que o Windows Vista e faz-me alguma confusão muita gente escolher o Windows ao Mac OS porque "já estão habituadas". Vamos reenforçar esta nova tendência para escolher o que é bom e não o que é conhecido.

Digam que Sistema Operativo preferem, Linux, Mac OS ou o ultrapassado Windows?
Editado pela última vez por andregcasal em Quinta Dez 22, 2005 2:24, num total de 1 vez.
Imagem

Senso comum, tão raro que é um super poder.
andregcasal
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Dez 13, 2005 3:20

Mensagempor andregcasal » Quinta Dez 22, 2005 2:11

Muitos Gamers dizem que preferem o Windows ao Linux ou ao Mac OS por causa dos jogos, mas fiquem sabendo que é graças a essas atitudes que não são desenvolvidos mais jogos para as outras plataformas e que muita gente é obrigada a gastar muito €€€ (em hard e software) para poder disfrutar deles.

Fiquem também aqui com o link para jogos à venda existentes para Mac OS: Aqui
E com o Linux em português, o Caixa Mágica: Site

Um Mac Mini custa 500€ e "While the Mac mini makes for a great gateway to the Internet, it’s also an excellent system for games!" - Apple
Imagem

andregcasal
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor xmidt » Quinta Dez 22, 2005 4:58

Bem vou deixar aki a minha opiniao sobre os sistemas operativos (SO)

1 - MAC: Muito popular entre os arquitetos visto ser o portatil de muitos. Eh muito bom para trabalhar com vario software usado nesta profissao. A nivel de desktops axo 1 desperdicio de dinheiro. Keres comprar 1 componente compras a MAC e eh se keres, logo apos teres adkirido 1 MAC tas nas maos dos gajos. Tem muitos problemas a nivel de desenvolvimento de software e em portugal n existe apoio suficiente ao seu desenvolvimento

2 - LINUX: Grande SO. Quem escolher o linux correto fika bem servido. E estavel, n craxa tao frequentemente como WIN e eh mais compativel do que se imagina. Vantagens sao muitas, começanda pelo facto do jogos correrem mais rapido e existir uma infinidade de software compativel e excelentes alternativas aos ClosedSource usados em WIN. As desvantagens sao a configuracao de algum hardware apesar de isto estar a mudar com a popularizacao deste SO e o facto das teclas d atalho serem todas diferentes confundem as pessoas menus abituadas

3 - WIN n tenhu nada a dizer pk toda a gente o conhece

cumps
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Importante

Mensagempor sworks » Quinta Dez 22, 2005 5:06

O hardware MAC é compatível com o Linux.

Neste momento o único problema de comprar MAC é uma certa incerteza quanto ao futuro da marca, na sequência da aproximação à Intel - q surpreendeu toda a gente.

Há excelentes distribuições de Linux para utilizadores pouco experientes: Ubuntu (http://www.ubuntulinux.org) e Caixa Mágica made in PT ( http://www.caixamagica.pt).

Quer ao nível do hardware quer ao nível do software, os produtos Mac são muito superiores (a vários níveis) aos produtos que encontramos na família Windows. Só é pena o seu PVP!

O meu conselho, como disse no texto que o Andre transcreveu, é experimentar estas soluções... por serem diferentes, mas sobretudo por serem melhores!

Xill

P.S. - Até um gigante como a HP criou a sua própria distribuição de Linux para desktops e portáteis empresariais!
sworks
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Dez 21, 2005 19:51

Mensagempor Creative Byte » Quinta Dez 22, 2005 12:40

Boas,

Já estão a misturar alhos com bugálhos. :?

O tópico é sobre os S.O. e não sobre o hardware. Só uma palavra em relação ao hardware MAC e PC, o MAC (à excessão talvez dos portateis) é muito mais caro em relação ao PC sem haver melhorias de performance.

Mas o que interessa são os S.O.

O MAC na minha experiencia é um bocado fechado, o que torna-o mais seguro para utilizadores novos e sem experiencia, mas sei que se pode mexer nas suas "entranhas". Se não estou enganado o MAC está a utilizar o kernel do Linux e tras algum software proveniente do ambiente linux tal como o servidor web que é o apache. Muito utilizado como já foi dito por arquitectos e designers mas cada vez mais não devido às suas caracteristicas mas pelo status.

O Windows bom todos sabemos como é que funciona os seus problemas e do seu contributo para a pirataria devido ao seu preço.

O Linux sempre foi associado a duas coisas, estabilidade e dificuldade. A estabilidade mantem-se, se utilizar o Linux da forma correcta a sem andar a inventar/testar é extremamente dificil crachar. Quanto à dificuldade hoje em dia não existe mais do que em relação à utilização do windows, as instalações são muitas delas à base do next->next->next e a instalação de software adicional tambem melhorou muito, existindo ainda algumas dificuldades em relação às dependencias mas tambem isso já se está a melhorar.

Mais outra grande confusão, open source não é sinónimo de gratuito apesar de na sua maioria o ser existe tambem aquele que não o é. Open source significa que o código está disponivel quer gratuitamente quer para quem o paga. Existem é as licensas GNU GPL em que o software que as utilize é gratuito e open source podendo tambem ser alterado mas com a obrigação de distribuir a versão alterada e indicar qual foi o software original em que se baseou a alteração.

Existe tambem muito software open source para windows não é um exclusivo do linux.

P.S.: Permita-me discurdar com a associação do Mac com potente, um bom PC com Linux ou mesmo Windows é mais potente do que um Mac.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor andregcasal » Quinta Dez 22, 2005 13:51

Boas, em primeiro lugar obrigado a todos pela atenção (merecida) que estão a dar ao tópico. Creative Byte, inevitávelmente os S.O. estão ligados ao Hardware, principalmente o Mac OS onde essa relação é inseparável (se bem que já se podem instalar Mac OS X em PCs). Discordo com não associar o Mac OS a potente, pois quando digo "potente" refiro-me ao ponto de vista do software, ou seja, o S.O. pois o Mac OS é realmente o S.O. mais potente deles todos.

É verdade que as máquinas da Apple são caras, mas será que não compensa a performance obtida? Acho que a única solução seria comparar o hardware de um Mac com um PC, ambos com Linux instalado, pois é o único sistema operativo compatível nos dois.
Eu proponho dar um novo rumo a esta thread e começar a tirar conclusões concretas, comparando hardware Mac com PC, utilizando o Linux. É preciso ainda definir um programa Benchmark (deixem as vossas configurações e pontuações).
Imagem

andregcasal
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Creative Byte » Quinta Dez 22, 2005 17:51

Boas,

andregcasal Escreveu:Creative Byte, inevitávelmente os S.O. estão ligados ao Hardware, principalmente o Mac OS onde essa relação é inseparável (se bem que já se podem instalar Mac OS X em PCs).

andregcasal Escreveu:ambos com Linux instalado, pois é o único sistema operativo compatível nos dois.

Tas a contrariar-te completamente, então primeiro dizes que o S.O. estão inevitávelmente ligados ao hardware e depois dizes que já se pode instalar o Mac OS em Pc's e que o Linux pode-se instalar em qualquer um deles.

andregcasal Escreveu:Discordo com não associar o Mac OS a potente, pois quando digo "potente" refiro-me ao ponto de vista do software, ou seja, o S.O. pois o Mac OS é realmente o S.O. mais potente deles todos.

Porque? É mais estavel do que o Linux, tem um maior aproveitamento dos recursos do que o Linux é mais versátil do que o Linux?

andregcasal Escreveu:É verdade que as máquinas da Apple são caras, mas será que não compensa a performance obtida? Acho que a única solução seria comparar o hardware de um Mac com um PC, ambos com Linux instalado, pois é o único sistema operativo compatível nos dois.
Eu proponho dar um novo rumo a esta thread e começar a tirar conclusões concretas, comparando hardware Mac com PC, utilizando o Linux. É preciso ainda definir um programa Benchmark (deixem as vossas configurações e pontuações).

Posso sujerir algo melhor? Para alem de ser o Linux nas duas máquinas têm de ter o mesmo preço. Como disse anteriormente só nos portateis é que o hardware Mac pode ter alguma superioridade em relação a um portatil PC.
Creative Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 30, 2005 15:55

Mensagempor Tretabyte » Quinta Dez 22, 2005 17:59

Boas,
voces estao-se a esquecer de uma coisa muito muito "simples"
voces sao power uses, o grande mercado informatico nao é para power users mas sim para aquele que NADA percebe de pcs.
por esse motivo windows e mac é o que todos escolhem, pk? simples, pk é simples de mexer, linux é bom e isso é indiscutivel mas é dificil de mexer...

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor AMSRocha » Quinta Dez 22, 2005 19:24

voces sao power uses, o grande mercado informatico nao é para power users mas sim para aquele que NADA percebe de pcs.
por esse motivo windows e mac é o que todos escolhem, pk? simples, pk é simples de mexer, linux é bom e isso é indiscutivel mas é dificil de mexer...

Boas, o colega k disse isto atras disse mto bem pois iriam gastar mais em dearem formação ao pessoal do k comprar o win...

Mas contudo como estamos numa nova geração eheh aproveito para dizer k se começarem mta gente a utilizar o linux daki a uns anos isso inverte-se e o estado ja pode usar Linux e ja n precisa de dar formação a niguem :)

Linux n é dificil é facil basta utilizar k nos adptamo nos é simplesmente isso

Fikem bem
AMSRocha
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Ago 09, 2005 23:25

Mensagempor nelugo » Quinta Dez 22, 2005 19:55

Depois de investirmos algum tempo a aprender linux dá para fazer o que se quer(com distribuiçoes mais ou menos amigáveis, dependendo também do nivel de conhecimento de cada um).
Distinguindo os três sistemas operativos:
MAC:conheço pouco, dizem que é baseado em unix e tem várias potencialidades
LINUX:também baseado em unix, básicamente existem distribuiçoes apropriadas aos objectivos de cada um, e muito do seu potencial reside no facto de o conhecimento ser o limite, podendo fazer-se praticamente tudo.
WIN:O mais amigável, menos trabalhoso e menos dispendioso a nivel de tempo, apesar de tudas as falhas de segurança que o assombram.

Eu acho que as pessoas hoje em dia querem um SO que lhes poupe trabalho e lhes dê proveitos em termos de productividade.
É dificil a comunidade open source conciliar, integrar e sincronizar esforços de maneira a conseguir os mesmos resultados que as grandes empresas(microsoft,apple)conseguem.

De qualquer forma a mudança pode estar a aproximar-se:
Hoje em dia, o open office já anda perto do office, o mandariva mais perto do windows...
O mac ao adoptar arquitectura x86 pode migrar para os pc's em breve.
Os paises de terceiro mundo adquirem maquinas com software open source.
Já mal se distingue consolas de pc's com linux para correr jogos...

No que toca aos sistemas operativos é claro que o windows contribui para o avanço do mercado de hardware.

No ramo empresarial o argumento da microsoft é de que os seus sistemas(a nivel de servidores)acabam por ser menos dispendiosos, não sei até que ponto isso será verdade...

Eu comprei o meu primeiro pc na altura com o win98se e foi ai que começei a mecher. Para mim, até agora não é preciso mais. Quer dizer, é claro que o xp trouxe algumas melhorias necessarias(mais estabilidade, suporte a novos standards, mais comodidade, algumas inovações), mas o essencial está la, nun sistema operativo que mais não ocupava do que 200mb em disco.
Tanto é que até a bem pouco tempo via-se saloes de jogos com este SO.
Muito fica por dizer...
Fiquem
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor filduarte » Quinta Dez 22, 2005 20:51

Tretabyte Escreveu:Boas,
voces estao-se a esquecer de uma coisa muito muito "simples"

sem mais
Tretabyte

Antes de tudo.... é com alegria que vejo passado longo tempo um comentário do TretaByte :) já não era sem tempo...

Qualquer S.O. é bom desde que se saiba realmente trabalhar com ele, se saiba quais as suas valias e fraquezas. Diz-se mal do Windows, e a maior parte do ppl não sabe realizar as tarefas mais básicas do mesmo... eu pessoalmente uso Linux (Debian) e Win (XP, 2003 Server), não digo mal de um relativamente ao outro.

Volto a dizer... o importante é saber-se!!!

Cumps!
........................................................................
Nota- partindo do principio que vivemos num país democrata (???), todas as opiniões são válidas desde que não provoquem danos irreversiveis noutros utilizadores deste forum ;)
filduarte
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 23, 2004 10:03

Mensagempor andregcasal » Quinta Dez 22, 2005 23:43

Creative Byte Escreveu:
andregcasal Escreveu:Creative Byte, inevitávelmente os S.O. estão ligados ao Hardware, principalmente o Mac OS onde essa relação é inseparável (se bem que já se podem instalar Mac OS X em PCs).

andregcasal Escreveu:ambos com Linux instalado, pois é o único sistema operativo compatível nos dois.

Tas a contrariar-te completamente, então primeiro dizes que o S.O. estão inevitávelmente ligados ao hardware e depois dizes que já se pode instalar o Mac OS em Pc's e que o Linux pode-se instalar em qualquer um deles.

Peço desculpa, expliquei-me mal. Na verdade é possível instalar o Mac OS num PC. Acontece que não é legal. Ou seja, legalmente falando, é realmente impossível ter o Mac OS sem comprar um Machintosh, pois não corre num PC. Quanto ao Windows correr num Machintosh, suspeito que seja impossível. Também é verdade que o Linux corre nos dois, logo para se poder ter Mac OS é preciso ter Mac, para se poder ter Linux é preciso um qualquer.

Creative Byte Escreveu:
andregcasal Escreveu:Discordo com não associar o Mac OS a potente, pois quando digo "potente" refiro-me ao ponto de vista do software, ou seja, o S.O. pois o Mac OS é realmente o S.O. mais potente deles todos.

Porque? É mais estavel do que o Linux, tem um maior aproveitamento dos recursos do que o Linux é mais versátil do que o Linux?

Quanto à estabilidade quem é conhecido por ser extremamente estável é o Mac OS, nunca crasha. Quanto ao aproveitamento de recursos penso que estão empatados e digo-te mais, o Mac OS tem soluções profissionais (nomeadamente Som e Vídeo, entre outras) que o Linux não tem. Quanto à versatilidade é verdade que o Linux ganha sem discuções, mas tenhamos em conta que o Linux ganha em versatilidade o que perde em intuitividade e nisso o Mac OS ganha sem discuções. Tenhamos também em conta que o Mac OS é virado para o público em geral e o Linux só o está a começar agora, sendo por isso, ainda muito virado para soluções específicas.
Aproveito para acrescentar a compatibilidade à questão e um Mac OS num Mac é 100% compatível, enquanto no Linux ainda há margem para falhas (como já me aconteceu na placa de som).

Atenção que eu não sou um defensor do Mac. Apenas pretendo expôr a realidade dos S.O. o melhor possível ;)

Creative Byte Escreveu:
andregcasal Escreveu:É verdade que as máquinas da Apple são caras, mas será que não compensa a performance obtida? Acho que a única solução seria comparar o hardware de um Mac com um PC, ambos com Linux instalado, pois é o único sistema operativo compatível nos dois.

Posso sujerir algo melhor? Para alem de ser o Linux nas duas máquinas têm de ter o mesmo preço. Como disse anteriormente só nos portateis é que o hardware Mac pode ter alguma superioridade em relação a um portatil PC.

Concordo plenamente, vamos lá pegar nos preços dos Macs e começar a configurar PCs a partir destes preços para depois, quem tiver exactamente estas configurações nos poder ajudar. Hoje não tenho muito tempo, por isso apenas posto aqui os preços dos Machintosh's.

Mac Mini (1.25GHz: 40GB: Combo Drive) ~ 500€
1.25GHz PowerPC G4
512MB DDR333 SDRAM
ATI Radeon 9200
32MB DDR video memory
40GB Ultra ATA hard drive
Combo drive (DVD/CD-RW)
DVI or VGA video output
Optional AirPort Extreme and Bluetooth
Built-in 56k Internal Modem

Mac Mini (1.42GHz: 80GB: Combo Drive) ~ 600€1.42GHz PowerPC G4
512MB DDR333 SDRAM
ATI Radeon 9200
32MB DDR video memory
80GB Ultra ATA hard drive
Combo drive (DVD/CD-RW)
DVI or VGA video output
Built-in AirPort Extreme and Bluetooth
Optional 56k Internal Modem

Mac Mini (1.42GHz: 80GB: Super Drive) ~ 700€1.42GHz PowerPC G4
512MB DDR333 SDRAM
ATI Radeon 9200
32MB DDR video memory
80GB Ultra ATA hard drive
SuperDrive (DVD±RW/CD-RW)
DVI or VGA video output
Built-in AirPort Extreme and Bluetooth
Optional 56k Internal Modem

iMac (17-inch: 1.9GHz) ~ 1300€
17-inch widescreen LCD
1.9GHz PowerPC G5
512MB memory (533MHz DDR2 SDRAM)
160GB Serial ATA hard drive
Slot-load 8x double-layer SuperDrive
ATI Radeon X600 Pro with 128MB DDR video memory

iMac (19-inch: 2.1GHz) ~ 1700€
20-inch widescreen LCD
2.1GHz PowerPC G5
512MB memory (533MHz DDR2 SDRAM)
250GB Serial ATA hard drive
Slot-load 8x double-layer SuperDrive
ATI Radeon X600 XT with 128MB DDR video memory

PowerMac (Dual 2GHz) ~ 2000€
Dual-core 2GHz PowerPC G5 processor
1GHz frontside bus per processor
1MB L2 cache per core
512MB of 533MHz DDR2 SDRAM (PC2-4200)
160GB Serial ATA hard drive
16x SuperDrive (double-layer)
Three open PCI-Express expansion slots
NVIDIA GeForce 6600 LE with 128MB GDDR SDRAM

PowerMac (Dual 2.3GHz) ~ 2500€
Dual-core 2.3GHz PowerPC G5 processor
1.15GHz frontside bus per processor
1MB L2 cache per core
NVIDIA GeForce 6600 with 256MB GDDR SDRAM

PowerMac (Quad 2.5GHz) ~ 3300€
Two dual-core 2.5GHz PowerPC G5 processors
1.25GHz frontside bus per processor
1MB L2 cache per core
NVIDIA GeForce 6600 with 256MB GDDR SDRAM

Fiquem bem :D
Imagem

andregcasal
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor livebrain » Sexta Dez 23, 2005 3:42

razoes para gostar de gnu/linux (visto na optica de um utilizador comum que usa o pc para lazer e nao trabalho)

*Opção de escolha, uso o que quero como quero.
*Instalo uma distro qualquer das mais conhecidas e tenho logo um leque de programas ao dispor firefox, openoffice, mplayer, etcetc (ao contrario do windows que instalo e fico com o paint e o notepad)
*instalo o gnu/linux e (no caso de usar hardware mais conhecido) fico logo com td com a funcionar "out of the box" som, placas de rede, etc (no windows ou tenho um cd com drivers ou vejo-me a nora para sacar os drivers da internet)
*para instalar programas é a coisa mais facil:
swaret --install nome_do_programa (se tiver na tree de slackware ele saca da internet e instala, fica pronto a usar).

foram as coisas de que me lembrei.
Nunca usei mac por isso n posso falar :)

O MAC na minha experiencia é um bocado fechado, o que torna-o mais seguro para utilizadores novos e sem experiencia, mas sei que se pode mexer nas suas "entranhas". Se não estou enganado o MAC está a utilizar o kernel do Linux e tras algum software proveniente do ambiente linux tal como o servidor web que é o apache.

"Mac OS X brought Unix-style memory management and pre-emptive multitasking to the Mac platform. It is based on the Mach kernel and the BSD implementation of UNIX" tirado do wikipedia.

O apache nao é de linux, é multi-plataforma.
Editado pela última vez por livebrain em Sexta Dez 23, 2005 3:50, num total de 1 vez.
acer 1694wlmi