sworks Escreveu:Acho importante lembrar que estas tecnologias (hardware) desenvolvidas por um ou vários fabricantes são um meio e não um fim! São de facto importantes e bem vindas, pois representam maior benefício para o consumidor/utilizador, e para outras indústrias (dos jogos, das motherboards, do software, etc..), mas devem ser encaradas em perspectiva...
Não nos podemos esquecer que em relação aos computadores de há 10 ou 5 anos atrás, qualquer computador actual é extremamente bom!
O que quero dizer com isto é que, à excepção dos "gamers" e das empresas que têm necessidades muito específicas, para quase todos os outros tipos de utilizadores, o trabalho que realizam num PC não obriga a investir em equipamento tão sofisticado e dispendioso, desde que se utilize o mesmo software de há 10 ou 5 anos.
Vou dar um exemplo:
A malta usa o Word religiosamente, certo? O Word vai evoluindo mas trás pouco de novo. No entanto, instalar um Microsoft Office (legal claro!! ;D ) mais recente obriga mais tarde ou mais cedo a fazer um upgrade à máquina... puramente desnecessário, visto que há software recente para edição de texto, bastante complexo, que não exige assim tantos recursos da máquina, como por exemplo o TeX (e o LaTeX). Ou por exemplo o OpenOffice para Linux, que faz tudo o que o Microsoft Office faz. Simplesmente porque o software é bom e qualquer máquina hoje em dia é também muito boa.
Acima de tudo, o que gostava de dizer ao ppl que ler esta thread é que, em vez de gastar muito $$$ em equipamento, e entrar numa "onda" consumista, devíamos todos investir o nosso tempo e dinheiro em procurar e utilizar outras soluções ao nível do software!
Nesta perspectiva, posso dizer a quem ainda não conhece que o Linux e o MacOS estão recheados de aplicações muito interessantes com elevado desempenho ("getting the job done") e qualidade ("features") e que estão a obrigar a Microsoft a ter muito, muito cuidado no desenvolvimento do novo Windows Vista sob pena de assinarem a sua própria sentença!
Desafio os leitores a experimentarem e adoptarem essas novas plataformas, para aprenderem a usar e investirem nisso como uma perspectiva de futuro. Hoje em dia, quase todas as empresas de TI de topo estão a "migrar" para soluções OpenSource estáveis e com custos de aquisição e manutenção muito inferiores.
O custo das aplicações é hoje em dia muito superior ao custo do hardware! E como a malta nova, em geral, tem pouco dinheiro (falo por mim) a melhor forma de o gastar é a aprender coisas novas e preparar o nosso futuro, sabendo coisas que poucas pessoas sabem no momento em que invadem o mercado!
Aproveitei este texto do sworks para começar uma discussão muito interessante que espero que dê um empurrão ao ppl deste fórum a procurar novas soluções de software OpenSource. Para aqueles que não sabem, o OpenSource é grátis e é modificável por quem o pretenda fazer para que se ajuste às suas necessidades. Soluções como o Linux estão hoje suficientemente desenvolvidas para fazer frente ao Windows. Quanto ao Mac OS X é um sistema operativo tão avançado que nem tem comparação com o mais recente S.O. da M$, o Vista. (já o experimentei em versão Beta - uma completa desilusão).
Ainda não percebi porque é que o Ministério da Educação compra milhares de Windows e gasta milhares de € quando existem soluções completamente grátis à disposição...
Acho que está na altura de começar a "puxar a brasa" para o lado do OpenSource e começar a deixar o comedor-de-recursos e ultrapassado Windows de lado. Embora o Mac OS X não seja OpenSource é um sistema operativo muito mais avançado do que o Windows Vista e faz-me alguma confusão muita gente escolher o Windows ao Mac OS porque "já estão habituadas". Vamos reenforçar esta nova tendência para escolher o que é bom e não o que é conhecido.
Digam que Sistema Operativo preferem, Linux, Mac OS ou o ultrapassado Windows?