bem, eu nunca pensei que algo como isto fosse possivel... por favor leiam até ao fim e já percebem, já estou esgotado de ideias quanto ao que tenho de fazer para por isto tudo bem...
então é assim, tudo começou quando a firewall bloqueou o que não devia e me lixou o windows, nao conseguia resolver o problema e decidi instalar o windows por cima do anterior para tentar pelo menos copiar os ficheiros importantes para outra partição e depois formatar... e foi então que começaram os problemas mesmos sérios...
tenho dois discos, um antigo ide de 60gb e um novo 160gb sata, cada um com duas partições (uma para o windows e outra pra tralha, apesar de só ter um instalado), a partição onde estava o windows que se foi era a primeira (20gb) no disco de 160, e ao tentar instalar o windows por cima, talvez porque o cd estivesse riscado ou assim, ele na parte de copiar os ficheiros para o disco acusou que tres deles estavam corrompidos, como nao tinha mais nenhum SO instalado em partição nenhuma pus ignorar com a esperança que não fossem importantes... mas pelos vistos um deles era importante (ficheiro ntldr)
ele instalou e iniciou o windows, instalei algumas drivers, programa para gravar cds e pouco mais, só suficiente para poder copiar os ficheiros para outra partição ou cds, ainda consegui fazer algumas coisas, até que entretanto ao copiar ficheiros ele começou a dizer que eles estavam corruptos (o que era impossivel porque tinha acabado de aceder a eles) até que reiniciou e fez o checkdisk do windows, corrigiu uma cambada de erros, os ficheiros passaram a estar acessiveis na mesma, até que começou novamente os problemas e desta vez ele reiniciou e já não ligava o windows (dando o erro "ntldr file missing"... quem diria -_- ) não querendo mexer mais, decidi instalar provisoriamente no outro disco o windows (agora com um cd limpinho) para tentar recuperar os dados da outra partiçao do outro disco, fi-lo sem problemas, mas infelizmente, mesmo experimentando mais de dez programs diferentes de recuperação de dados, muito pouco recuperei, enquanto recuperava os ficheiros e tentava recuperar a partição sem a formatar, o erro mudou e passou a dizer "tabela de partições inválida ou corrupta"
decidi de uma vez por todas formatar a partição em questão e instalar o windows lá, ele copia os ficheiros da instalação, mas quando iniciava, o mesmo erro das tabelas de partiçoes ficava, e nao deixava continuar instalação, pesquisei até me cansar, tanto sobre o erro como sobre programas que recuperam esse erro e até agora, os únicos que foram mais/menos uteis são o norton partition magic (este é o da praxe, já o tinha) o table doctor 3 e o DIY diskpatch
o diskpatch faz um scan à área do disco que quero e ele faz os reparos que tem a fazer, incluindo erros da tabela de partiçoes, problema: se fizer um scan ao disco inteiro e só disser para reparar a partição 1, ele faz, mas não deixa activar a segunda e portanto depois nao aparece no disco, ou aparece como espaço nao particionado (onde tenho MUITA coisa que nao quero perder), se fizer um scan a tudo e escolher as duas partiçoes pra reparar, fica tudo na mesmo e o erro das tabelas fica
com a ajuda do partition magic tinha tentado formatar a partir dali e instalar, mas nada, o erro continua, ele proprio às vezes acusava um erro na partição em questão e resolvia-o... ...várias vezes
o table doctor 3 parece reparar qualquer coisa, pois ele deixava de dar o erro das tabelas de partições e voltava ao erro do ntldr depois de tentar instalar o windows, algo estranho porque já tinha um cd limpinho e o ntldr era copiado sem dar erro nenhum
mas... (e aqui começa a parte realmente estranha)
depois de reparos do table doctor e partição criada pelo partition magic, tantando instalar windows, depois de ele copiar os ficheiros, quando reinicia para continuar a instalação já dá um erro novo, ele tenta ligar-se pelo cd mas diz que à um disk error e para inserir o cd (quando ele já está lá dentro) e portanto nao continua a instalação, massss agora está a parte gira que nunca tinha ouvido falar, se tentar inciar o outro windows que instalei provisóriamente no outro disco aparece para escolher qual dos windows quero iniciar (o provisorio ou o novo) e se escolher o novo ele até continua a instalação e fico com o windows instalado na partição onde quero e com uma letra na drive diferente de c: , é normal ter mais de um SO instalado, o que não é normal, é que se instalar sem ter o outro disco (provisorio) ligado ele continua a dar o erro das tabelas, e se retirar agora o disco de lá, ele dá o erro de inserir o cd só iniciando se for a partir do outro disco...
ou seja, se quero ter na partição que quero o windows a correr que possa aceder a todo lado tenho um disco dependente do outro, se quero o windows indepente nessa partição, corrijo o problema das tabelas mas de pois não posso aceder à outra partição, o único que funciona bem, é o windows provisório, mas nao quero o windows nesse...
por favor, digam-me o que fazer, dêm mais ideias porque já esgotei quse tudo de combinações possiveis, a única coisa que quero é formatar a partição em questão e instalar lá o windows.... o que está a parecer complicado
PS: uma ideia que ainda não experimentei: fazer resize à partição de 140gb para ocupar o espaço da outra de 20gb e assim aí instalar o windows e mais tarde voltar a fazer resize e separar essa partição em duas novamente